quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atos 16:14

Atos 16:14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E UMA CERTA MULHER, CHAMADA LÍDIA. É interessante, que já do lado da macedônia, ou seja, já em território europeu, os missionários começaram seus trabalhos evangelísticos com as mulheres. Também é importante destacar que na visão que Paulo teve, e está registrado no versículo nove deste capítulo, um homem quem apareceu a Paulo pedindo ajuda, mas que as mulheres quem estão recebendo os primeiros contatos com os missionários. O nome “Lídia” vem da sua cidadania. VENDERORA DE PÚRPURA, DA CIDADE DE TIATIRA. Esta mulher era uma comerciante bem sucedida daquela região, aquele tipo de mulher que vence os preconceitos daquela época mais que se destacava pela sua desenvoltura nos negócios. Tiatira era uma cidade comercial muito importante, em que fazia arte do distrito de Lídia, não a mulher citada no texto mais uma região. Uma das cartas do apocalipse foi para Tiatira. E QUE SERVIA A DEUS. Provavelmente, Lídia servia a Deus por meio do tradicional judaísmo, ou que ela tenha se convertido ao cristianismo por meio de outros meios pelos quais o evangelho já tinha chegado em Tiatira e região. Não temos realmente como saber de que forma esta mulher servia a Deus, mas podemos crer que reino de Deus já havia sido implantado em sua vida e que ela buscava fazer a vontade de Deus. NOS OUVIA. O Dr. Lucas, que também é o escritor de Lucas-Atos, mais uma vez se inclui nas atividades da equipe de Paulo, desta vez como aquele que também pregava o evangelho das boas novas de Cristo para as mulheres. Não há dúvida que Lídia foi impactada com aquela nova mensagem que chegava aos seus ouvidos, porque o Espírito Santo direcionava cada palavra dos pregadores que lhe tocava em sua alma. E O SENHOR LHE ABRIU O CORAÇÃO. Esta colocação feita por Lucas é muito reveladora, porque nos mostra que não são palavras carregadas de efeitos emocionais que convence a um ouvinte do evangelho. Os evangelistas precisam entender que é Deus quem abre os corações dos ouvintes para receberem as boas novas do evangelho de Cristo. A chamada para a vida cristã é exclusividade de Deus na vida dos pecadores. PARA QUE ESTIVESSE ATENTA. Podemos conjecturar que neste momento, na vida de Lídia se cumpria aquela mensagem que diz que somente o Espírito Santo é quem convence do pecado da justiça e do juízo. Neste momento, esta mulher deu plena prioridade ao evangelho de Cristo, porque ela sentiu que aqueles homens lhe traziam as palavras de vida eterna. Com é precioso poder contar com a atenção dos ouvintes. AO QUE PAULO DIZIA. Certamente, Lucas já tinha recebido a sua oportunidade, bem como Silas e também Timóteo, mas eram as palavras do apóstolo Paulo, que mais cativava a atenção de Lídia. O apóstolo dos gentios era um homem chamado e capacitado diretamente por Cristo para transmitir as boas novas do evangelho da libertação. A mensagem deste homem de Deus não alcançava somente o aparelho auditivo de Lídia, mas suas palavras chegavam ao mais profundo daquela mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...