segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:26-27

1 Coríntios 7:26-27 - Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher.
TENHO, POIS, POR BOM. Os conselhos de Paulo eram bons para a situação em que estava acontecendo na igreja cristã em Corinto, porque estas são respostas exclusivas a perguntas que os líderes daquela igreja mandaram fazer ao apóstolo dos gentios. Apesar de serem estes problemas específicos daquela comunidade cristã, porem, são exortações gerais, que certamente foram adotadas pelas igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, em todo o mundo gentílico daquela mesma época.

POR CAUSA DA INSTANTE NECESSIDADE. Nestes dois versículos o autor se dirige aos irmãos, lhes orientando de como deveriam agir quanto ao casamento. Não é nada fácil para um servo de Deus, que não tem a sua própria esposa, se manter fiel ao evangelho, sem se meter em casos de fornicação, até pela necessidade fisiológica do organismo do ser humano. Somente a força que vem de Deus é que ajudar neste caso.

QUE É BOM PARA O HOMEM O ESTAR ASSIM. No começo deste capítulo, o escritor já havia falado de se mesmo, sobre esta questão ao afirmar 1 Coríntios 7:6-8 - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu. O solteiro cuida das coisas de Deus, isso quando quer.

ESTAIS LIGADO A MULHER? No caso dos que faziam parte da igreja de Cristo em Corinto, este “estar ligado à mulher” fala do casamento legal, conforme as leis dos homens e de Deus, que é o casamento civil e religioso. Desde o princípio, que o cristianismo estimula aos seguidores de Cristo a que busquem formar suas próprias famílias, por meio do casamento, para se evitar os casos recorrentes de prostituição.

NÃO BUSQUE SEPARAR-TE. Há na realidade, os casos específicos em que se permite a separação de um casal, porque cada caso é um caso, mas em linhas gerais, as recomendações das doutrinas cristãs é que não haja separação dos casais cristãos. O casal em que o marido e a mulher são pessoas da igreja deve buscar fazer o possível, para que não aconteça a separação, principalmente quando há filhos e filhas.

ESTÁS LIVRE DE MULHER? Neste caso, o apóstolo fala sobre aqueles que ainda não se casaram por algum motivo. Nesta frase, o escritor defende o celibato, como ele próprio era praticante, e no seu caso, para se dedicar completamente a obra de Deus. Este “estar livre de mulher” não diz respeito, a somente estar solteiro, mas Paulo fala sobre a capacidade de se manter sem procurar se meter na fornicação ou prostituição.

NÃO BUSQUE MULHER. Ao que tudo indica, na igreja de Corinto, havia quem fizesse parte daquela comunidade, e que estava solteiro, mas que vivia metido em casos de prostituição. Não buscar mulher é procurar viver solteiro, sem se meter em casos de fornicação, sem procurar se prostituir com as mulheres livres do mundo, porque neste caso, se a pessoa não suporta ficar sem mulher, é melhor que se case, no Senhor.

domingo, 4 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:25

1 Coríntios 7:25 - Ora, quanto às virgens, não tenho mandamento do Senhor; dou, porém, o meu parecer, como quem tem alcançado misericórdia do Senhor para ser fiel.
ORA. Essa é a terceira vez neste capítulo sete que o autor afirma que estava dando sua opinião pessoal sobre o assunto abordado. A primeira é no versículo seis, onde está escrito: Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento. A segunda é no versículo doze onde ele declara: Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe. Tudo isso em resposta a indagações dos líderes da igreja de Corinto, sobre assuntos vários.

QUANTO ÀS VIRGENS. Em se tratando de jovens solteiras em que ainda não tinha experimentando uma vida sexual ativa, Paulo dá sua opinião tanto para os líderes da igreja cristã de Corinto, quanto e principalmente para seus pais. De acordo com as boas tradições mais antigas, as jovens virgens procuravam se guardar para seu futuro esposo, não sendo permitido pelos seus pais, contatos sexuais antes do casamento.

NÃO TENHO MANDAMENTO. Certamente o apóstolo não encontrava respaldo nem mesmo na lei de Moisés quanto a este assunto. Apesar de que a palavra de Deus tem resposta para quase todos os assuntos importantes, porem, não se envolve com todos os assuntos mais triviais, porque então, seria necessária uma bíblia do tamanho do mundo. Ainda não havia surgido a necessidade de regras sobre isso, mas agora sim.

DO SENHOR. Verdade é que os escritos de Paulo em sua esmagadora maioria eram revelações do Senhor Jesus para edificação das igrejas fundadas pelo apóstolo dos gentios. O próprio evangelho pregado por Paulo era também revelações do Senhor. Mas neste assunto abordado pelo escritor, bem como alguns outros, Cristo não lhe revelou o que deveria ser. Porem, Paulo tinha que dá resposta aos Coríntios.

DOU, POREM, O MEU PARECER. O que Paulo passa a ensinar por meio desta sua carta, dentro deste assunto, não refletia um mandamento expresso ou revelado por Cristo, mas o apóstolo dá sua opinião pessoal, desejando o bom andamento da vida cristã daqueles que faziam parte da igreja de Cristo. Paulo era um homem experiente, além de que, era um homem de Deus, que vivia a santidade de vida na prática.

COMO QUEM TEM ACHADO MISERICÓRDIA. Percebe-se a humildade da parte de Paulo, isso porque, ele era o grande apóstolo Paulo, e era a principal liderança das igrejas cristãs no mundo gentílico. Mas nem por isso, quis expor sua autoridade apostólica neste momento para impor qualquer regra autoritária sobre a vida dos seus filhos na fé. Muitos dos supostos líderes de hoje, devia aprender essa lição com Paulo.

PARA SER FIEL. Com essa colocação o escritor termina passando a segurança de que ele poderia refletir sua sugestão sobre tais assuntos, ora abordados pelos líderes da igreja de Corinto. Ao se considerar como servo fiel de Cristo, Paulo se declara ao mesmo tempo em que, se sentia com a responsabilidade de como representante de Cristo transmitir seu bom conselho, aos seus filhos na fé, que estava precisando de uma orientação correta. O testemunho histórico de Paulo comprova sua fidelidade.

sábado, 3 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:23-24

1 Coríntios 7:23-24 - Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.
FOSTES COMPRADO. O autor fala do quanto Cristo teve que padecer em lugar dos seus remidos. Desde o Jardim do Éden que atos sucessivos de desobediência, rebelião, apostasia, incredulidade, impiedade, maldade e obras maus que os seres humanos vinham praticando deliberadamente contra Deus. Portanto, o ser humano não imagina a intensidade dos sofrimentos que o Cordeiro de Deus, Cristo Jesus teve que passar pelos seus escolhidos. Desta forma, pertencemos a Cristo Jesus, nosso Senhor.

POR BOM PREÇO. Isaías já falava sobre o preço que o Messias tinha que pagar pela redenção de nossas almas. Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Tudo isso foi para nos comprar.

NÃO VÓS FAÇAIS. Há quem diga que muitos dos irmãos daquele tempo, por conta da crença comum na vinda eminente de Cristo para arrebatar a sua igreja, estavam abandonando suas atividades profissionais, e com isso se tornando muito pobres, ao ponto de depois se tornarem escravos dos que tinham posses econômicas. Mas, neste ponto, pode-se pensar na exploração financeira dos profissionais do evangelho.

SERVOS DOS HOMENS. Não vos façais servos dos homens. Em termos sociais, isso quer dizer se vender por dinheiro para aqueles que são ricos economicamente. Os remidos são propriedades de Cristo, que os comprou, e desta forma, não se devem deixar serem dominados pelos homens. Isso acontece dentro das religiões, quando os líderes acham que podem mandar em todo mundo, por se acharem mais importantes.

IRMÃOS. Paulo estava escrevendo para seus filhos na fé, que faziam parte da igreja cristã em Corinto. Percebe-se a humildade do grande apóstolo dos gentios, que mesmo sendo a pessoa que era não se achava mais importante do que ninguém. Desde os começos do cristianismo que se tornou comum entre aqueles que faziam parte da igreja de Cristo, chamarem uns aos outros de irmãos, e isso é uma realidade.

CADA UM FIQUE DIANTE DE DEUS. Mais uma vez o apóstolo dos gentios retoma o seu conselho sobre a posição que cada um ocupava diante de Deus, perante a sociedade e também no seio da igreja cristã. Com isso, o escritor faz saber aos seus leitores que Deus é quem direciona a vida de cada um dos seus servos. E que os remidos de Cristo precisavam aceitar determinadas coisas que não poderiam mudar.

NO ESTADO EM QUE FOI CHAMADO. O que Paulo quis dizer é que, conforme os assuntos abordados, se alguém foi chamado estando circuncidado, não precisa desfazer tal coisa, foi alguém chamado incircunciso, não se deixe ser circuncidado. Alguém foi chamado sendo escravo dos homens, não reclame, quem é livre socialmente, se torna servo de Cristo. Esta chamada sobre a qual fala o apóstolo, diz respeito ao fato de que alguém se converteu para Cristo Jesus, o aceitado de verdade.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:22

1 Coríntios 7:22 - Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
PORQUE O QUE É CHAMADO. O apóstolo dos gentios está se referindo a chamado para servir ao reino de Cristo, que se dá quando uma pessoa toma a feliz decisão de deixar o mundanismo para seguir os ensinos do evangelho libertador do Senhor Jesus. Quando alguém se converte é chamada para fora do mundo, renunciando as coisas passageiras desta vida. Bem como é chamada para dentro de um novo estilo de vida, em que passa a buscar o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima.

PELO SENHOR. Esta colocação feita por Paulo está de conformidade com o que disse o próprio Senhor Jesus em João 15:16 – Não me escolhestes vós a mim, mas eu vós escolhi a vós, e vos nomeie. Além de que o ensino mais profundo do evangelho no tocante a esta assunto, diz respeito ao que Cristo já realizou com sucesso em favor dos seus remidos. Na realidade, tudo depende da redenção feita por Cristo pela sua igreja.

SENDO SERVO. Neste caso, o autor fala daqueles que na época da igreja primitiva aceitavam a Cristo como Senhor e Salvador, mas que estavam submetidos à condição social de escravos. Muitos daqueles que se convertiam ao cristianismo eram pessoas muito pobres e sofredoras, porque aqueles que faziam parte da alta sociedade, chamada elite da sociedade não queriam nem saber do evangelho de Cristo Jesus.

É LIBERTO DO SENHOR. Paulo está falando da liberdade da alma e do espírito, e não das senzalas e nem da escravidão social. Quando alguém se converte de verdade em um discípulo de Cristo, a verdadeira liberdade chega a sua alma. Por isso que o Mestre falou: João 8:36 – Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. E o caminho para se chegar a esta liberdade, e conhecendo a verdade (João 8:32).

E DA MESMA MANEIRA TAMBÉM. De qualquer forma, o homem é livre, mas também tem suas responsabilidades diante do Senhor Jesus. Quando Deus criou o homem, não o fez como uma máquina programada somente para obedecer comandos, mas também não o fez completamente livre para fazer o que bem intende. Na realidade, o homem pode fazer o que quiser, mas deve ter a consciência de que um dia vai prestar contas diante do juiz dos vivos e dos mortos pelos seus feitos, palavras e obras.

O QUE É CHAMADO SENDO LIVRE. O escritor fala sobre aquelas pessoas que tinham uma melhor condição social, e que não eram submetidas ao estado social de escravidão. Graças a Deus, hoje, quase todas as pessoas são livres, em termos sociais, o que cabe bem essa colocação feita pelo autor desta carta. Aliais, hoje em dia há até liberdade demais, em que atrapalha das pessoas se renderem ao evangelho de Cristo.

SERVO É DE CRISTO. Por isso que se afirma da necessidade de se aceitar a Cristo como Salvador, mas também como Senhor. E quando uma pessoa aceita a Cristo como Senhor, subtende que, tal pessoa deve se submeter aos mandamentos do evangelho da nova aliança de Deus. O cristianismo não é uma religião de libertinagem, mas no evangelho de Cristo existem as doutrinas a serem seguidas pelos discípulos de Cristo.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

1 Coríntios 7:21

1 Coríntios 7:21 - Foste chamado sendo servo? Não te dê cuidado; e, se ainda podes ser livre, aproveita a ocasião.
FOSTES. O apóstolo entra em mais um tema, que provavelmente era mais um problema na igreja cristã de Corinto, se tratando da questão daqueles que foram alcançados pelo evangelho de Cristo, mas que eram escravos. Paulo faz saber que, o fato de alguém ser chamado por Cristo nesta situação, de imediato, sua situação social não mudava, mas que a fidelidade ao reino de Cristo, com o passar do tempo, Cristo teria o cuidado de libertar daquela condição os seus seguidores e discípulos.

CHAMADO. Essa chamada diz respeito à escolha de Cristo na vida daqueles que faziam parte da igreja de Cristo, mas que tinham uma condição social desfavorável, como servos dos homens. A igreja cristã sempre foi composta das mais diversas camadas sociais da sociedade, e em muitos casos, na grande maioria de pessoas mais simples e humildes, porque dos pobres é o reino de Deus, foi o próprio Cristo quem disse.

SENDO SERVO? Infelizmente, nesta mesma época em que Paulo escreveu esta sua carta, havia em larga escala, a questão da escravidão dos mais pobres pelos mais ricos. O sofrimento humano sempre foi causa das pessoas se aproximarem de Deus, como único refúgio para as calamidades. Basta ver que, aqueles que têm melhores condições sociais pouco se importam com as coisas do reino de Deus, e isso é uma realidade.

NÃO TE DÊ CUIDADO. Paulo, assim como os demais líderes da igreja primitiva, não se envolveram com movimentos sociais, no sentido de incentivarem as revoltas dos escravos para a libertação dos mesmos. Na verdade, a igreja primitiva vivia sob a perspectiva de que Jesus voltaria ainda naquele mesmo tempo, de forma que, o mais importante era estar preparado para a saída do planeta terra e ir morar com Cristo na pátria celestial, porque a salvação e a vida eterna seria plena de alegria e paz.

E SE AINDA PODES. O escritor esclarece de que haveria a possibilidade dos escravos se tornarem livres, mas não pelos motins, ou movimentos sociais de rebelião. Certamente, um escravo poderia trabalhar além do que lhe era exigido pelos seus patrões, juntar o seu dinheiro e comprar a sua própria alforria. Fala-se ainda sobre casos, em que alguns que se convertiam, de boa vontade libertavam seus servos.

SER LIVRE. Na realidade, a maior e melhor liberdade, daqueles que servem a Cristo é que já são beneficiados com a liberdade da alma e do espírito. De que adianta ganhar o mundo todo, mas ter uma situação degradante diante da justiça de Deus? O mais importante para o escritor, era que o homem fosse liberto por Cristo. Mas, neste caso do texto em foco, Paulo fala da liberdade social e do estado de escravidão.

APROVEITA A OCASIÃO. Paulo tinha interesse em que os irmãos que eram escravos se tornassem livres, até para se dedicarem mais as coisas do reino dos céus. Temos no Novo Testamento uma carta sua, endereçada e enviada a um amigo seu, Filemom, solicitando sua benevolência em favor de Onésimo, que era um filho seu na fé. Paulo não pedia diretamente a libertação de Onésimo, mas rogava em seu favor para que fosse bem recebido pelo seu senhor. É provável que Onésimo tenha sido liberto, sim.

1 Coríntios 7:19-20

1 Coríntios 7:19-20 - A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus. Cada um fique na vocação em que foi chamado.
A CIRCUNCISÃO. A circuncisão era um sinal, e ao mesmo tempo uma prova física de que o judeu tinha uma aliança de fidelidade com a legislação de Moisés. Esse ato religioso dogmático do judaísmo teve início antes mesmo da lei de Moisés, quando ainda na época do patriarca Abraão. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, quando possível no oitavo dia do seu nascimento, isso não era feito com as meninas judias. Quem era seguidor do judaísmo era circuncidado.

É NADA. Os estudiosos das práticas religiosas do tempo da igreja primitiva afirmam que os cristãos legalistas de Jerusalém praticavam o ato simbólico da circuncisão, porque as lideranças legalistas de Jerusalém viviam um momento de transição entre o judaísmo e o cristianismo. No entanto, nas igrejas fundadas por Paulo no mundo gentílico, com os pagãos que se convertiam ao cristianismo, isso não se praticava.

E A INCIRCUNCISÃO NADA É. O que o autor quis dizer com estas palavras é que, o fato de alguém não ter pertencido ao antigo judaísmo, isso não o impedia de fazer parte da igreja de Cristo. Quando Paulo fala sobre o evangelho da incircuncisão, é porque ele percebia que, os líderes de Jerusalém queriam formar a igreja de Cristo, apenas de judeu convertidos ao cristianismo, e não qualquer pessoa do mundo gentílico.

MAS SIM, A OBSERVÂNCIA. Desta forma, o escritor começa a mostrar o que estava valendo para o verdadeiro cristianismo, que historicamente prevaleceu para a igreja do futuro do Renovo de Deus, Cristo Jesus. Verdade é que neste mesmo tempo ainda não se tinha um Novo Testamento já pronto, como temos nos dias atuais, mas no mundo gentílico, Paulo como fundador das igrejas, ensinava todas as doutrinas cristãs.

DOS MANDAMENTOS DE DEUS. No caso daqueles que faziam parte do tradicional judaísmo, eles tinha a obrigação de guardarem toda a legislação de Moisés. Os cristãos legalistas de Jerusalém guardavam a lei, juntando-se a isso os novos ensinos transmitidos pessoalmente por Cristo. Mas no caso das igrejas fundadas por Paulo e seus amigos de ministério, guardavam os ensinos transmitidos pelo apóstolo Paulo.

CADA UM FIQUE NA VOCAÇÃO. O apóstolo Paulo defendia que, os líderes de Jerusalém cuidassem do evangelho da circuncisão, evangelizado os judeus do próprio país de Israel, bem como os judeus dispersos. E que ele, como apóstolo dos gentios continuasse trabalhando com o evangelho da incircuncisão no mundo gentílico, e que os líderes legalistas não invadissem seus campos missionários transculturais.

EM QUE FOI CHAMADO. Aqueles que foram chamados para pregar o evangelho da circuncisão, que continuassem fazendo seus trabalhos, e que os judeus que se convertessem ao cristianismo ligado a Jerusalém, se quisessem continuar circuncidado que assim ficassem, mas que os gentios convertidos ao cristianismo não fossem forçados a serem circuncidados. Certamente o escritor estava combatendo certas prática que os cristãos ligados a Cefas queriam implantar na igreja cristã de Corinto.

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1 Coríntios 7:18

1 Coríntios 7:18 - É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? Não se circuncide.
É ALGUÉM. Todas estas questões são respostas a perguntas feitas pelos irmãos de Corinto, possivelmente os líderes locais, para que tivessem como agir corretamente conforme o que pensava o fundador daquela comunidade cristã. A igreja cristã de Corinto tinha tantos problemas que não deu tempo de Paulo ensinar todas as doutrinas cristãs, durante mais ou menos um ano e meio que esteve com eles, quando ainda da fundação daquela igreja, razão porque desta carta e outra de Paulo.

CHAMADO. Primeiro, o autor fala do momento feliz que cada um dos seus leitores tive de quando aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, que aconteceu quando este alguém tomou a sua decisão de fazer parte do reino de Cristo, seguindo as doutrinas do cristianismo. Depois, pode-se dizer que o escritor também fala da carreira cristã que é proposta para alguém que se converte para Cristo pelo poder do evangelho.

ESTANDO CIRCUNCIDADO? O apóstolo Paulo não tinha responsabilidade em evangelizar os judeus, porque esta incumbência ficou sob a responsabilidade de Pedro com os demais apóstolos. Mas no mundo gentílico, também se convertiam seguidores do judaísmo ao cristianismo. Estas pessoas eram circuncidadas, então o que fazer? Paulo diz que tal pessoa pode ser aceita sim, no cristianismo sem problema.

FIQUE CIRCUNCIDADO. A circuncisão era uma pequena cirurgia no prepúcio do menino judeu, que ficava como sinal de que tal pessoa tinha uma aliança com o judaísmo enquanto fizesse parte desta religião de Israel. Ao se converter ao cristianismo, rompendo então com o judaísmo, esse novo convertido não precisava reverter a sua circuncisão, porque para Paulo este sinal não tinha nenhum valor. No conceito de Paulo, o mais importante era ser uma nova criatura em Cristo Jesus.

É ALGUÉM CHAMADO. Fazer parte da igreja verdadeira de Cristo é algo tão importante que o escritor chama isso de chamada da parte de Deus para ser seu povo. Cristo disse: Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós e vos nomeie. Essa eleição por parte de Deus é que produz a convicção necessária para que alguém que se converte ao verdadeiro cristianismo permaneça nos caminhos do evangelho.

ESTANDO INCIRCUNCIDADO? Agora, o apóstolo dos gentios fala sobre os pagãos que eram livres pensadores, ou que antes faziam parte de alguma seita herética do paganismo, mas que se converteu ao cristianismo. Essas pessoas precisavam ser circuncidadas? A resposta é não, uma vez que, o cristianismo não é a mesma coisa que o judaísmo. Pelo contrário o cristianismo veio para libertar o homem da lei de Moisés.

NÃO SE CIRCUNCIDE. Apesar do cristianismo ter raízes profundas no judaísmo, mas quem aceita a Cristo Jesus como seu Senhor e Salvador, não precisa mais cumprir a legislação de Moisés, porque Cristo já cumpriu em seu lugar. A título de hoje, tem muitas denominações que mais parecem uma sinagoga judaica do que uma igreja cristã, porque seus líderes não compreendem a essência da nova dispensação. As igrejas fundadas por Paulo, não eram a mesma coisas das igrejas ligadas a Jerusalém.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...