domingo, 13 de junho de 2021

Atos 15:25-26

Atos 15:25-26 - Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo. Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.
PARECEU-NOS BEM. Um pouco antes, Lucas escreveu algo muito parecido com o que ele expõe neste versículo vinte e cinco, em Atos 15:22 - Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos. No que diz respeito a Tiago, ele fala em termos de representatividade, e como sendo o líder principal de Jerusalém escreve pelo grupo. REUNIDOS CONCORDEMENTE. Na realidade, o escritor, Lucas, faz uma síntese de tudo que aconteceu naquela grande reunião, mas na verdade, aconteceram várias consultas de Tiago para com os apóstolos, com os anciãos, bem como com a igreja coletivamente para que o colégio de líderes chegasse a um consenso sobre o que se devia escrever para a igreja gentílica de Antioquia da Síria, mas por fim houve acordo. ELEGER ALGUNS HOMENS. É provável que tenha sido escolhida uma delegação de muito mais do que dois dos irmãos citados por Lucas, que eram eles: Judas, chamado Barsabás e Silas. Estes dois são citados pelos seus nomes porque eram pessoas de destaque entre a equipe e que tinham maior representatividade da igreja matriz de Jerusalém. Estes homens teriam como missão testemunhar da veracidade da carta. E ENVIÁ-LOS COM OS NOSSOS AMADOS. É muito bom lermos neste ponto do livro de Atos os líderes de Jerusalém com um tratamento mais cordial quanto a Paulo de Tarso, porque das vezes anteriores que Paulo esteve com os apóstolos da igreja matriz eles não deram o devido valor ao grande apóstolo dos gentios. O que Paulo e Barnabé trariam como resposta de Jerusalém teria como autenticidade os acompanhantes. BARNABÉ E PAULO. Barnabé já era um homem muito respeitado pelas lideranças da igreja matriz de Jerusalém, sendo um missionário transcultural enviado pelas igrejas da Judéia para pregar o evangelho de Cristo na Antioquia e região. Já quanto a Paulo, desde que se converteu ao cristianismo que vinha recebendo o apoio de Barnabé no que diz respeito a pregar as boas novas de Cristo. O apoio de Barnabé foi importante. HOMENS QUE JÁ EXPUSERAM AS SUAS VIDAS. Não era nada fácil para quem confessava o nome de Cristo como sendo o Messias prometido por Deus, principalmente para as lideranças da igreja primitiva, que foram duramente perseguidos e muitos deles foram mortos por amor a Jesus Cristo. Estes homens enviados pelos líderes da igreja de Jerusalém já haviam sido provados por Cristo. PELO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Essa declaração de Tiago nos faz chegar à conclusão que estes irmãos que seriam enviados juntamente com Barnabé e com Paulo de Tarso, já haviam sido tentados a negarem o nome de Cristo, mas que não negaram, porem, confessaram a Jesus como Senhor e Salvador. Encontramos mais uma vez o título completo do Filho de Deus em reconhecimento que Ele é Rei dos reis e Senhor dos Senhores. Jesus é o nome próprio do Messias e Cristo fala de sua missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...