quinta-feira, 6 de junho de 2019

Romanos 15:3

Romanos 15:3 - Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
PORQUE TAMBÉM CRISTO. Neste versículo o escritor se utiliza do maior exemplo de abnegação em prol dos outros da história da humanidade para convencer seus leitores que deviam renunciar suas próprias vontades em prol do seu próximo. Cristo Jesus, o Filho de Deus, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a se mesmo, tomando a forma de servo (Filipenses 2:6-7). Ele disse que não veio para ser servido, mas para servir e dá a sua vida em prol dos outros.

NÃO AGRADOU. O Cordeiro de Deus, também conhecido como servo de Deus já antes mesmo de sua vinda, sabia de tudo que teria de passar em prol dos filhos dos homens, mas nem por isso desistiu de sua missão. E o resultado é o que todos nós conhecemos, Jesus de Nazaré fez a expiação pelos nossos pecados, dando tudo de si mesmo para proporcionar inumeráveis benefícios de salvação e vida eterna para a humanidade.

A SI MESMO. Foi para isto, que Cristo se deu. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Tudo tinha propósitos.

COMO ESTÁ ESCRITO. Esta é uma colocação recorrente nos escritos de Paulo, e mais especificamente nesta sua carta, como prova de que a nova dispensação da graça de Deus contava com o apoio das Escrituras Sagradas dos hebreus. Além do mais, como havia boa parte dos membros da igreja cristã de Roma sendo judeus, isso dava mais autoridade a esta carta de Paulo, por os filhos de Israel conheciam bem tais Escrituras. Somente nesta carta aos Romanos, Paulo cita esta frase mais de quinze vezes.

SOBRE MIM. Certamente o apóstolo dos gentios cita a passagem de Salmos 69:9 - Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Mas também não deixa de ser uma interpretação de Isaías 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos. Cristo levou nossos sofrimentos.

CAÍRAM AS INJÚRIAS. Como o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi em nosso lugar, então Jesus de Nazaré teve que suportar muita coisa, isso fazia parte de sua missão de resgate. Aquilo que os remidos de Cristo mereciam como castigo e reprovação, Cristo por amor aos seus escolhidos suportou, tendo que levar sobre si mesmo nossas culpas, com a finalidade de nos salvar.

DOS QUE TE INJURIARAM. Ele não merecia tanta humilhação, porque não falhou, não errou, nem pecou, na sua boca não se achou engano. Porem, era o preço que deveria ser pago, como sacrifício de redenção. Mas valeu apena tudo que o Cristo de Deus teve que suportar em nosso lugar, porque o resultado é a vida eterna. Isaías 53:11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

Romanos 15:1-2

Romanos 15:1-2 - Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
MAS NÓS, QUE SOMOS FORTES. Forte em que? Forte na fé em Cristo Jesus, que é o objeto da nossa fé cristã, porque toda a nossa confiança está depositada em Cristo. Paulo se inclui entre aqueles que não mais guardavam os costumes e dietas alimentares dos judeus. Apesar de ser um ex-seguidor do tradicional judaísmo, porem, Paulo teve uma profunda compreensão dos valores da nova aliança da graça com todas as nações do mundo. Os mais fortes, levem os fracos nos braços.

DEVEMOS SUPORTAR. O autor defende a inclusão dos mais fracos e não que o partido dos liberais fizessem acepção de pessoas com aqueles que eram débeis na fé. A guerra estava travada, e o desejo de Paulo era que os soldados da linha de frente, usassem suas forças para levar nos braços, aqueles que por motivos diversos estavam se sentindo fracos na caminhada. É assim que se cumpre a lei do amor fraterna.

AS FRAQUEZAS DOS FRACOS. Nem todos tem a mesma fé, e no meio do povo de Deus sempre vão existir aqueles que manquejam na caminhada da fé. No caso dos judeus convertidos ao cristianismo, de princípio, eles se sentiam duvidosos de deviam ou não abandonarem definitivamente com o judaísmo, para então abrasarem de fato a liberdade cristã. Por isso, se sentiam fracos na fé cristã, com ressalvas da nova aliança.

E NÃO AGRADAR A NÓS MESMOS. O que o apóstolo desejava era que os gentios compreendessem os irmãos judeus, pelo fato deles ainda guardarem algumas tradições do judaísmo, e não discriminassem os irmãos por questões de costumes ou tradições. No contexto dos escritos de Paulo, percebemos que o apóstolo dos gentios era cauteloso quanto aos judeus convertidos ao cristianismo, sem julgá-los errado.

PORTANTO, CADA UM DE NÓS AGRADE AO SEU PRÓXIMO. Esse comportamento dos irmãos mais fortes da comunidade cristã da cidade de Roma se traduzia por entender que os irmãos hebreus que agora faziam parte do cristianismo, precisavam de ajuda, até que chegassem ao desenvolvimento da fé o suficiente para entenderem que Cristo já havia cumprido a legislação de Moisés em lugar dos seus remidos, com a expiação.

NO QUE É BOM. Neste caso, o bom era não contender com os irmãos mais fracos na fé, quanto às questões de costumes e tradições religiosas. O cristianismo já havia conquistado grandes avanços em sua marcha. E Paulo via motivos de o povo de Deus crescer e se desenvolver cada vez mais, com isso, os irmãos não poderiam se permitir que coisas pequenas atrapalhassem o progresso da igreja de Cristo em todo o mundo.

PARA EDIFICAÇÃO. Esse deve ser o foco principal da nova lei de Cristo, em cumprimento do amor fraternal, que deve prevalecer no meio do povo de Deus, que é justamente a edificação de uns para com os outros. Paulo via a capital romana como um farou que poderia levar o evangelho da paz a muitos outros lugares, por meio do bom exemplo de cooperação dos irmãos, no bem-estar de uns para com os outros. Não era momento de divisão, senão de união, para o crescimento da obra de Deus.

sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:23

Romanos 14:23 - Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
MAS AQUELE. Paulo com esta mensagem conclui seu tema abortado em textos anteriores sobre a questão da dieta cristã, relacionada aos que se sentiam fracos, ao ponto de se escandalizarem, simplesmente porque via alguém maduro na fé comer determinados tipos de alimentos, que para eles era proibido comer. E neste último versículo do capítulo quatorze, o escritor salienta que os mais fortes não permanecessem em seu liberalismo, quando isso prejudicaria os fracos na fé.

QUE TEM DÚVIDA. A realidade, é que a igreja na cidade de Roma era composta de pessoas que vieram do judaísmo, bem como do paganismo. Os cristãos que antes faziam parte do judaísmo, talvez com sua origem em uma das seitas judaica chamada essênios, e que eram circuncidados, tinham dúvida quanto ao quebrar suas dietas alimentares, que por tradição receberam dos seus antepassados mais antigos.

SE COME. Neste caso, por conta da consciência deles, era melhor não comerem os mesmos alimentos que os liberais comiam, porque se assim procedessem, pecariam contra sua própria consciência, afetando, portanto, suas vidas de fé. O apóstolo pede mais uma vez aos irmãos mais fortes na fé que ajudassem aos mais fracos, não fazendo pressão para que os mais débeis na fé comessem os mesmos alimentos que eles.

ESTÁ CONDENADO. Alguém tinha que ceder, com o objetivo de resolver um impasse entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que vieram do paganismo, mas que foram alcançados pela multiforme graça de Deus, e que agora faziam parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. Na compreensão de Paulo, ficava mais fácil se os mais fortes recuassem em suas dietas exageradas para os fracos não caírem.

PORQUE NÃO COME POR FÉ. Percebe-se que o cristianismo teve muitas dificuldades em seus começos para avançar em sua história, porque os costumes do tradicional judaísmo constituíam em grandes barreiras para que a nova religião de Cristo se desenvolvesse. No começo os judeus que se convertiam ao cristianismo sentiam receio de que o próprio cristianismo não fosse algo que viesse a prejudicar aos hebreus, e isso pode ser visto nas lideranças de Jerusalém que viveram o momento de transição.

E TUDO O QUE NÃO É DE FÉ. Os seguidores do judaísmo, em suas várias ramificações e seitas, mesmo se convertendo ao cristianismo, mas tentavam se manter nas tradições dos seus antepassados, guardando muitos dos elementos da lei de Moisés. Quando para o apóstolo dos gentios, a nova ordem do cristianismo era o discípulo de Cristo viver pela fé, e não pelas normas e exigências da lei. Ou a fé em Cristo ou a lei.

É PECADO. E tudo o que não é de fé é pecado. Quando se faz um estudo panorâmico da nova dispensação da graça de Deus, dentro das páginas do Novo Testamento, se chega a conclusão que a fé se constitui em um elemento fundamental para os servos de Cristo. Por isso que Paulo afirma neste texto que, o que não se faz pela combustão da fé é pecado. E no caso dos que vieram do judaísmo para o cristianismo, eles tinham que fazer a opção pela fé na obra de Cristo, ou viverem ainda pela lei de Moisés.

Romanos 14:22

Romanos 14:22 - Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
TENS TU FÉ? O que é a fé? Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Sem fé é impossível agradar a Deus, Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. A fé é indispensável no processo da salvação, Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Paulo fala desta fé prática.

TEM-NA EM TI MESMO. Certamente, o escritor aponta em direção aos cristão mais liberais, que afirmavam que tinham muita fé de que se comessem qualquer tipo de alimento, não seriam contaminados. Porem, Paulo afirma que eles não precisavam demostrar isso para os mais fracos na fé, porque os tais, por não terem ainda desenvolvido a fé deles, se sentiam escandalizados com isso, ao ponto de caírem da fé.

DIANTE DE DEUS. A fé é algo abstrato, e não alguma coisa que se ver com os olhos físicos ou se percebe com os sentidos físicos. Portanto, assim sendo, precisamos demostrar a nossa fé, sim, mais diante de Deus. Parece que os super cristãos daquela igreja, queriam mesmo era mostrar diante dos outros que tinham mais fé do que os demais. Hoje também existem muitos que se acham mais fortes do que os outros.

BEM-AVENTURADO. Feliz daquele que pode olhar para dentro de si mesmo e pode dizer e provar diante de Deus que é um verdadeiro discípulo de Cristo. Porque aquele que diz que o conhece, deve andar como Ele andou (2 João 2:6). Na verdade o cristão verdadeiro pode sentir em sua alma a verdadeira felicidade, por exercer de maneira correta sua fé em Deus e em Cristo (João 14:1), porque quem assim procede, conquista de forma segura a graça do Criador e pode dizer que é mais que vencedor.

AQUELE QUE NÃO SE CONDENA. Tudo indica que os mais liberais estão julgando e condenando os irmãos judeus, porque eles praticavam ainda algumas coisas da lei de Moisés, tais como suas dietas quanto a determinados tipos de alimentos. Todavia, Paulo recomenda que os irmãos não condenassem os outros, mas que olhassem para dentro de si mesmo, no sentido de perceberem se não precisavam melhor mais.

A SI MESMO. Bem-aventura aquele que não se condena a si mesmo. Com isso, o apóstolo dos gentios pede que os irmãos façam uma reflexão interior, consigo mesmo, para analisarem se não estavam errados, quando tentavam julgar a vida dos mais fracos na fé, servindo de pedra de tropeço para seu semelhante. Não adianta ser um religioso para os outros verem, mais por dentro ser dominado pela hipocrisia.

NAQUILO QUE APROVA. Uma coisa é alguém achar que está correto em seus atos de cunho religioso, e outra coisa e aquilatar tais atos ao que Cristo ensinou sobre sua lei do amor fraternal. Um cristão pode achar que fazendo determinadas coisas está correto em seus procedimentos e outra coisa é ver se não está prejudicando o seu irmão na fé. No caso em foco, os mais fortes na fé diziam que comendo qualquer tipo de alimento estava tudo bem, porem, no final, estava escandalizando os fracos na fé.

Romanos 14:21

Romanos 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
BOM. Que palavra maravilho da parte de Paulo, no sentido de orientar aos seus leitores no que poderiam e no que não deveria fazer, nos relacionamentos de uns para com os outros. Se os irmãos daquela comunidade cristã tomaram efetivamente os conselhos de Paulo, certamente os problemas de contendas foram resolvidos, porque estas recomendações da parte do escritor dissolveriam todos os debates e desavenças do povo de Deus. O que Paulo mais queria era fazer a harmonia reinar.

É NÃO COMER CARNE. Agora, fica mais evidente sobre que se tratava a questão da dieta praticada pelos judeus convertidos ao cristianismo, e o tipo de comida que os cristãos mais liberais ingeriam, por acharem que não era pecado, mas que fazia os seus irmãos vegetarianos tropeçarem. O apóstolo afirma que, melhor é não comer carne, do que comer e fazer com que alguém venha a ficar atingido negativamente na fé.

NEM BEBER VINHO. Já esta questão, não era com relação aos judeus, porque os hebreus sempre gostaram de beber vinho de forma moderada. Esta questão de beber vinho ou não sempre foi uma questão de debates entre os grupos mais liberais e os mais radicais do cristianismo. Quem afirma que beber vinho não é pecado, se apropria do fato de Cristo ter transformado água em vinho nas bodas de Caná da Galileia.

NEM FAZER COISA ALGUMA. Nesta parte, o autor multiplica infinitamente além de carne a vinho, sua lista de coisas que o cristão não deve fazer nem praticar, quando tais ações vêm a prejudicar os nossos irmãos na fé. Com isso, entende-se que a questão das contendas na igreja cristã na cidade de Roma, não era somente a questão da comida e da bebida, mas que outros motivos também geravam intrigas. A título de hoje são muitos e múltiplos os motivos das disputas entre os cristãos.

QUE TEU IRMÃO TROPECE. Tudo indica que estas questões não resolvidas naquela igreja eram motivos de muitos dos irmãos se chocarem de tal maneira que os mais fracos na fé se desviavam dos caminhos do evangelho. Somos instruídos pelo evangelho da verdade a contribuir com nossas ações e palavras para que os nossos irmãos sejam cada vez mais edificados na fé em Cristo, e não, ser pedra de tropeço.

OU SE ESCANDALIZE. Jesus falou que era mister que os escândalos acontecessem no mundo, mais ai daquele que provoca o escândalo. Quem vive com Cristo e para Cristo e tem uma boa estrutura espiritual, não se escandaliza com nada. Mas aqueles que são infantes na fé, não suportam ver práticas erradas no meio do povo de Deus. Por isso que muitos, antes de alcançarem o amadurecimento na fé, se desviam da igreja.

OU SE ENFRAQUEÇA. Cada coisa errada que os líderes do cristianismo praticam e que gera escândalo no meio do povo de Deus, leva aos mais débeis na fé a se enfraquecerem cada vez mais. O certo é: Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. Os que são mais maduros nas doutrinas cristãs precisam dar as mãos aos que manquejam para que se firmem mais e mais no evangelho de Cristo, e não escandalizar com um mau testemunho, levando os pequenininhos a fracassarem.

Romanos 14:20

Romanos 14:20 - Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
NÃO DESTRUA. Grandes guerras e batalhas já foram travadas na história da humanidade por motivos religiosos. Paulo alerta aos irmãos sobre o perigo das contendas, que se não debeladas poderiam destruir a unidade da igreja de Cristo. No texto anterior o escritor convida aos seus leitores a edificarem uns aos outros por meio de ações positivas do amor fraternal. Cada um de nós temos um nível de fé, diferente uns dos outros, mas com respeito e amor, vamos sempre ajudar uns aos outros.

POR CAUSA DE COMIDA. O problema das contendas por conta das dietas alimentares na igreja cristã de Roma era tão sério, que o apóstolo estende um pouco mais este assunto, no sentido de eliminar de vez esta demanda. Alguns não comiam qualquer tipo de alimentos vendidos no mercado, enquanto que outros dos irmãos, os chamados liberais, comiam de tudo, porque diziam ter muita fé que tudo é limpo.

A OBRA DE DEUS. Tanto os mais liberais eram de Deus, quanto também àqueles que se abstinham de determinados tipos de alimentos, sejam judeus ou gentios. Quem resgatou a todos que faziam parte daquela igreja amada foi Deus, mediante a obra perfeita de redenção realizada por seu Filho Jesus. Então, ninguém tinha o direito de julgar ou condenar os outros, por não comerem determinados tipos de comida ou não.

É VERDADE QUE TUDO É LIMPO. Neste caso, Paulo segue o raciocínio lógico da fé cristã, de conformidade com o que Cristo falou que o que contamina o homem não é o que entra em seu estômago. Na realidade, para a teologia de Paulo, era assim que funcionava, desde que não fosse motivo de escândalo, para os mais fracos na fé. Qualquer tipo de comidas, quando oramos e abençoamos em nome do Senhor, tudo fica limpo e pode ser ingerido pelos servos de Deus, porque assim ensina o evangelho.

MAS MAL VAI. No entanto, que o nosso próprio modo de ver as coisas não venha a ser motivo de pedra de tropeço para a vida cristã dos mais fracos na fé. Neste caso, Paulo recomenda que os irmãos mais liberais não fossem motivos de escândalos para os mais débeis na fé. Se o meu tipo de dieta alimentar vier de alguma maneira atingir negativamente a fé do meu irmão, então devo evitar fazer com que ele peque.

PARA O HOMEM. O que o apóstolo dos gentios pretende com suas recomendações é que houvesse um equilíbrio entre os irmãos, evitando prejuízos para os mais liberais, porque se fossem causa de escândalo para os mais fracos na fé, eles também seriam reprovados por Deus, e ao mesmo tempo, também com um bom comportamento dos irmãos mais fortes na fé, se evitaria que os mais fracos se desviassem do evangelho.

QUE COME COM ESCÂNDALO. Conclui-se que Paulo solicita que os irmãos que comiam de todos os tipos de alimentos, evitassem comer alguns tipos de comidas, que porventura servia de escândalo para os mais fracos na fé. Os judeus que já eram circuncidados antes de se converterem ao cristianismo temiam de que, não poderiam deixar de seguir alguns mandamentos da lei, com medo de serem amaldiçoados. Portanto, os irmãos tinham que se comportarem com respeito mútuo.

Romanos 14:18-19

Romanos 14:18-19 - Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
PORQUE QUEM NISTO SERVE A CRISTO. O conselho de Paulo era de que os irmãos tomassem consciência de que nem comida nem bebida, nem qualquer outra coisa era mais importante do que o amor fraternal uns para com os outros, em Cristo Jesus. Além de que, quando nós serviços aos irmãos, estamos servindo a Cristo, porque a lei de Jesus é a prática do amor fraternal para com o nosso próximo, principalmente para com nossos irmãos na fé. Esta é a nova lei de Cristo Jesus para sua igreja remida.

AGRADÁVEL É A DEUS. Certamente o pensamento de Paulo se volta para o patriarca Abraão que se tornou amigo de Deus, bem como para o rei Davi, que é chamado pela palavra do Senhor de amigo de Deus. Não é diferente com aqueles que fazem o bem ao seu próximo, principalmente aos domésticos da fé, que conquistam a amizade e o amor de Deus, e quem conquista a confiança de Deus é mais que abençoado na terra.

E ACEITO AOS HOMENS. Esta colocação feita pelo apóstolo Paulo nos ensina que devemos ser pessoas sociáveis, ou seja, precisamos conquistar as pessoas para Cristo, e para tanto, temos que ao mesmo tempo conquistar a amizade das pessoas, com o objetivo de influenciá-los a seguir o reino de Cristo, pelo evangelho da libertação. As nossas ações precisam mostrar para a sociedade que Cristo está em nossa vida.

SEGAMOS, POIS, AS COISAS. Tudo que um servo de Cristo falar deve ser visando o bem do seu próximo, porque esta é a lei de Cristo para os seus discípulos. E tudo que os remidos praticarem por meio de suas ações, do mesmo modo tem que ter como objetivo e finalidade a boa amizade com aquele que lhe rodeiam. Quem confessa o nome de Cristo não pode estar metido em desavenças, contendas ou confusão.

QUE SERVEM PARA A PAZ. Todas as nossas atividades devem ter como foco a paz com todos, principalmente em nossos relacionamentos com nossos irmãos da igreja. Nós todos só somos povo de Deus, porque Cristo veio ao mundo para realizar a nossa paz com Deus. Da mesma forma, devemos lutar para que a paz também seja um fruto benéfico de nossas ações para com todos, promovendo a harmonia entre nós.

E PARA EDIFICAÇÃO. O Senhor Deus derrama seu Santo Espírito sobre a sua igreja, concedendo os dons espirituais a cada um, segundo a sua vontade, justamente para que possamos desempenhar nossas funções para a edificação da igreja de Cristo. Quem tem o ministério de interpretação do perfeito louvor, quem exerce o ministério de intercessão, e o ministério da palavra, que seja sempre para edificar a igreja.

DE UNS PARA COM OS OUTROS. Enquanto o Senhor Jesus esteve com os seus, diz o evangelho de que ele cuidou dos seus, mostrando o exemplo que nós temos responsabilidades uns com os outros, no sentido de promover por todos os modos o bem-estar do nosso semelhante. A igreja de Cristo é um mesmo corpo, em que todos os membros devem se preocupar com o bem coletivo. Cristo ensinou que devemos amar a Deus sobre todas as coisas, mas também ao nosso próximo igualmente.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...