quarta-feira, 30 de junho de 2021

Atos 19:28-29

Atos 19:28-29 - E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios. E encheu-se de confusão toda a cidade e, unânimes, correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.
E, OUVINDO-O. Demétrio foi terrivelmente usado pelo diabo para se levantar contra Paulo e principalmente contra o evangelho que estava sendo pregado naquela cidade. Essa convocação feita por Demétrio lhe deu a oportunidade de expor diante dos seus subordinados o perigo e a ameaça que o cristianismo representava para os que ganhavam dinheiro com o pecado da idolatria do povo, que adoravam seus ídolos. ENCHERAM-SE DE IRA. O diabo que estava se utilizando de Demétrio atingiu seu objetivo, que foi justamente gerar este sentimento de ódio contra os pregadores do evangelho libertador. Por outro lado, as pessoas que serviam a Mamom, o deus das riquezas materiais se sentindo em perigo em seus lucros, e percebendo que suas prosperidades seriam atingidas, se deixaram dominar completamente pela ira maligna. E CLAMARAM, DIZENDO: GRANDE É A DIANA DOS EFÉSIOS. A palavra de Deus diz que o deus deste século sega o entendimento dos incrédulos, e com isso, os idólatras passam a venerar e adorar aquilo que nem de deus pode ser chamado. Diana era de acordo com a verdade, uma grande mentira, porque de acordo com a palavra de Deus, os ídolos e as imagens de esculturas são enganos religiosos que Deus abomina. E ENCHEU-SE DE CONFUSÃO TODA A CIDADE. Demétrio conseguiu promover uma verdadeira convulsão social, em que a cidade de Éfeso estava incendiada de ódio e ira contra aqueles que pregando a verdade, estavam ajudando as pessoas a se libertarem do engano religioso da idolatria. Os empresários que faziam parte da profissão de fabricação de ídolos e imagens de esculturas ficaram muito revoltados. E como eram pessoas importantes de Éfeso, logo conseguiram influenciar a todos da sociedade. E UNÂNIMES, CORRERAM AO TEATRO. Este teatro da cidade de Éfeso foi construído na parte mais alta da cidade, que ficava também em frente ao grande templo da falsa divindade, Diana dos efésios. Escritores mais antigos afirmam que este teatro tinha cerca de cento e cinquenta metros de diâmetro, com capacidade para acolher em torno de vinte e cinco mil pessoas. Estava sendo usado agora como lugar de pregação. ARREBATANDO A GAIO E A ARISTARCO, MARCEDÔNIOS. Não temos como saber porque Paulo não estava no teatro juntamente com Gaio e com Aristarco, uma vez que estes dois últimos estavam provavelmente evangelizando naquele lugar público. Sobre Gaio, são citados no Novo testamento alguns homens com este nome, e já quanto a Aristarco, as várias citações dizem respeito ao mesmo personagem deste texto. COMPANHEIROS DE PAULO NA VIAGEM. O fato de Gaio e Aristarco serem da Macedônia, nos faz pensar que eles estavam acompanhando ao apóstolo dos gentios em sua terceira viagem missionário pela Ásia. No caso de Aristarco, foi citado como companheiro de prisão de Paulo em Roma, o que nos faz perceber que ele continuou como cooperador do apóstolo até o final de sua vida e ministério na capital em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...