terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:14

Romanos 15:14 - Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.
EU PRÓPRIO, MEUS IRMÃOS. Tendo Paulo abordado, até este ponto de sua carta, os temas mais relevantes a serem expostos aos seus leitores naquela comunidade cristã, o apóstolo dos gentios, passa agora, a falar um pouco de si mesmo e do seu ministério com relação aos gentios, porque alguns daquela igreja poderiam pensar: Quem é Paulo para nos exortar, se não foi ele quem esteve envolvido com a fundação desta igreja? Primeiro o apóstolo se identifica como irmãos dos seus leitores, e isso era importante.

CERTO ESTOU. Depois, Paulo demostra que tinha pleno conhecimento do que estava sucedendo naquela igreja, porque como responsável pelo evangelho da incircuncisão, os próprios apóstolos de Jerusalém lhe deram carta branca para ser o coordenador geral dos trabalhos voltados aos gentios de todo o mundo civilizado daquela época. Então, Paulo não era qualquer um, era o grande apóstolo dos gentios.

A RESPEITO DE VÓS. Assim sendo, Paulo tinha autoridade o suficiente para exortar, doutrinar, mas também consolar os destinatários desta importante correspondência enviada à igreja cristã na cidade de Roma. É bom lembrar que a igreja de Roma, já no final do ministério de Paulo teve uma importância muito grande na vida daquele homem de Deus, porque ele terminou sua carreira ministerial naquela igreja em Roma.

QUE VÓS MESMOS ESTAIS CHEIOS. Mais uma vez, o escritor se utiliza de mais uma de suas metáforas para descrever seus leitores como um recipiente positivo, no sentido de estarem cheios de coisas boas da parte de Deus. Com isso, se percebe que o apóstolo resolve fazer bons elogios aos seus leitores, até para que sua carta não terminasse de maneira monótona, somente contendo exortações e muitos alertas.

DE BONDADE. Apesar dos muitos problemas apontados neste mesma carta, no que diz respeito ao relacionamento dos irmãos daquela igreja, tais como, a questão do partidarismo entre judeus e gentios. Mas o apóstolo também ver virtudes boas daquela gente, ao reconhecer que eles eram praticantes de ações benevolentes de uns para com os outros. Isso é um ponto de luz, que fala positivamente sobre eles.

CHEIOS DE TODO CONHECIMENTO. Por outro lado, o escritor também tinha certeza de que naquela comunidade cristã havia muitos dos seus principais membros que eram pessoas cultas, preparadas e espirituais. Roma por ser a capital do império romano tinha como movimento literário a busca pelo conhecimento geral. Isso nos faz compreender que na igreja não era diferente, e que o saber era algo muito relevante.

PODENDO ADMOESTAR-VOS UNS AOS OUTROS. Na verdade, esta carta de Paulo aos Romanos não contem tantas doutrinas cristãs, no sentido de exortações éticas, e neste ponto ficamos sabendo o porquê. O fato é que, os informantes de Paulo já havia lhe passado a informação de que naquela igreja, seus líderes cuidavam muito bem em ensinarem aos seus membros de como se conduzirem como representantes do reino de Cristo. O fato é que esta carta trata de assuntos macros dos temas da soteriologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...