quinta-feira, 22 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:12-13

1 Tessalonicenses 5:12-13 - E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam. E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
ROGAMO-VOS, IRMÃOS. O cuidado que o apóstolo tinha para com os seus filhos na fé era tão grande, que ele roga a todos que atendam as suas recomendações quanto ao que ele passa a expor por meio desta carta. O fato de o escritor chamar os seus leitores de irmãos, isso se dar por ele não se achar superior aos demais seguidores do Senhor Jesus, além do mais, era um costume na igreja primitiva, todos se considerarem irmãos, conforme a palavra de Deus em (João 1:11-12).

QUE RECONHEÇAIS OS QUE TRABALHAM ENTRE VÓS. Ficamos sabendo neste ponto de sua carta, que o apóstolo quando ainda presente com os irmãos daquela igreja, teve o cuidado de preparar lideranças locais para mais tarde, com sua ausência, eles tomarem conta da comunidade cristã naquele lugar. O líder ideal, não é aquele que se acha o rei da cocada preta, mas sim, aquele que prepara seus sucessores, porque ele sabe que não é insubstituível. Havia na igreja de Tessalônica lideranças locais.

E QUE PRESIDEM ENTRE VÓS NO SENHOR. Neste texto, o autor fala sobre os que trabalham, os que presidem, e os que admoestam. Porem, não são três grupos de pessoas, mais sim, os mesmos, que nesta frase significa, os que eram lideranças locais da comunidade cristã. Como o apóstolo era um missionário, que vivia de fundar igrejas em várias partes do mundo, enquanto estava em uma cidade evangelizando, já se preocupava em preparar lideranças locais para darem continuidade à obra de Deus.

E VOS ADMOESTAM. Estes a quem o escritor se refere podem ser os pregadores itinerantes ou missionários cristãos que viviam visitando as igrejas espalhadas por todas as partes para lhes transmitirem as doutrinas cristãs. Como também podem ser os mestres locais de cada igreja, constituídos por Paulo como ensinadores das doutrinas da nova dispensação da graça. Por fim, podem representar os obreiros locais que administravam a comunidade cristã, alimentando o rebanho com as doutrinas da palavra de Deus.

E QUE OS TENHAIS EM GRANDE ESTIMA. Assim como o próprio apóstolo gostava de receber o bom tratamento da igreja de Cristo a sua pessoa, da mesma forma ele deseja que os seguidores do Senhor Jesus na igreja que estava em Tessalônica dessem o mesmo tratamento aos seus líderes locais. A bíblia diz que, profeta de casa não tem honra, e por saber desta verdade é que, o escritor tenta apaziguar esta questão.

E AMOR, POR CAUSA DA OBRA. Além de tratar os líderes locais da igreja de Cristo em consideração, o apóstolo recomenda também que os irmãos fossem amorosos com os tais. Eles cuidavam da obra de Deus e administravam a comunidade cristã, por isso mereciam ser bem tratados e que o amor fraternal fosse algo prático, caso contrário, quem teria os prejuízos e as consequências seria a obra de Deus.

TENDE PAZ ENTRE VÓS. É bem provável que naqueles dias, algumas contendas existissem entre os irmãos daquela igreja por questões locais. No entanto, o escritor mostra uma saída viável e do bem, que era justamente o fruto da paz entre eles. É provável que estivesse havendo algum tipo de movimento contra as lideranças locais daquela igreja, e que somente a harmonia poderia reverter o quadro, pela paz entre todos.

1 Tessalonicenses 5:10-11

1 Tessalonicenses 5:10-11 - Que morreu por nós, para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos juntamente com ele. Por isso, exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.
QUE MORREU POR NÓS. O escritor está se referindo ao Senhor Jesus Cristo, que morreu para nos curar da chaga do pecado e nos remir das nossas transgressões. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. A morte de Cristo em nosso lugar foi uma morte expiatória ou vicária.

PARA QUE, QUER VIGIEMOS. A partir do momento que exercemos a nossa fé plenamente no Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, podemos descansar nos efeitos positivo de sua morte redentora, porque o resultado é a vida eterna. Nesta aliança com Deus mediante Cristo Jesus, o ser humano entra com sua fé, enquanto que, o Senhor Jesus já entrou com tudo o mais que é necessário para que sejamos ricamente beneficiados com os favores divino. Nisto está a grande bondade de Deus.

QUE DURMAMOS. Percebe-se pela expressão do autor que o ser humano, que é predestinado pela chamada e eleição do Criador para a salvação e, não pode nem tem muito o que fazer por si próprio, até porque o que Cristo já realizou é suficiente para trazer o homem de volta aos braços de Deus. Tanto acordado, quanto dormindo, ou vivo ou morto, de todas as formas, os remidos em Cristo estão protegidos, e são beneficiados com a obra redentora do Filho de Deus em prol de sua igreja remida.

VIVAMOS JUNTAMENTE COM ELE. Cristo é a ressurreição e a vida, bem como todos aqueles que creem nele são beneficiados com sua ressurreição também. João 11:25-26 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Certamente o escritor se refere a vida biológica, mas, principalmente a vida espiritual, com destaque na vida eterna, que será a vida plena dos remidos em Cristo.

POR ISSO, EXORTAI-VOS UNS AOS OUTROS. No momento, o apóstolo não podia estar pessoalmente com os irmãos que faziam parte da igreja de Cristo naquela cidade, por isso que ele estimula os seguidores do Senhor Jesus a que se dessem o privilégio de ensinar uns aos outros de como viverem dignamente perante o Deus poderoso. Exortar, neste caso, é aconselhar para o que é melhor e sempre positivo.

EDIFICAI-VOS UNS AOS OUTROS. Nem Paulo, nem tão pouco os seus amigos de missões podiam estar interagindo neste momento com a igreja de Cristo naquela cidade por enquanto para poderem instruir os irmãos de como viverem uma vida digna perante o Senhor. Por isso que, os seguidores de Cristo deviam edificar uns ao outros.

COMO TAMBÉM O FAZEIS. Quando ainda estava presente entre eles, certamente o apóstolo já os aconselhava de que na ausência dos missionários, os irmãos procurassem se ajudarem uns aos outros na prática do amor fraternal e compreensão.

1 Tessalonicenses 5:9

1 Tessalonicenses 5:9 - Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.
PORQUE DEUS. O Criador, desde o princípio, sempre teve um programa de redenção para aqueles que corresponderem ao seu chamamento. Quando a raça humana se desviou dos planos de Deus por meio da queda, mesmo em meio ao caos, o Senhor fez promessa de redenção para suas criaturas (Gênesis 3:15). E a vinda do Messias, Jesus de Nazaré foi à concretização deste cronograma das realizações de Deus pela igreja remida de Cristo. E o arrebatamento dos salvos será o resultado final deste plano.

NÃO NOS DESTINOU. Deus não criou os seres humanos para serem condenados, pelo contrário, João 3:17 – Porque Deus enviou seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Deus nos destinou para a redenção, Efésios 1:5-7 - E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade. Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, à remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

PARA A IRA. Deus não nos destinou para a ira. A igreja do Senhor Jesus foi escolhida para ser remida e salva da perdição eterna. Essa “ira”, da qual se reporta o escritor, diz respeito a condenação dos ímpios e de todos aqueles que se mantem no ateísmo e na rebelião contra o Criador. Para os remidos de Cristo o que Deus tem reservado é a salvação e a vida eterna. O lugar desta “ira” é justamente o inferno para onde irão o diabo com os seus demônios e todos aquele que não aceitam o plano da salvação.

MAS PARA A AQUISIÇÃO. O Deus único e verdadeiro nos destinou para adquirir a salvação. Tudo isso se traduz no que o Messias de Deus já realizou em prol de nossas vidas. Nisto é que está à mensagem das boas novas do evangelho de Cristo que nos fala sobre a redenção e propiciação feita pelo Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A parte humana nesta aliança é que o ser humano entra com a sua fé, que gera a transformação de vida, pela regeneração feita no evangelho pelo Espírito Santo.

DA SALVAÇÃO. Esta salvação da qual nos destinou o Deus de amor e misericórdia, diz respeito à vida eterna em Cristo Jesus. A igreja do Deus vivo e verdadeiro foi eleita desde a fundação do mundo para ser propriedade do reino de Deus e de Cristo. Cristo mesmo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós.

POR NOSSO SENHOR. O Senhorio de Cristo é algo recorrente em toda a palavra de Deus e com maiores detalhes dentro da mensagem do Novo Testamento. Antes mesmo de sua vinda, o Messias de Deus já era chamado de Senhor e dominador, e com a sua chegada, sua vida, ministério e ressurreição deu todas as provas disto.

JESUS CRISTO. “Jesus” é o nome próprio do Filho de Deus, também conhecido por Jesus de Nazaré. Este nome significa Salvador do mundo e nos fala sobre a humanidade do Cristo de Deus. Já a palavra Cristo nos fala de sua missão redentora.

domingo, 18 de outubro de 2015

1 Tessalonicenses 5:8

1 Tessalonicenses 5:8 - Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor, e tendo por capacete a esperança da salvação.
MAS NÓS. Nos textos anteriores o escritor vinha falando a respeito daqueles que dormem espiritualmente como se estivessem mortos, porque são defuntos ambulantes e sobre aqueles que se embriagam, quando perdem o controle da sua própria vida, por passarem a ser dominados pelas forças das trevas. A partir de agora, o apóstolo se dirige aos filhos da luz, que vivem para as verdades do evangelho, uma vez que, voluntariamente optaram em fazer a vontade de Deus para suas vidas.

QUE SOMOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonharem, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras. Ser do dia é viver bem consigo mesmo, com o próximo e principalmente com Deus que tudo ver.

SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.

VESTINDO-NOS DA COURAÇA DA FÉ. E continua o autor com sua linguagem metafórica para explicar de como se deve comportar todo aquele que diz ser um seguidor do Senhor Jesus. Com isso, o apóstolo quis dizer que a fé cristã é de fato uma ferramenta de proteção contra os ataques do mundo, dos vícios e do diabo com os seus demônios. Se vestir da couraça da fé é acima de tudo renunciar as coisas do mundo, lutar contra os desejos carnais, e tudo isso para fazer a vontade do Pai.

E DO AMOR. Certamente, o escritor está se referindo ao amor que devemos ter para conosco mesmo, no sentido de lutar para preservar nossa alma e espírito para a vida terna, bem como o amor para com Deus, que é o primeiro e grande mandamento da lei de Cristo. E por fim, o amor fraternal, que é a essência mesmo da vida cristã. Quem se diz filho da luz e do dia, precisa ser um praticante do amor em todos os sentidos.

E TENDO POR CAPACETE. O apóstolo ver o seguidor do Senhor Jesus como um soldado do reino de Deus. O capacete tinha uma importância fundamental de proteção para todos aqueles que lutavam nas guerras antigas, porque protegia a cabeça do guerreiro contra ataques dos seus inimigos. O ensinamento que podemos tirar desta frase é que precisamos proteger a nossa mente dos ataques do inimigo de nossa alma, o diabo.

A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO. Da parte de Deus, a aliança da salvação já foi promulgada por Cristo Jesus, pelo seu sacrifício expiatório. O Messias de Deus veio buscar e salvar o que se havia perdido (Lucas 19:10). A salvação é pela graça de Deus como sendo um dom ou presente do Pai para suas criaturas. Da parte do ser humano, cabe a sua esperança e fé nesta salvação dada gratuitamente por Deus. Somos salvos pela esperança de que o Cristo de Deus vem nos buscar para si mesmo.

1 Tessalonicenses 5:6-7

1 Tessalonicenses 5:6-7 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios. Porque os que dormem, dormem de noite, e os que se embebedam, embebedam-se de noite.

NÃO DURMAMOS. O autor continua usando sua linguagem metafórica para dar exemplo aos seguidores de Cristo na cidade de Tessalônica, e para a igreja de Cristo de todos os tempos e lugares, sobre o que se deve e o que não se deve fazer na vida espiritual. Quando alguém esta dormindo, sistematicamente esta pessoa esta despercebida das coisas que estão ocorrendo ao seu redor, da mesma forma, quando alguém está dormindo espiritualmente, esta pessoa fica desatenta a tudo que ocorre.

COMO OS DEMAIS. Essa é uma referência a todos aqueles que vivem sem dar importância às cosas espirituais, mesmo sabendo que as verdades da palavra de Deus são reais, mais, os materialistas preferem da mais importância às coisas desta vida. Todos aqueles que nasceram de novo pela regeneração da palavra de Cristo não podem se igualar aos que são dominados pelas concupiscências carnais e vivem para os prazeres deste mundo enganador, quem segue a Cristo tem que ser diferente.

MAS VIGIEMOS. Está frase posta pelo apóstolo serve como alerta de que os servos de Cristo precisam estar atentos aos fatos que envolvem as profecias escatológicas para os últimos dias da igreja de Cristo aqui na terra. O que esta escrito na palavra de Deus, para nós que vivemos os últimos minutos do relógio de Deus para a igreja de Cristo sobre a terra, já era pregado pelos apóstolos, por Paulo e seus companheiros de ministério. O Espírito e a igreja dizem: ora, vem, Senhor Jesus. Maranata.

E SEJAMOS SÓBRIOS. Neste caso, tanto significa, não viver embriagado com bebidas alcoólicas, bem como e principalmente se manter consciente de tudo que envolve os planos de Deus para a igreja de Cristo nestes últimos dias. Os que não dão importância às coisas do reino de Deus vivem como embriagados com as coisas desta vida, por isso que são enganados e se tornam presas fáceis do diabo e de seus demônios. A incredulidade é como a dormência da inteligência humana contra sua própria alma.

PORQUE OS QUE DORMEM, DORMEM DE NOITE. Na realidade este é um costume natural da maioria dos seres humanos, que procuram exercerem suas atividades mais diversas durante o dia e reservam a noite para dormirem e repor suas energias gastas durante o dia. Na vida espiritual, não é diferente, porque é durante a noite da vida que as pessoas se embrenham nas mais sórdidas canalhices que o mundo oferece. A noite, neste caso, fala sobre as obras mais reprováveis que se podem praticar no dia a dia.

E OS QUE SE EMBEBEDAM. Se embriagar significa perder o controle e passar a ser dominado por uma força exterior. O autor persiste em usar sua linguagem metafórica para representar aqueles que se deixam dominar pelo mundo, pelos vícios ante sociais e pelo diabo com os seus demônios, o que é mais perigoso ainda.

EMBEBEDAM-SE DE NOITE. Nesta frase se percebe o mecanismo que o diabo com os seus demônios utilizam para dominar e escravizar as pessoas. E isso se dar pelas práticas mais sórdidas que os rebeldes se deixam enredar pelas obras das trevas.

1 Tessalonicenses 5:5

1 Tessalonicenses 5:5 - Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas.
PORQUE. A palavra de Deus prescreve uma diferença colossal entre os que servem a Deus e os que não servem. Quem é de Deus se enquadra no que Jesus falou em Marcos 12:29-30 – Respondeu-lhe Jesus, o primeiro e grande mandamento é: Ouve pois ó, povo de Deus, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Portanto, amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e com toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças, este é o primeiro mandamento.

TODOS VÓS. O escritor se dirige aos seus filhos na fé e todos aqueles que faziam parte da igreja de Cristo que estava na cidade de Tessalônica, bem como a todos aqueles que em qualquer lugar ou em qualquer tempo, se converteram dos seus maus caminhos para servirem ao reino de Deus e de Cristo. O autor não se reporta a todos os moradores e cidadãos da cidade de Tessalônica nem tão pouco a todos os moradores da terra, mas ele se reporta aos nascidos de Cristo pelo Espírito Santo.

SOIS FILHOS. Existem aqueles que são nascidos da carne ou da natureza e desejos humanos, estes são os que participaram do nascimento natural e do sangue. Mas existem aqueles que são nascidos de cima, os quais, não nasceram da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus (João 1:12). Todos estes são aqueles que receberam a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas (João 1:11), e que são guiados pelo Espírito de Deus, porque não fazem mas a própria vontade (Romanos 8:16). Todos estes foram e são regenerados pela palavra do evangelho das boas novas.

DA LUZ. “Todos vós sois filhos da luz” escreve o apóstolo Paulo. São filhos da luz, porque receberam de Deus mediante a iluminação do Espírito Santo a revelação das verdades do evangelho das boas novas. São filhos da luz, porque são filhos de Deus e nasceram de novo para andarem nos caminhos de glória resplandecentes das verdades libertadoras. São filhos da luz, porque são a luz do mundo, e como astros neste mundo de trevas, resplandecem no meio de uma geração tenebrosa.

E FILHOS DO DIA. Essa é uma expressão bíblica para falar sobre as obras transparentes que os filhos do reino de Deus praticam porque não tem do que se envergonhar, até porque quem é convertido de verdade tudo faz para não envergonhar o evangelho do Senhor Jesus. Ser filho do dia é dignificar ao Senhor nosso Deus por meio das nossas obras, das nossas ações, pensamentos e palavras.

NÓS NÃO SOMOS DA NOITE. Ser da noite é praticar tudo aquilo que é reprovado pela luz, por isso que os que são da noite não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas. João 3:20 - Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.

NEM DAS TREVAS. Esta é uma figura de linguagem para representar o diabo com os seus demônios. A palavra de Deus afirma de que existem aqueles que são filhos do diabo e, portanto, praticam as mesmas obras do império das trevas. Os que são das trevas tem prazer em se manterem no ateísmo, incredulidade, apostasia e rebelião.

1 Tessalonicenses 5:4

1 Tessalonicenses 5:4 - Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão.
MAS VÓS. O autor redireciona sua mensagem para aqueles que eram seus leitores e que outrora ouviram suas pregações pessoalmente, quando lá esteve para anunciar as boas novas do evangelho da libertação e lhes ensinar sobre estes assuntos escatológicos. E que agora estavam lendo esta carta enviada pelo apóstolo através do seu amigo de ministério e filho na fé, Timóteo. Certamente passa pela mente e como uma fita de filme em seus pensamentos a face de cada um dos seus filhos na fé.

IRMÃOS. Desde os tempos mais remotos da humanidade que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por pertencerem à mesma arvore genealógica de um mesmo tronco chamado Adão e Eva. Já os judeus se consideram irmãos por pertencerem aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó, portanto, de uma mesma família. No que concerne aos cristãos, todos se consideram irmãos uns dos outros, porque diz o evangelho que somos todos filhos de Deus por Cristo Jesus.

JÁ NÃO ESTAIS. Os incrédulos viviam de conformidade com as suas próprias concupiscências carnais, e todos aqueles que se mantinham no estado de rebelião contra o Criador, buscavam com empenho máximo as coisas materiais desta vida. Todavia, com os seguidores de Cristo Jesus, e os que faziam parte da igreja em Tessalônica era diferente, isso porque. eles agora, viviam na luz de Cristo, buscando em primeiro lugar o reino de Deus e as coisas que são de cima, e não da terra.

EM TREVAS. Os filhos de Deus não andam nas trevas nem vivem na escuridão. O Espírito de Deus ilumina suas almas e faz raiar conhecimento dos mistérios por vir, isso porque o Senhor não fará nada, sem antes revelar seus segredos aos seus servos. Já os incrédulos vivem cercados das mais densas trevas, porque são guiados pela ignorância e não conhecem os mistérios de Deus. O escritor não se refere às trevas físicas, mas sim, as trevas espirituais, que é caracterizada pela falta do conhecimento de Deus, de sua vontade e da verdade.

PARA QUE AQUELE DIA. Este “dia” referido pelo autor pode ser o dia da volta de Cristo para arrebatar a sua igreja que ele comprou com seu sacrifício expiatório ou também pode ser o dia em que ele voltará para tomar vingança contra o anticristo e todos aqueles que são aliados do império das trevas. Na realidade, os seguidores de Cristo estão sempre prontos para participarem do arrebatamento, o que não será necessário ter que passarem pela grande tribulação que há de vir sobre este mundo.

VOS SURPREENDA. Neste caso, o apóstolo fala de algo que representa o elemento surpresa para todos aqueles que estão nas trevas espirituais, e que serão surpreendidos, tanto com a vinda de Cristo para buscar a sua igreja, e principalmente serão surpreendidos com a volta de Cristo com seus anjos e a sua igreja para tomar vingança dos seus inimigos. A vinda de Cristo para a igreja, não será uma surpresa, mas sim, um privilégio, porque será o dia da redenção dos remidos de Cristo Jesus.

COMO UM LADRÃO. O ladrão usa o elemento “surpresa” para nocautear suas vítimas. Como também, os assaltantes chegam a hora em que suas vítimas não esperam. A igreja de Cristo, ao contrário, sempre está aguardando a volta do Mestre amado, até porque o arrebatamento dos salvos em Cristo é uma vitória grande para a igreja do Senhor Jesus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...