quarta-feira, 12 de junho de 2019

Romanos 15:17-18

Romanos 15:17-18 - De sorte que tenho glória em Jesus Cristo nas coisas que pertencem a Deus. Porque não ousarei dizer coisa alguma, que Cristo por mim não tenha feito, para fazer obedientes os gentios, por palavra e por obras.
DE SORTE QUE TENHO GLÓRIA. O apóstolo se achava um privilegiado por fazer parte desta tão grande obra que o Senhor Jesus havia depositado sob sua responsabilidade, até porque, antes de se converter a Cristo, era um terrível perseguidor contra a igreja do Senhor Jesus. Mas quando aprouve a Deus que o chamou pela sua graça para ser um personagem de grande desenvoltura na história do cristianismo. O que Deus fez na vida de Paulo e por intermédio dele foi coisa grande, e a história cristã comprova isto.

EM JESUS CRISTO. Agora, em nenhum momento de sua vida, Paulo chegou a imaginar que era merecedor dos privilégios que desfrutava junto ao trono de Deus, mas sempre encontramos nos seus escritos sua completa e total dependência de Cristo Jesus, o seu Senhor e nosso também. Por isso que Cristo o revestia de virtudes e poder, de tal maneira que se percebia a presença de Deus em sua vida, atividades e ministério.

NAS COISAS QUE PERTENCEM A DEUS. O mesmo zelo que Paulo tinha nas coisas voltadas a sua antiga religião, o tradicional judaísmo, agora ele dedicava ao cristianismo, levando a sério as coisas do reino de Deus. Gálatas 2:20 - Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores, disse Paulo.

PORQUE NÃO OUSAREI DIZER COISA ALGUMA. Na realidade o que Paulo pregava, ensinava ou escrevia era por revelação de Cristo. Gálatas 1:11-12 - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Paulo foi arrebatado a presença de Deus para receber tais revelações (2 Coríntios 12:2-4).

QUE CRISTO POR MIM NÃO TENHA FEITO. Agora, Paulo fala do seu ministério como sendo a apóstolo dos gentios, em que Deus se utilizou de maneira tremenda de sua vida para fazer coisas grandes em favor dos gentios. Certamente, já era conhecido de todos na igreja cristã da cidade de Roma, o que Deus vinha fazendo por intermédia do apóstolo dos gentios, apesar de Paulo não ter ainda exercido seu ministério em Roma.

PARA FAZER OBEDIENTES OS GENTIOS. Assim como Deus se utilizou de forma muito forte o Senhor Jesus, quando esteve presente na terra, e que agora estava se utilizando dos apóstolos de Jerusalém para levar o evangelho da circuncisão. Não era diferente o que Deus estava fazendo na vida e ministério de Paulo para levar os gentios a se converterem ao reino de Cristo, vindo eles a obedecerem a Deus em tudo.

POR PALAVRAS E POR OBRAS. Filipenses 3:17 - Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. 1 Tessalonicenses 1:6 - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. Aqueles que se convertiam por meio do ministério de Paulo, viviam para Cristo e com Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...