sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:3

1 Timóteo 3:3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento.
NÃO DADO AO VINHO. A cultura judaica estimulava a que os homens fossem degustadores de vinho, mesmo de maneira moderada. Já os cristãos primitivos também defendiam de que, não era errado que o homem usasse o vinho como algo que era bom para a saúde do corpo físico, e não como para alimentar um vício. Isso foi recomendado pelo próprio Paulo em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

NÃO ESPANCADOR. É fato que, o ministro do evangelho de Cristo seja um doutrinador na igreja do Senhor Jesus. Porem, o uso da exortação, que seja feita em forma de conselho e com muito amor. Até porque o evangelho é democrático e não autoritário como no tempo da lei. Ser um líder espancador é usar a palavra para espancar a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho precisa entender que, ele foi dado à igreja para edificar o povo de Deus e que jamais a igreja foi dada a ele como propriedade particular.

NÃO COBIÇOSO. Essa colocação feita pelo autor engloba muito mais do que dinheiro, mas diz respeito a agir com a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho não pode cobiçar a igreja como se fosse dono do rebanho de Cristo. Além do mais, o líder cristão não pode nem deve usar a igreja para tirar proveito financeiro da mesma. O evangelho não é profissão, nem empreendimento econômico que deve dar lucro.

DE TORPE GANÂNCIA. Certamente o apóstolo está, nesta parte de sua carta, combatendo o comercio da fé, bem como recomendando para que o ministro do evangelho não se torne um mercenário da palavra de Deus. O apóstolo Paulo não dependia da igreja financeiramente para fazer a obra de Deus, mas ele trabalhava com as próprias mãos para se sustentar. Cristo conhece cada um, e sabe quem é mercenário do evangelho.

MAS MODERADO. Até então, o escritor vinha escrevendo sobre o que não deveria ser um ministro do evangelho. Mas agora, ele começa a dizer sobre as qualidades que deve nortear a vida e os procedimentos de um homem de Deus. Ser moderado neste caso é viver uma vida equilibrada, demostrando para a sociedade e para a igreja de Cristo que é um bispo que tem domínio próprio, e que age pela razão e não pela emoção;

NÃO CONTENCIOSO. Essa expressão representa aquele que é contra as contendas ou debates sem proveito ou edificação. Existem lideranças religiosas que adora uma discursão mais calorosa, com debates acirrados sobre assuntos polêmicos de paradoxos. O escritor recomenda que o supervisor das igreja de Cristo deve a qualquer custo evitar as facções sobre assuntos polêmicas ou contendas de palavras.

NÃO AVARENTO. Um verdadeiro líder da igreja de Cristo não pode fazer do seu ministério uma profissão para tirar proveito financeiro do evangelho de Cristo. Paulo, por meio dos seus escritos, combate o comercio da fé, como sendo algo negativo para um homem de Deus. Para o apóstolo, ser um mercenário do evangelho é fazer a obra de Deus por dinheiro, quando se sabe que, tudo que fizermos para Deus, que seja por amor.

1 Timóteo 3:2

1 Timóteo 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
CONVÉM POIS, QUE. A partir de então, o autor passar a citar as qualidades de que deveriam ter todos àqueles que desejassem ser um supervisor na seara do Senhor. Quando o judaísmo foi fundado, o corpo ministerial ficou bem definido por Moisés. Com o cristianismo não poderia ser diferente, os apóstolo, primeiro foram chamados pelo Senhor, e depois, eles mesmo cuidaram em estabelecer regras para quem desejasse fazer parte do ministério, tais como Pastores, evangelistas, bispos, presbíteros, diáconos e etc.

O BISPO. Logo de início, na história da igreja primitiva, os apóstolos quem ficaram responsáveis por essa função eclesiástica, dentro da comunidade cristã, principalmente aqueles que passaram a ser fundadores de igrejas. E Paulo foi o mais importante deles, porque foi comissionado por Cristo a levar o evangelho ao mundo gentílico. De fato, existiam as lideranças locais, mas, o bispo era um supervisor de uma determinada área geográfica, tomando conta e administrando um determinado número de igrejas.

SEJA IRREPREENSÍVEL. Temos então a primeira qualidade que deveria ser notada na vida de um homem de Deus que era designado para a obra de Deus, a fim de que este fosse um supervisor de igrejas. Ser irrepreensível neste caso, era viver de tal maneiro, conforme a palavra do evangelho, que não deixasse margem para que as pessoas não o repreendesse de práticas de erros ou pecados, tanto pela igreja, quanto pelos incrédulos.

MARIDO DE UMA MULHER. A cultura oriental e principalmente no oriente médio, era permitido pela sociedade que o homem tivesse mais de uma mulher, dependendo de sua condição financeira e social. Não porem, para aqueles que desejassem ser um supervisor de igrejas ou alguém que fizesse parte do ministério. Não era permitido que, os praticantes da bigamia fossem consagrados ou ordenados ao ministério.

VIGILANTES, SÓBRIO. Neste caso, o bispo ser vigilante significava viver constantemente cuidando em ver o estado espiritual das igrejas por ele supervisionadas. O apóstolo Paulo cuidava pessoalmente das igrejas por ele fundadas, e quando não podia, por se encontrar preso, ele assim o fazia por meio dos seus cooperadores. Ser sóbrio é agir sempre com prudência e sabedoria para resolver com cautela os problemas que surgissem nas igrejas.

HONESTO, HOSPITALEIRO. Se fazia mais que necessário que o bispo fosse um homem honesto no sentido de não praticar injustiça por meio dos seus atos e ações. O bispo era o tipo de ministro que tinha que resolver os problemas ministeriais que surgissem nas igrejas onde ele era o supervisor. Também devia ser hospitaleiro, para cuidar dos cristãos dispersos que eram perseguidos pelas autoridades por confessarem o nome de Cristo.

APTO PARA ENSINAR. O bispo tinha que ser alguém preparado e um profundo conhecedor das doutrinas cristãs, uma vez que, ele sempre estava se locomovendo de cidade em cidade para visitar as igrejas sob sua supervisão, e, portanto, aonde chegasse sempre surgiria a oportunidade de pregar a palavra de Deus. Não bastava ser uma autoridade eclesiástica, tinha que ser alguém que tivesse o dom de ensinar a palavra.

1 Timóteo 3:1

1 Timóteo 3:1 - Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
ESTA É. A partir de então, o autor começa transmitir seus ensinos e conselhos, a todos aqueles que buscavam ingressar no ministério da palavra e do serviço ao reino de Deus e de Cristo. E conforme os comentaristas bíblicos mais conceituados, esta palavra se dirige aos bispos e diáconos da igreja de Cristo Jesus dos tempos primitivos. O Senhor Jesus implantou uma nova dispensação da graça, e cumprindo sua missão como o Cristo de Deus, e como redentor da humanidade, chamou seus apóstolos para dar continuidade.

UMA PALAVRA. A igreja apostólica de Jerusalém tinha suas lideranças locais, tal como Pedro, João e principalmente Tiago, irmão do Senhor. Porem, no tocante a igreja de Cristo no mundo gentílico, Paulo se constituiu no principal apóstolo de Cristo, enviado aos gentios, para levar o evangelho das boas novas, onde Cristo ainda não era conhecido. E ele foi constituído por Deus como pregador e doutor do evangelho as demais nações do mundo, sempre fazendo missões transculturais em outros países.

FIEL. O escritor usa esta palavra para expressar sua autoridade apostólica ao seu amigo de ministério, como também à igreja que estava sob sua jurisdição, bem como a todos aqueles que conhecessem o conteúdo desta sua carta. O fato é que, o autor desta missiva não era qualquer um, porem, era o próprio apóstolo de Cristo enviado a igreja gentílica espalhada no mundo. E sua palavra era fiel e digna de toda aceitação por todos.

SE ALGUÉM DESEJA. O ministério não é para quem é indicado, mas sim para quem deseja ser servo de Cristo e da igreja. O “se” é condicional indicando que, aquele que pode ser consagrado ao ministério, pode ou não optar em não fazer valer sua chamada. Agora, a verdade é que, a própria pessoa tem que ter em seu coração e na sua alma o desejo ardente de servir ao reino de Cristo, com dedicação zelo e empenho principalmente.

O EPISCOPADO. Este é um ofício que representa várias funções dentro de uma organização eclesiástica, mas que neste texto representa o cargo de supervisor de uma área geográfica da comunidade cristã. Paulo era um tipo de supervisor geral das igrejas gentílica, até a década de setenta, quando a igreja de Jerusalém foi destruída e os demais apóstolos se espalharam no mundo, e assim passaram a coordenar as igrejas também.

EXCELENTE. O autor como um dos mais importantes supervisores da igreja do Senhor Jesus no mundo gentílico, ele sabia o quanto era bom ocupar esta posição, até porque ele tinha total acesso as comunidades cristãs por ele fundadas. Razão porque ele estimula a outros a que se esforçassem para alcançar também a posição de supervisor das igrejas de Cristo. Há quem diga que Paulo estava indicando Timóteo para tal função eclesiástica.

OBRA DESEJA. Neste mesmo período na história da igreja remida de Cristo havia uma necessidade premente de novos obreiros para a seara do Senhor, e como o evangelho se expandia cada vez mais no mundo gentílico, havia a necessidade de novos obreiros e lideranças maiores para administrarem as igrejas fundadas. Houve tempo em que Paulo não dava conta de supervisionar todas as igrejas por ele fundadas em muitos lugares.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

1 Timóteo 2:14-15

1 Timóteo 2:14-15 - E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação.
E ADÃO NÃO FOI ENGANADO. O autor se reporta ao caso do primeiro casal, quando do ato da queda da raça humana, través de Adão e Eva (Gênesis). E até certo ponto, ele defende a posição de Adão, não por ser ele inocente, mas por ter seguido o erro da sua mulher. O fato é que Adão não foi diretamente tentado pelo diabo, mas, as Sagradas Escrituras revelam que, a mulher quem caiu na tentação, comeu do fruto proibido e deu também a Adão, que por sua vez, simplesmente foi seduzido pela mulher ao erro.

MAS A MULHER SENDO ENGANADA. No caso de Adão, ele não foi enganado pelo diabo, conforme este texto, porem, foi seduzido pela mulher a cometer o pecado. Já no caso de Eva, ela foi enganada pelo diabo, caiu na tentação do inimigo (Gênesis 3:6), e em seguida fez com que o homem também desobedecesse ao mandamento de Deus. Desde então, a mulher passou a ser hostilizada pela teologia judaica, como sendo alguém inferior.

CAIU EM TRANSGRESSÃO. Havia um mandamento expresso da parte do Criador para que o casal não comesse do fruto da arvores do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16-17). A mulher cedeu a tentação do inimigo e transgrediu a ordem de Deus, comendo do fruto proibido. Transgredir, neste caso, é desobedecer a um mandamento expresso da parte do Criador, que foi justamente o que ocorreu no princípio da raça humana.

SALVAR-SE-A POREM. Conforme já comentamos anteriormente, a teologia e a cultura religiosa do judaísmo defendia que as mulheres não eram dignas de salvação, porque por meio de Eva é que havia entrado o pecado no mundo. Acreditava-se que o pecado de Eva, teria tido como efeito a morte eterna, e que não haveria salvação para as mulheres. Todavia, o cristianismo mudou este conceito, defendendo a salvação das mulheres.

DANDO A LUZ FILHOS. O que o apóstolo recomenda nesta sua colocação era de que a mulher cristã deveria cumprir seu papel de esposa fiel para com seus deveres domésticos. A cultura judaica era por demais machista neste aspecto, em que as mulheres, dentro da estrutura social e familiar só serviam como genitoras. Até certo ponto, o cristianismo primitivo manteve esta tradição, sendo modificada bem mais tarde, já em nossos dias.

SE PERMANECER COM MODÉSTIA NA FÉ. Agora sim, o escritor defende uma doutrina cristã da salvação, pelo exercício da fé no evangelho das boas novas de Cristo, como condição para a salvação. E esta é uma regra comum, não somente para as mulheres, mais também para os homens e para todos. Esta fé é indispensável no processo de salvação do ser humano (Efésios 2:8). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

NO AMOR E DA SANTIFICAÇÃO. Uma outra regra áurea da nova aliança de Deus com a igreja de Cristo é a prática do amor. E este amor está focado em duas direções: Amor a Deus e amor fraternal para com o próximo. E por fim, a santificação sem a qual, ninguém verá a Deus. O evangelho das boas novas de Cristo é completo, quanto aos seus ensinos de como o discípulo de Cristo deve viver durante sua peregrinação na terra.

1 Timóteo 2:12-13

1 Timóteo 2:12-13 - Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
NÃO PERMITO. Conforme temos demostrado em nosso comentário, muitas coisas que faziam parte do cristianismo primitivo foram herdadas do judaísmo, e os costumes relatados pelo escritor, nesta parte de sua epístola, faziam parte das tradições judaicas. Ao mesmo tempo, Paulo demonstra sua autoridade apostólica para reforçar seus ensinos, no que concerne aos usos e costumes para as mulheres cristãs, que desejavam fazer parte da igreja de Cristo. Como supervisor daquela região Paulo transmitia suas ordens.

QUE A MULHER ENSINE. O que o autor estava recomendando ao seu companheiro de ministério era regra no tempo da igreja primitiva, isso porque essa tradição veio como herança do judaísmo. O apóstolo estava recomendando ao seu filho na fé Timóteo, que o ministério de ensino e também da palavra, deveria ser exercido pelos ministros do evangelho e não pelas irmãs. Essa era uma tarefa do ministro e dirigente da igreja local.

NEM QUE USE DE AUTORIDADE. Há quem diga que Paulo esteja se dirigindo a uma situação específica em que uma liderança feminina da igreja de Éfeso queria passar na frente dos ministros do evangelho para doutrinar a igreja local. Em outras referências do Novo Testamento encontramos este mesmo tema, em que os escritores recomendam que as mulheres sejam submissas aos seus esposos e aos ministros do evangelho.

SOBRE O MARIDO. Primeiro, o escritor ensina sobre o comportamento das mulheres cristãs sobre a igreja, e depois sobre o seu comportamento como esposa. Neste caso, o apóstolo usa de uma exortação, ainda que em forma de conselho, em que as esposas não queiram exercer autoridade sobre seus maridos, porque para o bem estar da família e para que haja paz no lar, a mulher deve ser companheira e ajudadora do esposo.

MAS QUE ESTEJA EM SILÊNCIO. A verdade é que, de acordo com o judaísmo, e também com a cultura do oriente médio ou Palestina, era perceptível a descriminação das mulheres quanto a participação em quase tudo da sociedade. E isso, até certo ponto afetou também o cristianismo primitivo, fazendo com que os escritores do Novo Testamento seguissem a mesma linha de ensino teológico, diferente dos dias de hoje.

PORQUE PRIMEIRO FOI FORMADO ADÃO. Seguindo o raciocínio do ato da criação, e baseado no sentimento de superioridade, nos tempos da igreja primitiva, os líderes cristãos acrescentavam a tese teológica de que os homens eram mais importantes que as mulheres, principalmente no exercício ministerial da palavra. O raciocínio era totalmente fundamentalizados no pensamento do judaísmo, e na cultura machista oriental.

DEPOIS EVA. A parte mais retrógrada do judaísmo chegava a dizer que as mulheres não tinham espírito, e que, portanto, não eram dignas de salvação, e que não eram abençoadas por Deus. Porem, o cristianismo se aperfeiçoou neste aspecto, é tanto que, a história da igreja nos conta sobre grandes lideranças femininas, principalmente na atualidade, em que personagens importantes, Deus tem levantado como lideranças.

1 Timóteo 2:10-11

1 Timóteo 2:10-11 - Mas (como convém as mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras. A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
MAS COMO CONVÉM. Esse texto do Novo Testamento nos dá a oportunidade de escrever sobre alguns costumes e tradições mais antigas e que faziam parte do tempo da igreja primitiva e de algumas localidades. Quando o apóstolo se refere ao que “convém” ele está fazendo recomendações as mulheres cristãs que faziam parte da igreja remida de Cristo e que confessavam ser mulheres que confessavam servir ao reino de Deus e de Cristo. E estas doutrinas não eram de escopo geral mais sim local.

AS MULHERES. O apóstolo estava tratando de usos e costumes, que geralmente tinham alcances locais para cada região onde tinha uma comunidade cristã implantada. Os usos e costumes não são aplicados de modo genérico em toda a sociedade, porque são de fato práticas regionais ou locais de cada povo ou população. De forma que, as mulheres que agora faziam parte da igreja administrada por Timóteo, antes seguiam os usos e costumes do mundo, mas que, depois de se converterem, precisavam mudar de vida.

QUE FAZEM CONFISSÃO. A confissão religiosa do judaísmo era seguir a legislação de Moisés com seus mandamentos, estatutos e juízos. No cristianismo, a confissão de fé se dava pela aceitação das boas novas de Cristo, participando de um verdadeiro arrependimento, sendo envolvido no novo nascimento, mergulhando na regeneração espiritual por meio de uma verdadeira transformação de vida. E assim como os homens, as mulheres também precisavam fazer suas confissões de fé, vivendo uma nova vida.

DE SERVIR A DEUS. Essa é uma expressão que representa uma vida piedosa dedicada inteiramente ao reino de Deus e as coisas que são de cima. Servir a Deus é se dedicar em fazer sua soberana vontade, crendo no Pai e aceitando ao Filho, Jesus Cristo, como Salvador e Senhor. Quando alguém recebe a Cristo como Senhor, essa pessoa passa a renunciar as coisas deste mundo, e passa a viver de forma digna perante o Senhor Jesus.

COM BOAS OBRAS. De acordo com o judaísmo posterior, já nos tempos dos profetas, as mulheres piedosas deveriam ser praticantes de boas obras para acharem graça diante de Deus e serem abençoadas pelo Deus das provisões. No cristianismo primitivo, não foi diferente, porque se recomendava as santas mulheres que serviam a Deus, que as tais se dedicassem a prática de boas obras, como prova de que realmente serviam ao Senhor.

A MULHER APRENDA EM SILÊNCIO. O cristianismo herdou algumas tradições do judaísmo, e uma delas foi este costume de que as mulheres não deveriam se aplicarem ao ministério da palavra. No entanto, como no cristianismo não há diferença entre o homem e a mulher quanto à graça diante de Deus, com o passar do tempo, esse empasse foi sendo aperfeiçoado, com a participação de mulheres como lideranças da igreja cristã.

COM TODA A SUJEIÇÃO. No tempo do judaísmo e também da igreja primitiva, as mulheres que faziam parte das comunidades religiosas, eram completamente submissas aos ministros da palavra. O que nos dias de hoje, não deve ser entendido como um tipo de sujeição por imposição ou autoritarismo, mas sim por obediência a palavra de Deus.

1 Timóteo 2:9

1 Timóteo 2:9 - Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.
QUE DO MESMO MODO. Nos textos anteriores, o autor estava transmitindo suas recomendações aos homens, a fim de que eles vivessem tranquilos entre si, sem ódio nem contendas, mas voltados para uma vida de adoração ao Deus único e verdadeiro. Agora, o apóstolo dirige seus ensinos e conselhos às mulheres, principalmente aquelas que do mesmo modo que os servos de Deus, elas deveriam se portar de tal maneira que honrassem o nome de Cristo, fazendo a diferença no meio da sociedade e da igreja.

AS MULHERES SE ATAVIEM. Assim como Deus criou o homem sobre a terra, não foi diferente da mulher. Sendo que, o homem ele fez do pó da terra, enquanto que, a mulher, ele fez de parte do homem. A partir de então, o escritor passa a expor seus ensinos direcionados às mulheres, aconselhando de como elas deveriam se comportar, principalmente aquelas que faziam parte da comunidade cristã. E ele começa falando sobre o modo adequado de se enfeitarem, tanto nas vestes, quanto nos adereços.

EM TRAJES HONESTOS. O autor esta se referindo ao modo de se vestir das mulheres cristãs, principalmente nas celebrações da comunidade cristã. O homem geralmente é mais natural na sua forma de se vestir, mas mais mulheres, principalmente as mais jovens são na maioria das vezes extravagantes em suas maneiras de se vestirem. Trajes honestos se referem as roupas menos extravagantes, em termos de preço, luxo e marcas de grife.

COM PUDOR E MODÉSTIA. A palavra “pudor” dentro deste texto, fala sobre vestes não sexuais com decotes extravagantes. O apóstolo estava recomendando as mulheres cristãs que usassem vestes mais compostas, a fim de não escandalizarem o nome de Cristo. A modéstia neste caso ensina sobre humildade e simplicidade na maneira de se vestir. Se as mais ricas da igreja usassem vestes extravagantes, caras e mais sofisticadas, terminavam por humilhar as irmãs mais pobres, o que causava uma divisão social dentro da igreja.

NÃO COM TRANÇAS. Nos tempos mais remotos da história da humanidade as mulheres costumavam usar seus penteados dos cabelos e o feitio de tranças como instrumento da beleza natural das mulheres. Todavia, tanto os apóstolos de Cristo é Paulo também, pregava que as mulheres cristãs fossem diferentes. Não é o uso de um corte de cabelo que vai tornar a pessoa melhor, pode até tornar mais bonita, mas não mais digna.

OU COM OURO OU PÉROLAS. Certamente, o apóstolo percebia a divisão de classe social dentro da comunidade cristã, ao ponto de aconselhar as mulheres cristãs a não usarem joias preciosas de ouro ou de pérolas, na tentativa de serem melhor vistas pelos homens. O uso de joias caras e preciosas é que determinava o tipo de condição social e econômica de uma mulher. Porem, dentro da igreja, isso tinha que ser diferente.

OU VESTIDOS PRECIOSOS. Na verdade, o escritor estava tentando combater a luxúria dentro da comunidade cristã, como sendo algo do mundo e não dos bons costumes da comunidade cristã. Geralmente as mulheres usam vestes mais extravagantes, na tentativa de se mostrarem mais belas, ou como demonstração de poder e riqueza.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...