quarta-feira, 16 de junho de 2021

Atos 16:16

Atos 16:16 - E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.
E ACONTECEU QUE. Temos a nossa frente um acontecimento que trata de um confronto direto dos missionários com o império das trevas, com a interferência maléfica dos demônios na vida de uma pessoa. Também aprendemos com este fato narrado por Lucas, e que aconteceu com Paulo e seus amigos de missão, que as forças do engano se manifestam para fortalecer a Mamom, o deus deste mundo, que é o deus do dinheiro. O espírito de adivinhação se manifestava para beneficiar os ricos. INDO NÓS A ORAÇÃO. Desde os antepassados dos hebreus que os filhos de Israel costumavam dedicar tempo para adorar ao Deus de Israel, bem como por meio da oração entregarem seus problema ao Todo-poderoso, Ele que pode resolver as dificuldades dos seus filhos. É razoável dizermos que os missionários estavam indo ao mesmo local, fora da cidade de Filipos, em que os judeus faziam orações (Atos 16:13). NOS SAIU AO ENCONTRO UMA JOVEM. Mais uma vez as narrativas de Lucas destacam o envolvimento das mulheres nas atividades dos missionários já do lado do continente europeu. Desta vez se trata de uma jovem, não sabemos quantos anos ele tinha, que estava sendo atraída para perto dos missionários, como que pedindo socorro, a fim de ser liberta da possessão que o fazia infeliz e escrava dos espíritos maus ou demônios. QUE TINHA ESPÍRITO DE ADIVINHAÇÃO. Na linguagem daquela época, esta jovem era chamada de pitonisa ou profetiza da adivinhação. De conformidade com a cultura religiosa dos moradores de Filipos, o que acontecia com aquela jovem era algo normal, e para os que eram beneficiados com este caso, se aproveitavam desta situação, sem se importarem com a situação de escravidão daquela jovem possessa pelos demônios. A QUAL, ADIVINHANDO. Os povos pagãos não viam os demônios como algo extremamente negativo, ao ponto de os aceitarem apenas como espíritos inferiores com quem podiam conviver e até serem guiados por eles. Esta jovem era na verdade possuída por um demônio, que conforme a narrativa nos faz saber, adivinhando, fazia previsões para o futuro, como acontecem com os ocultistas dos últimos dias. DAVA GRANDE LUCRO. Não é difícil de perceber que o demônio que se apossava daquela pobre jovem alimentava a crença dos ricos de Filipos no deus deste mundo chamado Mamom, que é o deus das riquezas materiais. A manifestação daquele espírito de adivinhação era para enriquecer a elite da sociedade de Filipos, gerando mais riquezas para aqueles que se beneficiavam da escravidão de uma alma sofrida. AOS SEUS SENHORES. A jovem era de fato uma escrava dos demônios, e por consequente do diabo, era também escrava dos sofrimentos, em consequência da possessão, mas também escravas dos ricos da alta sociedade de Filipos. Observa-se que os seguidores de Mamom, ou seja, aqueles que têm as riquezas como seu deus, não buscam outra coisa, senão o enriquecimento, sem importar os meios pelos quais tais riquezas lhes sobrevêm. O diabo domina muitas pessoas por meio de Mamom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...