sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:21

Romanos 14:21 - Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
BOM. Que palavra maravilho da parte de Paulo, no sentido de orientar aos seus leitores no que poderiam e no que não deveria fazer, nos relacionamentos de uns para com os outros. Se os irmãos daquela comunidade cristã tomaram efetivamente os conselhos de Paulo, certamente os problemas de contendas foram resolvidos, porque estas recomendações da parte do escritor dissolveriam todos os debates e desavenças do povo de Deus. O que Paulo mais queria era fazer a harmonia reinar.

É NÃO COMER CARNE. Agora, fica mais evidente sobre que se tratava a questão da dieta praticada pelos judeus convertidos ao cristianismo, e o tipo de comida que os cristãos mais liberais ingeriam, por acharem que não era pecado, mas que fazia os seus irmãos vegetarianos tropeçarem. O apóstolo afirma que, melhor é não comer carne, do que comer e fazer com que alguém venha a ficar atingido negativamente na fé.

NEM BEBER VINHO. Já esta questão, não era com relação aos judeus, porque os hebreus sempre gostaram de beber vinho de forma moderada. Esta questão de beber vinho ou não sempre foi uma questão de debates entre os grupos mais liberais e os mais radicais do cristianismo. Quem afirma que beber vinho não é pecado, se apropria do fato de Cristo ter transformado água em vinho nas bodas de Caná da Galileia.

NEM FAZER COISA ALGUMA. Nesta parte, o autor multiplica infinitamente além de carne a vinho, sua lista de coisas que o cristão não deve fazer nem praticar, quando tais ações vêm a prejudicar os nossos irmãos na fé. Com isso, entende-se que a questão das contendas na igreja cristã na cidade de Roma, não era somente a questão da comida e da bebida, mas que outros motivos também geravam intrigas. A título de hoje são muitos e múltiplos os motivos das disputas entre os cristãos.

QUE TEU IRMÃO TROPECE. Tudo indica que estas questões não resolvidas naquela igreja eram motivos de muitos dos irmãos se chocarem de tal maneira que os mais fracos na fé se desviavam dos caminhos do evangelho. Somos instruídos pelo evangelho da verdade a contribuir com nossas ações e palavras para que os nossos irmãos sejam cada vez mais edificados na fé em Cristo, e não, ser pedra de tropeço.

OU SE ESCANDALIZE. Jesus falou que era mister que os escândalos acontecessem no mundo, mais ai daquele que provoca o escândalo. Quem vive com Cristo e para Cristo e tem uma boa estrutura espiritual, não se escandaliza com nada. Mas aqueles que são infantes na fé, não suportam ver práticas erradas no meio do povo de Deus. Por isso que muitos, antes de alcançarem o amadurecimento na fé, se desviam da igreja.

OU SE ENFRAQUEÇA. Cada coisa errada que os líderes do cristianismo praticam e que gera escândalo no meio do povo de Deus, leva aos mais débeis na fé a se enfraquecerem cada vez mais. O certo é: Um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. Os que são mais maduros nas doutrinas cristãs precisam dar as mãos aos que manquejam para que se firmem mais e mais no evangelho de Cristo, e não escandalizar com um mau testemunho, levando os pequenininhos a fracassarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...