segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:11-12

1 Coríntios 3:11-12 - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha.
PORQUE NINGUÉM PODE POR. Nem mesmo o próprio Paulo em suas atividades, pregando a palavra, nem muito menos Apolo, que era seu amigo de ministério, seja Timóteo, Tito, e nem mesmo o apóstolo Pedro, que fazia parte do grupo apostólico de Jerusalém, ninguém podia por outro fundamento, além de Cristo Jesus. Este texto se põe como combate direto ao exclusivismo de quem quer que seja na igreja de Cristo, não deixando brecha para qualquer resquício de idolatria no meio do povo de Deus.

OUTRO FUNDAMENTO. O cristianismo, assim como o judaísmo é monoteísta, com a crença em um único Deus, em três pessoas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, o que o cristianismo chama de trindade. Assim sendo, não tem lugar para a idolatria de quem quer que seja. Portanto, os seguidores de Cristo não podem adorar, venerar ou invocar a ídolos, imagens de esculturas, nem a qualquer liderança viva ou morta.

ALÉM DO QUE JÁ ESTÁ POSTO. Neste mesmo tempo, tanto a igreja cristã de Corinto, quanto a todas as comunidades cristãs do mundo já estavam conscientes de que, Jesus Cristo era Deus, o Emanuel prometido no Velho Testamento, como sendo o Messias de Deus. O cristianismo com suas doutrinas já estava sólido e não mais era permitido modificações no arcabouço da nova aliança da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus.

O QUAL É JESUS CRISTO. Por isso que o Senhor Jesus é chamado de Pedra Angular de esquina, Alfa e ômega, Princípio e Fim, Messias prometido por Deus, o Emanuel de Deus, que é Deus conosco, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus Cristo é todo suficiente para sua igreja, sendo posto pelo próprio Deus como a cabeça federal de sua igreja, sem sobrar lugar para outro sumo pastor ou sumo sacerdote.

E SE ALGUÉM SOBRE ESTE FUNDAMENTO FORMAR UM EDIFÍCIO. O que sobra para as lideranças do cristianismo é a possibilidade de participar como cooperadores de Deus, da edificação da igreja do Senhor Jesus. Todo e qualquer que participar desta obra, não pode por outro fundamento, isso quer dizer que, ninguém pode tomar para se ou para outro o lugar principal que é Cristo Jesus, o dono e Senhor da igreja.

DE OURO, PRATA, PEDRAS PRECIOSAS. Paulo faz uso de mais uma de suas metáforas para falar sobre o tipo de serviço que cada um dos ministros do evangelho presta na obra de Deus. Ouro, prata e pedras preciosas falam da preciosidade e da durabilidade de tais materiais. Não é diferente no serviço da obra de Deus, e isso fala sobre aqueles que dão o melhor de si mesmo para fazer e executar a obra do Senhor Jesus Cristo.

MADEIRA, FENO, PALHA. Na outra margem, existem também materiais mais frágeis que são utilizados na edificação de um edifício, de uma casa ou uma simples tenda. Estes três tipos de materiais são todos muitos frágeis quando submetidos ao teste do fogo, servindo até mesmo de combustão. A metáfora, nesta parte, fala a respeito de como se faz a obra de Deus de forma relaxada, sem empregar o devido esforço para realizar a missão em prol do reino de Deus, bem como fala das intenções dos obreiros.

1 Coríntios 3:10

1 Coríntios 3:10 - Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
SEGUNDO A GRAÇA. Essa graça significa um favor não merecido da parte de Deus para com os seus escolhidos. Com isso, Paulo deixa bem claro que não tinha nenhuma condição de viver nem na presença de Deus, lhe servindo na obra do ministério, mas que esta graça multiforme do Deus de bondade e misericórdia lhe alcançou, bem como lhe capacitou para ser o que ele era na obra de Deus. Paulo se achava o mais miserável dos pecadores, por isso que era muito grato a esta graça que achou diante de Deus.

DE DEUS. Enquanto tinha um monte de gente fazendo oposição à pessoa de Paulo naquela igreja de Corinto, e principalmente ao seu ministério, como liderança principal da comunidade cristã de Corinto. Deus escolheu de forma majestosa a pessoa do apóstolo para ser o fundador daquela igreja amada. Essa graça na vida de Paulo não foi porque ele tivesse méritos para tanto, por isso que era tudo por graça de Deus.

QUE ME FOI DADA. Paulo não merecia tamanha capacitação da qual ele desfrutava com Deus, mediante a manifestação do Espírito Santo em sua vida, até porque ele foi, antes de se converter, um terrível perseguidor da igreja cristã. Mas, aprouve a Deus, que não leva em conta o tempo da ignorância, mas por misericórdia resolve chama-lo para uma tão grande obra no seu reino, e isso pela sua graça manifesta em sua vida.

PUS EU, COMO SÁBIO ARQUITETO. Na edificação de um grande edifício tem vários tipos de pessoas envolvidas, até que se veja o imponente prédio construído e edificado. No caso da igreja cristã de Corinto, Paulo se ver como o arquiteto, aquele que se debruça sobre o projeto e só sossega, quando ver a obra pronta. De todas as formas, o apóstolo dos gentios esteve envolvido naquela obra, seja diretamente por meio de suas atividades, seja por meio de Apolo, de Timóteo, de Tito e de outros.

O FUNDAMENTO. Como a cidade de Corinto era estratégica para a evangelização da Macedônia e da grande Acaia, Paulo investiu grande esforço e com muita sabedoria procurou de todas as formas implantar aquela comunidade cristã de Corinto. Este fundamento, sobre o qual fala o escritor, diz respeito as suas primeiras atividades, por meio de suas campanhas evangelísticas para ganhar vidas para o reino de Cristo.

E OUTRO EDIFICA SOBRE ELE. Este outro, pode ser o próprio Apolo, que certamente estava engajado na edificação da igreja de Corinto, quanto ao ensino das doutrinas cristãs. Mas, não foi somente Apolo que esteve envolvido com a obra de Deus em Corinto, depois de Paulo, a tradição cristã diz que o apóstolo Pedro esteve também em Corinto, bem como Timóteo e Tito, que na segunda epístola destaca bem isso.

MAS VEJA CADA UM COMO EDIFICA SOBRE ELE. Paulo demostra sua preocupação sobre aqueles, que depois dele deveriam se envolver com a edificação da igreja cristã de Corinto. Não somente isso, mas esta palavra nos instrui sobre que devemos, como ministros do evangelho de Cristo fazer a obra de Deus com total dedicação e absoluto esforço, dando o melhor de si mesmo, porque a igreja é de Cristo e não do homem.

domingo, 24 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:8-9

1 Coríntios 3:8-9 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho. Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
ORA, O QUE PLANTA. Paulo usa mais uma de suas metáforas representativas da vida prática da agricultura, para expressar verdades espirituais aos seus leitores. O que planta é o agricultor que prepara o terreno e lança sua semente no solo. No que diz respeito às coisas do reino de Deus, o que planta é aquele que faz os trabalhos de evangelização para levar a semente do evangelho aquela pessoas que ainda não conhecem a Cristo Jesus, com o objetivo de colher vidas para o reino dos céus.

E O QUE REGA SÃO UM. O que rega é aquele que cuida da lavoura, limpando as ervas daninhas, muitas vezes aguando com água, quando as chuvas não são suficiente, bem como colocando adubos para fortalecer as plantas. No que tange a obra da igreja, o que rega é aquele que sustenta o povo de Deus com a doutrina da palavra do Senhor. Paulo plantou, Apolo regou, porque ambos os dois são um na obra de Deus.

MAS CADA UM RECEBERA O SEU GALARDÃO. O autor fala a respeito da recompensa pelas suas atividades em prol da obra de Deus. Se os homens injustos retribuem aos seus trabalhadores quando estes exercem seus trabalhos a serviços dos tais. Muito mais Deus que é justo e reto em tudo, ele com certeza cuida em retribuir a cada um segundo o que for merecedor. Ninguém trabalha de graça para Deus em sua obra.

SEGUNDO O SEU TRABALHO. Essa é a lei da colheita, segundo a semeadura, baseada na justiça de Deus. Muitas vezes, em se tratando das relações de trabalho dos filhos dos homens, se percebem as injustiças humanas, em que muitos trabalham pouco e ganham muito, outros trabalham muito e recebem pouco. Mas, no caso da obra de Deus, e a recompensa que vem do alto, Deus dará a cada um segundo o seu trabalho.

PORQUE NÓS SOMOS COOPERADORES DE DEUS. O escritor deixa bem claro que trabalha para Deus como cooperadores do seu reino, esperando a recompensa que vem do alto e não dos homens. Por isso que, Paulo e seus amigos de ministério, nas igrejas gentílicas, não recebiam salário dos homens, nem das igrejas nem de quem quer se seja para realizar a obra de Deus, porque ele sabia que trabalhava para Deus.

VÓS SOIS LAVOURAS DE DEUS. Em João 15:2-4 - Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Em (João 15:1) diz que Deus é o Lavrador, mas nós a lavoura.

E EDIFÍCIO DE DEUS. Da metáfora da agricultura, o escritor passa para a metáfora da arquitetura, ao falar do povo de Deus como um edifício de Deus. Quando Paulo fala sobre este assunto, ele termina dizendo que nós somos templos de Deus e morada do Espírito Santo. Na realidade, na construção de um edifício tem os trabalhadores, porem, todo o projeto depende do arquiteto ou engenheiro. A igreja de Cristo tem Deus como o grande arquiteto, ele que fez todo o projeto e desenvolveu toda a obra.

sábado, 23 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:6-7

1 Coríntios 3:6-7 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
EU PLANTEI. Não há dúvida que Paulo fala a respeito de suas atividades evangelísticas na cidade de Corinto, quando naquele lugar pregava o evangelho das boas novas de Cristo, com o objetivo de ganhar vidas para o reino dos céus. Com isso, o autor deixa transparecer que foi de fato ele, quem na realidade fundou a igreja cristã de Corinto. E que os seus leitores eram todos seus filhos na fé, porque nasceram quando o apóstolo esteve naquela cidade semeando o evangelho de Cristo pelo Espírito Santo.

APOLO REGOU. Também se percebe que Apolo veio a se integrar aquela igreja em Corinto, depois que ela já estava implantada pelo grande apóstolo Paulo. Certamente o próprio Paulo foi quem o levou para ajuda-lo no discipulado cristão e no ensino da palavra de Deus. A tradição cristã afirma que Apolo era um bom expositor da palavra de Deus e que tinha facilidade em pregar com eloquência as doutrinas cristãs.

MAS DEUS DEU O CRESCIMENTO. A obra de Deus, no que diz respeito à igreja de Cristo é perfeita, porque o Espírito Santo capacita os obreiros do Senhor para semear a palavra com os dons espirituais e ministeriais e o Deus Todo-poderoso faz a obra prosperar. O desenvolvimento espiritual do rebanho de Cristo é sempre acompanhado por Deus, ele que cuida em fazer progredir a igreja remida de Cristo em todo lugar.

POR ISSO, NEM O QUE PLANTA É ALGUMA COISA. Plantar neste caso é preparar o terreno, desde os primeiros momentos, e isso com muito trabalho, que foi o caso de Paulo, quando de sua missão em Corinto para levar o evangelho aquela gente. Ariscamos em dizer que Paulo estava combatendo neste texto qualquer possibilidade de idolatria a sua pessoa, bem como a Apolo na cidade de Corinto. A igreja de Cristo é sempre tentada a idolatrar seus líderes. É preciso se ter muito cuidado nisto.

NEM O QUE REGA. O regar, apontado pelo escritor, fala do discipulado cristão aos novos convertidos, como também o ensino adequado das doutrinas cristãs, com o objetivo de edificar a igreja do Senhor Jesus. Por conta de sua facilidade em ensinar a palavra de Deus, e porque os coríntios valorizavam muito a sabedoria, então, alguns estavam como quem querendo idolatrar a Apolo, o que Paulo prontamente combate.

MAS DEUS. O texto deste versículo é muito claro em deter qualquer forma de elevação de qualquer liderança cristã, em detrimento a pessoa bendita do grande Deus. Ninguém tem capacidade própria para fazer a obra de Deus. Quando Paulo pregava o evangelho das boas novas, ele era consciente de que, assim procedia pelo poder de Deus, com Apolo não era diferente, até porque seus dons vinham de Deus.

QUE DÁ O CRESCIMENTO. O que os embaixadores de Cristo têm que fazer é realizarem suas tarefas designadas pelo Espírito do Senhor, porque quanto a obra de Deus e o crescimento da igreja de Cristo é responsabilidade do grande Deus. Pensam errado, aqueles que acham que a igreja local é grande por conta de suas atividades em prol da obra de Deus. Quem dá o crescimento da igreja do Senhor Jesus e quem faz prosperar o desenvolvimento do rebanho do Senhor é Deus, ele que dá o crescimento.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:5

1 Coríntios 3:5 - Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
POIS, QUEM É. Neste texto, o escritor busca acabar com o partidarismo e o faccionismo na igreja cristã de Corinto, mostrando que nem ele nem também Apolo são dignos de terem seguidores. Alguns afirmam que havia uma disputa entre Apolo e Paulo pela liderança da igreja cristã de Corinto, o que não era verdade, até porque, eles eram amigos de ministério, sendo Paulo quem indicava Apolo para fazer missões em algumas igrejas fundadas pelo próprio Paulo. Portanto, eles eram amigos.

PAULO. Quem é Paulo? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era o fundador daquela comunidade cristã, e, portanto, pai na fé de quase todos os seguidores de Cristo naquela igreja. Quanto ao cristianismo, Paulo foi, na época da igreja cristã primitiva, o maior missionário transcultural, levando as boas novas do evangelho de Cristo na Europa e Ásia, e fundando igrejas cristãs em todas as nações do mundo de sua época.

E QUEM É APOLO? Quanto à igreja cristã de Corinto, ele era um missionário cristão, provavelmente consagrado ao ministério por Paulo, e que estava cumprindo missão importante como ensinador das doutrinas cristãs naquela cidade, tendo sido instruído por Paulo sobre as coisas da nova dispensação da graça de Deus. Como conhecedor que era das literaturas religiosas dos judeus, convencia a muitos de que Jesus de Nazaré era de fato e na verdade o Messias prometido por Deus nas Escrituras.

SENÃO MINISTROS. Neste caso, ser ministro de Cristo, era ser um representante legítimo do seu reino aqui na terra. De forma que, Paulo tenta esclarecer aos seus leitores que, tanto ele quanto Apolo, não eram merecedores de ter seguidores, porque no cristianismo, a única pessoa digna de ter discípulo é Cristo Jesus, ele que é o verdadeiro Mestre. Paulo e Apolo eram simples representantes de Cristo na terra.

PELOS QUAIS CRESTES. No caso de Paulo, quando esteve fazendo suas campanhas evangelísticas naquela cidade, bem como quanto esteve aplicando o discipulado cristão naquela igreja, ele foi apenas instrumento do Espírito Santo para pregar o evangelho de Cristo para seus leitores. E depois, Deus estava do mesmo modo usando a Apolo para edificar a fé dos irmãos, naquela comunidade cristã abençoada.

E CONFORME O QUE O SENHOR DEU. É provável que o apóstolo dos gentios esteja se reportando aos dons espirituais e ministeriais que ele e Apolo exerciam em benefício da igreja cristã de Corinto. Quando Paulo pregava com poder e virtude e quando Apolo pregava com eloquência e sabedoria, estes dons exercidos por eles, não eram propriedades deles próprios, mas o Senhor quem os capacitava para tal missão.

A CADA UM. Ninguém é igual ao outro, nem nas coisas desta vida, nem tão pouco quanto às coisas do reino de Deus. Assim sendo, Deus usava a Paulo de uma maneira como também usava a Apolo de outra maneira, porem, no final das contas, tudo era para honra e glória no nome de Jesus Cristo. O problema não estava entre Paulo e Apolo, que eram amigos de ministério. O problema da divisão estava na igreja de Corinto, que era tendenciosa ao partidarismo, isso porque eles gostavam das disputas.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

1 Coríntios 3:4

1 Coríntios 3:4 - Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
PORQUE. Até o momento de sua carta, o apóstolo Paulo tenta combater a falsa gnose, tanto valorizada pelos que faziam parte da igreja cristã de Corinto. Na realidade existiam pelo menos quatro partidos ideológicos naquela comunidade cristã, que eram os partidários de Paulo, de Apolo, de Cefas e de Cristo. No caso do nosso texto em estudo, o autor fala de dois, o de Paulo e o de Apolo, porque se trata do tema, sabedoria humana deste mundo (gnose) e a sabedoria que vem do alto.

DIZENDO UM. Percebe-se que os debates eram acalorados entre estas duas facções na igreja de Cristo em Corinto, em que um grupo, talvez neste momento, o segundo mais forte, dizia que Paulo era a principal liderança daquela comunidade cristã. Se diz o segundo, porque o grupo de Apolo era muito forte, uma vez que, os coríntios davam muito valor a sabedoria humana, como a exposição do conhecimento pela oratória.

EU SOU. O grupo mais antigo, composto por aqueles primeiros cristãos, convertidos ao cristianismo naquela cidade, quando Paulo chegou com sua mensagem do evangelho das boas novas de Cristo, tomava partido em defesa do fundador daquela comunidade cristã. De forma que, este grupo demostrava o amor que tinha pelo apóstolo dos gentios, sendo justo e reconhecendo os trabalhos de Paulo em favor deles mesmos.

DE PAULO. Neste caso, o escritor aponta para os que se diziam defensores de seu modo de liderar aquela comunidade cristã. Paulo, neste caso, representava aquele estilo de ministério simples e humilde, que tinha dificuldade para se adequar aos padrões de eloquência na oratória, o que era muito valorizado em Corinto. Paulo não tinha facilidade de comunicação, o quanto tinha Apolo e os mestres da Homilética.

E OUTRO. Do outro lado, estavam aqueles que desejavam que o líder local da igreja de Corinto fosse Apolo. O autor fala do outro grupo, talvez neste momento o mais forte, que defendia Apolo como o homem ideal para dirigir aquela comunidade cristã, porque Apolo era um homem eloquente, que dominava bem a oratória. Este partido estava bastante influenciado pelo gnosticismo, como mistura de religião e ciências.

EU DE APOLO. Apolo era um judeu de Alexandria, que se converteu ao cristianismo, juntando-se ao grupo de amigos de ministério de Paulo no mundo gentílico. Tinha vasto conhecimento das literaturas religiosas dos judeus, mas quanto ao cristianismo foi instruído por Paulo. Provavelmente enviado pelo próprio Paulo, estava fazendo um bom trabalho na comunidade cristã de Corinto, tendo mesmo exercido seu ministério em Éfeso. Com sua sabedoria granjeou muitos discípulos para Cristo em Corinto.

PORVENTURA NÃO SOIS CARNAIS. Mostrando de princípio o faccionismo daquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios ataca um problema que ele já havia demostrado existir naquela igreja, que era justamente a falta de transformação de vida, naqueles que seguiam o partidarismo, o faccionismo e as divisões. Nem Paulo, nem Apolo estavam interessados em construir um reino para se mesmo. Mas não entendendo isso, os que eram carnais tomavam partido, quanto aos ministros.

1 Coríntios 3:3

1 Coríntios 3:3 - Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
PORQUE AINDA SOIS. Este “ainda” de Paulo, nos ensina que, os seus leitores não progrediram na caminhada espiritual, mas que a estagnação tomou conta de muita gente na igreja de Corinto. E isso não se devia ao fato de haver Paulo negligenciado no ensino da palavra de Deus, quando esteve fundando aquela comunidade cristã. Até porque, neste particular, o apóstolo dos gentios era cuidadoso, no sentido de só sair para outro campo missionário, depois de aplicar bem o discipulado cristão.

CARNAIS. Porque ainda sois carnais. Ser carnal, isso não significa dizer que a pessoa não tenha aceitado a Cristo como Salvador, mas o problema é que a pessoa ainda não aceitou, em muitos casos, a Cristo como Senhor. Quem aceita a Cristo como Senhor, sistematicamente, esta pessoa deixa de fazer a sua própria vontade para se submeter às doutrinas do evangelho de Cristo, e com isso vem a transformação de vida.

POIS, HAVENDO ENTRE VÓS INVEJAS. A inveja é uma das obras da carne, e que caracteriza de que a pessoa por ela possuída, ainda não é guiada pelo Espírito Santo de Deus. Este tipo de sentimento carnal leva a pessoa a buscar ser ou ter o que o outro é ou possui, mesmo que para isso, ela tenha que prejudicar o seu semelhante. No meio do povo de Deus, este tipo de sentimento não pode predominar de forma alguma.

CONTENDAS. Por conta do partidarismo prevalecente na igreja de Corinto, aquela comunidade cristã se tornou um campo de batalha, principalmente entre as lideranças eclesiásticas. Nos dias atuais, o que mais acontece são as contendas entre os que querem se destacar perante a igreja de Cristo, isso porque, os cargos e as posições elevadas na hierarquia da igreja são mais importantes do que a própria obra de Deus em si para alguns. Nestas guerras, muitos entram na carne para levar vantagens.

E DISSENSÕES. O autor fala por meio desta palavra, da falta de consenso, das discórdias, das disputas sobre assuntos diversos, das divergências de opiniões, da diversidade de partidos e das facções instaladas naquela igreja. Por conta de não ter uma linha de pensamento bem definida ainda, quanto às doutrinas cristãs, algumas comunidades cristãs passavam por esse problema, porque o Novo Testamento, como temos hoje, ainda não estava escrito e adotado como literatura cristã da igreja.

NÃO SOIS PORVENTURA CARNAIS? A inveja, as contendas, dissensões e outras características reinantes naquela igreja, fazia com que o apóstolo Paulo identificasse que muitos que faziam parte da comunidade cristã de Corinto, ainda não haviam sido transformados, conforme o poder libertador do evangelho de Cristo. O que falamos e o que fazemos é quem vai testificar se somos ou não regenerados pelo evangelho.

E NÃO ANDAIS SEGUNDO OS HOMENS? O andar é uma linguagem muito usada por Paulo para descrever o modo de vida de uma pessoa, porque fala de suas ações e atitudes como servos de Cristo ou não. Andar segundo os homens, neste caso, é viver conforme vivem os homens profanos deste mundo. Quem é verdadeiramente regenerado pelo evangelho da verdade, deve ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...