sábado, 1 de junho de 2019

Romanos 14:20

Romanos 14:20 - Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
NÃO DESTRUA. Grandes guerras e batalhas já foram travadas na história da humanidade por motivos religiosos. Paulo alerta aos irmãos sobre o perigo das contendas, que se não debeladas poderiam destruir a unidade da igreja de Cristo. No texto anterior o escritor convida aos seus leitores a edificarem uns aos outros por meio de ações positivas do amor fraternal. Cada um de nós temos um nível de fé, diferente uns dos outros, mas com respeito e amor, vamos sempre ajudar uns aos outros.

POR CAUSA DE COMIDA. O problema das contendas por conta das dietas alimentares na igreja cristã de Roma era tão sério, que o apóstolo estende um pouco mais este assunto, no sentido de eliminar de vez esta demanda. Alguns não comiam qualquer tipo de alimentos vendidos no mercado, enquanto que outros dos irmãos, os chamados liberais, comiam de tudo, porque diziam ter muita fé que tudo é limpo.

A OBRA DE DEUS. Tanto os mais liberais eram de Deus, quanto também àqueles que se abstinham de determinados tipos de alimentos, sejam judeus ou gentios. Quem resgatou a todos que faziam parte daquela igreja amada foi Deus, mediante a obra perfeita de redenção realizada por seu Filho Jesus. Então, ninguém tinha o direito de julgar ou condenar os outros, por não comerem determinados tipos de comida ou não.

É VERDADE QUE TUDO É LIMPO. Neste caso, Paulo segue o raciocínio lógico da fé cristã, de conformidade com o que Cristo falou que o que contamina o homem não é o que entra em seu estômago. Na realidade, para a teologia de Paulo, era assim que funcionava, desde que não fosse motivo de escândalo, para os mais fracos na fé. Qualquer tipo de comidas, quando oramos e abençoamos em nome do Senhor, tudo fica limpo e pode ser ingerido pelos servos de Deus, porque assim ensina o evangelho.

MAS MAL VAI. No entanto, que o nosso próprio modo de ver as coisas não venha a ser motivo de pedra de tropeço para a vida cristã dos mais fracos na fé. Neste caso, Paulo recomenda que os irmãos mais liberais não fossem motivos de escândalos para os mais débeis na fé. Se o meu tipo de dieta alimentar vier de alguma maneira atingir negativamente a fé do meu irmão, então devo evitar fazer com que ele peque.

PARA O HOMEM. O que o apóstolo dos gentios pretende com suas recomendações é que houvesse um equilíbrio entre os irmãos, evitando prejuízos para os mais liberais, porque se fossem causa de escândalo para os mais fracos na fé, eles também seriam reprovados por Deus, e ao mesmo tempo, também com um bom comportamento dos irmãos mais fortes na fé, se evitaria que os mais fracos se desviassem do evangelho.

QUE COME COM ESCÂNDALO. Conclui-se que Paulo solicita que os irmãos que comiam de todos os tipos de alimentos, evitassem comer alguns tipos de comidas, que porventura servia de escândalo para os mais fracos na fé. Os judeus que já eram circuncidados antes de se converterem ao cristianismo temiam de que, não poderiam deixar de seguir alguns mandamentos da lei, com medo de serem amaldiçoados. Portanto, os irmãos tinham que se comportarem com respeito mútuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...