sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:23

Romanos 14:23 - Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.
MAS AQUELE. Paulo com esta mensagem conclui seu tema abortado em textos anteriores sobre a questão da dieta cristã, relacionada aos que se sentiam fracos, ao ponto de se escandalizarem, simplesmente porque via alguém maduro na fé comer determinados tipos de alimentos, que para eles era proibido comer. E neste último versículo do capítulo quatorze, o escritor salienta que os mais fortes não permanecessem em seu liberalismo, quando isso prejudicaria os fracos na fé.

QUE TEM DÚVIDA. A realidade, é que a igreja na cidade de Roma era composta de pessoas que vieram do judaísmo, bem como do paganismo. Os cristãos que antes faziam parte do judaísmo, talvez com sua origem em uma das seitas judaica chamada essênios, e que eram circuncidados, tinham dúvida quanto ao quebrar suas dietas alimentares, que por tradição receberam dos seus antepassados mais antigos.

SE COME. Neste caso, por conta da consciência deles, era melhor não comerem os mesmos alimentos que os liberais comiam, porque se assim procedessem, pecariam contra sua própria consciência, afetando, portanto, suas vidas de fé. O apóstolo pede mais uma vez aos irmãos mais fortes na fé que ajudassem aos mais fracos, não fazendo pressão para que os mais débeis na fé comessem os mesmos alimentos que eles.

ESTÁ CONDENADO. Alguém tinha que ceder, com o objetivo de resolver um impasse entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que vieram do paganismo, mas que foram alcançados pela multiforme graça de Deus, e que agora faziam parte do corpo de Cristo, que é a sua igreja remida. Na compreensão de Paulo, ficava mais fácil se os mais fortes recuassem em suas dietas exageradas para os fracos não caírem.

PORQUE NÃO COME POR FÉ. Percebe-se que o cristianismo teve muitas dificuldades em seus começos para avançar em sua história, porque os costumes do tradicional judaísmo constituíam em grandes barreiras para que a nova religião de Cristo se desenvolvesse. No começo os judeus que se convertiam ao cristianismo sentiam receio de que o próprio cristianismo não fosse algo que viesse a prejudicar aos hebreus, e isso pode ser visto nas lideranças de Jerusalém que viveram o momento de transição.

E TUDO O QUE NÃO É DE FÉ. Os seguidores do judaísmo, em suas várias ramificações e seitas, mesmo se convertendo ao cristianismo, mas tentavam se manter nas tradições dos seus antepassados, guardando muitos dos elementos da lei de Moisés. Quando para o apóstolo dos gentios, a nova ordem do cristianismo era o discípulo de Cristo viver pela fé, e não pelas normas e exigências da lei. Ou a fé em Cristo ou a lei.

É PECADO. E tudo o que não é de fé é pecado. Quando se faz um estudo panorâmico da nova dispensação da graça de Deus, dentro das páginas do Novo Testamento, se chega a conclusão que a fé se constitui em um elemento fundamental para os servos de Cristo. Por isso que Paulo afirma neste texto que, o que não se faz pela combustão da fé é pecado. E no caso dos que vieram do judaísmo para o cristianismo, eles tinham que fazer a opção pela fé na obra de Cristo, ou viverem ainda pela lei de Moisés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...