quarta-feira, 12 de junho de 2019

Romanos 15:19

Romanos 15:19 - Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.
PELO PODER DOS SINAIS. As palavras sinais e prodígios, bem como a palavra milagre quer dizer a mesma coisa, porque representam coisas sobrenaturais, que acontecem entre os filhos dos homens, que não são comuns para os seres humanos. A palavra sinal, neste caso específico nos fala de ensinamentos tirados pelas coisas espantosas que acontecem como sinal de que Deus está dando um exemplo de seu poder, presença e aprovação. Por meio dos sinais, Deus dava evidência de que era com Paulo.

E PRODÍGIOS. Esta palavra representa, neste texto, os próprios eventos milagrosos que o Senhor realizava por intermédio das atividades de Paulo, em prol do reino de Deus. Não se sabe por que o apóstolo não menciona em seus escritos muitos dos prodígios que Deus realizou por seu intermédio, talvez para que não parecesse que ele estava se exaltando, mas que a história e as citações indiretas falam de muitos deles.

NA VIRTUDE DO ESPÍRITO DE DEUS. Neste caso, “virtude” nos ensina do poder em ação do Espírito de Deus, como companheiro de Paulo em seus ministério e vida. Cristo foi assunto ao céu, mas no dia de Pentecostes enviou o poderoso Espírito Santo que assou a glorificar o nome de Cristo com feitos prodigiosos na vida dos remidos de Cristo. O mesmo poder que estava em Cristo, operava agora pelo Espírito de Deus.

DE MANEIRA QUE DESDE JERUSALÉM E ARREDORES. Dentro das páginas do Novo Testamento não temos como saber sobre tais atividades de Paulo em Jerusalém, nem muito menos na Judeia, Samaria ou Galileia, em fim, no país de Israel. Até porque Pedro quem ficou responsável pelo evangelho da circuncisão. Já no que diz respeito a Palestina, “arredores” podemos conjecturar que esta mensagem é bem real.

ATÉ AO ILÍRICO. Paulo não está falando de um país, mas sim uma grande região, que compreendia uma vasta província romana, situada entre a Itália, a Trácia, a Macedônia e a Alemanha, bem como pelo Mar Adriático e pelo rio Danúbio. A história posterior nos faz saber que esta província foi dissolvida para dar lugar aos Estados da Servia, da Croácia, da Bósnia da Rascia e da Dalmácia, o que representa a moderna Iugoslávia.

TENHO PREGADO O EVANGELHO. É claro que o apóstolo dos gentios pregou o evangelho muito em muitos mais lugares do que ele mencionou nesta sua citação, de Jerusalém ao Ilírico, talvez a referência tenha uma indireta contra alguém que o acusava de não ter feito o dever de casa, quanto a esta área específica citada pelo apóstolo. A verdade é que Paulo fez um trabalho de evangelismo potencialmente real.

DE CRISTO JESUS. Por que o “evangelho de Cristo Jesus”? Porque Paulo pregava uma mensagem Cristocêntrica. O evangelho de Cristo Jesus é aquele que engloba todos os elementos da nova aliança de Deus para com a humanidade, porque ensina sobre a redenção, a propiciação, a expiação, a reconciliação e a salvação. O Evangelho de Cristo também nos ensina sobre a nossa chamada, nossa eleição, justificação diante de Deus, predestinação junto aos planos do Pai, vida eterna e glorificação final dos salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...