sábado, 20 de dezembro de 2014

Tito 2:13

Tito 2:13 - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo.
AGUARDANDO. No texto anterior o autor recomenda sobre o modo de vida que deve ser participantes aqueles que se dizem ser representantes do reino de Deus. Para restes é aconselhável a renúncia das coisas que contribuem para a impiedade, sem deixar se dominar pelas concupiscência do mundo, sendo convidados a participarem de uma vida sem vícios, com atos e ações que se caracterizam pela justiça, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Aguardando o grande e tão esperado dia do arrebatamento, que representa a redenção da igreja da terra.

A BEM-AVENTURADA ESPERANÇA. A grande esperança da igreja é justamente participar do arrebatamento prometido por Cristo, ele disse: Vou preparar-vos lugar, e quando eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. A bem-aventurança dos remidos por Cristo é ter o privilégio de ser participante do arrebatamento da igreja. O dia da vinda do Cristo de Deus para buscar os salvos será um dia de grande alegria e triunfo para os que foram comprados pelo sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

E O APARECIMENTO DA GLÓRIA. Este aparecimento da glória de Cristo nos fala de sua manifestação para arrebatar a sua igreja que ele comprou com o seu precioso sangue. Sobre isso está escrito em Atos 1:9-11 - E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Ai será quando a igreja vai ver o Cristo glorificado como ele é.

DO GRANDE DEUS. O humilde Jesus de Nazaré, rejeitado pelos Judeus, escarnecido pelo povo, e condenado a morte de cruz pelas autoridades romanas, ele é chamado e reconhecido como o grande Deus. Isso para os seguidores do judaísmo era inconcebível, Mas, para nós que seguimos o cristianismo e a mais pura verdade. O próprio Jesus falou: Eu e o pai somos um (João 10:30). Filipe disse a Jesus: Mostra-nos o Pai, o que nos basta. Jesus lhe respondeu: Há tanto tempo estou convosco e não tende me visto. Jesus era o Emanuel, ou seja: Deus conosco, Deus entre os homens.

NOSSO SALVADOR. O próprio nome “Jesus” que dizer Salvador. Mateus 2:21 - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. O messias de Deus se manifestou na terra em sua primeira vinda para salvar a sua igreja, e esta salvação envolve a remissão dos nossos pecados pela reconciliação realizada por Cristo Jesus. A expiação foi o preço desta redenção feita por Cristo.

JESUS CRISTO. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e tem o significado de Salvador da humanidade. O nome Jesus nos fala sobre a humanidade do Filho de Deus. E Cristo nos fala sobre o Messias que veio para redimir a humanidade do pecado e da perdição.

Tito 2:12

Tito 2:12 - Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente.
ENSINANDO-NOS QUE. A manifestação da graça de Deus por meio do Salvador Jesus Cristo nos foi dada como lição pedagógica para finalidades bem definidas. Isso porque todos aqueles que aceitam esta graça divina e recebem a Cristo Jesus como Senhor e Salvador passam a viver um estilo de vida diferente dos demais seres humanos. Porque nasceram de novo para uma nova e abençoada vida com Cristo e para Cristo. Quem está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas são passadas, eis que tudo se fez novo. É a isso que se dar o nome de regeneração espiritual.

RENUNCIANDO À IMPIEDADE. Quem se converte da incredulidade para o cristianismo passa a viver não mais para o mundo, mas para as coisas que são de cima. Esta renúncia a que se refere o autor diz respeito a não fazer mais a própria vontade, nem o que o mundo oferece, mas viver conforme a vontade do Deus único e verdadeiro. E renunciar a impiedade é optar sempre pelo bem e pelo que é bom, é se monitorar a cada momento para evitar os erros comuns do homem natural para viver uma vida espiritual em que busca agradar a Deus em tudo que faz e pratica.

E ÀS CONCUPISCÊNCIAS MUNDANAS. Renunciar as concupiscências é não mais viver para os desejos da carne, mais buscar a todo o momento seguir a direção do Espírito de Deus. As concupiscências são justamente os apetites desordenados da natureza humana que leva o ser humano aos vícios degradantes da sociedade. As concupiscências mundanas dizem respeito às coisas que o mundo oferece para satisfazer a carne, mas que produzem a morte do espírito e da alma. A vida cristã autêntica é uma vida de renúncia do mundanismo, e das nossas vontades da carne.

VIVAMOS NESTE PRESENTE SÉCULO SÓBRIA. O evangelho é um manual no qual contem as diretrizes de como viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar. O modo de vida de quem serve a Cristo tem que ser diferente dos que vivem para o mundo e suas concupiscências. O que Cristo espera de nós que somos seus discípulos é que façamos a diferença no meio desta sociedade contemporânea. Viver ama vida sóbria é ter auto controle sobre tudo que faz e pratica. O mundo vive embriagado.

JUSTA. Espera-se de um representante do reino de Deus que ele seja um ser humano melhor do que os que vivem impiamente. Razão porque precisamos monitorar os nossos próprios atos a fim de vivermos de tal maneira a que o nosso testemunho venha a glorificar a Cristo nosso Senhor e Salvador. A sociedade cobra de nós que sejamos praticantes dos mandamentos de Cristo, e não apenas cristãos de aparência.

E PIAMENTE. Viver neste presente século piamente, conforme o ponto de vista do autor é viver dedicado inteiramente para as coisas de Deus. Os sinais da vinda de Cristo têm si cumprido a cada dia nos dando a entender de que já estamos de saída da terra. Portanto, buscar se preparar para o arrebatamento da igreja é a melhor opção.

Tito 2:11

Tito 2:11 - Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.
PORQUE A GRAÇA. Este é um dos textos do evangelho de Cristo que traz grande esperança para a humanidade. Esta graça de Deus nos fala dos favores do Criador em prol da raça humana, onde os homens não mereciam as bênçãos de Deus, mas por misericórdia do Senhor, todos são beneficiados de alguma maneira com os favores divino. Quando Deus por amor infinito pela humanidade enviou Cristo Jesus, ele estava manifestando esta graça salvadora para com o mundo. Na época em que Cristo veio como o Messias de Deus, a humanidade só merecia o castigo e a destruição. No entanto, esta graça de Deus reverteu o quadro em favor dos seres humanos.

DE DEUS. Quando o autor nos fala a respeito da “graça de Deus”, Ele nos esclarece de que todos os benefícios que os seres humanos recebem dos céus, é porque provem de Deus. Desde os começos da humanidade que os homens deram as costas para seu criador. Porem, o Senhor por sucessivos atos de misericórdia foi preservando a raça humana da destruição. Até que o Deus de amor com sua graça fez um grande ato de soberana benevolência em favor do mundo, por meio da redenção realizada por Cristo Jesus. Tudo provem de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo, por Cristo Jesus. Deus deu o seu Filho amado para morrer em lugar dos pecadores remidos.

SE HÁ MANIFESTADO. A manifestação desta graça de Deus se deu quando o Senhor nos enviou o Messias para concretizar uma perfeita obra de redenção. Encontramos inúmeras profecias no velho testamento em que Deus prometia a vinda do salvador. E vindo à plenitude dos tempos Cristo se manifestou para por em prática esta graça de Deus Pai. Quem tiver de herdar a vida eterna, não é porque merece, mas porque Deus em Cristo Jesus manifestou seus favores para com a humanidade. Graça é um favor não merecido, de forma que o mundo não merecia a vinda do Salvador, Jesus Cristo, todavia, Deus por amor singular a sua criação, deu seu Filho como remidor.

TRAZENDO SALVAÇÃO. A salvação é vista na velha dispensação como o livramento do perigo e da morte. Já na nova aliança de Deus com a humanidade, esta salvação além de englobar os velhos significado, tem um sentido mais profundo de vida eterna com Deus nas masões celestiais. A manifestação da graça de Deus por meio de Cristo Jesus foi para dar aos homens, que nele crer, a esperança de vida eterna. Depois da vinda do Messias de Deus, todo aquele que crer que Jesus é o Messias de Deus e guarda os seus mandamentos contidos no evangelho, tem a salvação por herança. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, é dom de Deus (Efésios 2:8). Simples assim.

A TODOS OS HOMENS. Essa expressão não é automática como muitos pensam. Este é apenas um texto, que faz parte de um grande contexto dentro da mensagem do evangelho. Um estudo mais profundo deste assunto, nos leva a reflexão de que se faz necessário o exercício da plena fé em Cristo Jesus e na mensagem do evangelho.

Tito 2:10

Tito 2:10 - Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
NÃO DEFRAUDANDO. O apóstolo continua neste ponto dando os seus conselhos práticos para os servos cristãos, que podem ser todos aqueles que são trabalhadores assalariados ou os que viviam sob o regime de escravidão, mas que eram cristãos. Neste caso, defraudar quer dizer, ser infiel para com os seus patrões. O conselho do autor era de que os servos não desviassem o que era do seu patrão, nem para si, nem para outros. Esperava-se que assim como eles eram fieis para com o Senhor Jesus Cristo nas coisas de Deus, que fossem igualmente fieis aos seus patrões.

ANTES MOSTRANDO TODA. O que Paulo recomenda neste particular era de que houvesse transparência nos serviços prestados aos servos para com os seus patrões ou donos, no caso dos escravos. Que eles não escondessem nada dos seus superiores, mas que com extrema fidelidade no que faziam demonstrassem a todos que estavam dando um bom testemunho de cristãos que eram. Nada de camuflarem situações para levar vantagem, mas com a verdade buscassem fazer o que era correto diante dos seus superiores e diante dos demais que também eram servos.

A BOA LEALDADE. Somente através do temor a Deus era que os servos cristãos podiam demonstrar esta boa lealdade aos seus patrões. O ser humano natural busca tirar vantagens pessoais sempre que surge a oportunidade. No entanto, com o servo que diz ser discípulo de Cristo, não deve ser assim. Antes, precisa provar a todos de que assim como ele é na presença das pessoas, também se comporta quando sozinha em qualquer situação. Porque quem é servo de Cristo sabe que o Senhor é Onisciente e Onipresente, ele sabe de tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo.

PARA QUE EM TUDO. Seja servo, seja livre, a nossa vida é a bíblia dos que não servem a Deus, de maneira que eles descobrem a vontade de Deus por meio do nosso testemunho de vida. Todos aqueles que fazem parte da igreja de Cristo são convocados a viverem um bom testemunho de vida em todas as áreas de sua existência. Os erros de um servo de Cristo diante da sociedade redonda em o evangelho ser envergonhado pelo seu mau testemunho. Devemos dar bom exemplo em tudo que fizer ou falarmos, porque desta forma estaremos glorificando a Cristo.

SEJA ORNAMENTO DA DOUTRINA DE DEUS. Quando se fala sobre ornamento, está se falando daquele que deixa uma coisa mais bonita e melhor. Quando na realidade vivemos um bom testemunho de vida diante da sociedade, demonstramos para os incrédulos que vale a pena servir ao reino de Deus. Servimos diante da sociedade de ornamento para representar perante o mundo que a melhor opção de vida é buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Por meio do nosso testemunho de vida tornamos o evangelho mais atrativo e desejável pela sociedade.

NOSSO SALVADOR. A mensagem central do evangelho é de que Cristo é o nosso salvador, no entanto, tudo provem de Deus, que estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. Deus é o nosso salvador, quando por amor ilimitado nos deus o seu Filho unigênito como mediador de uma nova aliança. A aliança da graça.

Tito 2:9

Tito 2:9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo.
EXORTA. Esta palavra tem o significado na maioria dos textos do evangelho de “aconselha”, isso porque a nova dispensação não expressa a rigidez da antiga aliança, mas sim, denota um tempo de democracia cristã, onde ninguém é obrigado a fazer nada, porque tudo é por amor e de forma voluntária. Na realidade, o autor tinha a compreensão de que os servos precisavam mesmo era de conselheiros e não de imposições duras com suas regras impraticáveis. Jesus criticou o comportamento dos escribas e fariseus no tocante a colocarem fardos pesados e difíceis de suportar nos ombros dos outros, quando nem eles mesmos queriam levar. Portanto, exortar e aconselhar, onde a pessoa que está sendo aconselhada é quem deve decidir.

AOS SERVOS. Estes servos a que se refere o autor podem ser vistos como vários tipos de pessoas. Eles podem representar os auxiliares da igreja que estavam a serviço do ministério e da comunidade cristã. Também podem representar todos àqueles que eram empregados de senhores cristãos ou não. Por fim, pode ser que o autor esteja se dirigindo aos antigos escravos. Neste tempo em que Paulo escreveu esta carta, ainda não tinha sido abolida a escravidão no mundo. Portanto, era grande a quantidade de escravos que faziam parte da igreja de Cristo. Eram servos de cristo e dos homens.

A QUE SE SUJEITEM. O fato de serem servos de Cristo, não mudava a situação social a que viviam. E como Cristo que eram precisavam dar bons exemplos de servos que eram dos seus senhores. Aqueles que faziam parte da igreja de Cristo e seguidores do evangelho das boas novas tinham por obrigação a serem melhores como servos dos seus senhores do que os não convertidos para não envergonharem o evangelho. Porque na realidade de quem diz que é servo de Cristo, a sociedade cobra mais.

A SEUS SENHORES. Estes senhores podem ser os líderes das comunidades cristãs locais, como também a todos aqueles que ocupavam posição de grande responsabilidade diante da igreja. Também podem ser todos aqueles que tinham posses financeiras e com empregados a sua disposição. No entanto, é mais provável que o apóstolo se refira aos senhores de escravos dos tempos mais antigos. Nos tempos mais remotos, quem tinha grandes riquezas compravam pessoas como se fossem mercadorias e as tornavam seus donos e, portanto, seus escravos sociais.

E EM TUDO AGRADEM. O conselho do apóstolo a Tito era de que ele ensinasse aos servos a que buscassem agradar aos seus senhores. Nem todos os senhores de escravos eram carrascos, e aqueles escravos que fossem mais submissos se tornavam pessoas de confiança e passavam a gozar de certos privilégios sobre os demais.

NÃO CONTRADIZENDO. Aqueles servos que desobedecesse às ordens dos seus senhores seriam mais castigados. Mas aqueles que buscassem agradar aos seus senhores eram recompensados com trabalhos mais leves e até com melhores condições de vida do que os demais. O conselho era para o bem dos servos cristãos.

Tito 2:8

Tito 2:8 - Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
LINGUAGEM SÃ. O autor tanto aconselha ao próprio Tito, como também transmite sua doutrina quanto ao modo de falar dos cristãos. Essa linguagem sã diz respeito ao mundo de falar que não sirva de escândalo para o evangelho de Cristo. Espera-se que um servo de Deus e principalmente um líder cristão, como é o caso de Tito, use a sua voz para falar das coisas do reino de Deus e não para ficar falando coisas que não convém a alguém que diz que é testemunha de nosso Senhor Jesus Cristo. A linguagem sã é aquela que produz vida e que pode levar a outrem a se converter.

E IRREPREENSÍVEL. Em uma conversa existe o transmissor e o receptor das palavras. De forma que se faz necessário que aquele que serve a Cristo monitore o que ele esta transmitindo para os seus ouvintes para que não venha a envergonhar o evangelho que transmite. E isso também serve para o estilo de pregação que se faz, porque se tem alguém transmitindo a palavra, também tem alguém ouvindo. E a nossa pregação deve ser de acordo com o evangelho para que os infiéis não se escandalizem. Tem alguns tipos de mensagens, que melhor fosse não ser transmitidas, porque mais gera confusão do que edificação de vidas e salvação.

PARA QUE O ADVERSÁRIO. Este adversário pode ser o diabo com os seus demônios, mas também pode ser os opositores do evangelho de Cristo. Neste tempo em que foi escrita esta carta, o império romano se destacava como opositor da pregação do evangelho de Cristo, porque as autoridades do império foram responsáveis pela morte de Cristo e não satisfeitos com isso, buscavam de todas as formas destruírem a religião fundada pelo Senhor Jesus, que era o cristianismo. Sem contar com os judaizantes, com os falsos mestres gnósticos e os líderes das religiões pagas que se levantavam a todo o momento contra o evangelho da verdade de Cristo Jesus.

SE ENVERGONHE. Se os cristãos se comportassem de maneira irrepreensível no modo de falar e pregar a palavra de Deus, os judaizantes que se oponham as verdades de que Jesus era o Messias, os falsos mestres gnósticos que transtornavam o evangelho de Cristo com suas filosofias sufistas, os líderes das religiões pagãs e o império romano, além do próprio satanás com os seus demônios ficariam todos envergonhados diante do sucesso da pregação do evangelho das boas novas de Cristo Jesus. A receita para vencer o adversário neste particular era saber se expressar.

NÃO TENDO NENHUM MAL DE QUE DIZER DE NÓS. Só lembrando do caso do Senhor Jesus, os seus adversários buscavam motivos de que o acusar pelo que ele dizia e testemunhava para o prender e o mata-lo. Assim, acontecia com os cristãos primitivos, os adversários do evangelho buscavam reprovar o que os pregadores falavam para ter de que os acusarem diante das autoridades romanas. Se os pregadores do evangelho falassem alguma coisa contra outras religiões e as leis dos homens eram logo presos.

Tito 2:7

Tito 2:7 - Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade.
EM TUDO. No texto anterior o autor se dirige aos jovens, rapazes e moças. Como Tido era um jovem líder da igreja de Creta, Paulo recomenda que ele antes de dar conselhos aos demais jovens, ele mesmo deve em tudo ter uma vida exemplar diante da igreja de Cristo e da sociedade, a fim de que os demais possam seguir o seu bom exemplo de vida. Sendo Tito um exemplo de vida cristã ideal, ele teria autoridade para pregar a doutrina no evangelho para os demais que estavam sob sua supervisão.

TE DÁ POR EXEMPLO. É justamente o que se esperava de um líder, era de que ele desse o exemplo para que os seus liderados pudesse seguir os seus ensinos. Comumente as pessoas desenvolvem o habito de seguir o exemplo dos seus mestres. Paulo escrevendo em 1 Coríntios 11:1 – Ele disse: Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo. O exemplo de vida que um líder dá serve mais como lição do que milhões de palavras em forma de teoria. Um mau testemunho de um líder pode levar a muitos ao erro. Portanto, Tito tinha a responsabilidade de ser um espelho.

DE BOAS OBRAS. Não somente o apóstolo Paulo, mas também a Igreja de Creta esperavam que Tido fosse um líder praticante de boas obras. A lei de Cristo nos leva em duas direções, a primeira ao amor incondicional que devemos ter para com o nosso Deus e Pai. E a segunda é que devemos amar ao nosso próximo como a nós mesmos. E este amor fraternal que deve haver entre os seguidores de Cristo se percebe por meio de boas ações que praticamos para com todos e com os irmãos.

NA DOUTRINA. Certamente o autor está se referindo ao conjunto de normas e mandamentos deixados por Cristo e transmitidos pelos apóstolos. Principalmente por Paulo que foi u grande apóstolo dos gentios, e como tal foi o fundador da igreja de Creta, assim como de muitas outras. É bem provável que o apóstolo se refira a boa parte de suas cartas que já circulavam pelas igrejas, assim bem como seus ensinos transmitidos de forma oral, quando esteve presente entre os irmãos de Creta.

MOSTRA INCORRUPÇÃO. Na doutrina mostra incorrupção. Paulo recomenda a Tido que ele ensina a doutrina sem alteração, assim como ele recebeu do próprio apóstolo. Aquilo que estava escrito nas cartas, bem como tudo que Paulo ensinou pessoalmente na igreja de Creta, devia se conservado na sua integra, sem ser adulterado, nem transtornado, como faziam os judaizantes e os mestres gnósticos. Tido não podia nem devia interpretar de maneira distorcida as doutrinas cristãs.

GRAVIDADE, SINCERIDADE. A palavra gravidade neste ponto se refere à autoridade. Com isso entendemos que o autor manda que Tido pregue a doutrina cristã com autoridade, até porque ele estava falando das coisas escritas por Paulo, que também era um apóstolo de Cristo. A igreja de Creta tinha que perceber que Tido estava ensinado com sinceridade, sem a manipulação do conteúdo da palavra de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...