terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:15

Romanos 15:15 - Mas, irmãos, em parte vos escrevi mais ousadamente, como para vos trazer outra vez isto à memória, pela graça que por Deus me foi dada.
MAS, IRMÃOS. Desde os começos da humanidade, que os seres humanos se consideram irmãos uns dos outros, por se encontrarem em um troco comum, da arvore genealógica chamada Adão e Eva. Os judeus eram irmãos em Abraão, Isaque e Jacó, os patriarcas mais importantes de Israel. E os cristãos sempre se consideraram irmãos uns dos outros, porque todo aquele que aceita a Cristo como Senhor e Salvador se tornam filhos de Deus, conforme o evangelho de Cristo em (João 1:12).

EM PARTE VOS ESCREVI. Certamente o autor se reporta aos últimos capítulos desta carta, em que ele trata de assuntos mais específicos das questões controvertidas que estavam ocorrendo naquela comunidade cristã da cidade de Roma. Porque o problema das comidas e das bebidas estava provocando divisões no seio da igreja de Cristo, ao ponto de ter uma repercussão negativa, até que chegasse ao conhecimento de Paulo.

MAIS OUSADAMENTE. É como se o escritor, ainda que de forma indireta fizesse seu pedido de desculpa pelas fortes advertências que estava explicitando em sua carta, porque alguém poderia dizer, não foi você quem fundou nossa igreja, e agora vem nos exortar? Mas Paulo, como responsável pelos campos transculturais dos gentios, ele tinha autorização dos apóstolos de Jerusalém para coordenar as igrejas gentílicas.

COMO PARA VOS TRAZER. Há quem diga que o líder local da igreja cristã na capital do império romano já ensinava estas mesmas coisas aos irmãos judeus e gentios convertidos ao cristianismo. Mas que ele mesmo precisava de um aval da parte do coordenador geral das igrejas gentílicas, no caso o apóstolo Paulo, para que ganhasse mais autoridade em suas palavras, o que prontamente Paulo fez em sua carta.

OUTRA VEZ ISTO À MEMÓRIA. Se não o líder local, mas pelo menos os informantes de Paulo já havia lhe comunicado sobre os problemas que vinham afetando a convivência dos irmãos judeus e gentios naquela igreja. Assim sendo, Paulo reconhece que apenas traz a memória deles sobre tais assuntos, agora, como sendo uma exortação do grande apóstolo dos gentios, Paulo, que tinha autoridade para isso. Há quem diga que o líder local não estava tendo autoridade para resolver tais dificuldades naquela igreja local.

PELA GRAÇA QUE POR DEUS. Prontamente se verifica a humildade do grande apóstolo dos gentios, porque sendo ele quem efetivamente era, como líder do cristianismo do mundo gentílico, mas reconhecia não ser merecedor de tamanho privilégio. Antes de se converter a Cristo, Paulo foi um perseguidor feroz contra a igreja de Cristo, desta forma, ele acha que era um ministro do evangelho pela multiforme graça de Deus.

ME FOI DADA. Paulo não merecia ser quem chegou a ser em termos de importância no cristianismo do primeiro século de nossa era cristã, mas como ele próprio diz em Gálatas 1:15-16 – Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe, me separou, e me chamou pela sua graça. Revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei a carne nem o sangue. A chamada de Paulo para ser apóstolo dos gentios foi direta de Cristo Jesus, e não de uma organização religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...