quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Tiago 2:15-16

Tiago 2:15-16 - E, se o irmão ou a irmã estiverem com falta de vestes, e tiverem falta de mantimento quotidiano. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
E SE O IRMÃO OU A IRMÃ. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos, por encontrarem na arvore genealógica um tronco comum em Adão e Eva. No que diz respeito aos judeus, eles se consideravam irmãos, por confessarem ser descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Já com relação ao cristianismo, todos os seguidores de Cristo se dizem ser irmãos, porque o evangelho garante que em Cristo Jesus, todos são filhos de Deus (João 1:12-13).

ESTIVEREM COM FALTA DE VESTES. Seja um cidadão comum, seja um israelita ou um servo de Cristo, qualquer um está sujeito a passar por uma situação desta natureza. A sociedade sempre foi composta por pessoas de diferentes classes sociais em que poucos têm muito e muitos tem poucos recursos financeiros. Tem muitas pessoas, principalmente nos países capitalistas, que são tão pobres, que lhes faltam roupas para se vestirem, notadamente, vestes adequadas para ambientas mais sociais.

E SE TIVEREM FALTA DE MANTIMENTO QUOTIDIANO. Nos dias de hoje, com estruturas sociais dos governos, dificilmente se encontram pessoas passando fome. Todavia, nos tempos mais antigos, as pessoas chegavam mesmo a morrerem de fome, por falta de assistência social. Muitos judeus da dispersão passavam por necessidades básicas, como também muitos dos que eram escravos e se converteram ao cristianismo. A palavra diz que, os pobres é que se convertem ao evangelho.

E ALGUM DE VÓS DISSER: IDE EM PAZ. Seja por falta de vestes ou por falta do alimento de cada dia, se um dos irmãos procurasse os que tinham melhores condições, estes não deviam dispensar de mãos vazias o que estava passando necessidade. Várias das igrejas primitivas estavam se envolvendo em campanhas sociais em arrecadação das coisas básicas para serem distribuídas com os que mais precisavam. O apóstolo Paulo esteve pessoalmente envolvido com estas campanhas e era um incentivador.

AQUIETAI-VOS, E FARTAI-VOS. A Palestina, em determinadas épocas do ano era tão gelada que se as pessoas não estivessem bem agasalhadas poderiam chegar a morrer de frio, portanto, as vestes eram uma necessidade de vida ou morte. De forma que tanto as vestes como e principalmente o alimento cotidiano era algo de sobrevivência. Aqueles que precisavam destas coisas deviam ser socorridos pelos irmãos que tinham melhores condições financeiras, na prática do amor fraternal.

E NÃO LHE DERDES AS COISAS NECESSÁRIAS PARA O CORPO. O ensinamento ou exortação do escritor era para que os seus leitores se compadecessem com os mais pobres, seja da própria comunidade judaica ou cristã, e também com todos.

QUE PROVEITO VIRÁ DISTO? Seria pura hipocrisia religiosa dizer que fazia parte do judaísmo ou do cristianismo e ver alguém precisando de vestes ou de alimentos e fechar as mãos para não ajudar ao pobre e necessitado. Isso é falta de amor fraternal.

Tiago 2:14

Tiago 2:14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
MEUS IRMÃOS. O texto a nossa frente nos remete a lembrar sobre quem estava escrevendo esta epístola, e para quem ele estava escrevendo. Tiago, irmão do Senhor Jesus, concentrou sua atividades em Jerusalém, onde se tornou a principal liderança da igreja mãe do cristianismo. Portanto, ele pensava diferente do apóstolo Paulo, que concentrou suas atividades ministeriais no mundo gentílico. E Tiago estava escrevendo para seus irmãos judeus, convertidos ou não ao cristianismo.

QUE APROVEITA SE ALGUÉM DISSER. De forma que, o autor, assim como o Senhor Jesus, buscava intermediar uma fase importante entre a velha aliança de Deus com Israel e a nova dispensação implantada por Cristo para a igreja. O ministério de Cristo, a carta aos Hebreus e esta epístola de Tiago tem como foco e ação direcionada o povo judeu, que precisava entender a nova aliança de Deus com todas as nações do mundo, por meio do novo Israel, que é a igreja remida por Cristo Jesus.

QUE TEM FÉ. Essa fé sobre a qual o autor se refere diz respeito à confiança plena em Deus e na obra redentora de Cristo Jesus nosso Senhor. No entanto, se faz necessário destacar que esta fé sobre a qual o escritor tenciona escrever diz respeito ao conjunto de doutrinas cristãs da nova aliança de Deus com a humanidade por meio da obra de redenção realizada por Cristo. É como se o apóstolo quisesse dizer que não adianta somente ser um seguidor do cristianismo, sem ter boas ações que confirma a fé.

E NÃO TIVER. A igreja de Jerusalém, da qual Tiago era seu principal líder, quando esta carta foi escrita, era mediadora entre o judaísmo e o cristianismo, entre a antiga e a nova aliança, entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que saiam do paganismo para o cristianismo. É tanto que, boa parte dos comentaristas bíblicos concordam que, Tiago escreveu parte desta epístola para contrabalancear entre o cristianismo ortodoxo e o evangelho da libertação pregado e ensinado por Paulo.

AS OBRAS? Como o autor estava escrevendo para os judeus da dispersão, seguidores da legislação mosaica ou convertidos ao cristianismo, observasse o seguinte: A antiga dispensação era condicional, em que da parte de Deus a promessa era abençoar (salvar), porem, da parte humana se exigia a obediência aos mandamentos da lei de Moisés. De forma que, estas obras, sobre as quais o escritor se reporta dizem respeito ao cumprimento de tudo aquilo que exigia a legislação de Moisés para o povo judeu.

PORVENTURA A FÉ. Já esta fé, deste ponto da carta, diz respeito ao conjunto de doutrinas cristãs que engloba tudo que dizem respeito à nova dispensação da graça de Deus para a humanidade, implantada por Cristo Jesus, o mediador da nova aliança. Esta é a fé no evangelho das boas novas e a salvação pela graça de Deus.

PODE SALVÁ-LO? O escritor faz a seguinte pergunta: Porventura a fé pode salvar? Essa pergunta merece duas respostas. Para os seguidores do judaísmo, não. Para os seguidores do cristianismo, sim, porque essa é justamente a proposta da nova aliança estabelecida por cristo. Deus entra com a graça e o homem entra com a fé.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Tiago 2:12-13

Tiago 2:12-13 - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade. Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.
ASSIM FALAI. Muito conhecido é o livro que tem o título de: “Há poder em suas palavras”. Hoje nem tanto, mas em tempos passados a palavra de um homem estava no fio do seu bigode, e isso queria dizer que o homem de verdade deve honrar com suas palavras. O autor entra em combate ao artificialismo e os artifícios na mensagem que tem por intuito enganar o ouvinte. Aquele que fala deve ter responsabilidade sobre o que diz. “Por tuas palavras serás justificado ou condenado (Mateus 12:37).

E ASSIM PROCEDEI. Tem um ditado que diz: “faz o que falo, mas não faz o que faço”. Grande parte das pessoas falam uma coisa, mas não tem a capacidade de por em prática suas palavras. Existe o ensinador, pregador ou mensagem de teorias e não de práticas. Principalmente o líder religioso, tem o dever de ensinar somente aquilo que ele vive no seu dia a dia. A palavra do evangelho diz: “Sede cumpridores da palavra de Deus”. Não adianta nada, pregar para os outros e não viver aquilo que se prega.

COMO DEVENDO SER JULGADO. Além do ser humano ser um dia julgado pelas suas obras, feitos e atos, ele também vai ser julgado pelas suas palavras, até porque tem palavras que possui um efeito devastador na vida dos outros, muito mais do que uma ação. Tem um proverbio popular que diz: “É melhor levar uma surra do que ouvir determinadas palavras de uma pessoa”. É melhor sempre usarmos cautela no que vamos falar para os outros, porque um dia haveremos de prestar contas das palavras.

PELA LEI DA LIBERDADE. Precisamos analisar três pontos de vista para esta mesma frase usada pelo escritor desta carta, que são: O ponto de vista judaico, o judaico-cristão e o cristão segundo o evangelho. Os judeus pregavam de que a legislação mosaica libertava do paganismo. O pensamento judaico-cristão misturava a lei com o evangelho como meio de libertação do pecado. Já a tese do pensamento cristão pregado por Paulo, principalmente no mundo gentílico, só o evangelho pode libertar.

PORQUE O JUÍZO SERÁ SEM MISERICÓRDIA. Neste ponto, observa-se o pensamento judaico do julgamento pela letra da lei. Tem momentos nesta carta em que, o autor parece mais ser um judeu seguidor da lei do Moisés, do que um judeu convertido ao cristianismo. Mas em outros momentos temos que intender quem de fato eram os seus leitores para quem ele estava endereçando esta epístola. Ele estava escrevendo para os judeus, seguidores da legislação mosaica e para judeus convertidos a Cristo.

SOBRE AQUELE QUE NÃO FEZ MISERICÓRDIA. Para aqueles que julgavam de conformidade com a legislação de Moisés, seja julgamento religioso ou civil, a letra da lei era uma só, sem flexibilização, por isso que devia ser aplicada sem misericórdia. Conforme a lei, quem tratasse seu próximo com maldade, não merecia misericórdia.

E A MISERICÓRDIA TRIUNFA DO JUÍZO. Finalmente, o autor põe dentro do escopo de sua mensagem final deste texto, uma gota do evangelho, em apontar que a misericórdia deve triunfar sobre o julgamento. Isso é salvação em vez de condenação.

Tiago 2:11

Tiago 2:11 - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu, pois não cometeres adultério, mas matares estás feito transgressor da lei.
PORQUE AQUELE QUE DISSE. Os filhos de Israel acreditavam que a lei de Moisés foi dada por Deus ao seu povo, a fim de que os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó fizessem a vontade do Deus eterno. O grande legislador, Moisés passou quarenta dias no monte Sinai, ausente dos filhos de Israel, ouvindo da parte do Senhor tudo aquilo que ele escreveu para a nova nação que estava sendo implantada na terra de Canaã. Portanto, conforme a tradição judaica, a lei de Moisés veio diretamente de Deus.

NÃO. Pelas teses defendidas pelos comentaristas do Pentateuco, a legislação mosaica continha trezentos e sessenta e cinco proibições mais ortodoxas para os seguidores do judaísmo, uma proibição para cada dia do ano. De forma que, entre os juízos, estatutos, preceitos, mandamentos e leis contidas na legislação mosaica, a sua grande maioria era para controlar os atos dos seguidores do judaísmo para não praticarem coisas erradas contra a vontade de Deus nem contra o próximo.

COMETERÁS ADULTÉRIO. As sagradas Escrituras falam em linhas gerais sobre quatro tipos de pecados sexuais mais graves, tais como: O adultério, a prevaricação, fornicação e o homossexualismo. O adultério é a pratica sexual entre duas pessoas casadas, prevaricação entre uma pessoa casada e uma solteira, a fornicação é o ato sexual entre duas pessoas solteiras, já o homossexualismo é a prática sexual entre pessoas do mesmo sexo. A lei de Moisés era dura contra a prática do adultério.

TAMBÉM DISSE: NÃO MATARÁS. O mesmo que esteve no Monte Sinai para entregar a lei a Moisés que diz que não se deve adulterar, ou seja, que aquele marido ou aquela esposa que são casados não devem trair uns aos outros. É o mesmo que também escreveu o mesmo mandamento que proíbe alguém de tirar a vida do seu semelhante (Êxodo 20:13-14). Não se sabe ao certo porque o escritor usou estes dois mandamentos, talvez seja, porque eram os mais transgredidos pelos seus leitores.

SE TU, POIS NÃO COMENTE ADULTÉRIO. As duas frases seguintes é uma explicação do texto anterior que diz: Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. É como se ver nos dias de hoje alguém dizer: Eu não mato nem roubo, por isso não preciso me converter. No tempo da velha aliança ou legislação mosaica, alguém se justificava pela sua fidelidade conjugal, porem, se fosse necessário tirar a vida do seu próximo, não se achava culpado diante da lei.

MAS MATARES. Este transgressor da lei supervalorizava um mandamento da lei em detrimento de outro, como se uma palavra fosse mais importante do que a outra. Se alguém fosse fiel em seu contrato matrimonial, podia transgredir sem problema as demais ordenanças da lei, e com isso matavam os outros sem nenhum peso na consciência. “Não matarás”, este mandamento devia ser o principal da lei de Moisés.

ESTÁS FEITO TRANSGRESSOR DA LEI. Os dez mandamentos eram todos iguais em termos de importância. De forma que, se alguém guardasse nove e transgredisse um deles, era de igual modo culpado perante a lei. Nos dias de hoje, percebe-se que alguns líderes religiosos supervalorizam textos bíblicos em detrimento de outros.

Tiago 2:9-10

Tiago 2:9-10 - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores. Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
MAS, SE FAZEIS ACEPÇÃO DE PESSOAS. Provavelmente o autor tinha em mente os seus compatriotas judeus que diziam guardarem a legislação mosaica, mas que certamente estavam transgredindo a lei de Moisés, na prática da acepção de Pessoas. No caso em Pauta, esta acepção de pessoas cometida pelos líderes das sinagogas se fazia por meio da distinção entre os ricos e os pobres, dando elevados privilégios aos poderosos em detrimento dos mais humildes e pobres, o que não devia acontecer.

COMETEIS PECADO. Conforme a palavra de Deus, cometer pecado é transgredir um ou mais mandamentos expressos dentro das Sagradas Escrituras. Para um judeu piedoso e que dizia ser obediente a legislação mosaica, se ele praticasse o ato de acepção de pessoas estaria de fato sendo igual a um pecador gentio. Mesmo que fosse um líder do judaísmo, se alguém fosse tido como um transgressor da lei devia ser responsabilizado pelos seus atos, com duras penas e consequências pelo pecado cometido.

E SOIS REDARGUIDOS PELA LEI. A própria legislação de Moisés destacava como pecado a prática da acepção de pessoas (Levíticos 19:15). De maneira que se alguém faz na realidade descriminação entre o rico e o pobre, tratando um melhor do que o outro é acusado pela própria lei como pecador. Todos eram conhecedores de que a lei era mais complacente com os menos afortunados. Até porque os mais bem sucedidos, por natureza, já são providos dos seus privilégios pelo poder econômico que possuem.

COMO TRANSGRESSORES. Essa é uma expressão usada originalmente para qualificar a desobediência a uma lei que é ordenada e que não pode ser transgredida por quem quer que seja. Também significa ter pleno conhecimento de que está no caminho errado e persistir na direção das consequências pela prática do pecado. Os líderes para os quais esta carta estava sendo enviada sabiam dos seus deveres de não praticarem acepção de pessoas, todavia, mesmo assim insistiam em transgredir o mandamento.

PORQUE QUALQUER QUE GUARDAR TODA A LEI. Os judeus procuravam fazer um compromisso religioso com os seus descendentes logo cedo na vida, quando no oitavo dia do seu nascimento, já apresentava o pequeno menino aos sacerdotes, e executava a circuncisão, o que algumas religiões fazem por meio do batismo infantil. A partir de então, todos passavam a fazer parte do judaísmo, e tinham que guardar a lei.

E TROPEÇAR EM UM SÓ PONTO. Conforme as tradições do judaísmo, sobre os pais caiam a responsabilidade de educarem seus filhos em todos os preceitos da legislação mosaica. É tanto que, os filhos de um judeu piedoso sabiam de toda à legislação de Moisés, quando atingiam sua maioridade. E eram obrigados a obedecerem a todas as ordenanças da lei, sem transgredirem a nenhum preceito dela. Isso era uma regra.

TORNOU-SE CULPADO DE TODOS. No entanto, mesmo que alguém fosse zeloso ao extremo, em procurar guardar a legislação mosaica, mas se porventura pecasse em pelo menos o menor de todos os mandamentos, era considerado transgressor da lei por inteira.

Tiago 2:8

Tiago 2:8 - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
TODAVIA, SE CUMPRIRDES. Nos textos anteriores o apóstolo vinha acusando os ricos opressores e inimigos do cristianismo, de levarem os cristãos aos tribunais com o intuito de condena-los perante as regras das religiões e as leis romanas. Todavia, ele esperava que os líderes para os quais ele estava escrevendo fossem cumpridores das leis de Deus, tanto aquelas que estavam na legislação mosaica, quanto as novas ordenanças conforme a nova dispensação da graça, proposta por Deus em Cristo Jesus.

CONFORME AS ESCRITURAS. Estas Escrituras sobre as quais o autor se reporta dizem respeito a todos os Escritos, além é claro das tradições orais, do judaísmo e do cristianismo. Certamente seu pensamento se lembra das Sagradas Escrituras dos judeus, aquelas que faziam parte dos Cânons, (porque quando Cristo veio havia três), bem como tudo aquilo que já havia escrito sobre o evangelho da nova dispensação da graça. Tais Escrituras tinham uma importância fundamental para os judeus e os cristãos.

A LEI REAL. É bem provável que o escritor se refira a duas coisas muito importantes para os seus leitores. Em um momento, seu pensamento pode estar se reportando a legislação mosaica com todas as suas regras, estatutos e mandamentos. Por outro lado, ele direciona seus leitores a essência mesmo do evangelho de Cristo, que tem como força motivadora a prática do amor fraternal. Todas as Sagradas Escrituras tem um objetivo forte que é fazer com que os seres humanos amem uns aos outros.

AMARÁS. “O amor” que é conforme a vontade de Deus deve ser praticado em três direções. Os conjugues devem se amar da forma mais intensa e pura que for possível, bem como os familiares de um modo em geral. A lei real de Cristo também nos ensina que devemos amar ao nosso semelhante como a nós mesmos. E acima de tudo, devemos amar a Deus mais que qualquer coisa, com toda a nossa alma, com todo o nosso coração, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças.

A TEU PRÓXIMO. Amarás ao teu próximo. Este é o segundo mandamento da lei de Cristo e tudo que envolve a nossa comunhão cristã para a nova dispensação da graça. Marcos 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Os líderes religiosos para os quais o apóstolo estava escrevendo estavam negando o segundo mandamento da lei de Cristo, ao fazerem acepção pessoas, desprezando os mais humildes e pobres.

COMO A TI MESMO. Sempre estamos querendo o melhor para nós mesmos e lutamos com todas as nossas forças para alcançarmos os nossos melhores objetivos e planos. Da mesma forma, devemos sempre estarmos envolvidos em boas ações e atos para proporcionarmos o bem do nosso semelhante, porque esta é a vontade de Deus e a lei de Cristo.

BEM FAZEIS. Os ensinos do escritor são para que os seus leitores possam viver da melhor maneira possível em sociedade, seja no meio da irmandade ou onde estiverem na coletividade. E somente considerando ao próximo e o respeitando como a si mesmo é que alguém pode desfrutar de comunhão cristã com o seu semelhante e com todos.

Tiago 2:6-7

Tiago 2:6-7 - Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais? Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?
MAS VÓS DESONRASTES O POBRE. O escritor faz uma acusação grave sobre os líderes religiosos que fazem acepção de pessoas nas reuniões, quando enchem a bola dos mais ricos e dos que ocupam posições de destaque ou influencias dentro da comunidade religiosa em detrimento aos mais simples e humildes do povo. Por causa de interesses pessoas e no exercício do comercio da fé, muitos põem os ricos lá em cima e humilham ou desprezam os que são desprovidos de condições financeiras.

PORVENTURA NÃO VOS OPRIMEM. Na época em que esta epístola foi escrita, as grandes massas dos seguidores do cristianismo eram pessoas humildes da sociedade que eram oprimidas pelos mais ricos, pelas autoridades romanas e pelos poderosos líderes das religiões pagãs. A maioria dos cristãos primitivos tiveram que ser perseguidos e humilhados por estes dominadores políticos ou religiosos, em que eram confiscados os seus bens, depois eram presos e até mortos por seguirem a Jesus.

OS RICOS. Estes ricos aos quais se refere o apóstolo dizem respeito aos poderosos financeiramente, bem como todos os senhores de escravos que maltratavam os seus servos e escravos para tirarem proveito financeiro dos mesmos. Como também eram as autoridades romanas, que gozavam dos privilégios da corte para explorarem os súditos e vassalos do império com altos impostos e uma carga tributária insuportável. Por fim, estes ricos também eram os enganadores líderes das falsas religiões heréticas.

E NÃO VOS ARRASTAM AOS TRIBUNAIS. Nesta época, praticamente todos os cristãos tinham que ser submetidos aos tribunais religiosos e da justiça imperial por questões meramente religiosas. O fato de alguém confessar pertencer ao cristianismo, já era motivo para os inimigos do povo de Cristo perseguir os novos convertidos. Os líderes do judaísmo e das demais religiões que eram contra o surgimento do cristianismo, por qualquer motivo levava os seguidores do evangelho aos tribunais do império romano.

PORVENTURA NÃO BLASFEMAM ELES. Além de matarem o Senhor Jesus, os opositores do cristianismo faziam de tudo para profanarem tudo que dizia respeito as coisas que envolviam a nova religião fundada pelo Senhor Jesus. Os judaizantes, os gnósticos e os falsos líderes das seitas heréticas pagãs, nutriam um ódio implacável contra Jesus e contra o cristianismo, ao ponto de blasfemarem contra tudo que Cristo ensinou, e contra tudo que envolvia a nova dispensação da graça.

O BOM NOME. Este bom nome sobre o qual o autor se refere diz respeito ao nome de Jesus Cristo. A condenação pela cruz e a morte de Cristo foi uma investida do império das trevas contra o nome que é sobre todo o nome, que é o nome de “Jesus”.

QUE SOBRE VÓS FOI INVOCADO. O diabo com os seus demônios usaram muitas autoridades religiosas e políticas para tentar apagar o bom nome de Jesus do coração das pessoas. Cada religião antiga, nesta época, tinha as suas próprias falsas divindades e não permitia que o nome de Jesus fosse invocado pelos seus prosélitos.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...