quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Judas 1:1

Judas 1:1 - Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo.
JUDAS. Existem várias personagens com este nome nas páginas das sagradas escrituras, principalmente no Novo Testamento, até porque este nome se tornara comum entre os Judeus. Entre os próprios discípulos de Jesus havia dois homens com este nome, que eram Judas Iscariotes e Judas filho de Tiago (Lucas 6:16). Tinha também um que era meio irmão de Jesus, porque era filho de Maria e José, e é provável que seja o Judas que é autor desta carta chamada universal. Ainda nas páginas do Novo Testamento se ler sobre Judas, o Galileu, Judas Damasceno, Judas chamado Barsabas. Já na história dos Hebreus teve um homem muito importante pós-exílio chamado de Judas Macabeu. Judas é nome derivado de Judeu que veio de Judá.

SERVO DE JESUS CRISTO. Este autor começa sua epístola com humildade ao se destacar como servo de Jesus Cristo. Como irmão do Senhor, poderia usar esta ligação familiar com o fundador do cristianismo para impor autoridade a sua missiva, no entanto não usou de tal artifício. Ao que tudo indica, posteriormente a ressurreição do Senhor Jesus, seus irmãos e irmãs passaram a crer que ele era o Messias de Deus enviado ao mundo como salvador da humanidade. E neste caso Judas que era irmão de Jesus passou a servir fielmente ao grande Mestre Jesus de Nazaré. Com isso ele passou a dedicar sua vida e todas as suas atividades ao evangelho de Cristo Jesus.

E IRMÃO DE TIAGO. Tanto Judas quanto este Tiago citado neste texto eram meio irmãos de Jesus, afirma-se meio irmãos, porque Jesus não teve um pai biológico, uma vez que ele foi gerado pelo Espírito de Deus, de forma que Judas e Tiago eram seus irmãos apenas por parte de Maria. Quanto aos nomes dos irmãos de Jesus, incluindo Judas e Tiago, basta ler Mateus 13:55 - Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? Com destaque que cita o nome de Maria que era a mãe de ambos. Há quem diga que Judas destacou o fato de ser irmão de Tiago porque este Tiago era a principal autoridade eclesiástica da igreja em Jerusalém. E como tal merecia este destaque.

AOS CHAMADOS SANTIFICADOS EM DEUS PAI. Aos chamados. A bíblia fala sobre que muitos são chamados, isso nos faz entender de que esta carta de Judas estava endereçada e tinha o seu destino aos que em qualquer lugar do mundo, sente que é uma pessoa chamada por Deus para pertencer ao seu reino. A expressão “santificada em Deus Pai” se dar pelo fato de que foi Deus quem tomou a iniciativa de remissão da igreja de Cristo, mediante o enviou do seu Messias para justificar a todos quanto fazem parte do seu reino. Deus enviou seu Filho como Salvador do mundo.

E CONSERVADOS POR JESUS CRISTO. Cristo Jesus em sua perfeita e eficaz obra de redenção deu ao mundo a chance de continuar existindo e com isso abre a possibilidade do ser humano se reconciliar com Deus. Por mais que se escreva a respeito, mas ninguém tem condições de expressar o devido valor do sacrifício de Cristo pela humanidade e principalmente pela sua igreja que ele resgatou.

3 João 1:15

3 João 1:15 - Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.
PAZ. Em termos de Saudação era e sempre foi à saudação judaica dos filhos de Israel. Como sabemos, todos os bons elementos da antiga aliança foram transportados para o cristianismo, até porque o fundador da nova aliança de Deus com a humanidade é um Israelita da gema, Jesus de Nazaré. Incluir a palavra paz na saudação cristã tem todo o sentido, uma vez que, o Messias de Deus veio justamente estabelecer a paz entre Deus e os homens, isto foi possível mediante a reconciliação realizada pelo Senhor Jesus (Romanos 5:11 - E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação).

SEJA CONTIGO. O autor deseja ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio que a paz que procede de Deus esteja sobre a sua vida, com o desfrutar de plena tranquilidade no seu dia a dia. Que o sossego seja o resultado de uma vida de bem-estar em todos os momentos que ele tiver que passar. Com absoluta saúde em seu organismo, assim como bem estava a sua alma, recebendo as vitaminas celestiais para se fortalecer cada vez mais. Esta paz que o ancião deseja a Gaio, neste tempo da igreja primitiva, era o que os cristão mais precisavam por conta das perseguições.

OS AMIGOS. Não se sabe ao certo quem são estes amigos aos quais o escritor se refere, porque em vez de amigos ele poderia ter escrito, “os irmãos”. Neste sentido, alguns comentaristas defendem de que Gaio era muito conhecido na cidade de Éfeso por pessoas que faziam parte da sociedade daquela cidade. No entanto, é mais real se pensar que o autor se refere aos seus amigos e irmãos que faziam parte da igreja de Éfeso. Até porque existem no maio do povo de Deus aqueles que são irmãos no cristianismo, mas não são amigos pessoais. É provável que Gaio tenha feito muitas amizades com os irmãos da igreja de Éfeso e um deles é o próprio apóstolo João.

TE SAÚDAM. Os amigos saúdam-te. Neste ponto, a saudação pode incluir todos que faziam parte da igreja de Éfeso, onde João era o seu líder principal, pode também se referir apenas aos irmãos e amigos mais chegados de Gaio na cidade de Éfeso que faziam parte daquela igreja, podiam ser também os missionários e pregadores itinerantes que conduziam esta missiva do ancião. O fato é que todos estavam conduzindo paz e comunhão para Gaio e podemos acrescentar a igreja da qual ele era o responsável pela administração eclesiástica. O que mais Gaio estava precisando neste momento era de paz e sossego, neste momento de perseguição aos cristãos.

SAÚDA OS AMIGOS. A saudação do apóstolo João e dos amigos de Gaio na cidade de Éfeso, também era extensiva a igreja da qual Gaio era responsável. Com isso, o autor desta epístola deixa transparecer de que as igrejas mantinham comunhão umas com as outras. Diferente das guerras denominacionais que há nos dias atuais, apenar de todos saberem de que somos um mesmo povo e pertencemos à igreja invisível e espiritual de Cristo, mesmo frequentando denominações diferentes.

PELO SEU NOME. As saudações feitas pela igreja primitiva eram em nome de Cristo, nome este sobre o qual o autor se refere. O nome de Cristo tinha uma importância expressiva para os seus seguidores é tanto que tudo que se fazia era em seu nome.

3 João 1:13-14

3 João 1:13-14 - Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena. Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
TINHA MUITO QUE ESCREVER. Não se sabe ao certo se o autor se refere ao seu evangelho, que narra com detalhes a história de Cristo, Quem sabe o Apocalipse que é um livro profético e ao mesmo tempo escatológico, que trata dos últimos acontecimentos ou ainda as suas outras duas cartas, que fazem parte do Canon do novo testamento. Há quem diga que outros escritos que foram redigidos por este autor foram perdidos e não chegaram até nós. O que se sabe é que o apóstolo João, o mesmo autor desta epístola teve uma grande participação nos escritos do evangelho de Cristo Jesus. Todo o seu conteúdo literário é de grande importância para a igreja primitiva e principalmente para o crescimento do cristianismo no planeta terra.

MAS NÃO QUERO ESCREVER-TE COM TINTA E PENA. Já neste ponto, o apóstolo deixa claro de que está carta, por enquanto, era o suficiente para tratar dos temas mais necessários que ele desejava abordar. É mais provável que o autor já tivesse em mente o propósito de fazer mais uma viagem missionária pela Ásia Menor, com isso passaria pessoalmente na casa de seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, para transmitir seus ensinos e conselhos pessoalmente a ele, e a igreja que tomava conta como um ministro do evangelho. Tinta e pena nos falam dos escritos quem foram redigidos pelo autor desta epístola. Os autores desta época não contavam com o aparato que nos temos hoje para redigir as suas cartas, mas assim o faziam com uma caneta de pena.

ESPERO POREM. Agora, o autor torna conhecido dos seus leitores e para seu amigo Gaio, o seu desejo mais profundo de visitar aquela região. O fato do autor se classificar de presbítero, nos faz entender de que ele era um dos supervisores do ministério cristão na Ásia Menor. E como tal, tinha a responsabilidade de se locomover de cidade em cidade para tomar conhecimento dos fatos que envolviam a igreja de Cristo naquela região. Conforme a história do cristianismo, João era o principal líder da igreja de Cristo da cidade de Éfeso, que era por consequente uma das mais importantes cidades da Ásia Menor. Além do mais, ele era um missionário também, que gostava e se gastava nas atividades evangelísticas para anunciar a Cristo e o seu evangelho.

VER-TE BREVEMENTE. O apóstolo João, como supervisor que era das igrejas cristãs em toda a Ásia Menor, sentia a necessidade urgente de fazer mais uma de suas viagens missionárias para tomar conhecimento em loco de como estava à obra de Cristo, no que diz respeito às igrejas naquela região. Havia a necessidade também de resolver questões de oposição levantada por Diótrefes ao ministério, ele que não mais aceitava nem mesmo as cartas de recomendação enviada pelo apóstolo para representar os missionários e os pregadores itinerantes que passavam pela igreja.

E FALAREMOS FACE A FACE. Ao que tudo indica tinham assuntos mais fortes que não poderiam ser tratados por carta. Razão porque o autor diz querer tratar pessoalmente com aquela senhora. Pode ser que o apóstolo cogitasse a hipótese de que sua carta não refletisse a mesma autoridade que lhe era atribuída, com a sua presença. Existem coisas que papel e tinta não resolve, mas, uma boa conversa olhando olho no olho, pode trazer melhores resultados.

3 João 1:12

3 João 1:12 - Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.
TODOS DÃO TESTEMUNHO. Agora, o autor faz um contrates entre o testemunho de Diótrefes, o ditador, com o bom testemunho que estava se espalhando a respeito de um outro ministro do evangelho, chamado Demétrio. Enquanto Diótrefes, como carrasco, não aceitava a obra missionária e, portanto, não recebia de bom grado os evangelistas itinerantes, além de não aceitar as cartas de recomendação do ancião João. Do outro lado, Demétrio se destacava como um bom ministro do evangelho de Cristo, dando a devida hospitalidade aos missionários, além de dar o devido apoio as suas atividades evangelísticas na cidade que ele era responsável pela igreja.

DE DEMÉTRIO. O nome Demétrio significa “terra mãe”. É provável que este homem fosse um grego, que nasceu em uma família pagã, isso pelo fato de que quando nasceu foi consagrado a uma deusa da mitologia grega, conhecida como “seres”. Essa deusa era considerada pelos seus adeptos como protetora da agricultura, a quem se atribuía a fecundidade, e patrona do matrimônio. Tudo isso de acordo com a mitologia dos antepassados de Demétrio, mas agora ele era um convertido ao cristianismo e adorava somente a Deus único e verdadeiro. Agora, Demétrio era seguidor de Jesus de Nazaré e tinha o privilégio de ser um propalador do evangelho.

ATÉ A MESMA VERDADE. Provavelmente, Diótrefes, que também era um pastor da Ásia Menor, havia espalhado pela região mensagens depreciativa a respeito de Demétrio, razão porque o apóstolo ver a necessidade de também recomenda-lo ao seu amigo e companheiro de ministério Gaio. Há quem sustente também de que Demétrio era um dos auxiliares de João na igreja de Éfeso e que foi enviado pelo apóstolo para acompanhar os pregadores itinerantes em suas viagens missionárias pela Ásia Menor, e como representante direto do apóstolo João precisava de boas recomendações. O certo é que Demétrio tinha bom testemunho de todos.

E TAMBÉM NÓS TESTEMUNHAMOS. Dizer que todos davam bom testemunho de Demétrio é a mesma coisa que afirmar que sua história de vida estava sendo escrita não somente pelo seu testemunho pessoal, mas que toda a igreja da Ásia Menor tinha conhecimento de como realmente se converteu ao cristianismo. E o próprio João, como um dos remanescentes do grupo apostólico também se interpunha em favor do testemunho de Demétrio assegurando verdadeiramente de que ele era fiel.

E VÓS BEM SABEIS. Gaio conhecia pessoalmente o ancião João, o grande apóstolo de Cristo e seu amigo, ao ponto de dar toda credibilidade ao que ele estava escrevendo sobre Demétrio. Ele sabia de que o testemunho que o apóstolo dava de Demétrio tinha força o suficiente para desfazer qualquer mensagem negativa que a seu respeito tinha sido espalhada por Diótrefes e seus discípulos.

QUE O NOSSO TESTEMUNHO É VERDADEIRO. Nesta expressão do autor ele coloca em evidência toda a sua autoridade apostólica em defesa de um companheiro de ministério. Certamente o apóstolo conhecia Demétrio o suficiente para afirmar de que agora ele era um novo homem em Cristo Jesus, a quem dedicava toda sua vida.

3 João 1:11

3 João 1:11 - Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
AMADO. Este amado a quem o autor se refere diz respeito à Gaio. João era dentre todos os apóstolos o mais amoroso, e é chamado de apóstolo amado, porque era amado de Cristo e pelos demais apóstolos, e era um líder que amava profundamente os seus liderados. Alias, o amor fraternal deve ser uma das principais características do cristão verdadeiro, porque é o segundo mandamento da lei de Cristo. O primeiro é amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração e o segundo, semelhante a este é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, destes dois mandamentos depende toda a lei de Cristo. Uma das características deste escritor é o seu tratamento afetuoso.

NÃO SIGAS O MAL. Se dirigindo agora ao seu amigo e companheiro de ministério, Gaio, o apóstolo registra o seu conselho, no sentido de orientar bem este líder exemplar da Ásia Menor. Nesta sua advertência, o autor certamente tinha em mente o mau exemplo que vinha dando Diótrefes, e aproveita para solicitar ao amado Gaio que não siga o mau testemunho que vinha dando para o ministério, o pastor chamado Diótrefes. Não seguir o mal é rechaçar toda forma de erro na maneira de viver e de se conduzir, principalmente como líder de uma igreja e seguidor de Cristo.

MAS O BEM. Neste ponto, o autor deve estar com o pensamento fixo naqueles que até o momento na história do cristianismo vinham dando um bom testemunho como representante do reino de Deus e como ministro do evangelho de Cristo Jesus. Seguir o bem é em linhas gerais optar por tudo aquilo que é correto e honesto em toda forma de viver. João, aconselhava seu companheiro de ministério de que para ser um líder espiritual, a pessoa deve tomar como lema de vida, sempre praticar o bem a todos, sem olhar a quem, mas principalmente aos domésticos da fé.

QUEM FAZ O BEM. É provável que este bem a que se refere neste caso o escritor, diz respeito ao atendimento de Gaio aos missionários que ele estava lhe enviando com carta de recomendação. Gaio estava para receber os evangelistas itinerantes na igreja que ele era responsável, e lhes fazer o bem, era lhes ofertar toda assistência e hospitalidade devida. Estes missionários estavam em campanha evangelística naquela região e precisavam do apoio dos responsáveis por cada igreja. Os missionários deixaram tudo para saírem em busca de vidas para o reino de Deus, portanto, na realização de suas atividades evangelizadoras precisavam de apoio.

É DE DEUS. Diótrefes não estava dando para o apóstolo João provas de que fosse um homem de Deus e isso por não acolher os missionários, nem receber as cartas de recomendação enviadas pelo apóstolo. Mas, João esperava que Gaio agisse diferente, no sentido de agilizar os trabalhos missionários dos evangelistas itinerantes. Quem não apoio àqueles que buscam resgatar vidas para o reino de Deus, longe estar de ser uma pessoa de Deus, principalmente quem diz ser um líder do cristianismo.

MAS QUEM FAZ O MAL NÃO TEM VISTO A DEUS. Esta frase; “visto a Deus”, deve ser entendida como; “conhece a Deus assim como ele é”. Deus é invisível, mas se dar a conhecer a todos aqueles que praticam o bem, mas se afasta dos malfeitores da terra.

3 João 1:10

3 João 1:10 - Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
POR ISSO, SE EU FOR. Ao que tudo indica o apóstolo João estava planejando fazer mais uma viagem de supervisão por aquela região da Ásia Menor, e faz entender de que iria fazer uma visita a este tal de Diótrefes, quem sabe para tentar corrigir os seus erros, nos quais estava envolvido. Era natural, sempre que necessário, o apóstolo como supervisor das igreja na Ásia Menor fazer estas viagens de supervisão dos trabalhos ou em viagens missionárias para também pregar o evangelho em outras cidades além da cidade de Éfeso, onde era o líder principal daquela igreja. Pode ser que neste caso, esta provável viagem, fosse para resolver este problema com Diótrefes.

TRAREI À MEMÓRIA AS OBRAS QUE ELE FAZ. Se esta viagem que estava na mente do apóstolo fosse uma viagem de supervisão da obra de Cristo nas igrejas, certamente o apóstolo por onde passasse iria conversar com os dirigentes das igrejas a respeito do que Diótrefes estava fazendo de errado. Mas, se fosse uma viagem direcionada diretamente para resolver com Diótrefes estes problemas, ele confessa que vai soltar o verbo, cara a cara com ele, e dizer tudo que esta sabendo a seu respeito. Já que as cartas por João enviadas, Diótrefes não estava dando a menor importância.

PROFERINDO CONTRA NÓS PALAVRAS MALICIOSAS. Já era do conhecimento do apóstolo, e portanto, do ministério de que este homem, estava em posição de desobediência a ética ministerial, não respeitando os seus superiores na hierarquia ministerial. Quando o autor escreve no plural; “nós”, é certo afirmar de que Diótrefes estava caluniando não somente a apóstolo João, mas a todos que faziam parte da liderança da igreja primitiva desta época. Não se sabe ao certo o que ele estava dizendo em contrário contra o ministério, mas é dado por certo de que ele estava fazendo sérias acusações contra os seus superiores e contra o ministério.

E NÃO CONTENTE COM ISSO, NÃO RECEBE OS IRMÃOS. Eram fortes as palavras contrárias que Diótrefes estava falando contra o ministério da igreja primitiva. Suas palavras maliciosas de depreciação contra os ministros do evangelho estavam se espalhando por todas as igrejas, até chegar à igreja cede de Éfeso, e portanto, ao supervisor regional, João. Além disto, os missionários que foram enviados e recomendados pelo apóstolo estavam sendo mau tratados por aquele pastor.

E IMPEDE OS QUE QUEREM RECEBER. Além de não receber os evangelistas itinerantes que estavam com suas campanhas missionárias naquela região, Diótrefes saia de casa em casa, nos lares dos cristãos onde estavam sob sua jurisdição ameaçando os irmãos de que ninguém receberem em seus lares aqueles missionários cristãos. Esse pastor era realmente absolutamente contrário a obra missionárias.

E OS LANÇA FORA DA IGREJA. Se qualquer família, desse hospitalidade aos missionários, ou pelo menos recebesse os evangelistas itinerantes em seus lares para pregar a palavra de Deus, Diótrefes, como pastor, não somente disciplinava os irmãos, mas até expulsava os mesmos e suas respectivas famílias da igreja local.

3 João 1:9

3 João 1:9 - Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
TENHO ESCRITO. Assim como o autor estava enviando os missionários com carta de recomendação a seu amigo e companheiro de ministério Gaio, da mesma forma o apóstolo João também enviara os mesmos missionários para outras igrejas na Ásia Menor, onde ele era supervisor. Certamente as demais igrejas por onde passaram os missionários ou evangelistas itinerantes acolheram de bom grado a carta de recomendação que o apóstolo lhes enviara, recomendando os missionários, menos a que era dirigida por um certo pastor chamado Diótrefes. É provável que isto tenha causado um impacto para o grande líder João, que estava apoiando os missionários.

À IGREJA. João, ao direcionar os missionários a determinadas igrejas, com eles escrevia uma carta lhes recomendando, e certamente solicitando aos seus responsáveis, que dessem hospitalidade e apoio aos evangelistas itinerantes, que estava naquela região em campanha missionária. Quando o autor escreve neste texto “à igreja” ele quer dizer; a comunidade cristã local, e não a um templo religioso. Até porque nesta época, não era permitido pelo império romano à construção de templos dedicados ao cristianismo. Somente depois de 312 D.C. é que foi permitido, com o casamento entre a igreja e o Estado, o que foi muito ruim para o cristianismo.

MAS DIÓTREFES. Este nome significa; “Aquele que é nutrido por Deus”, só que neste caso e nas circunstâncias desta carta de João, ao que tudo indica ele fazia questão de ser contrário ao que seu nome indicava, porque ele estava era nutrindo-se a si mesmo de um autoritarismo desmedido. Ele era um pastor que tomava conta de uma igreja local e de alguns outros lugares de reunião da igreja. Ao que tudo indica não gostava da obra missionária nem dos trabalhos evangelísticos, razão porque se oponha a campanha missionária dos evangelistas itinerantes enviados por João.

QUE PROCURA. Não é que Diótrefes fosse a maior autoridade da igreja onde era o responsável, mas ele procurava ser. Porque na realidade, em termos de autoridades eclesiásticas, as igrejas sempre tiveram sua hierarquia, e na igreja primitiva, enquanto vivos eram os apóstolos, dos quais João era um deles, e um dos mais bem conceituado. De forma que Diótrefes apenas procurava ter o principado dentre os demais. No entanto, procurar ser, não é a mesma coisa que “ser” de fato.

TER ENTRE ELES O PRIMADO. O apóstolo João era o supervisor das igrejas na Ásia Menor, no entanto, existiam os líderes locais delegados ou consagrados ao ministério pela autoridade eclesiástica superior. E até mesmo em uma comunidade cristã haviam vários líderes, dentre estes Diótrefes procurava ser o mais importante, ao ponto de não querer se submeter a autoridade do supervisor de área, João.

NÃO NOS RECEBE. Não é que João tivesse acompanhado os evangelistas itinerantes em suas campanhas missionárias pela Ásia Menor. Mas, é que os missionários com carta de recomendação do apóstolo se faziam representar por ele. O fato é que quando os missionários chegaram à cidade onde Diótrefes era o líder, não foram bem recebidos, mesmo tendo eles carta de recomendação do grande apóstolo João.

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