domingo, 20 de junho de 2021

Atos 17:13-14

Atos 17:13-14 - Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que a palavra de Deus também era anunciada por Paulo em Beréia, foram lá, e excitaram as multidões. No mesmo instante os irmãos mandaram a Paulo que fosse até ao mar, mas Silas e Timóteo ficaram ali.
MAS, LOGO QUE OS JUDEUS DE TESSALÔNICA. Estes judeus invejosos de Tessalônica eram os mesmos que tumultuaram as vidas dos missionários naquela cidade, motivo pelo qual Paulo e seus companheiros de ministério tiveram que sair de Tessalônica e vir para Beréia. Atos 17:5 - Mas os judeus desobedientes, movidos de inveja, tomaram consigo alguns homens perversos, dentre os vadios e, ajuntando o povo, alvoroçaram a cidade, e assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para junto do povo. SOUBERAM QUE A PALAVRA DE DEUS. Os líderes do judaísmo estavam bem articulados entre si, no sentido de combaterem o cristianismo em qualquer parte do mundo. Certamente a ordem partiu de Jerusalém para que os representantes do judaísmo em todas as partes do mundo daquela época. Apesar dos meios de comunicação não serem eficientes como nos dias de hoje, mas a notícia correu rápida. ERA ANUNCIADA POR PAULO EM BERÉIA. Lucas já nos informou que logo que os missionários chegaram em Beréia, Paulo procurou pregar a palavra de Deus para os seus compatriotas judeus como era seu costume. Atos 17:10 - E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Paulo tinha prazer em pregar o evangelho das boas novas de Cristo a todos. FORAM LÁ, E EXCITARAM A MULTIDÃO. Em Beréia, não foi diferente do que aconteceu em Tessalônica, em que os judeus buscaram tumultuar as coisas, com o objetivo de atrapalhar a missão de Paulo em pregar a palavra de Deus. Atos 17:8 - E alvoroçaram a multidão e os principais da cidade, que ouviram estas coisas. As autoridades romanas não permitiam qualquer tipo de levante social, porque temiam. NO MESMO INSTANTE OS IRMÃOS. Percebe-se que a partir de então, o apóstolo Paulo passou a ser o alvo principal dos judeus, porque aonde Paulo chegava se convertiam judeus ao reino de Cristo. Vendo os irmãos o perigo que Paulo enfrentava, então buscaram livrá-lo das mãos dos judeus. O mesmo que aconteceu com Paulo em Tessalônica, agora, estavam o enviando para outro lugar mais seguro e fora de perigo. MANDARAM A PAULO QUE FOSSE ATÉ AO MAR. A expressão em que Lucas fala que mandaram a Paulo até ao mar, isso representa que a igreja local que toma tal atitude para poupar o apóstolo dos inconvenientes. Como a colocação feita pelo escritor não fala de lugar específico, pode ser que Paulo tenha percorrido a estrade de Beréia a Dium, onde havia um porto, ou ainda até a cidade de Pidna, que não estava distante. MAS SILAS E TIMÓTEO FICARAM ALI. O fato de Silas e Timóteo ter ficado em Beréia nos faz pensar que a questão ou perseguição dos judeus era exclusivamente contra Paulo e não contra os demais. Há quem diga que o número de convertidos em Beréia foi grande, em que houve a necessidade de Paulo deixar seus amigos de ministério para cuidarem do discipulado cristão naquela cidade, o que deve ser o motivo correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...