terça-feira, 28 de março de 2017

Hebreus 4:11

Hebreus 4:11 - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
PROCUREMOS, POIS. Como o autor se inclui na mensagem, podemos afirmar que ele se dirige aos seus leitores com exortações importantes, no sentido de cada vez mais se firmarem no evangelho das boas novas de Cristo. O verbo expressa ação daqueles que já eram conhecedores das verdades de Deus, estimulando os hebreus a que se esforçassem ao máximo para que entrassem no repouso eterno, o que significa serem dignos de morar na Nova Jerusalém Celestial, onde não mais haverá sofrimento, nem dor e nem choro.

ENTRAR. Assim como Moisés tinha consigo a missão de tirar os filhos de Israel da terra da servidão, o Egito e os introduzirem na terra da promessa, Canaã. Cristo veio com a missão de resgatar os seus servos do Egito, que representa o mundo, e os introduzirem na Nova Jerusalém Celestial. Mas para que os homens possam entrar neste repouso prometido por Cristo, precisam aceitar a Cristo Jesus como Senhor e Salvador.

NAQUELE REPOUSO. Este repouso não se refere à entrada dos filhos de Israel na terra de Canaã, até porque de fato, a entrada na terra prometida aconteceu, porem, em textos anteriores, o escritor desta carta demonstra que não aconteceu o repouso esperado, é tanto que, não muito depois, por causa da desobediência a legislação de Moisés, o filhos de Israel se tornaram cativos. Mas este repouso sobre o qual o autor se reporta diz respeito a salvação e vida eterna, morada eterna na pátria celestial, a Cidade Santa.

PARA QUE NINGUÉM. A antiga aliança de Deus com os hebreus era um pacto nacionalista, em que somente uma nação, Israel dela participava, portanto era de pouco alcance. Todavia, a nova dispensação da graça de Deus, por meio de Cristo Jesus é muito abrangente, pois dela todas as nações do mundo podem participar, e muito mais, individualmente, todo aquele que crer no nome de Cristo, entrará no repouso de Deus.

CAIA. Os filhos de Israel que saíram do Egito por meio de Moisés, e que murmuraram contra Deus, o provocando a ira, caíram no deserto, e não tiveram o privilégio de entrarem na terra prometida. A nação de Israel que entrou na terra prometida de Canaã caiu nos cativeiro, porque desobedeceu a legislação de Moisés. Se os leitores desta carta também desobedecerem ao evangelho das boas novas cairão da graça de Deus.

NO MESMO EXEMPLO. O que aconteceu com os filhos de Israel, no deserto de Horebe, em Massá e Meribá, deve servir de exemplo para os que dentro da nova dispensação servem a Cristo, a fim de que não imitem os desobedientes e rebeldes filhos de Israel. Isso porque, o mesmo Deus que se irou no passado contra os rebeldes, ele não mudou e continua tomando as devidas providências com justiça contra os que apostatam da fé.

DE DESOBEDIÊNCIA. Quando os filhos de Israel chegaram ao deserto, eles todos já eram conscientes de que, o destino era a terra de Canaã, porque conheciam o suficiente da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas, no entanto, desobedeceram as palavra do Senhor. Os hebreus foram os primeiros a conhecerem o evangelho pelas pregações do próprio Cristo, porque o Messias veio e se manifestou entre eles como profeta de Deus.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Hebreus 4:10

Hebreus 4:10 - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
PORQUE. Neste momento o autor tem uma visão espiritual do que vai acontecer de fato com o repouso eterno dos remidos em Cristo, quando estes entrarem na Nova Jerusalém Celestial para tomarem posse da promessa eterna de Cristo para todos os salvos. Apesar de muitas controvérsias sobre o texto a que estamos comentando já ter sido levantada, mas, a revelação da palavra de Deus nos da à inspiração de que, efetivamente o escritor está se referindo a todos aqueles que haverão de herdar a salvação e a vida eterna.

AQUELE. Alguns pensam que este, sobre o qual se reporta o escritor, diz respeito àquele que teve o privilégio de entrar na Canaã, ainda no tempo de Josué, opinião que é refutado por textos anteriores. Outros imaginam que o escritor esta se referindo a Cristo Jesus, que subiu ao céu e se assentou a destra de Deus, o que não deixa de ser verdade. Porem, as evidências nos levam a crer que se trata mesmo dos remidos de Cristo Jesus.

QUE ENTROU. É mais clara aquela versão que diz: “que está entrando” em se tratando dos salvos em Cristo Jesus. Essa é uma forma de se afirmar com convicção de que, a promessa do repouso eterno dos remidos já é uma realidade. Assim sendo, o escritor já fala como se o futuro se antecipasse, dada a fidelidade de Deus em cumprir suas palavras. Este verbo não pode se referir ao que aconteceu na conquista de Canaã, porque o escritor afirma em textos anteriores que aquela conquista não foi o repouso prometido.

NO SEU REPOUSO. Com relação aos remidos de Cristo que haverão de participar da vida eterna na Nova Jerusalém Celestial, eles de fato tomarão posse do verdadeiro repouso eterno, em que não sofrerão jamais qualquer tipo de contrariedade, por isso que a vida eterna, neste caso, também é chamada de repouso eterno. Há quem diga que este repouso dos remidos de Cristo começa já com a partida desta vida para o paraíso.

ELE PRÓPRIO REPOUSOU. Por isso que a morte biológica para o salvo em Cristo não é o fim da existência da alma, mas para os que são de Cristo, é apenas a passagem de uma modalidade de vida para outra melhor ainda. O evangelho ensina que, os que são de Cristo, eles não morrem, mas apenas dormem no Senhor, o que é um tipo de repouso. A tradição cristã afirma que, os que partiram com Cristo, repousam no paraíso, tranquilos.

DE SUAS OBRAS. Durante esta vida presente, todos aqueles que vivem para Cristo e com Cristo, buscam cumprir seus deveres como cidadãos que são, além de buscarem com esforço total fazer a vontade de Deus. Mas, ao deixarem o tabernáculo terreno, o corpo, a alma vai para o paraíso, onde não há mais obras a serem executadas. Se alguém tem que fazer alguma coisa que faça agora, porque depois é só repouso e tranquilidade.

COMO DEUS DAS SUAS. Essa mesma frase é encontrada no versículo quatro deste capítulo falando de quando o Senhor criou a terra e os céus atmosféricos. E o próprio evento narrado no livro de Gênesis declara que o Senhor descansou no sétimo dia, tendo já concluído aquela obra que foi relatada como concluída. Mas é bom observar que isso não encerrou os atos criativos de Deus, e ele continua trabalhando e criando sempre.

Hebreus 4:8-9

Hebreus 4:8-9 - Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia. Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
PORQUE, SE JOSUÉ. Dentro do mesmo assunto que o autor vem abordando neste mesmo capítulo de Hebreus, ele deixa um pouco de lado o fato da provocação que houve no deserto em Horebe para escrever sobre a entrada dos filhos de Israel na terra prometida. Como Moisés não pode entrar na terra de Canaã, por conta de sua desobediência a voz de Deus. Então, o Senhor chamou a Josué para pleitear a conquista da terra que manava leite e mel, juntamente com Israel. Josué assumiu o lugar de Moisés na conquista.

LHES HOUVESSE DADO REPOUSO. A promessa era dar repouso aos filhos de Israel, quando estes entrassem na terra de Canaã, só que por conta da desobediência daquele povo, eles não tiveram descanso na terra prometida. Não demorou muito, e os hebreus entraram por caminhos diferentes daqueles que Moisés havia ensinado por meio de sua legislação. Até que vieram os cativeiros e foram expulsos da terra prometida a Abraão.

NÃO FALARIA DEPOIS DISTO. De forma que, a promessa não pode ser concretizada, não porque Deus tivesse falhado, não foi isso, mas os filhos de Israel não foram dignos de receberem o cumprimento da promessa feita a Abraão. Assim sendo, na interpretação do escritor, ainda restava um repouso para o povo de Deus, agora, não os descendentes biológicos de Abraão, mas os seus filhos na fé, como diz o evangelho de Cristo Jesus.

DE OUTRO DIA. Um dia muito importante para o Israel de Deus foi quando o povo entrou na terra que manava leite e mel, porem, eles não fizeram por onde aquele tempo fosse o comprimento da promessa. Este “outro dia” diz respeito a uma plenitude de tempo chamado dispensação da graça, em que Deus renova a promessa de um novo repouso para o seu povo, quando o Messias veio para libertar um povo seu zeloso de boas obas.

PORTANTO, RESTA AINDA. A promessa foi feita ao amigo de Deus, o patriarca Abraão, que introduziria os seus descendentes na terra de Canaã, e assim o Senhor cumpriu esta palavra, tirando o povo da casa da escravidão e levando até a terra da promessa. Todavia, o repouso não aconteceu, e se não aconteceu, precisava acontecer, porque as promessas de Deus são irrevogáveis, isso porque, ele é fiel em cumprir a sua palavra.

UM REPOUSO. Resta ainda um repouso, e para que o povo de Deus tome posse deste repouso, o Messias de Deus veio para libertar os seus remidos da escravidão do pecado, deixou o seu evangelho que mostra o caminho até a Nova Jerusalém Celestial, onde o povo de Deus haverá de fato repousar de todos os tipos de sofrimentos e contrariedades. Este repouso vai se cumprir na vida de todos aqueles que fazem parte da igreja remida do Senhor Jesus. É repouso porque não haverá mais dor, nem choro e nem morte.

PARA O POVO DE DEUS. No tempo da velha dispensação, o povo de Deus era todos aqueles que faziam parte da nação de Israel, todos aqueles que seguiam o judaísmo instituído pelo grande legislador Moisés. Com a manifestação do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, o povo de Deus é a igreja amado de Cristo. Igreja esta composta de Hebreus e gentios de todas as nações do mundo, todos aqueles que nasceram de novo para Deus.

Hebreus 4:7

Hebreus 4:7 - Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
DETERMINA OUTRA VEZ. A promessa a Abraão foi feita de que os seus descendentes herdariam a terra prometida, e isso foi confirmado com a saída dos hebreus do Egito, da casa da servidão. Porem, aquela mesma geração que saiu do Egito, não tomou posse da terra, e os que tomaram posse não permaneceram, é tanto que, aconteceram os cativeiros. Todavia, com a vinda do Messias, Deus estava renovando a promessa de uma nova pátria, desta vez, uma pátria celestial, que é a Nova Jerusalém de cima.

UM CERTO DIA, HOJE. Novamente o escritor se utiliza do (Salmos 95:7,8), dando uma interpretação especial para defender a nova dispensação, como sendo o dia de hoje. O Messias de Deus veio justamente para implantar uma nova gestão na administração de Deus com a humanidade, o que o autor chama de hoje. Este hoje a que se refere o escritor diz respeito à nova dispensação da graça de Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor.

DIZENDO POR DAVI. Os salmos eram intensamente conhecidos pelos hebreus, porque era o hinário nacional do povo de Deus. E para o escritor desta carta, bem como para os seus leitores, o Salmos citado era de composição do rei Davi, ele que conforme as tradições dos hebreus foi o escritor da maior parte do conteúdo dos Salmos. De forma que Davi é também considerado um anunciador das boas novas do evangelho.

MUITO TEMPO DEPOIS, COMO ESTÁ DITO. Mais ou menos quinhentos anos depois da entrada dos filhos de Israel em Canaã, Deus tomava o seu servo Davi para anunciar um novo tempo, no que tange ao relacionamento de Deus com a humanidade. Este novo tempo diz respeito à nova dispensação da graça de Deus para com todas as nações do mundo, pelo pacto estabelecido pelo Messias de Deus. E depois de Davi, temos ainda mais ou menos mil anos para que a profecia viesse a se cumprir, já no tempo de Cristo.

HOJE, SE OUVIRDES. Esse hoje aponta em direção de todos aqueles que estavam tomando conhecimento do conteúdo desta carta, os leitores desta missiva, bem como todos aqueles que tiveram o privilégio de ouvirem o próprio Senhor Jesus, como também todos aqueles que nasceram após a implantação da nova dispensação pelo Messias de Deus, Jesus de Nazaré. A porta da graça de Deus continua aberta para todos.

A SUA VOZ. Foi o Espírito de Deus quem se utilizou do salmista Davi para anunciar estas palavras, apontando para um tempo futuro, em que Deus por meio do seu Messias implantaria a nova dispensação da graça. Cristo veio como profeta de Deus, também anunciado pelo próprio Moisés (Deuteronômio 18:15,18), ele que pregou as boas novas do evangelho de Deus (Hebreus 1:1-2). Sua voz continua ecoando por meio de sua igreja.

NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES. Podemos dizer que, esta é uma mensagem direta de Deus para os leitores desta belíssima carta. O mundo precisa ouvir a voz dos profetas desta geração, que são os embaixadores de Cristo na terra. Endurecer o coração é não dá ouvido à mensagem, que o Espírito de Deus tem anunciado, por meio dos verdadeiros evangelistas do reino de Deus e de Cristo, que pregam o evangelho.

sábado, 25 de março de 2017

Hebreus 4:6

Hebreus 4:6 - Visto, pois, que resta que alguns entrem repouso, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência.
VISTO, POIS, QUE RESTA QUE ALGUNS. Observamos neste ponto, que a salvação não é de todos nem para todos. No caso dos filhos de Israel, nem todos que saíram da terra do Egito por meio de Moisés, tiveram o privilégio de entrar da terra de Canaã. Como também já dentro do tempo da nova dispensação, a salvação está disponível para todos, mas sabemos que poucos são aqueles que dão crédito ao evangelho da verdade.

ENTREM NO REPOUSO. Ainda em se tratando dos filhos de Israel, a grande maioria pereceu no deserto, somente os que tinham de vinte anos para baixo é que ficaram vivos e alguns outros, que não murmuraram, nem tentaram e nem provocaram ao Senhor. Da mesma forma, neste tempo presente, em que Cristo esta conduzindo alguns para as mansões celestiais, mas nem todos hão de tomarem posse da salvação. Se comparar com as grandes multidões dos perdidos, apenas alguns serão salvos e herdarão a vida eterna.

E QUE AQUELES A QUEM. O autor fala daqueles que dos filhos de Israel, tinham conhecimento das promessas de Deus feitas a Abraão, e que por meio de Moisés, ouviram as boas novas de que o Senhor os estava tirando do Egito para conduzi-los a terra prometida, Canaã. Como também, o escritor se refere aqueles que já no tempo de Cristo tiveram o privilégio de ouvi-lo pessoalmente, mas que não creram na sua palavra.

PRIMEIRO FORAM PREGADAS. Depois da aliança feita entre Abraão e Deus, pela promessa do Senhor, as boas novas de que os filhos de Israel tomariam posse da terra prometida passou a ser divulgada para todos os descendentes de Abraão. Já no que diz respeito ao repouso eterno, o Messias de Deus veio justamente para o seu povo, os hebreus, que tiveram o privilégio de ouvirem de Cristo as promessas de vida eterna.

AS BOAS NOVAS. Essas boas novas para os filhos de Israel eram justamente a promessa de entrada na terra de Canaã. Imagine uma nação inteira que estava sendo escravizada no Egito, sair da casa da servidão rumo ao cumprimento da promessa de tomar posse de uma terra que manava leite e mel? Porem, as boas novas no tempo de Cristo são justamente o anuncio de novas promessas de posse de uma pátria celestial, onde os salvos não terão contrariedades, nem dor e nem sofrimentos de espécie nenhuma.
NÃO ENTRARAM. Infelizmente grande parte daqueles que saíram cheios de esperança da terra do Egito, baseados na promessa feita a Deus de torarem possa da terra prometida, não puderam entrar na terra prometida. Como também muitos dos que ouviram as boas novas do próprio Cristo de Deus, o rejeitaram, e por isso perderam a promessa de vida eterna. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam, nem o aceitaram (João 1:10.

POR CAUSA DA DESOBEDIÊNCIA. No caso dos filhos de Israel que pereceram no deserto, eles não tomaram posse da promessa de entrarem na terra prometida, por causa da desobediência. E manifestaram essa tal desobediência por meio das murmurações, tentando ao Senhor e lhe provocando a ira. Cristo meio e anunciou o novo programa de salvação de Deus, mas os seus não entenderam que ele era o Messias prometido por Deus. A desobediência às boas novas do evangelho impede da posse da vida eterna.

terça-feira, 21 de março de 2017

Hebreus 4:4-5

Hebreus 4:4-5 - Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia. E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
PORQUE EM CERTO LUGAR. Nesta carta aos Hebreus, o autor se utiliza de muitas passagens das literaturas religiosas dos judeus, até porque ele estava escrevendo para pessoas que eram conhecedoras das Sagradas Escrituras. No caso em foco, não era que o escritor não soubesse onde estava escrito o texto sobre o qual ele se reporta, mas essa era uma forma literária em que os escritores tornavam seus escritos mais atraentes, até em termos de autoridade, com amarrações que despertavam a pesquisas dos leitores.

DISSE ASSIM DO SÉTIMO DIA. É bom lembrar que, no tempo em que esta carta foi escrita, a bíblia não era dividida em capítulos e versículos como temos nos dias de hoje. Todavia, descobrimos que a citação feita pelo nosso escritor diz respeito a Gênesis 2:2 - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. O sétimo dia passou a ser muito importante para os hebreus.

E REPOUSOU DEUS. Essa é uma expressão que merece uma explicação no mínimo razoável, senão convincente mesmo, porque tem gerado inúmeras controvérsias, principalmente pelos que duvidam da palavra de Deus. Não que Deus tivesse cansado de trabalhar, mas essa é uma frase que nos fala sobre a conclusão de tudo que naquele momento Deus pretendia fazer. Também não sinaliza a fim das atividades de Deus.

DE TODAS AS SUAS OBRAS NO SÉTIMO DIA. O escritor do livro dos começos estava escrevendo em um estilo literário que deveria ter uma mensagem compreensível por aqueles que viessem a ler suas palavras. A leitura pura e simples do capítulo um e dois do livro do Gênesis, logo se percebe que o escritor fala da criação da terra e do seu sistema solar. Porem, a criação total de Deus vai infinitamente muito além do que isso.

E OUTRA VEZ NESTE LUGAR. Agora, o escritor volta a citar o Salmos 95:11 - A quem jurei na minha ira, que não entrarão no meu repouso. Quer dizer, os filhos de Israel que se rebelaram contra o seu Deus no deserto não entraram no repouso prometido, que naquele caso seria a terra de Canaã, terra que manava leite e mel, que era uma prefiguração da Nova Jerusalém, para onde irão os remidos de Cristo Jesus, o Salvador.

NÃO ENTRARÃO. No tocante aos que provocaram a ira de Deus no deserto de Massá e Meribá, eles realmente não tiveram o privilégio de participarem da conquista de Canaã, isso porque pereceram no deserto. Assim também, os que não acreditarem no evangelho de Cristo e andarem conforme os parâmetros da nova dispensação da graça, da mesma forma correm o risco de não herdarem a salvação e a vida eterna.

NO MEU REPOUSO. O repouso prometido aos filhos de Israel era a conquista de uma terra boa e de fartura em que não mais passariam nenhum tipo de necessidade, porque a terra manava leite e mel, e isso fala de uma terra boa. Já no que diz respeito aos leitores desta carta, o repouso futuro dos remidos é na Nova Jerusalém, lugar de bem-estar eterno, onde não mais haverá dor, nem prato, mas somente paz e profunda felicidade.

Hebreus 4:3

Hebreus 4:3 - Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
PORQUE NÓS, OS QUE TEMOS CRIDO. Novamente o escritor se inclui dentre os seus leitores como aqueles que têm acreditado nas boas novas do evangelho de Cristo e em tudo que se dispões a nova aliança da graça de Deus com a humanidade por meio de Cristo Jesus, o Messias de Deus, que veio na plenitude dos tempos para estabelecer uma nova aliança de paz com hebreus e gentios. Este “crido” sobre o qual fala o autor é o ato de fé na obra perfeita de redenção prodigalizada pelo Cristo de Deus, Jesus de Nazaré.

ENTRAMOS NO REPOUSO. Certamente o escritor se reporta a um novo tempo de relacionamento de Deus com a humanidade, em que as promessas não são mais como foram feitas aos filhos de Israel de uma pátria terrena, como foi o caso de Canaã. Este entrar no repouso nos fala sobre novas promessas de vida eterna, em que os remidos de Cristo, ainda na terra, já tomam posse da pátria celestial, pela fé no nome de Cristo.

TAL COMO DISSE: ASSIM JUREI. De volta ao tema abordado em textos anteriores o autor chama a atenção dos seus leitores sobre o que aconteceu no deserto de Horebe com os filhos de Israel, em que pela desobediência deles, Deus se irou contra os rebeldes e fez juramento de que eles não entrariam no seu repouso de desfrutarem das bênçãos da terra prometida que manava leite e mel, a terra de fartura que era Canaã.

NA MINHA IRA. A mesma bíblia que diz que o Senhor é um Deus amoroso, que age dentro de suas qualidades de bondade e que pratica a misericórdia, é a mesma palavra que adverte aos desobedientes que Deus é também um fogo consumidor, e que horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Deus não se deixa escarnecer, e não tem culpado por inocente, se este alguém é culpado de alguma coisa diante da justiça divina.

QUE NÃO ENTRARÃO NO MEU REPOUSO. Efetivamente, todos aqueles que em Massá e Meribá murmuraram contra Deus, chegando a afirmarem de que o Senhor os havia tirado do Egito para lhes matarem no deserto, além do mais tentaram ao Senhor, falando de que, ele não era capaz de suprir as necessidades do seu povo, e por fim, provocaram a ira de Deus. E quando Deus se ira, coisas terríveis terminam acontecendo.

EMBORA AS SUAS OBRAS ESTIVESSEM ACABADAS. Desde que há homens sobre a terra que Deus havia completado a sua obra, não somente sobre a terra, mas em todo o cosmo e o universo. E estas obras deveriam servir de exemplo para os filhos de Israel, que o Senhor Deus é capaz de fazer tudo, muito mais do que o ser humano possa pensar ou imaginar. Basta se olhar para as obras de Deus, e logo se percebe sua grandeza e poder.

DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO. O relato do livro do Gênesis é claro em trazer detalhes bastante compreensíveis dos atos criativos do Deus de Israel. De forma que, os filhos de Israel não tinham motivos para duvidarem de que ele poderia matar a sede do povo, bem como suprir-lhes todas as necessidades. Alerta para os leitores desta carta sobre não duvidarem de que Deus tem grandes promessas de repouso para o seu povo.

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Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...