Romanos 15:19 - Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
PELO PODER DOS SINAIS. As palavras sinais e prodígios, bem como a palavra milagre quer dizer a mesma coisa, porque representam coisas sobrenaturais, que acontecem entre os filhos dos homens, que não são comuns para os seres humanos. A palavra sinal, neste caso específico nos fala de ensinamentos tirados pelas coisas espantosas que acontecem como sinal de que Deus está dando um exemplo de seu poder, presença e aprovação. Por meio dos sinais, Deus dava evidência de que era com Paulo.
E PRODÍGIOS. Esta palavra representa, neste texto, os próprios eventos milagrosos que o Senhor realizava por intermédio das atividades de Paulo, em prol do reino de Deus. Não se sabe por que o apóstolo não menciona em seus escritos muitos dos prodígios que Deus realizou por seu intermédio, talvez para que não parecesse que ele estava se exaltando, mas que a história e as citações indiretas falam de muitos deles.
NA VIRTUDE DO ESPÍRITO DE DEUS. Neste caso, “virtude” nos ensina do poder em ação do Espírito de Deus, como companheiro de Paulo em seus ministério e vida. Cristo foi assunto ao céu, mas no dia de Pentecostes enviou o poderoso Espírito Santo que assou a glorificar o nome de Cristo com feitos prodigiosos na vida dos remidos de Cristo. O mesmo poder que estava em Cristo, operava agora pelo Espírito de Deus.
DE MANEIRA QUE DESDE JERUSALÉM E ARREDORES. Dentro das páginas do Novo Testamento não temos como saber sobre tais atividades de Paulo em Jerusalém, nem muito menos na Judeia, Samaria ou Galileia, em fim, no país de Israel. Até porque Pedro quem ficou responsável pelo evangelho da circuncisão. Já no que diz respeito a Palestina, “arredores” podemos conjecturar que esta mensagem é bem real.
ATÉ AO ILÍRICO. Paulo não está falando de um país, mas sim uma grande região, que compreendia uma vasta província romana, situada entre a Itália, a Trácia, a Macedônia e a Alemanha, bem como pelo Mar Adriático e pelo rio Danúbio. A história posterior nos faz saber que esta província foi dissolvida para dar lugar aos Estados da Servia, da Croácia, da Bósnia da Rascia e da Dalmácia, o que representa a moderna Iugoslávia.
TENHO PREGADO O EVANGELHO. É claro que o apóstolo dos gentios pregou o evangelho muito em muitos mais lugares do que ele mencionou nesta sua citação, de Jerusalém ao Ilírico, talvez a referência tenha uma indireta contra alguém que o acusava de não ter feito o dever de casa, quanto a esta área específica citada pelo apóstolo. A verdade é que Paulo fez um trabalho de evangelismo potencialmente real.
DE CRISTO JESUS. Por que o “evangelho de Cristo Jesus”? Porque Paulo pregava uma mensagem Cristocêntrica. O evangelho de Cristo Jesus é aquele que engloba todos os elementos da nova aliança de Deus para com a humanidade, porque ensina sobre a redenção, a propiciação, a expiação, a reconciliação e a salvação. O Evangelho de Cristo também nos ensina sobre a nossa chamada, nossa eleição, justificação diante de Deus, predestinação junto aos planos do Pai, vida eterna e glorificação final dos salvos.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
quarta-feira, 12 de junho de 2019
Romanos 15:17-18
Romanos 15:17-18 - De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras.
DE SORTE QUE TENHO GLÓRIA. O apóstolo se achava um privilegiado por fazer parte desta tão grande obra que o Senhor Jesus havia depositado sob sua responsabilidade, até porque, antes de se converter a Cristo, era um terrível perseguidor contra a igreja do Senhor Jesus. Mas quando aprouve a Deus que o chamou pela sua graça para ser um personagem de grande desenvoltura na história do cristianismo. O que Deus fez na vida de Paulo e por intermédio dele foi coisa grande, e a história cristã comprova isto.
EM JESUS CRISTO. Agora, em nenhum momento de sua vida, Paulo chegou a imaginar que era merecedor dos privilégios que desfrutava junto ao trono de Deus, mas sempre encontramos nos seus escritos sua completa e total dependência de Cristo Jesus, o seu Senhor e nosso também. Por isso que Cristo o revestia de virtudes e poder, de tal maneira que se percebia a presença de Deus em sua vida, atividades e ministério.
NAS COISAS QUE PERTENCEM A DEUS. O mesmo zelo que Paulo tinha nas coisas voltadas a sua antiga religião, o tradicional judaísmo, agora ele dedicava ao cristianismo, levando a sério as coisas do reino de Deus. Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores, disse Paulo.
PORQUE NÃO OUSAREI DIZER COISA ALGUMA. Na realidade o que Paulo pregava, ensinava ou escrevia era por revelação de Cristo. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Paulo foi arrebatado a presença de Deus para receber tais revelações (2 Coríntios 12:2-4).
QUE CRISTO POR MIM NÃO TENHA FEITO. Agora, Paulo fala do seu ministério como sendo a apóstolo dos gentios, em que Deus se utilizou de maneira tremenda de sua vida para fazer coisas grandes em favor dos gentios. Certamente, já era conhecido de todos na igreja cristã da cidade de Roma, o que Deus vinha fazendo por intermédia do apóstolo dos gentios, apesar de Paulo não ter ainda exercido seu ministério em Roma.
PARA FAZER OBEDIENTES OS GENTIOS. Assim como Deus se utilizou de forma muito forte o Senhor Jesus, quando esteve presente na terra, e que agora estava se utilizando dos apóstolos de Jerusalém para levar o evangelho da circuncisão. Não era diferente o que Deus estava fazendo na vida e ministério de Paulo para levar os gentios a se converterem ao reino de Cristo, vindo eles a obedecerem a Deus em tudo.
POR PALAVRAS E POR OBRAS. Filipenses 3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 1 Tessalonicenses 1:6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. Aqueles que se convertiam por meio do ministério de Paulo, viviam para Cristo e com Cristo Jesus.
DE SORTE QUE TENHO GLÓRIA. O apóstolo se achava um privilegiado por fazer parte desta tão grande obra que o Senhor Jesus havia depositado sob sua responsabilidade, até porque, antes de se converter a Cristo, era um terrível perseguidor contra a igreja do Senhor Jesus. Mas quando aprouve a Deus que o chamou pela sua graça para ser um personagem de grande desenvoltura na história do cristianismo. O que Deus fez na vida de Paulo e por intermédio dele foi coisa grande, e a história cristã comprova isto.
EM JESUS CRISTO. Agora, em nenhum momento de sua vida, Paulo chegou a imaginar que era merecedor dos privilégios que desfrutava junto ao trono de Deus, mas sempre encontramos nos seus escritos sua completa e total dependência de Cristo Jesus, o seu Senhor e nosso também. Por isso que Cristo o revestia de virtudes e poder, de tal maneira que se percebia a presença de Deus em sua vida, atividades e ministério.
NAS COISAS QUE PERTENCEM A DEUS. O mesmo zelo que Paulo tinha nas coisas voltadas a sua antiga religião, o tradicional judaísmo, agora ele dedicava ao cristianismo, levando a sério as coisas do reino de Deus. Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores, disse Paulo.
PORQUE NÃO OUSAREI DIZER COISA ALGUMA. Na realidade o que Paulo pregava, ensinava ou escrevia era por revelação de Cristo. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Paulo foi arrebatado a presença de Deus para receber tais revelações (2 Coríntios 12:2-4).
QUE CRISTO POR MIM NÃO TENHA FEITO. Agora, Paulo fala do seu ministério como sendo a apóstolo dos gentios, em que Deus se utilizou de maneira tremenda de sua vida para fazer coisas grandes em favor dos gentios. Certamente, já era conhecido de todos na igreja cristã da cidade de Roma, o que Deus vinha fazendo por intermédia do apóstolo dos gentios, apesar de Paulo não ter ainda exercido seu ministério em Roma.
PARA FAZER OBEDIENTES OS GENTIOS. Assim como Deus se utilizou de forma muito forte o Senhor Jesus, quando esteve presente na terra, e que agora estava se utilizando dos apóstolos de Jerusalém para levar o evangelho da circuncisão. Não era diferente o que Deus estava fazendo na vida e ministério de Paulo para levar os gentios a se converterem ao reino de Cristo, vindo eles a obedecerem a Deus em tudo.
POR PALAVRAS E POR OBRAS. Filipenses 3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 1 Tessalonicenses 1:6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. Aqueles que se convertiam por meio do ministério de Paulo, viviam para Cristo e com Cristo Jesus.
Romanos 15:16
Romanos 15:16 - Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
QUE SEJA MINISTRO. Ser ministro na antiga dispensação era ser um sumo sacerdote que oferecia sacrifício diretamente a Deus. Já na nova dispensação, o próprio Cristo foi ministra da circuncisão, porque ele foi enviado por Deus como Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquesedeque. No caso de Paulo, ele foi chamado pelo Senhor Jesus conforme Atos 9:15 - Como sendo um vaso escolhido para levar o nome de Cristo aos quatro cantos do mundo civilizado daquela época, disse Jesus a Ananias.
DE CRISTO. Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. 1 Timóteo 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa
PARA OS GENTIOS. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Por isso que ele é chamado apóstolo da incircuncisão.
MINISTRANDO O EVANGELHO DE DEUS. Para a sua época, o apóstolo dos gentios foi um dos maiores pregadores do evangelho de Jesus Cristo no mundo gentílico, porque foi enviado por Deus a cumprir uma importante missão transcultural no mundo gentílico. Até mais do que os demais apóstolo que conviveram com Cristo, Paulo teve profundas revelações da nova aliança da graça de Deus com a humanidade.
PARA QUE SEJA AGRADÁVEL. Enquanto Pedro era o responsável pelo evangelho da circuncisão, juntamente com os demais apóstolos de Israel, pregando o evangelho para os seguidores do tradicional judaísmo, assim como fez o Senhor Jesus. Mas Paulo era designado por Deus para pregar o evangelho das boas novas às demais nações do mundo. O seu grande prazer era levar os gentios a aceitarem a Cristo Jesus.
A OFERTA DOS GENTIOS. O Senhor Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam, porem, a partir da crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como sacrifício de propiciação e expiação, a porta da graça se abril para as demais nações do mundo. Com tudo isto houve a reconciliação dos remidos de Cristo com o Deus de amor, bondade e graça, tendo os gentios aceso direto a Deus.
SANTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO. Neste versículo Paulo fala a respeito do Deus Todo-poderoso, de Jesus cristo que o chamou para o apostolado, e também do Espírito Santo, que foi derramado sobre a igreja de Cristo desde o dia de Pentecostes, e que era o parceiro principal de Paulo em suas campanhas de evangelização por onde passava pregando o evangelho libertador de Cristo. O Espírito Santo é a força motivadora pela qual a igreja de Cristo vem se desenvolvendo desde o seu início.
QUE SEJA MINISTRO. Ser ministro na antiga dispensação era ser um sumo sacerdote que oferecia sacrifício diretamente a Deus. Já na nova dispensação, o próprio Cristo foi ministra da circuncisão, porque ele foi enviado por Deus como Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquesedeque. No caso de Paulo, ele foi chamado pelo Senhor Jesus conforme Atos 9:15 - Como sendo um vaso escolhido para levar o nome de Cristo aos quatro cantos do mundo civilizado daquela época, disse Jesus a Ananias.
DE CRISTO. Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. 1 Timóteo 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa
PARA OS GENTIOS. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Por isso que ele é chamado apóstolo da incircuncisão.
MINISTRANDO O EVANGELHO DE DEUS. Para a sua época, o apóstolo dos gentios foi um dos maiores pregadores do evangelho de Jesus Cristo no mundo gentílico, porque foi enviado por Deus a cumprir uma importante missão transcultural no mundo gentílico. Até mais do que os demais apóstolo que conviveram com Cristo, Paulo teve profundas revelações da nova aliança da graça de Deus com a humanidade.
PARA QUE SEJA AGRADÁVEL. Enquanto Pedro era o responsável pelo evangelho da circuncisão, juntamente com os demais apóstolos de Israel, pregando o evangelho para os seguidores do tradicional judaísmo, assim como fez o Senhor Jesus. Mas Paulo era designado por Deus para pregar o evangelho das boas novas às demais nações do mundo. O seu grande prazer era levar os gentios a aceitarem a Cristo Jesus.
A OFERTA DOS GENTIOS. O Senhor Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam, porem, a partir da crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como sacrifício de propiciação e expiação, a porta da graça se abril para as demais nações do mundo. Com tudo isto houve a reconciliação dos remidos de Cristo com o Deus de amor, bondade e graça, tendo os gentios aceso direto a Deus.
SANTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO. Neste versículo Paulo fala a respeito do Deus Todo-poderoso, de Jesus cristo que o chamou para o apostolado, e também do Espírito Santo, que foi derramado sobre a igreja de Cristo desde o dia de Pentecostes, e que era o parceiro principal de Paulo em suas campanhas de evangelização por onde passava pregando o evangelho libertador de Cristo. O Espírito Santo é a força motivadora pela qual a igreja de Cristo vem se desenvolvendo desde o seu início.
terça-feira, 11 de junho de 2019
Romanos 15:15
Romanos 15:15 - Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada.
MAS, IRMÃOS. Desde os começos da humanidade, que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por se encontrarem em um troco comum, da arvore genealógica chamada Adão e Eva. Os judeus eram irmãos em Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas mais importantes de Israel. E os cristãos sempre se consideraram irmãos uns dos outros, porque todo aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos de Deus, conforme o evangelho de Cristo em (João 1:12).
EM PARTE VOS ESCREVI. Certamente o autor se reporta aos últimos capítulos desta carta, em que ele trata de assuntos mais específicos das questões controvertidas que estavam ocorrendo naquela comunidade cristã da cidade de Roma. Porque o problema das comidas e das bebidas estava provocando divisões no seio da igreja de Cristo, ao ponto de ter uma repercussão negativa, até que chegasse ao conhecimento de Paulo.
MAIS OUSADAMENTE. É como se o escritor, ainda que de forma indireta fizesse seu pedido de desculpa pelas fortes advertências que estava explicitando em sua carta, porque alguém poderia dizer, não foi você quem fundou nossa igreja, e agora vem nos exortar? Mas Paulo, como responsável pelos campos transculturais dos gentios, ele tinha autorização dos apóstolos de Jerusalém para coordenar as igrejas gentílicas.
COMO PARA VOS TRAZER. Há quem diga que o líder local da igreja cristã na capital do império romano já ensinava estas mesmas coisas aos irmãos judeus e gentios convertidos ao cristianismo. Mas que ele mesmo precisava de um aval da parte do coordenador geral das igrejas gentílicas, no caso o apóstolo Paulo, para que ganhasse mais autoridade em suas palavras, o que prontamente Paulo fez em sua carta.
OUTRA VEZ ISTO À MEMÓRIA. Se não o líder local, mas pelo menos os informantes de Paulo já havia lhe comunicado sobre os problemas que vinham afetando a convivência dos irmãos judeus e gentios naquela igreja. Assim sendo, Paulo reconhece que apenas traz a memória deles sobre tais assuntos, agora, como sendo uma exortação do grande apóstolo dos gentios, Paulo, que tinha autoridade para isso. Há quem diga que o líder local não estava tendo autoridade para resolver tais dificuldades naquela igreja local.
PELA GRAÇA QUE POR DEUS. Prontamente se verifica a humildade do grande apóstolo dos gentios, porque sendo ele quem efetivamente era, como líder do cristianismo do mundo gentílico, mas reconhecia não ser merecedor de tamanho privilégio. Antes de se converter a Cristo, Paulo foi um perseguidor feroz contra a igreja de Cristo, desta forma, ele acha que era um ministro do evangelho pela multiforme graça de Deus.
ME FOI DADA. Paulo não merecia ser quem chegou a ser em termos de importância no cristianismo do primeiro século de nossa era cristã, mas como ele próprio diz em Gálatas 1:15-16 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe, me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. A chamada de Paulo para ser apóstolo dos gentios foi direta de Cristo Jesus, e não de uma organização religiosa.
MAS, IRMÃOS. Desde os começos da humanidade, que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por se encontrarem em um troco comum, da arvore genealógica chamada Adão e Eva. Os judeus eram irmãos em Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas mais importantes de Israel. E os cristãos sempre se consideraram irmãos uns dos outros, porque todo aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos de Deus, conforme o evangelho de Cristo em (João 1:12).
EM PARTE VOS ESCREVI. Certamente o autor se reporta aos últimos capítulos desta carta, em que ele trata de assuntos mais específicos das questões controvertidas que estavam ocorrendo naquela comunidade cristã da cidade de Roma. Porque o problema das comidas e das bebidas estava provocando divisões no seio da igreja de Cristo, ao ponto de ter uma repercussão negativa, até que chegasse ao conhecimento de Paulo.
MAIS OUSADAMENTE. É como se o escritor, ainda que de forma indireta fizesse seu pedido de desculpa pelas fortes advertências que estava explicitando em sua carta, porque alguém poderia dizer, não foi você quem fundou nossa igreja, e agora vem nos exortar? Mas Paulo, como responsável pelos campos transculturais dos gentios, ele tinha autorização dos apóstolos de Jerusalém para coordenar as igrejas gentílicas.
COMO PARA VOS TRAZER. Há quem diga que o líder local da igreja cristã na capital do império romano já ensinava estas mesmas coisas aos irmãos judeus e gentios convertidos ao cristianismo. Mas que ele mesmo precisava de um aval da parte do coordenador geral das igrejas gentílicas, no caso o apóstolo Paulo, para que ganhasse mais autoridade em suas palavras, o que prontamente Paulo fez em sua carta.
OUTRA VEZ ISTO À MEMÓRIA. Se não o líder local, mas pelo menos os informantes de Paulo já havia lhe comunicado sobre os problemas que vinham afetando a convivência dos irmãos judeus e gentios naquela igreja. Assim sendo, Paulo reconhece que apenas traz a memória deles sobre tais assuntos, agora, como sendo uma exortação do grande apóstolo dos gentios, Paulo, que tinha autoridade para isso. Há quem diga que o líder local não estava tendo autoridade para resolver tais dificuldades naquela igreja local.
PELA GRAÇA QUE POR DEUS. Prontamente se verifica a humildade do grande apóstolo dos gentios, porque sendo ele quem efetivamente era, como líder do cristianismo do mundo gentílico, mas reconhecia não ser merecedor de tamanho privilégio. Antes de se converter a Cristo, Paulo foi um perseguidor feroz contra a igreja de Cristo, desta forma, ele acha que era um ministro do evangelho pela multiforme graça de Deus.
ME FOI DADA. Paulo não merecia ser quem chegou a ser em termos de importância no cristianismo do primeiro século de nossa era cristã, mas como ele próprio diz em Gálatas 1:15-16 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe, me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. A chamada de Paulo para ser apóstolo dos gentios foi direta de Cristo Jesus, e não de uma organização religiosa.
Romanos 15:14
Romanos 15:14 - Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.
EU PRÓPRIO, MEUS IRMÃOS. Tendo Paulo abordado, até este ponto de sua carta, os temas mais relevantes a serem expostos aos seus leitores naquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios, passa agora, a falar um pouco de si mesmo e do seu ministério com relação aos gentios, porque alguns daquela igreja poderiam pensar: Quem é Paulo para nos exortar, se não foi ele quem esteve envolvido com a fundação desta igreja? Primeiro o apóstolo se identifica como irmãos dos seus leitores, e isso era importante.
CERTO ESTOU. Depois, Paulo demostra que tinha pleno conhecimento do que estava sucedendo naquela igreja, porque como responsável pelo evangelho da incircuncisão, os próprios apóstolos de Jerusalém lhe deram carta branca para ser o coordenador geral dos trabalhos voltados aos gentios de todo o mundo civilizado daquela época. Então, Paulo não era qualquer um, era o grande apóstolo dos gentios.
A RESPEITO DE VÓS. Assim sendo, Paulo tinha autoridade o suficiente para exortar, doutrinar, mas também consolar os destinatários desta importante correspondência enviada à igreja cristã na cidade de Roma. É bom lembrar que a igreja de Roma, já no final do ministério de Paulo teve uma importância muito grande na vida daquele homem de Deus, porque ele terminou sua carreira ministerial naquela igreja em Roma.
QUE VÓS MESMOS ESTAIS CHEIOS. Mais uma vez, o escritor se utiliza de mais uma de suas metáforas para descrever seus leitores como um recipiente positivo, no sentido de estarem cheios de coisas boas da parte de Deus. Com isso, se percebe que o apóstolo resolve fazer bons elogios aos seus leitores, até para que sua carta não terminasse de maneira monótona, somente contendo exortações e muitos alertas.
DE BONDADE. Apesar dos muitos problemas apontados neste mesma carta, no que diz respeito ao relacionamento dos irmãos daquela igreja, tais como, a questão do partidarismo entre judeus e gentios. Mas o apóstolo também ver virtudes boas daquela gente, ao reconhecer que eles eram praticantes de ações benevolentes de uns para com os outros. Isso é um ponto de luz, que fala positivamente sobre eles.
CHEIOS DE TODO CONHECIMENTO. Por outro lado, o escritor também tinha certeza de que naquela comunidade cristã havia muitos dos seus principais membros que eram pessoas cultas, preparadas e espirituais. Roma por ser a capital do império romano tinha como movimento literário a busca pelo conhecimento geral. Isso nos faz compreender que na igreja não era diferente, e que o saber era algo muito relevante.
PODENDO ADMOESTAR-VOS UNS AOS OUTROS. Na verdade, esta carta de Paulo aos Romanos não contem tantas doutrinas cristãs, no sentido de exortações éticas, e neste ponto ficamos sabendo o porquê. O fato é que, os informantes de Paulo já havia lhe passado a informação de que naquela igreja, seus líderes cuidavam muito bem em ensinarem aos seus membros de como se conduzirem como representantes do reino de Cristo. O fato é que esta carta trata de assuntos macros dos temas da soteriologia.
EU PRÓPRIO, MEUS IRMÃOS. Tendo Paulo abordado, até este ponto de sua carta, os temas mais relevantes a serem expostos aos seus leitores naquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios, passa agora, a falar um pouco de si mesmo e do seu ministério com relação aos gentios, porque alguns daquela igreja poderiam pensar: Quem é Paulo para nos exortar, se não foi ele quem esteve envolvido com a fundação desta igreja? Primeiro o apóstolo se identifica como irmãos dos seus leitores, e isso era importante.
CERTO ESTOU. Depois, Paulo demostra que tinha pleno conhecimento do que estava sucedendo naquela igreja, porque como responsável pelo evangelho da incircuncisão, os próprios apóstolos de Jerusalém lhe deram carta branca para ser o coordenador geral dos trabalhos voltados aos gentios de todo o mundo civilizado daquela época. Então, Paulo não era qualquer um, era o grande apóstolo dos gentios.
A RESPEITO DE VÓS. Assim sendo, Paulo tinha autoridade o suficiente para exortar, doutrinar, mas também consolar os destinatários desta importante correspondência enviada à igreja cristã na cidade de Roma. É bom lembrar que a igreja de Roma, já no final do ministério de Paulo teve uma importância muito grande na vida daquele homem de Deus, porque ele terminou sua carreira ministerial naquela igreja em Roma.
QUE VÓS MESMOS ESTAIS CHEIOS. Mais uma vez, o escritor se utiliza de mais uma de suas metáforas para descrever seus leitores como um recipiente positivo, no sentido de estarem cheios de coisas boas da parte de Deus. Com isso, se percebe que o apóstolo resolve fazer bons elogios aos seus leitores, até para que sua carta não terminasse de maneira monótona, somente contendo exortações e muitos alertas.
DE BONDADE. Apesar dos muitos problemas apontados neste mesma carta, no que diz respeito ao relacionamento dos irmãos daquela igreja, tais como, a questão do partidarismo entre judeus e gentios. Mas o apóstolo também ver virtudes boas daquela gente, ao reconhecer que eles eram praticantes de ações benevolentes de uns para com os outros. Isso é um ponto de luz, que fala positivamente sobre eles.
CHEIOS DE TODO CONHECIMENTO. Por outro lado, o escritor também tinha certeza de que naquela comunidade cristã havia muitos dos seus principais membros que eram pessoas cultas, preparadas e espirituais. Roma por ser a capital do império romano tinha como movimento literário a busca pelo conhecimento geral. Isso nos faz compreender que na igreja não era diferente, e que o saber era algo muito relevante.
PODENDO ADMOESTAR-VOS UNS AOS OUTROS. Na verdade, esta carta de Paulo aos Romanos não contem tantas doutrinas cristãs, no sentido de exortações éticas, e neste ponto ficamos sabendo o porquê. O fato é que, os informantes de Paulo já havia lhe passado a informação de que naquela igreja, seus líderes cuidavam muito bem em ensinarem aos seus membros de como se conduzirem como representantes do reino de Cristo. O fato é que esta carta trata de assuntos macros dos temas da soteriologia.
Romanos 15:13
Romanos 15:13 – Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
ORA, O DEUS DE ESPERANÇA. Por que Paulo fala sobre o Deus de esperança? É que ele conhecia totalmente o Deus a quem ele servia, como sendo o Senhor que cria novas possibilidades para abençoar aqueles que nele esperam. Salmos 27:14 – Espera no Senhor, anima-te, e eles fortalecerá o teu coração, espera pois no Senhor. Jeremias 17:7 – Feliz daquele que confia em Deus, cuja esperança está depositada no Senhor seu Deus. Deus jamais decepcionará aqueles que Esperam inteiramente Nele.
VOS ENCHA DE TODO O GOZO. O escritor ver os seus leitores como um recipiente propício para ser cheios de coisas boas. E nesta metáfora ele deseja que o Deus de Esperança encha a igreja de Cristo na cidade de Roma de muita alegria. Quem nem as perseguições impetradas pelo império romano fossem motivos para os irmãos baixarem suas cabeças e se darem por vencidos, mas que o a alegria fosse sempre.
E PAZ. Verdade era que muitas coisas vinham perturbando aquela comunidade cristã, desde os problemas externos, por conta das pressões políticas, bem como das contendas internas, em consequências dos modismos que haviam naquela igreja. Porem, a oração de Paulo, juntando-se a isso o seu bom desejo era de que a paz e a tranquilidade tomasse conta dos corações de todos aqueles que eram de Cristo.
EM CRENÇA. Pelo menos da parte daqueles que eram judeus e que agora faziam parte da igreja de Cristo em Roma haviam muitas dúvidas quanto as crenças nas coisas próprias da nova dispensação, porque aqueles que antes faziam parte do judaísmo, e que foram circuncidados conforme a lei de Moisés, continuavam guardando muitas coisas de sua antiga religião, principalmente quanto aos alimentos. Precisavam mudar.
PARA QUE ABUNDEIS EM ESPERANÇA. O fato é que o cristianismo em seus começos foi uma incógnita para muitos, porque não se sabia em que se chegaria, e somente com o passar do tempo é que houve uma compreensão de que ele veio para ficar. O apóstolo dos gentios queria que os servos de Cristo crescem em tudo que a nova proposta de Deus estava prometendo, e que o cristianismo estava no plano de Deus.
PELA VIRTUDE. A velha dispensação, que neste tempo já estava aboleta, contava apenas com um código de letras mortas. Mas a nova dispensação da graça de Deus era absolutamente dinâmica, porque deste o dia de Pentecostes, que o poder do Espirito Santo estava atuando na vida, de todos aqueles que se entregavam a Cristo, crendo que as promessas das boas novas do evangelho eram seguras e poderosas.
DO ESPÍRITO SANTO. Quando Paulo fala a respeito da virtude do Espírito Santo, ele se refere ao poder atuante do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo. Desde o tempo da velha dispensação que o Senhor prometeu derramar o seu Santo Espírito sobre o seu povo Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E essa promessa já era uma realidade na igreja de Cristo.
ORA, O DEUS DE ESPERANÇA. Por que Paulo fala sobre o Deus de esperança? É que ele conhecia totalmente o Deus a quem ele servia, como sendo o Senhor que cria novas possibilidades para abençoar aqueles que nele esperam. Salmos 27:14 – Espera no Senhor, anima-te, e eles fortalecerá o teu coração, espera pois no Senhor. Jeremias 17:7 – Feliz daquele que confia em Deus, cuja esperança está depositada no Senhor seu Deus. Deus jamais decepcionará aqueles que Esperam inteiramente Nele.
VOS ENCHA DE TODO O GOZO. O escritor ver os seus leitores como um recipiente propício para ser cheios de coisas boas. E nesta metáfora ele deseja que o Deus de Esperança encha a igreja de Cristo na cidade de Roma de muita alegria. Quem nem as perseguições impetradas pelo império romano fossem motivos para os irmãos baixarem suas cabeças e se darem por vencidos, mas que o a alegria fosse sempre.
E PAZ. Verdade era que muitas coisas vinham perturbando aquela comunidade cristã, desde os problemas externos, por conta das pressões políticas, bem como das contendas internas, em consequências dos modismos que haviam naquela igreja. Porem, a oração de Paulo, juntando-se a isso o seu bom desejo era de que a paz e a tranquilidade tomasse conta dos corações de todos aqueles que eram de Cristo.
EM CRENÇA. Pelo menos da parte daqueles que eram judeus e que agora faziam parte da igreja de Cristo em Roma haviam muitas dúvidas quanto as crenças nas coisas próprias da nova dispensação, porque aqueles que antes faziam parte do judaísmo, e que foram circuncidados conforme a lei de Moisés, continuavam guardando muitas coisas de sua antiga religião, principalmente quanto aos alimentos. Precisavam mudar.
PARA QUE ABUNDEIS EM ESPERANÇA. O fato é que o cristianismo em seus começos foi uma incógnita para muitos, porque não se sabia em que se chegaria, e somente com o passar do tempo é que houve uma compreensão de que ele veio para ficar. O apóstolo dos gentios queria que os servos de Cristo crescem em tudo que a nova proposta de Deus estava prometendo, e que o cristianismo estava no plano de Deus.
PELA VIRTUDE. A velha dispensação, que neste tempo já estava aboleta, contava apenas com um código de letras mortas. Mas a nova dispensação da graça de Deus era absolutamente dinâmica, porque deste o dia de Pentecostes, que o poder do Espirito Santo estava atuando na vida, de todos aqueles que se entregavam a Cristo, crendo que as promessas das boas novas do evangelho eram seguras e poderosas.
DO ESPÍRITO SANTO. Quando Paulo fala a respeito da virtude do Espírito Santo, ele se refere ao poder atuante do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo. Desde o tempo da velha dispensação que o Senhor prometeu derramar o seu Santo Espírito sobre o seu povo Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E essa promessa já era uma realidade na igreja de Cristo.
Romanos 15:12
Romanos 15:12 - Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
OUTRA VEZ DIZ ISAÍAS. Todos estes textos citados por Paulo faziam parte das literaturas religiosas dos hebreus, com indicação de que uma nova aliança seria possível, não só com Israel, mas com todas as nações do mundo. Isaías foi um profeta muito usado por Deus para falar a respeito da vinda do Messias de Deus, como também em várias de suas profecias falavam sobre um novo tempo, que na era própria veio a ser chamada de nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus.
UMA RAIZ. Tem um trecho do profeta Isaías que é reconhecido como predição puramente messiânica que é o capítulo cinquenta e três de Isaías. E logo no seu começo fala justamente sobre esta raiz em Isaías 53:2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
EM JESSÉ HAVERÁ. Esta era uma metáfora judaica muito conhecida do povo de Deus para falar a respeito da forma como Deus exaltou a Davi, filho de Jessé, o tirando dos pastos das ovelhas e o exaltando como rei de Israel. O Messias também seria levantado por Deus como alguém que ninguém dava nada por ele, mas que sua exaltação viria diretamente do Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra.
E NAQUELE QUE SE LEVANTAR. A forma como Deus fez na vida de Davi, muito mais o Senhor fez com seu Filho Jesus Cristo, que foi nascido em uma família simples da sociedade, passou anos no ostracismo, mas que no memento certo Deus o coroou com virtude e poder, como nunca houve antes Dele nem depois Dele. Quem conhece a biografia de Cristo Jesus sabe muito bem que foi Deus quem o exaltou soberanamente.
PARA REGER. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Apocalipse 19:16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Jesus Cristo de Nazaré, está assentado a destra do trono de Deus como dominador.
OS GENTIOS. Esta profecia de Isaías apontava diretamente para a igreja de Cristo, que começou a ser formada ainda com a presença do Senhor Jesus aqui na terra, mais que veio a ser consolidada depois de seus sacrifício de propiciação e expiação, porque reconciliou com Deus os moradores da terra. Com a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, agora, todos os povos do mundo se chegam a Deus.
OS GENTIOS ESPERARÃO. João 1:10-14 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
OUTRA VEZ DIZ ISAÍAS. Todos estes textos citados por Paulo faziam parte das literaturas religiosas dos hebreus, com indicação de que uma nova aliança seria possível, não só com Israel, mas com todas as nações do mundo. Isaías foi um profeta muito usado por Deus para falar a respeito da vinda do Messias de Deus, como também em várias de suas profecias falavam sobre um novo tempo, que na era própria veio a ser chamada de nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus.
UMA RAIZ. Tem um trecho do profeta Isaías que é reconhecido como predição puramente messiânica que é o capítulo cinquenta e três de Isaías. E logo no seu começo fala justamente sobre esta raiz em Isaías 53:2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.
EM JESSÉ HAVERÁ. Esta era uma metáfora judaica muito conhecida do povo de Deus para falar a respeito da forma como Deus exaltou a Davi, filho de Jessé, o tirando dos pastos das ovelhas e o exaltando como rei de Israel. O Messias também seria levantado por Deus como alguém que ninguém dava nada por ele, mas que sua exaltação viria diretamente do Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra.
E NAQUELE QUE SE LEVANTAR. A forma como Deus fez na vida de Davi, muito mais o Senhor fez com seu Filho Jesus Cristo, que foi nascido em uma família simples da sociedade, passou anos no ostracismo, mas que no memento certo Deus o coroou com virtude e poder, como nunca houve antes Dele nem depois Dele. Quem conhece a biografia de Cristo Jesus sabe muito bem que foi Deus quem o exaltou soberanamente.
PARA REGER. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Apocalipse 19:16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Jesus Cristo de Nazaré, está assentado a destra do trono de Deus como dominador.
OS GENTIOS. Esta profecia de Isaías apontava diretamente para a igreja de Cristo, que começou a ser formada ainda com a presença do Senhor Jesus aqui na terra, mais que veio a ser consolidada depois de seus sacrifício de propiciação e expiação, porque reconciliou com Deus os moradores da terra. Com a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, agora, todos os povos do mundo se chegam a Deus.
OS GENTIOS ESPERARÃO. João 1:10-14 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.
Assinar:
Postagens (Atom)
Atos 28.30-31
Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...
-
Atos 12:8 - E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me....
-
Hebreus 12: 28-29 - Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente...
-
1 Coríntios 15:18-19 - E também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de ...