sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:22

Romanos 14:22 - Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
TENS TU FÉ? O que é a fé? Hebreus 11:1 - Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. Sem fé é impossível agradar a Deus, Hebreus 11:6 - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. A fé é indispensável no processo da salvação, Atos 16:31 - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. Paulo fala desta fé prática.

TEM-NA EM TI MESMO. Certamente, o escritor aponta em direção aos cristão mais liberais, que afirmavam que tinham muita fé de que se comessem qualquer tipo de alimento, não seriam contaminados. Porem, Paulo afirma que eles não precisavam demostrar isso para os mais fracos na fé, porque os tais, por não terem ainda desenvolvido a fé deles, se sentiam escandalizados com isso, ao ponto de caírem da fé.

DIANTE DE DEUS. A fé é algo abstrato, e não alguma coisa que se ver com os olhos físicos ou se percebe com os sentidos físicos. Portanto, assim sendo, precisamos demostrar a nossa fé, sim, mais diante de Deus. Parece que os super cristãos daquela igreja, queriam mesmo era mostrar diante dos outros que tinham mais fé do que os demais. Hoje também existem muitos que se acham mais fortes do que os outros.

BEM-AVENTURADO. Feliz daquele que pode olhar para dentro de si mesmo e pode dizer e provar diante de Deus que é um verdadeiro discípulo de Cristo. Porque aquele que diz que o conhece, deve andar como Ele andou (2 João 2:6). Na verdade o cristão verdadeiro pode sentir em sua alma a verdadeira felicidade, por exercer de maneira correta sua fé em Deus e em Cristo (João 14:1), porque quem assim procede, conquista de forma segura a graça do Criador e pode dizer que é mais que vencedor.

AQUELE QUE NÃO SE CONDENA. Tudo indica que os mais liberais estão julgando e condenando os irmãos judeus, porque eles praticavam ainda algumas coisas da lei de Moisés, tais como suas dietas quanto a determinados tipos de alimentos. Todavia, Paulo recomenda que os irmãos não condenassem os outros, mas que olhassem para dentro de si mesmo, no sentido de perceberem se não precisavam melhor mais.

A SI MESMO. Bem-aventura aquele que não se condena a si mesmo. Com isso, o apóstolo dos gentios pede que os irmãos façam uma reflexão interior, consigo mesmo, para analisarem se não estavam errados, quando tentavam julgar a vida dos mais fracos na fé, servindo de pedra de tropeço para seu semelhante. Não adianta ser um religioso para os outros verem, mais por dentro ser dominado pela hipocrisia.

NAQUILO QUE APROVA. Uma coisa é alguém achar que está correto em seus atos de cunho religioso, e outra coisa e aquilatar tais atos ao que Cristo ensinou sobre sua lei do amor fraternal. Um cristão pode achar que fazendo determinadas coisas está correto em seus procedimentos e outra coisa é ver se não está prejudicando o seu irmão na fé. No caso em foco, os mais fortes na fé diziam que comendo qualquer tipo de alimento estava tudo bem, porem, no final, estava escandalizando os fracos na fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...