quarta-feira, 12 de junho de 2019

Romanos 15:16

Romanos 15:16 - Que seja ministro de Jesus Cristo para os gentios, ministrando o evangelho de Deus, para que seja agradável a oferta dos gentios, santificada pelo Espírito Santo.
QUE SEJA MINISTRO. Ser ministro na antiga dispensação era ser um sumo sacerdote que oferecia sacrifício diretamente a Deus. Já na nova dispensação, o próprio Cristo foi ministra da circuncisão, porque ele foi enviado por Deus como Sumo Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquesedeque. No caso de Paulo, ele foi chamado pelo Senhor Jesus conforme Atos 9:15 - Como sendo um vaso escolhido para levar o nome de Cristo aos quatro cantos do mundo civilizado daquela época, disse Jesus a Ananias.

DE CRISTO. Romanos 1:1 - Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus. Gálatas 1:1 - Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. 1 Timóteo 1:1 - Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa

PARA OS GENTIOS. Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco. Por isso que ele é chamado apóstolo da incircuncisão.

MINISTRANDO O EVANGELHO DE DEUS. Para a sua época, o apóstolo dos gentios foi um dos maiores pregadores do evangelho de Jesus Cristo no mundo gentílico, porque foi enviado por Deus a cumprir uma importante missão transcultural no mundo gentílico. Até mais do que os demais apóstolo que conviveram com Cristo, Paulo teve profundas revelações da nova aliança da graça de Deus com a humanidade.

PARA QUE SEJA AGRADÁVEL. Enquanto Pedro era o responsável pelo evangelho da circuncisão, juntamente com os demais apóstolos de Israel, pregando o evangelho para os seguidores do tradicional judaísmo, assim como fez o Senhor Jesus. Mas Paulo era designado por Deus para pregar o evangelho das boas novas às demais nações do mundo. O seu grande prazer era levar os gentios a aceitarem a Cristo Jesus.

A OFERTA DOS GENTIOS. O Senhor Jesus veio para os que eram seus, mas os seus não o receberam, porem, a partir da crucificação do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, como sacrifício de propiciação e expiação, a porta da graça se abril para as demais nações do mundo. Com tudo isto houve a reconciliação dos remidos de Cristo com o Deus de amor, bondade e graça, tendo os gentios aceso direto a Deus.

SANTIFICADA PELO ESPÍRITO SANTO. Neste versículo Paulo fala a respeito do Deus Todo-poderoso, de Jesus cristo que o chamou para o apostolado, e também do Espírito Santo, que foi derramado sobre a igreja de Cristo desde o dia de Pentecostes, e que era o parceiro principal de Paulo em suas campanhas de evangelização por onde passava pregando o evangelho libertador de Cristo. O Espírito Santo é a força motivadora pela qual a igreja de Cristo vem se desenvolvendo desde o seu início.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...