sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tiago 1:27

Tiago 1:27 - A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.
A RELIGIÃO PURA E IMACULADA. A palavra “religião” pode ser chamada de ponte que liga o homem a Deus. Nos textos anteriores o autor já havia descrito aqueles que vivem a falsa religiosidade, quando são apenas ouvintes da palavra e não cumpridores dos mandamentos de Deus, como também fala sobre os que fazem parte de alguma denominação, tem cara de religioso, mas não tem controle sobre as suas palavras, a religião deste é vã, diz o escritor. Mas, agora, Tiago dá uma pincelada no que ele chama de religião pura e imaculada. E podemos antecipar o conceito de que este tipo de vida religiosa é pouco praticada, e tem poucos adeptos, porque não é conforme os padrões humanos, mas conforme a vontade de Deus.

PARA COM DEUS O PAI, É ESTA. É um tanto conveniente para alguém olhar para si mesmo, e diante do seu conforto mental, auto se classificar como alguém que vive uma vida religiosa de alto nível. Como também é fácil olhar para alguém e dizer; fulano ou beltrano não tem nada de religioso. O padrão da autêntica vida religiosa não é definida por quem quer que seja, somente Deus, que conhece os pensamentos e as intenções de todos, tem a capacidade e a habilidade ideal para fazer uma justa avaliação do nosso padrão de vida religiosa. A modulação feita por Deus, é absolutamente diferente dos conceitos humanos. Isso porque, o ser humano julga conforme a aparência e o que mais lhe é conveniente. Deus aplica a imparcialidade.

VISITAR OS ÓRFÃOS E AS VIÚVAS. Conforme o pensamento do autor, neste ponto, ele ataca diretamente a forma como os Judeus entendiam a vida religiosa de um seguidor da legislação mosaica. Neste tempo, os judaizantes estavam sobrecarregados de cerimonialismo, acrescentando-se a isto, o ceticismo dos gnósticos que havia se infiltrado no arraial dos Judeus. O escritor chama a atenção para um ponto importante da religião de Cristo, que é justamente o segundo mandamento do cristianismo, amar ao próximo como a si mesmo. Os órfãos e as viúvas eram os representantes mais próximos de todos aqueles que mais precisam. O escritor não está condicionando a salvação a boas obras, mais sim, falando da vida religiosa que agrada a Deus, o Pai.

NAS SUAS TRIBULAÇÕES. Visitar os órfãos e as viúvas nas suas necessidades. O autor está falando de ajudar aos que mais precisam, e isso fala de ação de boa vontade para com os necessitados. Os praticantes da verdadeira religião são justamente aqueles que se preocupam com o seu semelhante, e que é um cumpridor do segundo mandamento da lei de Cristo, que é o amor fraternal. Nos dias atuais, os órfãos e as viúvas são amparados pelo Estado, mas em tempos mais antigos, quando uma família perdia o chefe do lar, que era o supridor, a família inteira passava por muitas necessidades.

E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO. Finalmente, o autor formaliza um chavão cristão para descrever a verdadeira religião do homem. Guardar-se da corrupção do mundo é viver buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Romanos 12:2 - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Essa é a vontade de Deus.

Tiago 1:26

Tiago 1:26 - Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.
SE ALGUÉM ENTRE VÓS. O autor não menciona nem direciona sua exortação como que apontando para uma pessoa, nem faz a afirmação que realmente exista entre seus leitores este alguém, ele faz uma suposição ao condicionar à diretiva. No entanto, trazendo para os dias de hoje, essa mensagem tem endereço certo para muitos que vivem uma vida religiosa artificial ou de aparências, sem, no entanto, ter controle sobre seus vícios negativos de linguagem. A realidade é que existem muitas pessoas com o status de cristão, mas que longe está de ter controle próprio sobre sua forma de comunicação para com o seu próximo. Na maioria das vezes a pessoa não é perversa em praticar o mal físico contra outrem, todavia, suas palavras são reprovadas porque são acusativas, caluniosas e que procura denegrir a vida do seu próximo.

CUIDA SER RELIGIOSO. Se alguém entre vós cuida ser religioso. O que mais se percebe no meio das denominações são pessoas querendo ser religiosas e não cristãos verdadeiros. Existem nos dias de hoje, muitos modismos no meio cristão, que na verdade não passam de ativismo religioso. Muitos se envolvem tão cegamente nestes ativismos religiosos que nem percebem que estão a serviço de uma organização religiosa e não do reino de Deus e de Cristo. Isto porque, qualquer atividade religiosa com finalidades diretas ou indiretas de alguém levar vantagens financeiras, não tem nada a ver com o evangelho. Uma vez que o evangelho tem como finalidade as coisas espirituais e não matérias. Dai de graça o que de graça recebestes, isso é evangelho.

E NÃO REFREIA A SUA LÍNGUA. A pessoa pode morar dentro de um templo religioso, pode andar com uma bíblia debaixo do sovaco ou na mão, pode parecer bastante espiritual, pode ser um pregador eloquente, pode ser um líder religioso, pode andar de vestes compridas, pode está de palito e gravata, mas se não tiver controle sobre suas palavras não adianta. E isso não se refere somente a palavrões, a acusações ou ao usa das palavras para denegrir as pessoas, mas, diz respeito ao controle da nossa forma de comunicação em geral. Não se pode usar da palavra para julgar a vida de quem quer que seja, nem agredir aos outros, nem muito menos usar de ignorância no falar para gerar conflitos. O evangelho são boas novas de paz e não de guerra.

ANTES ENGANA O SEU CORAÇÃO. A mensagem central do evangelho quando se fala sobre o “coração do homem”, diz respeito ao homem interior, a sua alma, seu caráter e sua personalidade. É perca de tempo se envolver em tonto ativismo religioso e modismos, fazer parte desta ou daquela denominação, se a pessoa não tem controle sobre suas palavras. Faz-se necessário um monitoramento constante sobre o que estamos falando, pregando, ou ensinando. O mesmo autor escreveu: Todo homem esteja pronto a ouvir, e tardio em falar. O ideal é sempre falar do que é bom e certo.

A RELIGIÃO DESSE É VÃ. Nesta classificação se enquadram os cristãos confessos, mas não práticos, que dizem fazer parte de uma denominação, mas que a vida não condiz com o que fala. A chamada falsa religiosidade é perigosa, porque a pessoa acha que está correta, mas no fundo, no fundo, está sendo reprovada pela verdade e por Deus. Somente a própria pessoa tem condições de avaliar o seu nível de fé e temor a Deus.

Tiago 1:25

Tiago 1:25 - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
AQUELE, POREM, QUE ATENTA BEM PARA A LEI PERFEITA DA LIBERDADE. Esta lei perfeita da liberdade não diz respeito à legislação mosaica, mas sim, a nova aliança de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus Nosso Senhor. Nos textos anteriores o autor vinha abordando um tema muito importante sobre ouvir a mensagem de evangelho. Agora ele chama a atenção dos seus leitores para dar total e irrestrita atenção à nova aliança da graça, como sendo uma coisa perfeita para a salvação dos que dão crédito a sua mensagem, que são as boas novas de salvação. A exortação em forma de conselho por parte do escritor é que todo aquele que atenta bem para o evangelho de Cristo é absolutamente liberto do julga da antiga lei.

E NISSO PERSEVERA. Não é ser apenas um ouvinte do evangelho, mas sim um cristão verdadeiro que aceita e vive conforme os mandamentos de Cristo. Somos chamados para o reino de Deus e de Cristo para uma nova vida de conformidade com o evangelho libertador, onde retroceder, não é mais opção. E persevera no evangelho é a garantia de salvação, o próprio Jesus prometeu, aquele que persevera até o fim, essa será salvo. As promessas da nova aliança são para aqueles que se firmam na mensagem das boas novas de Cristo, e tem como principal objetivo continuar até a morte ou até o arrebatamento, andado no caminho da verdade do evangelho. Isto porque é por fé que vivemos, por confiança que andamos e por esperança que vamos herdar a vida eterna. Persevera no caminho do evangelho é ter rumo certo.

NÃO SENDO OUVINTE ESQUECIDIÇO. Esta expressão quer dizer: “Se alguém é ouvinte, e não cumpridor”. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

MAS FAZEDOR DA OBRA. Esta frase em uma interpretação cristã, se refere a ouvir o evangelho e por em prática os ensinos recebidos. O autor com sabedoria tentava usar termos técnicos de conformidade com os conhecimentos dos seus leitores. E conforme ficamos sabendo, logo no início desta carta, Tiago estava escrevendo para os seus irmãos Judeus da dispersão. Razão porque em alguns pontos de sua missiva ele usa termos que são parecidos com conceitos do judaísmo.

ESTE TAL SERÁ BEM-AVENTURADO NO SEU FEITO. Juntando-se estas duas últimas frases, o autor tinha certeza de que, os seus leitores teriam noção exata de sua mensagem. Até porque os Judeus juntavam o conhecimento da legislação mosaica com a prática dos seus mandamentos para descrever um verdadeiro israelita.

Tiago 1:23-24

Tiago 1:23-24 - Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural. Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
PORQUE SE ALGUÉM É OUVINTE DA PALAVRA. O evangelho de Cristo tem sido abundantemente divulgado por todas as partes do mundo e por todos os meios possíveis de comunicação. Nas repartições e nos departamentos das empresas, tem sempre alguém dando testemunho de Cristo, nas ruas e nos lares também. Nas emissoras de Rádio, nos programas de TV, principalmente na internet, o evangelho das boas novas tem sido semeado. Tem sempre alguém ouvindo ou lendo sobre as coisas do reino de Deus e de Cristo. A igreja tem cumprido o ide imperativo de Cristo, e até certo ponto as pessoas tem sido receptivas a mensagem iluminadora do evangelho, e isso é muito bom, mas não é tudo, tem que haver aceitação e prática.

E NÃO CUMPRIDOR. Se alguém é ouvinte, e não cumpridor. A título de hoje, o evangelho teórico tem até sido em tese, status para muitos, onde uma grande parte dos cristãos confessos, estufam o peito em afirmar: “Eu sou evangélico”. O que mais têm são cristãos confessos e não práticos, ou seja, são cristãos de faixada e não verdadeiros discípulos de Cristo e do seu reino. Biblicamente falando, podemos afirmar que, os avivamentos, conforme as Santas Escrituras, sempre foram o retorno à prática daquilo que está nas Sagradas Escrituras. E discípulo, quer dizer: Aquele que segue as pisadas do seu Mestre. Somos aconselhados a andarmos assim como Cristo andou. Não adianta ter conhecimentos teóricos da palavra e não praticá-la.

É SEMELHANTE AO HOMEM QUE CONTEMPLA AO ESPELHO O SEU ROSTO NATURAL. Quem é apenas um ouvinte da palavra de Deus e não a põe em prática é semelhante a quem? O autor usa uma ilustração para tentar transmitir a sua mensagem aos seus leitores, e neste ponto ele fala sobre um homem a se olhar sobre o espelho. Porque ele falou sobre o homem e não a mulher? Porque comumente o homem só dá uma olhada rápida sobre o espelho para ver se está tudo bem, enquanto que a mulher, por ser mais vaidosa, se demora longamente a frente do espelho até que ache que tudo está perfeito, como bem deseja. O cristão confesso, e não prático é assim, ele acha que está tudo bem, apenas com uma religiosidade artificial ou superficial.

PORQUE SE CONTEMPLA A SI MESMO. Esta expressão representa uma olhada para o básico e natural. Já a mulher se olha diferente do homem, porque ela atenta para os detalhes, e como usa muito mais apetrechos que o homem, ela é mais minuciosa em procurar corrigir as distorções da aparência. Neste caso, se contemplar a si mesmo em termos religiosos diz respeito à auto aceitação da situação. Sem, no entanto, ter uma visão mais vasta e crítica do estado espiritual. Não basta o conforto mental, precisamos nos questionar, se estamos ou não agradando a Deus.

E VAI-SE E LOGO SE ESQUECE COMO ERA. O homem dá uma olhada rápida no espelho, e logo se esquece como se viu momentos antes. Quem não tem compromisso em praticar a palavra de Deus se esquece de suas responsabilidades com o seu próximo e com o Deus Criador, que é juiz dos vivos e dos mortos. Cada um tem o dever de saber que um dia vai prestar contas do que fez durante toda a vida ou o bem ou o mal.

Tiago 1:22

Tiago 1:22 - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
E SEDE CUMPRIDORES. No texto anterior o autor tinha escrito: recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Esta mesma mensagem que os seus leitores já eram conhecedores, agora, eles são convidados a serem cumpridores. Olhando pela visão do cristianismo, é difícil de compreender o porquê Israel, não reconheceu a Jesus de Nazaré, como sendo o Messias de Deus, até porque as profecias messiânicas estavam expostas nas literaturas religiosas dos Judeus de forma abundante. E quando no exercício do seu ministério de pregação e operação de sinais Jesus clareou ainda mais as profecias que já estavam escritas a seu respeito. Bastava os Judeus porem em prática as profecias, que eles já conheciam sobre Cristo.

DA PALAVRA. Esta palavra a qual se refere o autor, diz respeito ao evangelho das boas novas de Cristo, que diferente da legislação mosaica, agora é o código de ética e prática do cristianismo. Se a mensagem foi diretamente para os seguidores do judaísmo, o escritor estava lhes advertindo de que eles conheciam bem as profecias messiânicas, e que precisavam praticar o que Deus lhes ordenara sobre a nova dispensação, principalmente aceitando Jesus de Nazaré como sendo o Messias de Deus. Na realidade os Judeus sempre foram o povo mais religioso do mundo antigo, estudavam desde sedo a legislação mosaica, como algo sagrado, mas negligenciaram as profecias que diziam respeito à chegada do Emanuel de Deus.

E NÃO SOMENTE OUVINTES. Eles ouviram as pregações feitas por João batista, lhes anunciando sobre a chegada do Messias, Jesus de Nazaré. O próprio Cristo de Deus exerceu plenamente o seu ministério de pregação e ensino entre o seu povo. E desde a ascensão de Cristo para se assentar a destra de Deus, que os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus vinham anunciando as boas novas da dispensação da graça. Os Judeus de Israel ou da dispersão já tinham ouvido tudo que dizia respeito à nova dispensação da graça. O que restava era de que não fossem apenas ouvintes da palavra, mas reagissem positivamente a mensagem do evangelho de Cristo Jesus.

ENGANANDO-VOS. A Deus, os leitores desta carta não tinham como enganar, a igreja que era a agência de comunicação da mensagem do evangelho, também não tinham como se desculparem, porque eles estavam enganando a se mesmo, protelando a aceitação das profecias messiânicas e rejeitando as boas novas do evangelho liberador do Filho de Deus. Resistir à nova realidade no tratamento de Deus com a humanidade por meio de uma nova aliança de paz era procurar enganar a si mesmo, uma vez que o conhecimento dos novos planos de Deus para o mundo, já lhes haviam chegado ao coração e a mente. Continuar indiferentes era pura insanidade.

COM FALSOS DISCURSOS. Assim como o cristianismo neste mesmo período se propagava por todo o mundo. Os agentes do judaísmo procuravam de todas as formas desfazerem a mensagem do evangelho aonde eles chegavam. Isto porque Israel não aceitou o fundador do cristianismo, nem muito menos a mensagem por ele transmitida e confirmada pela igreja. De forma que os pregadores legalistas do judaísmo andavam por toda parte com seus falsos discursos, distorcendo o evangelho.

Tiago 1:21

Tiago 1:21 - Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
POR ISSO, REJEITANDO. Por isso. O autor dar procedimento as suas exortações, de forma a clarear o entendimento dos seus leitores sobre como agir e como não agir, conforme a nova dispensação da graça. Quando o escritor usa o verbo rejeitando, ele propõe aos seus leitores uma opção firme no tocante a não aceitarem em hipótese alguma as más qualidades que ele passa a descrever. Para a maioria dos estudiosos desta carta de Tiago, o autor em alguns pontos do conteúdo de sua missiva, ele usa termos fortes, como se estivesse aplicando a legislação mosaica e não o evangelho da graça. Mas a verdade é que ele estava escrevendo para Judeus da dispersão, cristãos ou não, razão do porque de suas exortações mais fortes. Certamente ele desejava mostrar para os seguidores do judaísmo, que no cristianismo também tem doutrina.

TODA A IMUNDÍCIA E SUPERFLUIDADE DE MALÍCIA. Rejeitando a toda imundícia. Neste ponto, o escritor fala de imundícia para descrever todo tipo de impureza da carne e da mente. A alma e o caráter do ser humano ficam manchados pelas práticas sucessivas das paixões infames das concupiscências da carne. Desde o inicio da convivência do homem na terra que sua índole tem a tendência natural em buscar as coisas mais promíscuas desta vida, porque sua natureza tem o germe do pecado e o vírus da rebelião. Suas ações na maioria das vezes em ternos de desejos carnais são direcionadas pela malícia dos seus pensamentos. O conselho do autor é de que se faz necessário rejeitar tal imundícia humana e a superfluidade da malícia carnal.

RECEBEI COM MANSIDÃO. Agora, o escritor mostra uma saída e o que deve substituir a imundícia e a malícia. Pelo Espírito de Deus, o autor tenta focalizar uma luz no meio das trevas densas da carnalidade humana. Os Judeus haviam rejeitado a Cristo o salvador e agora não tinha como desfazer o que havia sido feito. Mas, nem tudo estava perdido, por isso ele revela o que há de disponível, que é eles receberem com mansidão, a proposta de uma nova aliança pelo evangelho da verdade de Cristo. Israel enfurecido, por não aceitar Jesus de Nazaré como o Messias, agiu com ira e com ódio, mas neste momento, o mais correto a fazer era receber com mansidão a palavra.

A PALAVRA EM VÓS ENXERTADA. Os profetas messiânicos deixaram suas mensagens sobre a vinda do Messias de Deus. João batista, o precursor também pregou sobre a chegada do Emanuel, Deus conosco. Jesus exerceu plenamente seu ministério de sinais e pregação entre o seu povo. E os ministros do evangelho continuavam exortando em como seguir as pisadas do Mestre. Ninguém tinha desculpa de não ter ouvido o evangelho da graça de Cristo, porque as boas novas haviam se espalhado rapidamente em todas as direções. Como semente, a palavra estava enxertada nos corações.

A QUAL PODE SALVAR AS VOSSAS ALMAS. O evangelho de Cristo é a bússola que guia o ser humano aos braços de Cristo, a salvação e a vida eterna. A legislação mosaica e a antiga dispensação cumpriram o seu papel na vida do povo Judeu. Com a vinda do Messias, Jesus de Nazaré, Deus pôs em prática um novo programa de relacionamento com a humanidade, mostrando por meio do evangelho da graça, como viver dignamente para o seu reino e as coisas que são de cima. Este é o cristianismo.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Tiago 1:19-20

Tiago 1:19-20 - Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS. O escritor antes de dar início a mais algumas exortações mais fortes, desarma os ânimos dos seus leitores lhes dando um tratamento especial, quando os chamam de “meus amados irmãos”. O fato de que Tiago reitera o direcionamento de sua carta aos seus irmãos, isso defende mais uma vez a tese de que ele estava escrevendo para os Judeus da dispersão. Usando o chavão de amados, ele deixa transparecer de que tinha laços de amor fraternal para quem estava escrevendo. Classificando-os de irmãos, o autor cita uma tradição judaica-cristã de tratamento igualitários entre seus pares, tendo como Pai o mesmo Deus.

TODO HOMEM SEJA PRONTO PARA OUVIR. Em forma de conselho, o escritor chama a atenção dos seus leitores para algo muito importante. Geralmente, a maioria das pessoas gostam de falar e expressar suas ideias e pensamentos, quando na realidade deveriam estarem mais aptas a ouvir do que a falar. O evangelho estava sendo pregado tanto em Israel, como em todo o mundo, onde estavam espalhados os Judeus da dispersão. E para aceitarem os novos conceitos do cristianismo e a realidade de uma nova dispensação, a dispensação da graça, bastava serem ouvintes das boas novas do evangelho de Cristo Jesus, o Messias de Deus, prometido a Israel.

TARDIO PARA FALAR. Esta é uma recomendação que pouco se cumpre no meio do povo de Deus, uma vez que, muitos preferem aparecer, por meio das oportunidades para pregar ou ensinar. É efetivamente frenética a ênfase que se dar ao ativismo em torno das oportunidades que se buscam para aparecem nos púlpitos das igrejas. Esquecendo-se deste tão importante conselho, de que é melhor ouvir do que falar, até porque quando se fala gera responsabilidade sobre cada palavra pronunciada. Não da para entender porque se dar tanto valor a determinados textos bíblicos, em detrimentos de outros, ao que tudo indica isso faz parte de um jogo de interesses.

TARDIO PARA SE IRAR. Esta recomendação do autor desta carta, atenta para o comportamento de todo aquele que diz ter o temor de Deus, ou ser um seguidor do reino de Cristo. Todo homem seja tardio para se irar, porque este estado emocional representa a falta de controle próprio. Aquele que vive para Deus conforme o evangelho glorioso de Cristo, não deve dar lugar à raiva, ódio, ou a ira, uma vez que, melhor é o amor, a comunhão e a compreensão do que os sentimentos negativos.

PORQUE A IRA DO HOMEM. A palavra ensina: Não se ponha o sol sobre a vossa ira. No momento em que nos sentimos injustiças, insultados ou agredidos, é natural uma reação a altura. No entanto, o Espírito de Deus nos lembra de que devemos seguir as pisadas do Mestre, e prontamente somos dominados pela compreensão e a paz.

NÃO OPERA A JUSTIÇA DE DEUS. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Deus é justiça e sabe recompensar a cada um de forma imparcial. Se alguém nos tratar com injustiça, não devemos revidar, mas esperar que a justiça divina venha a operar em nosso favor. Não devemos ser vingativos, mas entregar tudo nas mãos de Deus.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...