terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:12

Romanos 15:12 - Outra vez diz Isaías: Uma raiz em Jessé haverá, E naquele que se levantar para reger os gentios, Os gentios esperarão.
OUTRA VEZ DIZ ISAÍAS. Todos estes textos citados por Paulo faziam parte das literaturas religiosas dos hebreus, com indicação de que uma nova aliança seria possível, não só com Israel, mas com todas as nações do mundo. Isaías foi um profeta muito usado por Deus para falar a respeito da vinda do Messias de Deus, como também em várias de suas profecias falavam sobre um novo tempo, que na era própria veio a ser chamada de nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus.

UMA RAIZ. Tem um trecho do profeta Isaías que é reconhecido como predição puramente messiânica que é o capítulo cinquenta e três de Isaías. E logo no seu começo fala justamente sobre esta raiz em Isaías 53:2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

EM JESSÉ HAVERÁ. Esta era uma metáfora judaica muito conhecida do povo de Deus para falar a respeito da forma como Deus exaltou a Davi, filho de Jessé, o tirando dos pastos das ovelhas e o exaltando como rei de Israel. O Messias também seria levantado por Deus como alguém que ninguém dava nada por ele, mas que sua exaltação viria diretamente do Deus Todo-poderoso, Criador dos céus e da terra.

E NAQUELE QUE SE LEVANTAR. A forma como Deus fez na vida de Davi, muito mais o Senhor fez com seu Filho Jesus Cristo, que foi nascido em uma família simples da sociedade, passou anos no ostracismo, mas que no memento certo Deus o coroou com virtude e poder, como nunca houve antes Dele nem depois Dele. Quem conhece a biografia de Cristo Jesus sabe muito bem que foi Deus quem o exaltou soberanamente.

PARA REGER. Daniel 7:14 - E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Mateus 28:18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Apocalipse 19:16 - E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores. Jesus Cristo de Nazaré, está assentado a destra do trono de Deus como dominador.

OS GENTIOS. Esta profecia de Isaías apontava diretamente para a igreja de Cristo, que começou a ser formada ainda com a presença do Senhor Jesus aqui na terra, mais que veio a ser consolidada depois de seus sacrifício de propiciação e expiação, porque reconciliou com Deus os moradores da terra. Com a nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, agora, todos os povos do mundo se chegam a Deus.

OS GENTIOS ESPERARÃO. João 1:10-14 - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome. Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...