quarta-feira, 23 de junho de 2021

Atos 18:1-2

Atos 18:1-2 - E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áquila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles.
E DEPOIS DISTO PARTIU PAULO DE ATENAS. É difícil saber o real motivo porque Paulo não se demorou nos trabalhos de evangelização do povo de Atenas, até porque ele havia mandado dizer a Silas e Timóteo que viessem para ajuda-lo na missão naquela cidade. Há quem diga que o apóstolo dos gentios sentiu em seu coração que aquela gente era muito difícil de se evangelizar, uma vez que, os dominadores do povo, os filósofos, artistas e os homens de cultura se achavam sábios demais os seus olhos. E CHEGOU A CORINTO. Corinto não estava muito distante de Atenas, e não sabemos se Paulo tenha viajado por terra ou tenha tomado um navio para chegar ao seu novo campo missionário. Na época de Paulo esta cidade era conhecida como a cidade mais depravada da Grécia, com uma necessidade enorme de receber as boas novas do evangelho libertador do Senhor Jesus. Neste lugar, o evangelho prosperou muito. E, ACHANDO UM CERTO JUDEU. Paulo tinha por costume, sempre que chegava a um novo campo missionário procurar os seus compatriotas judeus, porque os filhos de Israel eram ensinados a ser hospitaleiros aos seus irmãos de sangue. Como também Paulo se achava no dever de pregar primeiro o evangelho da circuncisão para os judeus, sendo que para isso, ele sempre procurava uma sinagoga ligada ao judaísmo. POR NOME ÁQUILA, NATURAL DO PONTO. Não sabemos se Áquila já era convertido ao cristianismo ou não quando teve este encontro com o apóstolo dos gentios. Se ainda não era um cristão verdadeiro, então, podemos dizer que Paulo foi muito eficiente na evangelização do seu compatriota, porque os fatos históricos nos fazem saber que este Áquila se tornou, com sua esposa, importantes para o cristianismo. QUE HAVIA POUCO TINHA VINDO DA ITÁLIA, E PRISCILA, SUA MULHER. Priscila era também judia, mulher nobre que era muito influente na cidade de Corinto, e alguns chegam a dizer que na igreja cristã ela se tornou muito importante. O nobre casal estava em Corinto há pouco tempo, mas que já havia se estabelecido naquela cidade. A Itália era neste mesmo tempo o país mais importante, com sua metrópole Roma. POIS CLÁUDIO TINHA MANDADO QUE TODOS OS JUDEUS SAISSEM DE ROMA. Os comentaristas do Novo Testamento nos fazem saber que este fato se deu no ano de quarenta e nova de nossa era cristã. Houve uma certa perseguição do império político de Roma contra os filhos de Israel, com boatos que haveria uma revolta dos judeus contra Roma. Cláudio era o Tibério Nero, quarto imperador romano de 41 a 54 d.C. AJUNTOU-SE COM ELES. Paulo já era experiente o suficiente para conviver com judeus e gentios, sempre dando um bom testemunho de quem servia ao reino de Cristo com fidelidade. O próprio apóstolo afirma que este casal era do mesmo ofício que ele, com a mesma profissão de fabricantes de tenda, que envolvia a construção de tendas, usando couro como matéria prima, mas faziam também outros trabalhos com o couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...