quinta-feira, 6 de junho de 2019

Romanos 15:3

Romanos 15:3 - Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.
PORQUE TAMBÉM CRISTO. Neste versículo o escritor se utiliza do maior exemplo de abnegação em prol dos outros da história da humanidade para convencer seus leitores que deviam renunciar suas próprias vontades em prol do seu próximo. Cristo Jesus, o Filho de Deus, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a se mesmo, tomando a forma de servo (Filipenses 2:6-7). Ele disse que não veio para ser servido, mas para servir e dá a sua vida em prol dos outros.

NÃO AGRADOU. O Cordeiro de Deus, também conhecido como servo de Deus já antes mesmo de sua vinda, sabia de tudo que teria de passar em prol dos filhos dos homens, mas nem por isso desistiu de sua missão. E o resultado é o que todos nós conhecemos, Jesus de Nazaré fez a expiação pelos nossos pecados, dando tudo de si mesmo para proporcionar inumeráveis benefícios de salvação e vida eterna para a humanidade.

A SI MESMO. Foi para isto, que Cristo se deu. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Tudo tinha propósitos.

COMO ESTÁ ESCRITO. Esta é uma colocação recorrente nos escritos de Paulo, e mais especificamente nesta sua carta, como prova de que a nova dispensação da graça de Deus contava com o apoio das Escrituras Sagradas dos hebreus. Além do mais, como havia boa parte dos membros da igreja cristã de Roma sendo judeus, isso dava mais autoridade a esta carta de Paulo, por os filhos de Israel conheciam bem tais Escrituras. Somente nesta carta aos Romanos, Paulo cita esta frase mais de quinze vezes.

SOBRE MIM. Certamente o apóstolo dos gentios cita a passagem de Salmos 69:9 - Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim. Mas também não deixa de ser uma interpretação de Isaías 53:6 - Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele à iniquidade de nós todos. Cristo levou nossos sofrimentos.

CAÍRAM AS INJÚRIAS. Como o sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, foi em nosso lugar, então Jesus de Nazaré teve que suportar muita coisa, isso fazia parte de sua missão de resgate. Aquilo que os remidos de Cristo mereciam como castigo e reprovação, Cristo por amor aos seus escolhidos suportou, tendo que levar sobre si mesmo nossas culpas, com a finalidade de nos salvar.

DOS QUE TE INJURIARAM. Ele não merecia tanta humilhação, porque não falhou, não errou, nem pecou, na sua boca não se achou engano. Porem, era o preço que deveria ser pago, como sacrifício de redenção. Mas valeu apena tudo que o Cristo de Deus teve que suportar em nosso lugar, porque o resultado é a vida eterna. Isaías 53:11 - Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...