quarta-feira, 23 de junho de 2021

Atos 18:8-9

Atos 18:8-9 - E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados. E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales.
E CRISPO, PRINCIPAL DA SINAGOGA. Este homem chamado de Crispo é citado nesta referência mais também em 1 Coríntios 1:14 - Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós batizei, senão a Crispo e a Gaio. A conversão de Crispo foi tão importante para Paulo que ele fez algo que não costumava fazer, que foi batizar a Crispo. Quando Lucas afirma que este homem era o principal da sinagoga, isso fala a respeito do cargo que Crispo ocupava diante da comunidade judaica, como um líder local da congregação. CREU NO SENHOR COM TODA A SUA CASA. Paulo havia aventado a possibilidade de não mais pregar o evangelho da circuncisão para os seus compatriotas judeus, mas como o seu ponto de pregação em Corinto era da casa de Tício justo, que ficava frente a frente com a sinagoga, então, o apóstolo Paulo pregava e os seus irmãos judeus ficavam ouvindo sua mensagem, inclusive Crispo, que se converteu com toda sua casa. E MUITOS DOS CORÍNTOS, OUVINDO-O. A adesão de Crispo ao cristianismo teve uma grande repercussão naquela localidade, ao ponto de muitos da cidade de Corinto também se entregarem ao Senhor Jesus Cristo. Com a transformação de Crispo em um servo de Cristo, ele quem passou a pregar a palavra de Deus para os judeus, que faziam parte da sua sinagoga, bem com para os gregos e moradores daquela cidade. CRERAM E FORAM BATIZADOS. A pregação de Crispo teve um efeito poderoso para a vida dos moradores de Corinto, porque ele era um homem muito importante naquele lugar, principalmente diante da comunidade judaica. Este ato de “crer” significa aceitar a Cristo como Senhor e Salvador, ou seja, passar a ser discípulo de Cristo Jesus. Ser batizado, neste caso, era o fato de mudar de outra religião para o cristianismo, ou seja, quem era batizado passava a fazer parte da igreja remida de Cristo Jesus, o Salvador. E DISSE O SENHOR EM VISÃO A PAULO. Há quem diga que Paulo estava desanimado desde que fez o seu grande discurso em Atenas e teve como resultado poucas conversões, por isso que precisava de uma experiência com Cristo para retomar suas atividades de pregação do evangelho da libertação. Não temos como saber se Cristo apareceu ao apóstolo, ou que Paulo apenas tenha ouvido a voz motivadora do Mestre. NÃO TEMAS. O apóstolo dos gentios já vinha sofrendo muitas perseguições dos judeus por todas as partes por onde passava, ao ponto de não mais querer pregar o evangelho para eles. O que estava acontecendo em Corinto deixou Paulo espantado, ao ponto de temer uma reação muito forte por parte dos judeus contra ele. Porem, em meio ao medo e ao pavor, Cristo lhe traz uma das mais incentivadoras mensagens. MAS FALA, E NÃO TE CALES. Paulo era um homem de palavra e a sua decisão em não mais pregar o evangelho da circuncisão ele levaria a cabo. Porem, não demorou para que houvesse a necessidade dele pregar outra vez para os judeus, uma vez que, com a conversão de Crispo, muitos da sinagoga precisavam ouvir o evangelho de Cristo. Com esta palavra, o Senhor Jesus estava dizendo a Paulo que ele deveria pregar a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...