quinta-feira, 30 de maio de 2019

Romanos 14:11-12

Romanos 14:11-12 - Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
PORQUE ESTÁ ESCRITO. Paulo faz uso de mais uma passagem do Velho Testamento que se encontra em Isaías 45:23 - Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua. A utilização de passagens das literaturas religiosa dos hebreus por Parte dos escritores do Novo Testamento só confirmava que a nova dispensação estava de acordo com as previsões já feitas por Deus.

COMO EU VIVO. Esta frase tem o mesmo sentido de “como eu existo”. Os judeus eram conscientes de que somente o Deus Criador de todas as coisas existia como único Deus verdadeiro e que as divindades dos gentios eram todas falsas. No presente texto, esta colocação é feita, no sentido de mostrar aos filhos dos homens que o Senhor está prestando atenção nos feitos de todos que passam pela terra.

DIZ O SENHOR. Já este ditado sempre foi usado pelos profetas de Deus, como confirmação de que a mensagem transmitida não era própria do profeta, mas de Deus. Nenhuma profecia é de particular interpretação, mas a profecia é inspirada pelo Espírito de Deus. Na realidade, as Sagradas Escrituras foram escritas pelos servos de Deus, porem, a fonte de tais palavras sempre foi o Deus todo-poderoso.

QUE TODO JOELHO SE DOBRARÁ A MIM. Esta é uma profecia escatológica que vai se cumprir na vida de todo ser humano, que os filhos dos homens aceitem ou não. O cumprimento desta palavra vai surpreender a todos aqueles que, nesta existência terrena acham que quando morrer fisicamente tudo se acabou. Esta é uma palavra que mostra a grandeza de Deus e nos revela sobre o domínio Dele sobre todos.

E TODA LÍNGUA CONFESSARÁ A DEUS. Estas duas colocações feitas por Paulo, usando o texto de Isaías, tanto se refere ao Deus de Abraão, Isaque e Jacó, como também sobre Cristo Jesus, conforme Filipenses 2:10-11 - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Cristo Jesus é Emanuel.

DE MANEIRA QUE CADA UM DE NÓS. Não tem escapatória, e ninguém tem como fugir desta verdade. Os servos de Deus irão comparecer ante o tribunal de Cristo, conforme 2:Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Sendo que este será um momento de glória para os remidos de Cristo.

DARÁ CONTA DE SI MESMO A DEUS. Mas também os mortos, ou seja, os ímpios também serão julgados. Apocalipse 20:11-12 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. Dura realidade.

Romanos 14:10

Romanos 14:10 - Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
MAS TU. O problema consistia na batalha entre os judeus, que se converteram ao cristianismo e os gentios que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que faziam parte da mesma comunidade cristã, mas que estavam em disputas por conta das diferenças de práticas religiosas. Não dá para identifica logo de princípio quem estava se jugando superior ao seu próximo, nem quem estava sofrendo com a discriminação dos outros. O que se percebe é que a disputa era acirrada entre eles.

POR QUE JULGAS. Os leitores de Paulo precisavam aprender com os ensinos de Cristo, onde ele falou: Mateus 7:1-3 - Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Em geral os julgamentos são injustos.

TEU IRMÃO? Quando presenciamos as divergências dentro das igrejas atuais ficamos sem entender o porquê disto, mas sempre foi assim, os pontos de vistas diferentes e os choques de opinião sempre foram motivos dos debates acalorados entre os que fazem parte do rebanho do Senhor. As vezes se fala tanto no dever de se amar ao próximo, mas na primeira vez que se tem os interesses contrariados aparece o ódio.

OU TU, TAMBÉM, POR QUE DESPREZAS TEU IRMÃO? Neste ponto, já se clareia um pouco mais e se percebe que a opressão partia dos que se achavam melhores do que os demais. É sempre assim, a questão hierárquica no meio do povo de Deus, quando não funciona para glória de Deus, termina que os que estão em eminência procuram desprezar os mais simples da casa de Deus. Somos todos irmãos e não concorrentes. As vezes os líderes cristão que eram judeus se achavam superiores aos gentios

POIS TODOS HAVEMOS DE COMPARECER. Nesta dimensão da existência humana existe o caso de acepção de pessoas em que os mais privilegiados querem passar por cima dos mais humildes. Mas quando se trata da justiça de Deus, a coisa funciona totalmente diferente, porque para Deus, não há acepção de pessoas, e a posição de destaque que alguém ocupou na terra não conta a seu favor diante do Deus de Justiça.

ANTE O TRIBUNAL. O Novo Testamento fala a respeito do grande trono branco, em que todos os mortos irão comparecer diante do juiz dos vivos e dos mortos. Apocalipse 20:11- E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. Não é sobre este tribunal que Paulo fala neste texto de sua carta. O tribunal de Cristo é outro.

DE CRISTO. Paulo fala sobre o tribunal de Cristo, onde os seus servos irão comparecer ante a sua presença em 2 Coríntios 5:10 - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Este julgamento por parte de Cristo, não trata de julgamento para condenação, mais sim para recompensar a cada um pelo que os remidos fizeram na terra pelo reino de Deus e pelo seu próximo também, porque esta é a lei de Cristo.

Romanos 14:9

Romanos 14:9 - Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
PORQUE FOI PARA ISTO QUE MORREU. A morte do Filho de Deus foi para nos comprar para si mesmo, por preço de sangue. A morte do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, foi uma morte expiatória, o que já estava previsto na profecia messiânicas de Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Agora, pertencemos a Cristo Jesus, o Redentor.

CRISTO. Porque foi para isto que morreu Cristo. Esta declaração de Paulo serve também de combate às heresias dos gnósticos, que chegavam a afirmar que o homem Jesus de Nazaré chegou a morreu, mas o Cristo, que representava o Emanuel não morreu junto com o homem Jesus. Para Paulo, Jesus Cristo era uma mesma pessoa e não duas. Agora, Cristo nos fala a respeito da missão do homem Jesus de Nazaré.

E RESSURGIU. A ressurreição de Cristo assume um papel fundamental no cristianismo, porque se Cristo não tivesse ressuscitado, seria apenas mais um profeta dos filhos dos hebreus, como outros tantos que surgiram em Israel. O poder de Deus que foi demostrado na ressurreição de Cristo foi prova substancial de que o Pai estava no Filho, testemunhando que a vitória de Cristo sobre a morte estava no plano de Deus.

E TORNOU A VIVER. Já na época do Velho Testamento houveram ressurreições de mortos, o próprio Senhor jesus ressuscitou pessoas de entre os mortos, mas a ressurreição do Filho de Deus teve um diferencial, uma vez que, as demais pessoas que ressuscitaram voltaram a morrer novamente. No entanto, Cristo ressuscitou de entre os mortos em corpo glorificado, subiu ao céu e se assentou a destra do trono da majestade celestial, como Rei dos reis e Senhor dos senhores, porque Ele é o Emanuel.

PARA SER SENHOR. A ressurreição de Cristo foi um ato de glorificação por parte de Deus, conforme Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Cristo é Senhor.

TANTO DOS MORTOS. Dizer que Cristo é Senhor dos mortos é a mesma coisas que dizer que o Senhor Jesus tem domínio sobre todos os seres humanos, e que ele haverá de ressuscitar também a todos os filhos dos homens, isso durante o julgamento do grande trono branco, ou juízo final, para que todos os seres humanos prestem contas de suas obras diante da justiça de Deus. Cristo governa sobre todos e sobre tudo.

QUANTO DOS VIVOS. Já esta colocação feita pelo apóstolo dos gentios, nos ensina que o Senhor Jesus governa sobre a vida dos seus remidos, e que Ele haverá de ressuscitar a todos os seus escolhidos, no dia em que Ele voltar para buscar a sua igreja amada, que Ele comprou com seu precioso sangue. Dizer que Cristo é Senhor dos vivos e afirmar que Ele tem implantado seu reino na vida de todos aqueles que vivem com Ele e para Ele. Os salvos em Cristo irão reinar eternamente com Cristo Jesus, o Salvador.

Romanos 14:7-8

Romanos 14:7-8 - Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
PORQUE NENHUM DE VÓS VIVE PARA SI. Cabe a seguinte pergunta dentro deste texto: para que o homem foi criador por Deus? A bíblia tem várias respostas a esta indagação, e podemos dizer que o Senhor criou o homem para que o buscasse, conforme Atos 17:26, bem como para amar ao Senhor acima de qualquer coisa, servindo ao Senhor e o adorando na beleza de sua santidade. Estas são algumas respostas entre tantas outras, que pode dá sentido a existência de todos os homens.

E NENHUM DE VÓS MORRE PARA SI. Já esta outra colocação feita por Paulo a respeito dos filhos dos homens nos leva a pensar que o final de todos os seres humanos, ou seja, desta existência terrena, tem como consumação a pessoa do Criador de todas as coisas. Com isso, Paulo tenta passar a ideia para seus leitores que o ser humano não termina em nada, ou que seu final é apenas com a morte física. A alma é eterna.

PORQUE, SE VIVEMOS. A todo o momento Paulo tinha sua vida exposta ao perigo, porque como um dos principais líderes do cristianismo, deste mesmo tempo, ele era casado dia e noite, pelos seus opositores, no sentido de tirarem sua vida. Mas ele ainda estava vivo, porque Deus vinha lhe poupando a vida, isso por conta da importante missão transcultural que o apóstolo tinha que cumprir pelo reino de Deus.

PARA O SENHOR VIVIMOS. De forma que, o apóstolo dedicava toda a sua vida e atividades ao serviço de Cristo e do seu evangelho, até porque era consciente de que só estava vivo ainda porque o Senhor vinha lhe protegendo dos seus inimigos. Ele diz: Estou crucificado com Cristo e vivo, não mais eu mais cristo vive em mim, e a vida que vivo agora no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, o qual me amou (Gálatas 2:20).

SE MORREMOS, PARA O SENHOR MORREMOS. Mas, Paulo também era consciente de que a qualquer momento teria que enfrentar a partida desta vida para o paraíso, porque Deus já havia lhe mostrado que ele morreria, assim como os demais apóstolos pelo reino de Deus, e por defender a causa do evangelho de Cristo. A morte física para o cristão verdadeiro é apenas a mudança da terra para o paraíso, repouso eterno.

DE SORTE QUE, OU VIVAMOS OU MORRAMOS. Paulo sabia que a capital do império romano seria palco de grandes perseguições contra os servos de Cristo, e a história do cristianismo deu testemunho desta realidade. Por isso ele escreve sobre estes assuntos aos seus leitores, para que quando eles fossem perseguidos pelas autoridades romanas, não se desesperassem, nem negassem a fé genuína em Cristo Jesus.

SOMOS DO SENHOR. Essa é uma mensagem que produz segurança nos remidos de Cristo, uma vez que, mesmo enfrentando perseguições e até perigo de morte, não perdemos a esperança, porque o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que fazemos parte da família divina. Assim como Israel era propriedade exclusiva de Deus, enquanto guardava a aliança com o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, não é diferente com todos os escolhidos de Cristo, todos que fazem parte da igreja do Senhor.

Romanos 14:6

Romanos 14:6 - Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.
AQUELE QUE FAZ CASO DO DIA. Neste versículo, Paulo fala juntos dos dois problemas que estavam ocasionando contendas entre aqueles que faziam parte da comunidade cristã em Roma, que eram a distinção dos dias comemorativos e a questão da dieta alimentar de alguns que faziam questão de renunciar alguns tipos de alimentos que para eles eram impróprios para o consumo. Neste caso, o autor se reporta sobre aqueles que ainda de acordo com as tradições dos judeus guardavam datas especiais.

PARA O SENHOR O FAZ. O apóstolo não vê nenhum problema envolvendo os judeus convertidos ao cristianismo, eles que ainda estavam como que apegados aos costumes e tradições dos hebreus. O que nós fazemos com intenções boas, se não contradiz a vontade de Deus, isso não é pecado. Os judeus que faziam parte da igreja cristã de Roma deviam ser respeitados pelos demais em seus costumes antigos.

E O QUE NÃO FAZ CASO DO DIA. Agora, os irmãos judeus também deveriam entender os gentios convertidos ao cristianismo, os chamados mais liberais, pelo fato de eles não guardarem os mesmos costumes dos hebreus. Há quem diga que os gentios não queriam guardar o sábado, recomendado pela lei de Moisés, e com isso os judeus convertidos ao cristianismo ficavam pressionando para que eles guardassem tal lei.

PARA O SENHOR O NÃO FAZ. Nestas suas colocações e recomendações, Paulo busca estabelecer um ponto de equilíbrio entre judeus e gentios, promovendo a harmonia como princípio da prática do amor fraternal pelo respeito mútuo. É perceptível que havia diferença entre os gentios que aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, dos judeus que passavam a seguir o cristianismo, Mas era possível conviver com tudo isso.

O QUE COME, PARA O SENHOR COME. O apóstolo dos gentios se refere aos gentios mais liberais, que se achavam forte na fé o suficiente para não se submeter a determinadas práticas religiosas do asceticismo. Cristo disse que: Não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mais sim, suas palavras vãs e mal, que de alguma maneira prejudica ao próximo. A vida cristã ideal é o que vale para Deus.

PORQUE DÁ GRAÇAS A DEUS. Eis aqui o mais importante para Paulo, que eram as ações de graças que os irmãos dirigiam ao provedor de todas as coisas, o Deus que cuida dos seus filhos, suprindo todas as suas necessidades. As ações de graças prestadas pelos servos de Cristo ao Deus Onipotente é algo muito bom, que agrada ao coração do Pai, porque esta atitude é reconhecer que de Deus vem nossas provisões.

E O QUE NÃO COME, PARA O SENHOR NÃO COME, E DÁ GRAÇAS A DEUS. Do mesmo modo, os gentios não poderiam criticar os judeus que se mantinham em suas dietas, pretendendo não se alimentarem de determinados alimentos, que para eles eram impuros. Além de que, os hebreus sempre foram praticantes do jejum, como ato de contrição perante o Senhor. A abstinência de alimentos em determinados casos tem o apoio bíblico, como forma de sacrifício e renúncia para anular as obras da carne.

Romanos 14:5

Romanos 14:5 - Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
UM FAZ DIFERENÇA ENTRE. Não há dúvida que vários dos elementos tradicionais do judaísmo estavam embutidos na igreja Cristo para quem Paulo estava escrevendo. As evidências históricas nos fazem saber que o antigo judaísmo prevaleceu com seu cerimonialismo, ritualismo e sacramentalismo até os anos setenta, quando o templo de Jerusalém foi destruído. Depois desta data, a religião oficial dos judeus se enfraqueceu, enquanto que o cristianismo se fortaleceu cada fez mais no mundo.

DIA E DIA. No caso de Israel, os hebreus sempre foram pessoas que por fazerem da religião a coisa mais importante da vida, eles guardavam os dias especiais, tais como o dia da expiação, da pascoa, pentecostes e outros. Mas também o povo de Roma tinha o costume de decretarem feriados e dias santos em homenagem aos seus heróis, como ainda acontece nos dias de hoje, por meio da tradicional religião romana.

MAS OUTRO. É provável que os que foram conquistados pelo evangelho da libertação pregado por Paulo e seus amigos de ministério, não mais guardassem tais datas chamadas especiais, porque nas igrejas gentílicas, a liberdade cristã representava o rompimento dos quase todos os elementos do antigo judaísmo, bem como com os costumes das religiões falsas e das seitas heréticas daquela época.

JULGA IGUAIS. Para nós, os cristãos verdadeiros que tem como regra de fé a prática o evangelho da libertação, não há diferença entre um dia e outro, porque todos os dias são iguais entre si. No caso das igrejas cristãs do primeiro século, alguns comemoravam ainda algumas datas, mas com significados diferentes, tais como a Pascoa que foi substituída pela Santa Ceia do Senhor, e o Pentecoste era lembrado como um dia de cumprimento da promessa do derramamento do Espírito Santo.

TODOS OS DIAS. A composição das igrejas que tinham judeus convertidos ao cristianismo e também gentios que aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, era um tanto complexa, porque os debates eram acirrados por conta das divergências de ordem religiosa. Em muitos casos, os judeus que se convertiam se tornavam cristãos legalistas, ao ponto de lutarem para que os servos de Cristo guardassem a lei mosaica.

CADA UM ESTEJA INTEIRAMENTE SEGURO. Os líderes cristãos, ligados às igrejas em Israel e Jerusalém, pregavam de que, porque Cristo guardou a lei de Moisés, os seus discípulos também eram obrigados a guardarem a legislação de Moisés. Paulo que teve uma revelação mais forte da nova dispensação da graça e do evangelho das boas novas de Cristo, defendia que Cristo cumpriu a lei para libertar seus remidos da lei.

EM SUA PRÓPRIA MENTE. Essa colocação feita pelo apóstolo dos gentios deixava os irmãos à vontade para eles próprios escolherem o que devia seguir. Se os judeus convertidos ao cristianismo quisessem continuar guardando a lei de Moisés, porque eram circuncidados, e a circuncisão era como um juramento para se cumprir a lei, que assim o fizessem. Agora, Paulo lutava e defendia que, os gentios que não eram circuncidados conforme a lei de Moisés, que não fossem pressionados a guardar a lei.

Romanos 14:4

Romanos 14:4 - Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
QUEM ÉS TU, QUE JULGAS. Neste ponto de sua carta, ainda que de maneira subliminar, parece que Paulo tinha em mira alguém que fazia parte daquela igreja local, talvez alguém que era santarrão, e que se achava melhor do que os outros. Tem pessoas na igreja que vive a especular a vida dos outros, querendo dominar ao seu bel prazer à vida alheia, como se tal pessoa fosse perfeita, mas que só vê defeito em todo mundo. Cristo não permite que ninguém julgue a vida alheia (Mateus 7:1-5).

O SERVO ALHEIO? Não foi nenhum líder religioso nem quem quer que seja, que pagou o alto preço pelos remidos de Cristo, portanto, só há um juiz que pode julgar a vida dos seus servos, que é Cristo jesus nosso Senhor, Ele que deu a sua vida para comprar para si mesmo, aqueles que lhe pertencem. Os pequeninos de Cristo são propriedade exclusiva do Senhor, e Cristo é quem defende os seus escolhidos.

PARA SEU PRÓPRIO SENHOR. Cristo é Senhor para glória de Deus. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai. Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

ELE ESTÁ EM PÉ OU CAI. O escritor dá mais uma palavra em defesa dos que eram fracos na fé, porque foi assim que ele começou este capítulo, em Romanos 14:1 - Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. Está em pé é se manter firme nos caminhos do evangelho de Cristo, e cair, neste caso, e ficar fraco na fé, ao ponto de por um determinado período parar na caminhada.

MAS ESTARÁ FIRME. O restante deste versículo, mais uma vez, o apóstolo salienta da segurança dos remidos de Cristo, apontando que Deus é suficiente na vida dos seus escolhidos para mantê-los firmes na caminhada. E esta colocação feita por Paulo nas dá a impressão de que Deus é quem chama, regenera, santifica, segura com sua mão forte, e acima de tudo, quem conduz no caminho da salvação até o fim da vida. Cristo disse que ninguém arrebata de suas mãos, aqueles que são ovelhas do seu pasto.

PORQUE PODEROSO É DEUS. O poder de Deus não tem limites, e tudo que ele deseja fazer, Ele faz, sem prestar continência a quem quer que seja. O homem, por mais influente que possa ser, mas seu domínio tem limites, ao ponto de cessar quando de sua morte. Porem, o Deus Todo-poderoso, não deve satisfação a ninguém por seus atos poderosos e seus feitos magníficos. Para Deus, nada é impossível (Lucas 1:37).

PARA O FIRMAR. O Deus Onipotente cria todas as condições favoráveis para sustentar com suas potentes mãos, aquele que lhe é querido. Desta forma, feliz é quem acha graça diante do coração de Deus, porque de maneira nenhuma será lançado fora. Todos aqueles que são dependentes de Deus, o inimigo não lhe toca, porque os eleitos de Deus são propriedades exclusivas do Deus que criou todas as coisas. Com isso aprendemos que a vontade de Deus é sempre soberana em tudo na vida dos seus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...