sexta-feira, 24 de abril de 2015

Colossenses 1:25


Colossenses 1:25 - Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus.
DA QUAL. Paulo vinha falando sobre a igreja de Cristo, como sendo o corpo do Senhor que ainda estar na terra, até o arrebatamento da mesma. Igreja está pela qual ele vinha enfrentando problemas e perseguições, por anunciar as boas novas do evangelho do Senhor Jesus. A igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos era abençoada, porem perseguida, e é natural que o apóstolo como sendo principal líder do cristianismo nesta época e supervisor daquela igreja, fosse o alvo principal de tais perseguições.

EU ESTOU. Quem conhece a história de Paulo como missionário do reino de Cristo sabe que ele não fez parte do grupo apostólico dos doze. Mas nem por isso diminui sua importância no cumprimento de sua missão em prol do evangelho de Cristo. Como não foi reconhecido em Jerusalém como apóstolo da igreja mãe, Deus o enviou a fundar igrejas no mundo gentílico. E onde criava uma comunidade cristã era reconhecido pela igreja como apóstolo de Cristo e ministro do evangelho do Senhor Jesus.

FEITO MINISTRO. A palavra apóstolo ficou mais direcionada para aqueles que conviveram e serviram a Cristo em seu ministério ou que foram chamados pelo próprio Cristo Jesus. Já a designação ministro de Cristo ou ministro da palavra era direcionada na hierarquia da igreja para aqueles que eram responsáveis pela ministração da palavra do evangelho, como também para aqueles que cuidavam da administração eclesiástica das comunidades cristãs, e da direção dos trabalhos.

SEGUNDO A DISPENSAÇÃO DE DEUS. Quando Paulo diz: Estou, ele se refere a um determinado período. E nesta frase ele confirma ao se referir ao tempo de Deus, porque dispensação neste caso se refere a um intervalo de tempo. Ele quer dizer: Deus me concedeu ficar um tempo como ministro do evangelho para levar as boas novas onde Cristo ainda não era conhecido. Apesar de não ser o fundador direto da igreja em Colossos, mas por meio de Epafras ele era o seu supervisor.

QUE ME FOI CONCEDIDA PARA CONVOSCO. A palavra “concessão” fala sobre o uso de alguma coisa por um determinado período de tempo. Como no caso das concessões públicas que são feitas pelo Estado para empresas privadas usarem durante um certo período de tempo. No caso de Paulo ele reconhece que Deus lhe concedeu o privilégio de ser ministro do seu evangelho por um determinado período de tempo. Talvez houvesse dúvidas da parte do apóstolo se ele ia sair daquela prisão ou não.

PARA CUMPRIR A PALAVRA DE DEUS. Quando Paulo foi chamado por Cristo Jesus, o Senhor falou a seu respeito de que seria enviado a pregar o evangelho aos gentios. É tanto que depois de um certo período de preparação no deserto da Arábia e em Damasco, e depois uma breve visita de quinze dias em Jerusalém. Logo foi ele encaminhado a cumprir sua missão em terras além das fronteiras de Israel. Como missionário do reino de Cristo foi quem mais fundou igrejas no mundo gentílico naquela época.

Colossenses 1:24

Colossenses 1:24 - Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja.
REGOZIJO-ME. A partir deste ponto até o final deste mesmo capítulo, o apóstolo fala a respeito do seu trabalho em prol do evangelho. E os combates que teve que enfrentar durante o seu ministério pela causa do reino de Cristo. Apesar de estar preso por defender o evangelho, o apóstolo não se encontrava triste, pelo contrario se encontrava era alegre por padecer pela nobre causa de Cristo. Para o missionário do reino de Deus era um privilégio sofrer por pregar as boas novas de Cristo.

AGORA NO QUE PADEÇO. Feito um exame cuidadoso das cartas de Paulo e a sua história narrada no livro de Atos dos apóstolos, percebe-se que o apóstolo foi na verdade um dos que mais sofreram por causa do evangelho genuíno que pregava. Hora passando tribulações, perseguições, prisões e perigos de morte. A batalha do apóstolo era direta contra o império das trevas, tendo que enfrentar as autoridades judaicas a todo o momento, como também e principalmente o império romano.

POR VÓS. Diante desta declaração, podemos conjecturar que a igreja de Cristo fundada na cidade de Colossos pelos missionários enviados por Paulo era muito perseguida. E há quem diga que neste momento, Paulo estava preso por defender aquela comunidade Cristã. Paulo não estava cobrando nada dos cristãos de Colossos, apenas lembrando-lhes que para defendê-los é que estava sofrendo. Como o líder principal da igreja de Cristo no mundo gentílico, ele quem seria o primeiro a ser atacado pelos opositores do evangelho de Cristo.

E NA MINHA CARNE CUMPRO O RESTO DAS AFLIÇÕES. Ao que tudo indica, os sofrimentos enfrentados pelo apóstolo neste momento, não eram externos. Mas, além de perder a liberdade tinha que suportar torturas e pressão psicológica das mais severas possíveis. Os perseguidores e opositores de Paulo eram cruéis e terríveis em suas torturas contra o apóstolo. No entanto, o missionário era consciente de que estava defendendo uma causa nobre em prol do evangelho de Cristo e do seu reino.

DE CRISTO. Na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo. Certamente fazendo um olhar retrospectivo sobre o que Cristo teve que enfrentar, o apóstolo chega à conclusão de que, o que ele estava passando não era nada, comparado ao que seu Mestre passou. As perseguições que ele estava atravessando era à continuidade dos sofrimentos impostos contra o Cristo de Deus. Assim como agiram contra Cristo, também agem contra os seus representantes na terra.

PELO SEU CORPO, QUE É A IGREJA. A igreja é a tipologia do corpo de Cristo que ainda estar na terra. Cristo como o cabeça da igreja está assentado a destra de Deus nas maiores alturas, mas o seu corpo que é a igreja, que o representa, ainda está na terra, até o arrebatamento da mesma. E Paulo, assim como a maioria dos líderes da igreja primitiva tiveram que, assim como Cristo, sofrer pela igreja do Senhor Jesus.

Colossenses 1:23

Colossenses 1:23 - Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.

SE, NA VERDADE, PERMANECERDES FUNDADOS. Os missionários cristãos, cooperadores e amigos de Paulo haviam anunciado as boas novas do evangelho de Cristo em Colossos com todo empenho possível. Mas agora, por meio desta carta, o apóstolo dos gentios, apelava para o bom censo da igreja, a fim de que ela permanecesse firme nos ensinos anunciados pelos missionários do reino de Cristo. A colocação “se” aponta para algo opcional, e dar aos cristãos de Colossos a livre escolha em permanecer ou não como igreja de Cristo. O evangelho é democrático.

E FIRMES NA FÉ. A fé cristã é quem nos move em direção a Cristo e ao seu reino. Permanecer firme nesta fé a qual Paulo se refere é continuar dando total crédito a tudo que diz respeito aos elementos que compõe o cristianismo autêntico. A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem e a prova das coisas que se esperam (Hebreus 11:1). Permanecer firme na fé é continuar crendo na mensagem central do evangelho Cristocêntrico, tendo a certeza de que Jesus de Nazaré é o Messias de Deus.

E NÃO VOS MOVERDES DA ESPERANÇA. A vida cristã se sustenta na fé e na esperança, porque a fé e a esperança se completam. É tanto que a Escritura afirma de que a fé é a prova da esperança. Vivemos pela fé e pela esperança, uma vez que a fé cria em nós as convicções de que o evangelho é a verdade de Deus, e a esperança nos leva em direção a certeza de que tudo que o Senhor nós prometeu no evangelho vai se cumprir, principalmente o que diz respeito a salvação e a vida eterna.

DO EVANGELHO QUE TENDES OUVIDO. No caso da igreja de Cristo que estava na cidade de Colossos, o evangelho de Cristo foi plenamente difundido pelos cooperadores e missionários enviados por Paulo. Por onde passavam os missionários cristãos, tinham o cuidado de pregar o evangelho aos gentios, anunciado de que Jesus de Nazaré, que foi crucificado em Israel era o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras. E que ele, como o Cristo de Deus, veio justamente implantar a nova aliança da graça.

O QUAL FOI PREGADO. O evangelho que foi pregado. Antes mesmo da vinda do Messias de Deus, este evangelho foi pregado pelos profetas messiânicos. A lei, os salmos e os profetas já falavam sobre a vinda do Emanuel. João Batista e o próprio Cristo falaram e pregaram o evangelho da graça de Deus. Os apóstolos e discípulos, principalmente o apóstolo Paulo fizeram o possível para que a mensagem do evangelho se propagasse cada vez mais, e mais longe, além das fronteiras de Israel.

A TODA CRIATURA QUE HÁ DEBAIXO DO CÉU. É mais conveniente se dizer: A todas as nações que há debaixo dos céus. Há quem diga que a obra missionária do evangelho teve início no dia de pentecostes, quando se converteram milhares de pessoas de todas as nações do mundo antigo, que retornaram aos seus países com a fé cristã e onde moravam anunciavam a salvação e vida eterna em Cristo jesus, o Messias de Deus.

E DO QUAL EU, PAULO, ESTOU FEITO MINISTRO. No entanto, a obra missionária do evangelho se consolidou e foi personificada no apóstolo Paulo. Ele que foi consagrado por Cristo como apóstolo aos gentios, e um verdadeiro missionário transcultural, levando as boas novas do evangelho onde Cristo ainda não era conhecido. O apóstolo dos gentios teve uma missão muito importante em propagar o evangelho além fronteia de Israel.

Colossenses 1:22


Colossenses 1:22 - No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis.
NO CORPO. Cristo foi à perfeita epifania de Deus, ou seja, a manifestação como homem do Deus homem. Isto nos fala diretamente da humanidade de Cristo. Filipenses 2:6-8 - Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Antes mesmo de sua vinda, já estava escrito sobre esta humanização de Deus por meio do Emanuel, que quer dizer: Deus conosco.

DA CARNE. A reconciliação citada pelo escritor no texto anterior foi possível quando o Filho de Deus assumiu a forma humana e se fez carne, no sentido de assumir uma personalidade e uma natureza humana. Sem, no entanto perder a sua identidade divina. Como homem ele passou pelas mesmas sensações que qualquer homem passa. Teve momentos de alegrias e também de tristezas, chorou e até sentiu fome. Como o executor da reconciliação ele teve que experimentar a vida dos humanos.

PELA MORTE. Como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e como o Cordeiro da expiação, ele teve que provar a morte em nosso lugar. A morte de Jesus de Nazaré em prol da humanidade teve um papel fundamental na obra de remissão dos pecados da humanidade. Os sacrifícios realizados na antiga dispensação eram uma tipologia do que seria necessário o Cristo de Deus passar para pelo seu sacrifício comprar vidas e os transportar para o reino de Deus e da luz.

PARA PERANTE ELE. Com o seu sacrifício voluntário em prol da humanidade o Cristo de Deus comprou para si um povo seu especial. Por isso que Cristo é posto como único Mediador entre Deus e os homens. 1 Timóteo 2:5-6 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. É Cristo quem se apresenta pela sua igreja perante Deus, como Mediador e Intercessor.

VOS APRESENTAR. As Escrituras nos apresentam a realidade de que, todos devemos comparecer diante de Deus para uma prestação de contas (2 Coríntios 5:10). No entanto, não estaremos desamparados diante da justiça divina, porque Temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, que se fez homem. 1 João 2:1-2 - Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

SANTOS, E IRREPREENSÍVEIS, E INCULPÁVEIS. Esta é na verdade uma das grandes declarações de redenção que encontramos na mensagem do evangelho. A obra perfeita de remissão realizada por Cristo lhe dar a capacidade de nos apresentar perante a justiça divina como: Santos, separados para Deus e o seu reino. Irrepreensíveis, com um testemunho digno. Inculpáveis, isentos de qualquer culpa.

Colossenses 1:21


Colossenses 1:21 - A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou.
A VÓS TAMBÉM. Esta é uma palavra dirigida aos gentios e as demais nações do mundo, que diferente de Israel, viviam alienados de Deus. Desde a queda da raça humana até a vinda do Messias, que dentre todas as demais nações do mundo somente Israel assumiu compromisso nacional com o Deus Criador. Os demais povos, chamados gentios e considerados por Israel pagãos, não buscaram aliança com o Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra. Os leitores de Paulo eram gentios e o apóstolo assumiu uma missão importante de levar o evangelho aos gentios.

QUE NOUTRO TEMPO. Paulo se reporta nesta frase ao tempo da velha dispensação ou o período que antecede a vinda do Messias de Deus ao planeta terra. Desde que os nossos primeiros pais, Adão e Eva se desviaram da vontade de Deus, que a síndrome da rebelião entrou na natureza humana para dar as costas ao Criador. Nem mesmo Israel que teve momentos de fidelidade ao seu Deus, se manteve unânime em obedecer à aliança feita com o Senhor. Quanto mais as demais nações.

ÉREIS ESTRANHOS. Desde o princípio que as demais nações do mundo, fora Israel, se mantiveram pelo sentimento de apostasia contra o Criador. O paganismo se espalhou mundo afora como uma erva daninha que não tem controle. E o que é o paganismo? Biblicamente falando diz respeito à alienação dos seres humanos contra o Deus Criador de todas as coisas. Onde as pessoas vivem a religião natural, como fruto das ideólogas dos místicos que se intitulam de chefes religiosos que levam as pessoas simples a errarem, por seguires tradições e não a palavra de Deus.

E INIMIGOS NO ENTENDIMENTO. Isto fala do sentimento de apostasia consciente e voluntária dos que vivem distantes do Criador. Os povos mais antigos a quem as Escrituras chamam de bárbaros em termos de conhecimento de Deus, eram dominados pela incredulidade, no tocante ao Deus dos céus. Olhando para o conjunto inteiro das coisas criadas percebe-se que há um grande arquiteto e Criador de todas estas coisas que existem. Mas a rebelião cega o entendimento dos incrédulos.

PELAS VOSSAS OBRAS MÁS. O ser humano depois da queda, desde o Jardim do Éden, que se tornou má em sua natureza e personalidade. Isso porque passou a receber instruções e influencias do maligno. O relato bíblico que trada da queda da raça humana salienta a influencia negativa do império das trevas em afastar o homem do bem e de Deus. E a história da humanidade “sem Deus” demonstra essa realidade. Onde as pessoas que vivem distantes de Deus são possuídas pelo mal e as trevas.

AGORA CONTUDO VOS RECONCILIOU. Este “agora” se refere à intervenção benéfica que o Messias veio trazer para a vida de todos aqueles que ele comprou e redimiu com o seu sacrifício expiatório. Este “agora” trata realmente de um novo tempo chamado, nova dispensação, ou dispensação da graça. Por meio do seu Cristo, Deus estava reconciliando consigo mesmo o mundo. Porque Cristo com o seu sacrifício expiatório produziu a paz entre Deus e os homens. Antes da queda o homem tinha comunhão com Deus, depois veio à inimizade. Porem Cristo restabeleceu a paz pela reconciliação.

Colossenses 1:20

Colossenses 1:20 - E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
E QUE, HAVENDO POR ELE. Um pouco antes, no versículo 14 o escritor aborda o tema da redenção feita por Cristo e da remição dos pecados pelo seu sacrifício. Porque sem Cristo podemos dizer que estava tudo perdido. Romanos 3:23 – Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Mas graças a Deus que por Cristo, o Senhor interveio para nos justificar diante de si mesmo. Porque pela justiça feita por Cristo, muitos serão justificados. Romanos 3:24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Tudo por Cristo e para Cristo.

FEITO A PAZ. O Messias veio ao mundo para fazer a paz entre Deus e a humanidade. Esta paz não seria possível se não fora a obra de redenção feita pelo Filho de Deus. Descrevendo em linguagem humana diríamos que Deus não suportava mais a iniquidade da humanidade e para não tomar uma atitude radical de destruição pela sua ira, Deus enviou o Emanuel, Deus conosco para estabelecer a paz e apaziguar o seu furor. Portanto, o Messias se manifestou no momento certo para celebrar a verdadeira paz entre o Criador e as criaturas. Esta paz estabelecida por Cristo é mais que eficiente.

PELO SANGUE DA CRUZ. A tradução mais clara seria: Pelo sacrifício da cruz. Porque na realidade foi dando a sua vida que ele resgatou para si mesmo os redimidos pelo seu sangue e comprou para si mesmo os salvos. O evangelho declara que o Cristo de Deus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E o profeta já vaticinava a seu respeito em Isaías 53:5 - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. O sacrifício de Cristo produziu a paz.

POR MEIO DELE RECONCILIASSE. Um dos textos mais claro sobre esta reconciliação é Romanos 5:9-11 - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação. A vinda do Messias de Deus ao mundo teve uma importância fundamental para toda a humanidade.

CONSIGO MESMO TODAS AS COISAS. Esta expressão usada pelo escritor revela a totalidade da paz e da reconciliação que Deus fez por meio de Cristo com todo o cosmo e o universo. Os benefícios proporcionados pela redenção feita por Cristo teve um escopo muito mais abrangente do que simplesmente os seres humanos e o planeta terra. Toda a criação de seres visíveis ou invisíveis foram veneficiados pelo sacrifício da cruz. O programa de reconciliação foi muito mais vasto do que se pode imaginar.

TANTO AS QUE ESTÃO NA TERRA, COMO AS QUE ESTÃO NOS CÉUS. Dentre todos os planetas que a astronomia pode se referir, a terra tem um tratamento especial, porque nela está a obra prima de Deus, o ser humano. Feita a reconciliação do homem com Deus, a paz foi estabelecida entre a terra e os céus, com Deus e com Cristo.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Colossenses 1:19

Colossenses 1:19 - Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.
PORQUE FOI. O escritor vem destacando a proeminência de Cristo e o colocando acima de toda a criação. Até porque ele foi posto por Deus acima de todos os poderosos que há na terra, sejam tronos ou dominações. Nenhum governante por mais influente que possa ser não pode chegar nem perto de Cristo em poder e domínio. Ele está acima dos próprios anjos de Deus Hebreus 1:4 - Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles. E ele está acima dos anjos caídos, a quem o escritor chama de potestades e principados.

DO AGRADO. Porque foi do agrado de Deus exaltar a Cristo acima de tudo e de todos. Filipenses 2:9-11 - Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. O Senhor como Deus justo acompanhou de perto a fidelidade de Cristo no seu ministério e missão como Messias de Deus. Deus mesmo enviou o seu Cristo e aprovou tudo que ele realizou.

DO PAI. Foi do agrado do Pai. Isto se refere à filiação de Cristo com Deus Pai. Jesus é Filho de Deus. Já nas profecias messiânicas classificavam o Cristo como Filho de Deus. E a forma como ele foi gerado no ventre de sua mãe comprova isto. Ele foi gerado pelo Espírito do Senhor. José foi o pai adotivo de Jesus, todavia o Pai verdadeiro de Cristo Jesus é o próprio Deus Todo-poderoso. Jesus Cristo é o unigênito de Deus Pai de forma especial (João 3:16). O próprio Deus de Israel testificou de que Jesus é seu filho (Marcos 1:11). Deus como Pai de Cristo o enviou como Salvador do mundo.

QUE TODA. A obra que Cristo realizou na missão que o Pai determinou a seu respeito foi tão completa e absoluta que Deus reservou para ele todo domínio que há no céu e na terra. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. O que se pode dizer sobre Cristo em poder e domínio está de acordo com os decretos de Deus Pai. Foi o próprio Deus Criador quem revestiu ao seu Filho Jesus de autoridade, pois ele merecer isto.

PLENITUDE. Deus mesmo quem encheu o seu Cristo de plenitude. Colossenses 2:9 - Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Revestido deste poder o próprio Jesus falou: Mateus 28:18 – Todo pode me foi dado no céu e na terra. O que se pode dizer sobre poder supremo ele estar concentrado no Cristo ressurreto. O que se pode dizer sobre autoridade pode-se atribuir ao Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus de Nazaré. Deus o constituiu como o Todo-poderoso.

NELE HABITASSE. Isto nos fala da concentração de plenitude na pessoa bendita de Cristo Jesus. Deus o exaltou de tal autoridade que nele habita o governo de todas as coisas que há nos céus e na terra. Quando a Escritura nos mostra Cristo assentado a destra de Deus nas maiores alturas, isso fala do quanto ele foi honrado pelo próprio Deus, acima de tudo e de todos. Até mesmo acima dos seres celestiais mais elevados, Como Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins. Cristo ocupa a posição mais elevada a destra de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...