terça-feira, 9 de junho de 2015

2 Timóteo 1:16-17

2 Timóteo 1:16-17 - O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias. Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou.
O SENHOR CONCEDA MISERICÓRDIA À CASA DE ONESÍFORO. Diferente do texto anterior, onde Paulo desabafa sobre pessoas covardes que lhe deram as costas no momento que ele mais precisava. Agora, ele dedica o resto deste primeiro capítulo de sua epístola pastoral para reconhecer e agradecer os favores recebidos de um amigo leal que estava do seu lado neste momento tão difícil do seu ministério. O desejo do apóstolo era de que Deus recompensasse de forma misericordiosa a família de seu amigo Onesíforo pela sua disposição em ficar do seu lado e lhe prestar assistência em Roma. Onesíforo é um nome que combinava justamente com este homem que prestou benevolência a Paulo, quando este esteve preso em Roma, e o seu significado é: Aquele que proporciona benefício. Ele foi muito útil ao apóstolo.

PORQUE MUITAS VEZES ME RECREOU. Onesíforo ficou visitando a Paulo rotineiramente na prisão e acompanhando de perto seu julgamento. Quando o apóstolo diz que ele o recreou, ele quis dizer que o seu amigo o consolou todas as vezes que esteve presente com ele. Certamente, ele encorajava a Paulo de que ele estava apenas passando um momento difícil, mas que logo mais estaria de volta em suas atividades missionárias, levando as boas novas de Cristo por onde passasse. Na verdade era um momento de tristeza e até certo ponto de dúvida para o apóstolo se sairia desta com liberdade e com vida. E Deus usou Onesíforo para confortar a Paulo em seu aprisionamento. Fazendo jus ao nome que tinha, ele só ajudou ao apóstolo.

E NÃO TEVE VERGONHA DAS MINHAS CADEIAS. Diferente das lideranças religiosas de toda a Ásia, exemplificados nas pessoas de Figelo e de Hermógenes, que deram as costas a Paulo, por conta deste se encontrar preso na capital do império. Onesíforo não teve vergonha do apóstolo. Quando alguém estava preso e a disposição do estado romano, ninguém queria ter contatos com o prisioneiro para não ter problemas com as autoridades do império, até porque ter como inimigo Roma era sinal de perigo, perseguição e até morte. No entanto, Onesíforo, correu todos os riscos possíveis, mas não desejava agir com covardia, com seu amigo Paulo. Ele foi corajoso, destemido e valente, provando de que Paulo ainda tinha amigos leais.

ANTES, VINDO ELE A ROMA. Onesíforo era de Éfeso, mas deixou a sua cidade, viajou até a cidade de Roma para dar assistência a Paulo. Há quem diga que ele levou consigo toda a sua família para ficarem a disposição do apóstolo no que ele precisasse, é tanto que Paulo deseja que Deus abençoe e recompense não somente a Onesíforo, mas a toda a sua família. Conjectura-se que Onesíforo tenha feito tudo isso a pedido de Timóteo, seu líder religioso em Éfeso, haja visto que, Paulo pediu a Timóteo que ele não se ausentasse de Éfeso, por conta dos hereges que lá haviam.

COM MUITO CUIDADO ME PROCUROU E ME ACHOU. Tendo Onesíforo se deslocado até a capital do império, e lá chegando, fez toda a diligência para se encontrar com o apóstolo. Roma tinha uma infinidade de prisioneiros, por isso que foi uma tarefa difícil de encontra a Paulo. Mas por fim ele foi achado pelo seu amigo Onesíforo.

2 Timóteo 1:15

2 Timóteo 1:15 - Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.
BEM SABES ISTO. Conforme ficamos sabendo por meio das tradições cristãs, Paulo estava preso em Roma, por defender a Cristo e ser um pregador das boas novas do evangelho. Como ele era um dos principais líder daquela região (Ásia), tudo que acontecia com ele se espalhava rapidamente. Principalmente entre os bons e fieis amigos com quem ele ainda podia contar naquelas circunstâncias. E como Timóteo era um dos seus filhos na fé e amigo pessoal do apóstolo, sabia dos fatos que estavam ocorrendo com o seu pai na fé. A vontade de Timóteo era estar ao lado do seu amigo Paulo, mas como o apóstolo lhe solicitou que ficasse em Éfeso, certamente houve a promessa por parte de Paulo de lhe manter bem informado do seu aprisionamento e do possível julgamento que ele estava preste a enfrentar.

QUE OS QUE ESTÃO NA ÁSIA. No que diz respeito à Ásia se refere a uma província romana onde estavam localizadas as sete igrejas mencionadas em Apocalipse 2-3. Sua capital era Éfeso (Atos 20:16). Era limitada ao norte pela Bitínia; a leste, pela Galácia; ao sul, pela Lícia; e a oeste pelo Mar Egeu. Ásia, no Novo Testamento, é sempre essa província. Paulo se refere não aos cristãos como um todo, mas certamente aos líderes que faziam parte das igrejas daquela região ou província romana. Não se tem registro nos escritos dos chamados pais da igreja, de que houvesse por parte das igrejas da Ásia o abandona em massa das comunidades cristas, do cristianismo ou dos ensinos das doutrinas do evangelho pregado por Paulo.

TODOS SE APARTARAM DE MIM. Nesta colocação feita por Paulo se percebe um certo paralelo ao que se diz: Quando se fere o pastor, se dispersam as ovelhas. Enquanto o apóstolo estava em boa situação perante a sociedade, muitos dos que se diziam amigos se acostavam a ele, lhe abraçando e com tapinhas das costas e declarações de amizade. Agora, que ele estava passando por tribulação, perseguição e aprisionamento, estes mesmos se afastaram, deixando-o sem apoio. O mais provável é que Paulo precisava do apoio destes líderes em sua defesa perante as autoridades romanas. Como o julgamento do apóstolo tinha como pano de fundo, acusações de ordem religiosa, somente os demais líderes religiosos podiam ajuda-lo.

ENTRE OS QUAIS FORAM FIGELO. Os principais líderes das igrejas da Ásia que poderiam comparecer a Roma para testemunharem a favor da defesa de Paulo deram as costas para ele. Entre os quais ele destaca dois, Figelo e Hermógenes. Estes dois só são citados neste texto em todo o Novo Testamento. Figelo ficou sendo conhecido como aquele que fugiu. Há quem diga que este líder até chegou a comparecer em Roma para testemunhar em favor do apóstolo, mas quando viu a difícil situação em que se encontrava Paulo, fugiu de repente, sem que comparecesse para prestar o seu apoio ao apóstolo, neste momento tão difícil de seu ministério.

E HERMÓGENES. Este nome era de origem pagã e significa filho de Hermes. Conjectura-se que ele era da Ásia, mas que morava em Roma. Era alguém importante em termos religioso, e tinha influencia perante as autoridades romanas. Seu testemunho seria importante em defesa de Paulo, mas ele se negou a apoiá-lo.

2 Timóteo 1:13-14

2 Timóteo 1:13-14 - Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
CONSERVA O MODELO DAS SÃS PALAVRAS. Neste tempo em que Paulo escreveu esta epístola pastoral a Timóteo, ainda não havia um Novo Testamento escrito como temos nos dias de hoje. De forma que os ensinos contidos no evangelho estavam sendo transmitidos de forma oral. Durante o período em que o apóstolo esteve na igreja em Éfeso ensinou exaustivamente por meio de suas pregações, os planos de Deus conforme o evangelho da graça de Cristo. Além do mais, Timóteo, como companheiro de viagem de Paulo em suas campanhas missionárias, sempre estava ouvindo as boas mensagens transmitidas pelo grande apóstolo. Paulo era um autêntico pregador das boas novas do evangelho glorioso de Cristo Jesus.

QUE DE MIM OUVISTES. Conforme nos trazem a informação os comentaristas bíblicos, Timóteo era um bom pregador e ensinador do evangelho da nova aliança. Isso porque além de ter o dom da palavra, ele sempre estava a escutar as pregações que Paulo fazia na igreja em Éfeso, como também onde pregava o evangelho, em suas viagens missionárias. O discípulo que tem um bom mestre, a tendência é com dedicação e atenção se tornar também um bom professor. Timóteo teve o privilégio de ser instruído nas Santas Escrituras desde muito jovem por sua avó e pela sua mãe. E acima de tudo, foi agraciado em ser auxiliar de um dos homens que teve grande compreensão nos ensinos da nova aliança de Deus com a humanidade, que foi Paulo.

NA FÉ E NO AMOR QUE HÁ EM CRISTO JESUS. O conselho de Paulo ao seu filho na fé, Timóteo é que ele preservasse os ensinos que tinha recebido do seu mestre e fizesse isso na medida da fé e no amor que ele tinha em Cristo Jesus. Paulo sabia da fé que Timóteo tinha em Cristo, uma vez que o próprio apóstolo o havia instruído sobre as provas escriturística de que Jesus de Nazaré era mesmo o Messias prometido por Deus. E Timóteo conhecia de perto a dedicação e o amor de Paulo por Cristo, o que podia ser fácil de seguir o mesmo exemplo. O adjetivo Cristo nos fala sobre tudo que envolve a missão do Messias e Jesus quer dizer: “salvador”, ou aquele que salva.

GUARDA O BOM DEPÓSITO. Este bom depósito sobre o qual fala o apóstolo, diz respeito a tudo que Timóteo já conhecia sobre o Filho de Deus, Cristo Jesus. O desejo de Paulo era de que seu filho na fé, tivesse o cuidado em guardar os ensinos que dele havia aprendido e colocasse em prática neste momento de oposição e perseguição. Timóteo tinha consigo uma bagagem de ensinos do evangelho que era suficiente para ele vencer os ataques dos legalistas Judeus e dos falsos mestres gnósticos, que estavam em seu calcanhar procurando dificultar seu ministério.

PELO ESPÍRITO SANTO QUE HABITA EM VÓS. Timóteo não estava sozinho nesta batalha, ele contava com a ajuda permanente do Espírito Santo para fazê-lo lembrar dos ensinos que haviam em sua memória. Paulo conhecia de perto Timóteo e sabia do quanto de comunhão havia entre ele e o Espírito de Deus. Por isso declara seguramente e testifica de que o Espírito do Senhor habitava em Timóteo. O Espírito de Deus cura as nossas amnésias, no tocante a nos fazer lembrar, da palavra de Deus.

2 Timóteo 1:12

2 Timóteo 1:12 - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
POR CUJA CAUSA PADEÇO TAMBÉM ISTO. O grande apóstolo dos gentios foi constituído pregador do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. E como missionário enviado por Deus a pregar sobre Cristo onde ele ainda não era conhecido, enfrentava oposição de todos dos lados, tanto dos Judeus seus compatriotas, que defendiam o judaísmo a qualquer custo. bem como dos líderes das seitas pagas. Como apóstolo escolhido e chamado pelo próprio Cristo, e não apoiado pelo grupo apostólico, tinha a oposição até mesmos das principais lideranças de Jerusalém. E como doutor ou mestre das Sagradas Escrituras, tinha que a todo momento combater contra os legalista Judeus e contra os mestres gnósticos que se infiltravam nas igrejas com seus ensinos heréticos e suas mentiras filosóficas.

MAS NÃO ME ENVERGONHO. Pelo contrário, Paulo se sentia privilegiado por fazer parte dos anunciadores das boas novas do evangelho de Cristo. Seu maior contentamento era ser um apóstolo comissionado pelo Senhor Jesus para fundar igrejas nas principais cidades do velho mundo de então. Com muita alegria em sua alma se dedicava completamente em expor de forma criteriosa as profecias messiânicas que já vaticinavam sobre a vinda do Messias de Deus. E comparando o que estava escrito das Santas Escrituras, com tudo que aconteceu com Cristo e o que estava acontecendo com o cristianismo, convencia os seus ouvintes e leitores de que Jesus de Nazaré era mesmo o Emanuel de Deus, que já estava previsto vir ao mundo.

PORQUE EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO. Esta é na realidade uma expressão de confiança no Deus que tudo executa em prol daqueles que nele esperam. Sua fé estava alicerçada nas promessas que o seu Deus havia lhe feito desde o primeiro momento de sua conversão e que vinham se confirmada dia após dia, e pelo que o Senhor vinha executando em seu favor. Com toda esta esperança depositada no Senhor Jesus, ele seguia exercendo seu ministério apostólico e sua missão aos gentios, tendo a convicção de que ninguém e nem nada podia lhe impedir de cumprir o seu ministério. Fosse diante do povo, dos opositores Judeus, dos mestres gnósticos, ou das autoridades romanas, não se sentia com medo de nada, porque sabia em quem tinha crido. Seu coração estava firme naquele que é dono do mundo e de sua vida.

E ESTOU CERTO QUE É PODEROSO. Quando ele diz: “estou certo”, ele está expondo seus sentimentos mais íntimos de plena confiança em Deus que era o seu defensor. Suas convicções não vacilavam no que já havia recebido de promessas da parte de Deus sobre o seu destino e futuro, ou porque não dizer sobre sua eternidade? Sabia desde já que o seu Deus era poderoso para fazer valer suas palavras já confirmadas em sua vida. Tanto para o tempo presente, como também na vida futura e eterna.

PARA GUARDAR O MEU DEPÓSITO ATÉ ÀQUELE DIA. O poder de Deus estava atuando e continuaria em plena execução para cumprir as profecias já feitas ao apóstolo dos gentios. Esse depósito que ele se refere diz respeito às promessas feitas por Deus a Paulo, conforme a sua fé e suas atividades em prol do evangelho de Cristo. “Até aquele dia” certamente ele está falando da volta de Cristo ou sua partida do planeta terra para estar definitivamente com o Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 1:11

2 Timóteo 1:11 - Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.
PARA O QUE FOI CONSTITUÍDO. A chamada de Paulo para ser um missionário cristão foi uma convocação divina. Isso pode ser lido em vários textos do Novo Testamento. Gálatas 1:1,11-12 - Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 2:8 - (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios). A pergunta é: Quem constituiu Paulo para o ministério? A resposta é: Jesus Cristo!

PREGADOR. Cristo nos chamou para sermos pregadores do seu evangelho. Marcos 16:15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. No caso de Paulo, ele tinha uma missão importante de pregar as boas novas do evangelho no mundo gentílico, onde Cristo não era conhecido. Os demais apóstolos ficaram mais cuidando da igreja em Jerusalém e no país de Israel. Já Paulo foi um desbravador de campos missionários transculturais. Quando Cristo o chamou o constituiu como pregador do evangelho em todo mundo civilizado de sua época. E o Senhor Jesus o capacitou e o revestiu de autoridade na pregação e de habilidade para manejar bem a palavra da verdade. Sua pregação era sempre Cristocêntrica.

E APÓSTOLO. Dada a importância do ministério de Paulo em explorar novos campos missionários e expandir a igreja além da palestina, foi reconhecido de forma justa como sendo um apóstolo de Jesus Cristo. Assim como os doze primeiros apóstolos foram chamados pelo próprio Cristo, assim também aconteceu com o apóstolo Paulo, que teve um encontro com Cristo. Se não foi reconhecido pelo grupo apostólico como fazendo parte do mesmo ministério, por Cristo sim, e pela igreja também. Essa função eclesiástica no tempo da igreja primitiva tinha uma importância fundamental na vida de Paulo, até porque ele era fundador de igrejas e precisava consagrar novos ministros para administrarem as comunidades por ele fundadas, porque ele precisava partir para outras localidades em busca de pregar as boas novas do evangelho de Cristo Jesus.

E DOUTOR. Paulo foi constituído por Cristo, pregador, apóstolo e também doutor ou mestre. Ele era na realidade professor das Sagradas Escrituras, alguém que tinha o dom do ensino da palavra de Deus. Ele se destacava como mestre na explicação detalhada das provas Veterotestamentária de que Jesus de Nazaré era mesmo o Messias de Deus, prometido nas Sagradas Escrituras, e nas literaturas religiosas dos judeus. Porque o próprio Jesus dava sinais pelas suas realizações de que era o Emanuel de Deus, o Deus conosco. Mas os apóstolos usavam as Sagradas Escrituras como provas incontestáveis de que ele era o Messias.

DOS GENTIOS. O ministério apostólico de Paulo teve uma constituição específica e foi direcionado para anunciar as boas novas de Cristo aos gentios, ou seja, aos não Judeus. Na linguagem de hoje diríamos que ele foi constituído por Cristo como um missionário transcultural. A palavra “gentios” também diz respeito aos pagãos, que na época de Paulo seriam aquelas pessoas que não seguiam a legislação mosaica dos Judeus.

2 Timóteo 1:10

2 Timóteo 1:10 - E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.
E QUE É MANIFESTA AGORA PELA APARIÇÃO DE NOSSO SALVADOR. O que foi manifesta agora? O apóstolo vinha explicando que Deus pelo poder do seu evangelho nos salvou, nos chamou com uma santa vocação, segundo o propósito da sua graça em Cristo Jesus, antes dos séculos. Mas que se manifestou agora pela aparição de nosso salvador. A nova aliança de Deus com a humanidade não surgiu por um acaso nem veio do nada. Já havia da parte de Deus o propósito de salvar os pecadores por meio da vinda do seu Messias. O mesmo Emanuel, que é Deus conosco prometido nas Santas Escrituras e que se manifestou no homem chamado Jesus, que significa “salvador”. Porque ele veio para salvar os pecadores (Mateus 1:21).

JESUS CRISTO. Jesus “O Cristo”. O Jesus histórico, também chamado de Nazareno, o filho do Carpinteiro e de Maria. É o mesmo Messias, de quem falaram os profetas e as Escrituras do Velho Testamento. Jesus é o nome próprio e podemos dizer que Cristo é o Adjetivo que fala de suas qualidades e principalmente de sua missão, porque Cristo quer dizer o enviado, ou ungido de Deus para executar o plano da salvação. Jesus é o nome próprio do Filho de Deus e o sobrenome Cristo fala de quem Jesus de Nazaré realmente é. Ele é o Messias de Deus, o Emanuel, que é Deus conosco. O nome Jesus é uma transliteração do nome Hebraico de Josué e quer dizer salvador (Mateus 1:21).

O QUAL ABOLIU A MORTE. Jesus Cristo aboliu a morte. O filho de Deus deu um golpe fatal na morte. E este golpe foi dado pela sua ressurreição de entre os mortos para nunca mais morrer. Porque as Escrituras falam de várias pessoas que ressuscitaram dos mortos, mas que depois tornaram a morrer e estão aguardando a ressurreição dos últimos dias. Entre todos os mortais, somente Cristo Jesus neutralizou a morte, que é um inimigo inevitável de todos os seres humanos, e seres vivos em geral. Isso porque ele é a ressurreição e a vida. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Cristo é vida plena.

E TROUXE À LUZ A VIDA. Cristo é luz. João 1:4,9 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Disse Jesus: João 12:46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. Jesus é a vida (João 1:4, João 11:25 e João 14:6). Esta luz que Cristo trouxe, nos fala de esperança para os que vivem em Cristo Jesus. Os que vivem com Cristo e para Cristo, mesmo neste mundo de trevas, mas tem a luz da vida que é o Filho de Deus, que é luz e vida para os seus.

E A INCORRUPÇÃO PELO EVANGELHO. Quem crer em Cristo segundo o evangelho, ganha a incorruptibilidade. 1 Coríntios 15:53 - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Na volta de Cristo para arrebatar a sua igreja, esta palavra vai ter seu fiel cumprimento, tanto para os que dormem em Cristo, quanto para os vivos em Cristo.

2 Timóteo 1:9

2 Timóteo 1:9 - Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos.
QUE NOS SALVOU. O evangelho poderoso de nosso Deus, que nos salvou. Paulo se inclui juntamente com Timóteo e os gentios, como sendo alcançados por este evangelho libertador do Deus eterno. A proposta e o programa de salvação oferecidos por Deus em Cristo pelo evangelho prometem a salvação e a vida eterna. A lei de Moisés em sua essência tem uma proposta mais voltada para esta vida presente na terra, enquanto que o cerne da mensagem do evangelho de Cristo é vida eterna, vida abundante para todo o sempre, com felicidade plena para todos aqueles que dela forem participantes. O foco de luz na mensagem do evangelho é a glória da salvação.

E NOS CHAMOU COM UMA SANTA VOCAÇÃO. Esta chamada de Deus na vida dos remidos trata da manifestação do poder misericordioso de Deus em Cristo. Esta chamada envolve a escolha de Cristo em nossas vidas. João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei. Neste processo há uma intervenção direta do nosso Deus. Salmos 100:3 – Sabei que o Senhor é Deus, foi ele e não nós, que nos fez povo seu, e ovelhas do seu pasto. No caso de Timóteo, para quem Paulo escreveu, o apóstolo faz lembrar ao seu filho na fé, que ele havia sido chamado por Deus para uma santa vocação. Neste tempo, o ministério era uma vocação, não como hoje, que na maioria dos casos é mais uma profissão do que uma missão.

NÃO SEGUNDO AS NOSSAS OBRAS. Este tema da chamada para a salvação em uma santa vocação, não envolve méritos humanos. A antiga aliança era uma proposta condicional, onde as promessas da lei se cumpriam se do lado humano, houvesse absoluta fidelidade aos preceitos da legislação de Moisés. Com isso, os Judeus até certo ponto barganhavam com Deus em exigirem cobranças do Senhor por alguma coisa por merecimento. Na nova aliança, a proposta não é baseada em obras boas e certas dos seres humanos, mas sim na graça salvadora de Deus por meio de Cristo.

MAS SEGUNDO O SEU PROPÓSITO. E qual é o propósito desta chamada para a salvação em uma santa vocação? É que a nova aliança de Deus com a humanidade por meio do seu Filho Jesus, traz em sua essência um programa irrecusável de salvação e vida eterna. Onde os seres humanos entram apenas com a fé e Deus entra com o restante para proporcionar vida eterna para todos que creem. Efésios 2:8 – Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus.

E GRAÇA QUE NOS FOI DADA EM CRISTO JESUS, ANTES DOS TEMPOS DOS SÉCULOS. Esta graça salvadora só é possível por meio de Cristo Jesus. Até porque o nome Jesus quer dizer: “salvador”. Como Messias de Deus, ele veio justamente para salvar os homens dos seus pecados. E quando se fala sobre Cristo, está se falando sobre alguém que foi sacrificado em nosso lugar. Tudo isto desde a eternidade de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...