segunda-feira, 21 de junho de 2021

Atos 17:23

Atos 17:23 - Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
PORQUE, PASSANDO EU. Ao chegar na cidade de Atenas, uma das coisas que Paulo percebeu naquela cidade foi justamente que os seus moradores estavam entregues a idolatria, Atos 17:16 - E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. Logo que colocou seus pés em Atenas, o apóstolo dos gentios fez um monitoramento do lugar e passando por suas Avenidas percebeu que aquela gente era um povo muito religioso e devoto. E VENDO OS VOSSOS SANTUÁRIOS. Como o povo de Atenas era um tanto religioso, até nos jardins das casas e mansões da cidade haviam estes santuários com vários altares dedicados aos mais diversos ídolos e as imagens de escultura. Provavelmente também pode-se dizer que haviam muitos templos dedicados as mais diversas religiões e seitas, em que ficavam lotados de altares com suas falsas divindades. ACHEI TAMBÉM UM ALTAR EM QUE ESTAVA ESCRITO. Normalmente, para cada ídolo ou imagem de escultura havia um altar para que os devotos fizessem suas rezas ou adoração à falsa divindade. A base do altar era feita de pedra ou de outro qualquer material e na parte da frente do altar ficava uma discrição com o nome do ídolo, que era colocado em cima do altar. Esta descrição servia de identificação do ídolo posto ali. AO DEUS DESCONHECIDO. Este altar que Paulo viu na cidade de Atenas era diferente dos demais, porque os outros, além de ter um ídolo ou imagem de escultura, tinham o nome da falsa divindade. No entanto, este altar que chamou a atenção de Paulo não tinha uma imagem de escultura, nem muito menos o nome de qualquer falsa divindade. A discrição: ao deus desconhecido deu ao pregador a inspiração do sermão. ESSE, POIS, QUE VÓS HONRAIS. Este exemplo utilizado pelo apóstolo dos gentios é um modelo do que muito acontece com os que adoram e veneram os ídolos e as imagens de esculturas. Os idólatras terminam adorando a uma falsa divindade que eles não conhecem, não sabem quem foram no passado, simplesmente porque os líderes religiosos do paganismo ensinam que tais pessoas foram heróis ou pessoas religiosas. NÃO O CONHECENDO. A idolatria é uma das coisas mais abomináveis diante de Deus, porque o ídolo e a imagem de escultura não passam de uma mentira e um engano. O evangelho afirma que os idólatras terminam adorando os demônios o próprio satanás, que estão por traz dos ídolos e das imagens de esculturas. Os que são devotos dos ídolos e das imagens de esculturas terminam adorando a quem não conhece de fato. É O QUE EU VOS ANUNCIO. Foi uma estratégia do apóstolo Paulo se utilizar de uma discrição dos moradores de Atenas, não do altar, nem de um ídolo, porque não havia um ídolo nem uma imagem de escritura, mas simplesmente uma discrição, para então falar do Deus único e Verdadeiro, que realmente era desconhecido pelos moradores de Atenas. Quem conhece o Criador de todas as coisas, aquele que é Onipotente, não tem mais a necessidade de adora ou venerar os ídolos e as imagens de esculturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...