terça-feira, 11 de junho de 2019

Romanos 15:13

Romanos 15:13 – Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
ORA, O DEUS DE ESPERANÇA. Por que Paulo fala sobre o Deus de esperança? É que ele conhecia totalmente o Deus a quem ele servia, como sendo o Senhor que cria novas possibilidades para abençoar aqueles que nele esperam. Salmos 27:14 – Espera no Senhor, anima-te, e eles fortalecerá o teu coração, espera pois no Senhor. Jeremias 17:7 – Feliz daquele que confia em Deus, cuja esperança está depositada no Senhor seu Deus. Deus jamais decepcionará aqueles que Esperam inteiramente Nele.

VOS ENCHA DE TODO O GOZO. O escritor ver os seus leitores como um recipiente propício para ser cheios de coisas boas. E nesta metáfora ele deseja que o Deus de Esperança encha a igreja de Cristo na cidade de Roma de muita alegria. Quem nem as perseguições impetradas pelo império romano fossem motivos para os irmãos baixarem suas cabeças e se darem por vencidos, mas que o a alegria fosse sempre.

E PAZ. Verdade era que muitas coisas vinham perturbando aquela comunidade cristã, desde os problemas externos, por conta das pressões políticas, bem como das contendas internas, em consequências dos modismos que haviam naquela igreja. Porem, a oração de Paulo, juntando-se a isso o seu bom desejo era de que a paz e a tranquilidade tomasse conta dos corações de todos aqueles que eram de Cristo.

EM CRENÇA. Pelo menos da parte daqueles que eram judeus e que agora faziam parte da igreja de Cristo em Roma haviam muitas dúvidas quanto as crenças nas coisas próprias da nova dispensação, porque aqueles que antes faziam parte do judaísmo, e que foram circuncidados conforme a lei de Moisés, continuavam guardando muitas coisas de sua antiga religião, principalmente quanto aos alimentos. Precisavam mudar.

PARA QUE ABUNDEIS EM ESPERANÇA. O fato é que o cristianismo em seus começos foi uma incógnita para muitos, porque não se sabia em que se chegaria, e somente com o passar do tempo é que houve uma compreensão de que ele veio para ficar. O apóstolo dos gentios queria que os servos de Cristo crescem em tudo que a nova proposta de Deus estava prometendo, e que o cristianismo estava no plano de Deus.

PELA VIRTUDE. A velha dispensação, que neste tempo já estava aboleta, contava apenas com um código de letras mortas. Mas a nova dispensação da graça de Deus era absolutamente dinâmica, porque deste o dia de Pentecostes, que o poder do Espirito Santo estava atuando na vida, de todos aqueles que se entregavam a Cristo, crendo que as promessas das boas novas do evangelho eram seguras e poderosas.

DO ESPÍRITO SANTO. Quando Paulo fala a respeito da virtude do Espírito Santo, ele se refere ao poder atuante do Espírito Santo na vida dos servos de Cristo. Desde o tempo da velha dispensação que o Senhor prometeu derramar o seu Santo Espírito sobre o seu povo Joel 2:28-29 - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E essa promessa já era uma realidade na igreja de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...