quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Atos 26.32

Atos 26.32 - E Agripa disse a Festo: Bem podia soltar-se este homem, se não houvera apelado para César.
E AGRIPA. Foi justamente o rei Agripa quem tinha solicitado a Festo que lhe apresentasse o preso Paulo, porque o rei desejava muito ouvir a palavra de Paulo. Atos 25:22 - Então Agripa disse a Festo: Bem quisera eu também ouvir esse homem. E ele disse: Amanhã o ouvirás. Se Agripa de fato desejava ouvir Paulo apelando por seus favores se enganou, porque o rei teve mesmo foi que ouvir o evangelho de Cristo, porque Paulo sabia que era a vontade de Deus que ele pregasse sua palavra. DISSE A FESTO. Já o governador Festo não estava nem um pouco interessado em que Paulo se detivesse em seu discurso de defesa, nem tão pouco tinha vontade de ouvir o evangelho pregado por Paulo. O que Festo desejava mesmo era colher a opinião de Agripa sobre o caso de Paulo, para que pudesse formar sua peça de acusação contra Paulo e enviar tal processo juntamente com o preso, a fim de se apresentar em Roma. BEM PODIA SOLTAR-SE. Podemos conjecturar que Agripa foi tocado com a pregação de Paulo, até porque ele tinha conhecimento das alegações expostas pelo apóstolo dos gentios, uma vez que, como judeus que era sabia de tudo que estava escrito na lei de Moisés e nos profetas a respeito do Messias de Deus, Jesus de Nazaré, a quem Paulo pregava. Agripa tinha percebido que não havia nem pecado nem crime em Paulo. ESTE HOMEM. Era perceptível que este não era um homem comum, mas havia nele algo especial, que era a presença de Cristo em sua vida. Por ser chamado por Cristo para ser um pregador do seu evangelho, era notório que as palavras do apóstolo dos gentios tinha autoridade, porque o Espírito de Deus falava por seu intermédio. Além do mais este homem era uma importante liderança da igreja de Cristo no mundo. SE NÃO HOUVERA. A decisão de Paulo não foi por motivo torpe, mais, desde os primeiros momentos que ele percebeu que as circunstâncias lhe eram desfavoráveis, por isso, não encontrava outra alternativa, senão apelar para César. Há quem diga que, a esta altura dos acontecimentos, Paulo desejava mesmo chegar até a capital do império político de Roma para pregar o evangelho naquele lugar e exercer um ministério ali, e quem sabe, pregar as boas novas do evangelho de Cristo a Nero. APELADO. O que Paulo fez esta registrado em Atos 25:11 - Se fiz algum agravo, ou cometi alguma coisa digna de morte, não recuso morrer; mas, se nada há das coisas de que estes me acusam, ninguém me pode entregar a eles; apelo para César. Por providência divina, Paulo nascera em Tarso da Cilícia e com isso era cidadão romano, e por ser cidadão romano tinha o direito garantido de ser julgado em Roma por Nero. PARA CÉSAR. Esta era uma expressão utilizada para representar o imperador de Roma, que neste caso era Nero, um dos mais cruéis dos imperadores de Roma contra o cristianismo. Depois de Augusto César, os demais imperadores romanos adotavam este Título para representar o poder de Roma. Depois de feito o apelo para César, os procuradores romanos não podiam mais condenar os presos do Estudo, mais tinha a obrigação de remeter o cidadão romano até a capital do império para ser julgado lá.

Atos 26.30-31

Atos 26.30-31 - E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados. E, apartando-se dali falavam uns com os outros, dizendo: Este homem nada fez digno de morte ou de prisões.
E DIZENDO ELE ISTO, LEVANTOU-SE. Acreditamos piamente que Paulo se dava por satisfeito em cumprir mais uma missão de pregar o evangelho de Deus para pessoas importantes da sociedade, porque estava reunida neste momento, a elite social da cidade de Cesaréia, bem como dois governadores e uma princesa, que era Berenice. Mas, já era o momento de terminar a reunião, uma vez que, Paulo com clareza já havia falado aquilo que desejava expressar como testemunha do evangelho de Cristo. O REI, O PRESIDENTE, E BERENICE. O rei, se refere a Agripa, ele que já estava a muito tempo no cargo de governador, e por isso que havia ganhado do imperador de Roma este título de rei, e porque tinha acesso direto ao imperador Nero. O presidente, diz respeito ao procurador romano, que também era governador da Judeia, Festo. Já Berenice era irmã de Agripa, mais que também era sua mulher, cometendo incesto. E OS QUE COM ELES ESTAVA ASSENTADOS. Não temos como saber quantas pessoas estavam reunidas no tribunal juntamente com Festo, Agripa e Berenice, todavia, podemos conjecturar que neste lugar estavam presentes as pessoas mais importantes de Cesaréia, bem como os funcionários de Festo, como também seus auxiliares do próprio tribunal, o que nos faz pensar que havia dezenas ou centenas de pessoas. E APARTANDO-SE DALI. Agripa já tinha material o suficiente para dar sua opinião sobre este caso de Paulo, por isso não tinha nem a necessidade de fazer um interrogatório ao preso. Festo, já sabia de tudo que estava envolvido neste caso emblemático, mais precisando da orientação de Agripa, certamente queria ouvir do rei suas sugestões, com o objetivo de elaborar o processo de Paulo e enviar ao imperador. FALAVAM UNS COM OS OUTROS. O escritor não deixa claro se esta conversa entre as personagens mais importantes desta reunião tinham saído do tribunal ou se estava em uma outra sala conversando entre si, sobre o resultado final desta audiência. Não que este julgamento servisse para absolver ou condenar o preso Paulo, porém, o que se resolvesse seria necessário para se montar a peça processual a ser enviado a Roma. DIZENDO; ESTE HOMEM NÃO FEZ NADA. Provavelmente, estas palavras não foram colocadas no processo que seria enviado juntamente com o preso Paulo, ao imperador romano, que no caso era Nero, mais ficaram registradas neste livro, como testemunho da injustiça que estavam praticando contra um homem inocente. Este exemplo de Paulo se replicou na história do cristianismo com muitos seguidores de Cristo Jesus. DIGNO DE MORTE OU DE PRISÕES. A conclusão que os juízes chegaram foi que os judeus estavam querendo tirar a vida de Paulo, não porque ele houvesse transgredido os mandamentos da lei de Moisés, nem as tradições dos judeus, mas por pura inveja e ódio descabido. Como também, não havia nenhum crime da parte de Paulo, quanto as leis romanas, para que ele permanecesse preso. Com tudo isto, aprendemos que por ser um discípulo de Cristo e pregar a verdade passamos por inúmeras injustiças.

Atos 26.29

Atos 26.29 - E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias.
E DISSE PAULO: PROUVERA A DEUS QUE. Com esta expressão, Paulo quis dizer a Agripa que somente um milagre da parte de Deus se tornava possível de o rei se converter para Cristo, pois o apóstolo sabia das amarrações que prendiam Agripa para que ele deixasse a vida que vivia para seguir o evangelho de Cristo. Esta é a realidade de quase todas as pessoas que se acham importantes neste mundo enganador. OU POR POUCO OU POR MUITO. Por pouco se refere à decisão imediata que o rei Agripa poderia tomar em crer na mensagem pregada por Paulo, se arrepender neste momento e passar a trilhar o caminho do reino de Cristo. Por muito, seria a possibilidade de Agripa ficar com a palavra martelando em sua mente e depois chegar a conclusão que a melhor coisa a fazer era se entregar a Cristo. Tem muitas pessoas que primeiro escutam a mensagem do evangelho para então depois se converter. NÃO SOMENTE TU. O apóstolo dos gentios em todas e suas muitas atividades se esforçava para que mais e mais vidas se rendessem aos pés de Cristo, pois desde que se convertera para o reino de Cristo que não media esforços para alcançar vidas para o Senhor Jesus, de forma que, se neste momento alguns ou muitos dos seus ouvintes crescem nas suas palavras seria uma alegria muito grande para este grande pregador. MAS TAMBÉM TODOS QUANTOS HOJE. Não sabemos quantas pessoas estavam presentes neste tribunal, mas podemos dizer que pessoas importantes da sociedade de Cesaréia estavam presentes neste momento, portanto, se houvesse uma conversão em massa de todos que estavam presentes, algo extraordinário poderia acontecer naquela cidade a partir de então, com o governo de Cristo sobre todas estas vidas. ME ESTÃO OUVINDO. Verdade é que este julgamento de Paulo não traria nenhum resultado positivo quanto a sua soltura, porém, uma coisa é certa é que o apóstolo teve a oportunidade importantíssima de pregar a palavra de Cristo. Esta era uma forma de Paulo expressar seu agradecimento, não somente pela atenção de todos, mais principalmente pela oportunidade de ter o privilégio de pregar o evangelho. SE TORNASSEM TAIS QUAL EU SOU. Paulo expressa a importância que ele dava a sua missão de ser um embaixador do reino de Deus e passa a ideia que sua posição era mais relevante quanto a todos que estavam presente neste tribunal. Neste modo de pensar é que Paulo deseja para todos, o mesmo privilégio, que ele tinha de ser um representante de Cristo e exercer a missão de pregar o evangelho das boas novas do Senhor Jesus, coisa que com muita ousadia ele fazia, sempre que tinha oportunidade. EXCETO ESTAS CADEIAS. Neste momento, Paulo desdenha de sua prisão, mostrando que na realidade estava preso de forma injusta, pois aquelas cadeias que lhe roubavam sua liberdade não tinham como se converter. Desta forma, Paulo deu a entender que nem mesmo sua pregação da verdade poderia mudar sua situação quanto a este julgamento, uma vez que ele era consciente que não seria solto agora.

Atos 26.27-28

Atos 26.27-28 - Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!
CRÊS TU NOS PROFETAS. Esta indagação da parte de Paulo era sugestiva, até porque o próprio Paulo sabia que Agripa acreditava nas profecias contidas nas Sagradas Escrituras dos hebreus. Porém, o que talvez o apóstolo desejasse saber era se Agripa era mais ortodoxo, crendo apenas nos escritos de Moisés, como os judeus de Jerusalém, ou se ele também acreditava do mesmo modo como os judeus da Galileia e da dispersão, em todos os profetas que exerceram seus ministérios no país de Israel. Ó REI AGRIPA? A realidade é que haviam três Cânones que faziam parte das crenças dos seguidores do judaísmo, em que o primeiro deles era aquele que só fazia parte a lei de Moisés, o segundo era aquele que continha além dos livros de Moisés, também tinha os livros dos profetas contidos na bíblia evangélica, que eram as escrituras dos fariseus, e tinha também o cânon da dispersão, que hoje compõe a bíblica católica. BEM SEI QUE CRÊS. Como Agripa era rei da Galileia, Paulo, pela lógica, pressupõe que Agripa seguia as crenças do Cânon dos fariseus ou do Cânon da dispersão. É mais provável que Agripa seguisse o Cânon dos fariseus, o que hoje compõe a bíblia dos evangélicos. O mais importante era a questão das profecias dos profetas, porque elas acenavam sobre a vinda do Messias de Deus, a quem Paulo chama de Jesus de Nazaré, aquele que cumpriu todas as profecias anunciadas pela lei de Moisés e os profetas. E DISSE AGRIPA. O rei não deu a resposta que Paulo buscava colher dele, mas deu a entender que acreditava nos profetas, e com isso, automaticamente deveria crer em tudo que o apóstolo estava preando, uma vez que, o Messias que Paulo pregava era o mesmo que fora anunciado por Moises, bem como pelos profetas do povo judeus. Não há dúvida que Agripa estava tocado pelas palavras de Paulo, mesmo não aceitando. A PAULO: POR POUCO. Certamente Paulo esperava uma resposta positiva quanto ao teor direto de sua pergunta, no entanto, Agripa fugiu por uma outra vertente, apontando para uma outra resposta que seria satisfatória para o apóstolo. Há quem diga que Paulo estava convencido que o rei Agripa estava chocado com o que ele havia ouvido de sua boca, e até certo ponto, a resposta de Agripa aponta nesta direção. ME QUERES PERSUADIR. Não era uma questão de convencer a Agripa, mas era uma questão de crer nas Escrituras dos hebreus ou negar a sua fé nas crenças dos judeus sobre o Messias de Deus. Que bom seria para o rei se de fato ele se convertesse para o reino de Deus, porém, nós sabemos o quanto é difícil para um homem poderoso e influente da sociedade se tornar um discípulo de Cristo. Jesus disse que era mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico servir ao reino de Deus. A QUE ME FAÇA CRISTÃO! Se fazer cristão é a mesma coisa que se tornar um verdadeiro discípulo de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador. Realmente, nesta parte, o rei Agripa acertou sobre o desejo de Paulo em que o rei se convertesse para Cristo e passasse a servir fielmente ao Senhor Jesus. Mas também podemos dizer que não era responsabilidade de Paulo em salvar ao rei Agripa, mas sim, pregar o evangelho.

Atos 26.26

Atos 26.26 - Porque o rei, diante de quem falo com ousadia, sabe estas coisas, pois não creio que nada disto lhe é oculto; porque isto não se fez em qualquer canto.
PORQUE Ó REI. Paulo não está se dirigindo a Festo, ele que havia gritado diante de todos que o apóstolo estava delirando, mas o pregador se dirige diretamente a Agripa, ele que era judeu e que conhecia bem as Escrituras dos hebreus. Festo estava começando agora o seu governo sobre os filhos de Israel, portanto, além de ser um gentio, não tinha ainda vasto conhecimento do que acontecia com os judeus, mas Agripa, sabia de todas as coisas que envolviam a história do seu povo, os judeus. DIANTE DE QUEM FALO. Apesar de estar preso e em uma situação desconfortável e desfavorável, porém, esta era uma oportunidade importante para Paulo, uma vez que ele tinha o privilégio de pregar o evangelho de Deus diante de altas autoridades romanas, cumprindo assim profecias já faladas a seu respeito, a começar pelos primeiros deias depois que se converteu do judaísmo para o cristianismo, Deus é fiel. COM OUSADIA. A autoridade da parte de Deus na vida de Paulo o tornava ousado em falar do evangelho de Cristo em qualquer situação, pois ele tinha uma experiência extraordinária como pregador da palavra de Deus. Além do mais, o Espírito Santo lhe usava com poder para falar com segurança de Cristo Jesus. Nem mesmo o fato de estar na presença de grandes autoridades Paulo se tornava tímido, mas ousado em pregar. SABE ESTAS COISAS. Não temos como saber até que ponto Agripa era seguidor do tradicional judaísmo, mas certamente Paulo tinha conhecimento que o rei sabia dos assuntos abordados por ele neste momento. Na verdade, todo judeu tinha por obrigação, e isto era uma tradição do povo judeu, estudar as Escrituras desde a mais tenra idade, baseado nisto é que o apóstolo pressupõe que Agripa sabia de tudo isto. POIS NÃO CREIO QUE NADA DISTO. Neste momento, Paulo usa um jargão hebraico para pressionar a Agripa sobre suas crenças nas coisas da religião dos seus antepassados. Com isso, Paulo tentava fazer a seguinte prerrogativa: Você é ou não é descendente de Abraão, Isaque e Jacó? Este tipo de questionamento fazia com que o judeu confessasse forçosamente a sua fé nas Escrituras ou negasse suas origens, o que o tornava um descomungado, conforme as tradições mais conhecida dos judeus. LHE É OCULTO. Esta premissa utilizada por Paulo também era uma especulação para saber do rei Agripa até que ponto ele guardava as crenças do seu povo os judeus. Ao mesmo tempo, o apóstolo constrange ao rei sobre a negação ou não de sua fé nas Escrituras dos hebreus. Mesmo que Agripa fosse desviado do judaísmo, mas era possível que ele fosse apenas conhecedor das muitas tradições religiosas do seu povo. PORQUE ISTO NÃO SE FEZ EM QUALQUER CANTO. Tudo que havia acontecido com Cristo Jesus, o Messias de Deus era conhecido por todos que morava na palestina, principalmente a esta altura da história dos filhos de Israel. Se Cristo exerceu seu ministério nas terras de Israel, porém os seus apóstolos já havia espalhado as boas novas do evangelho sobre Jesus de Nazaré por todas as partes. Assim sendo, era praticamente impossível que Agripa não tivesse pleno conhecimento destas narrativas.

Atos 26.24-25

Atos 26.24-25 - E, dizendo ele isto em sua defesa, disse Festo em alta voz: Estás louco, Paulo; as muitas letras te fazem delirar. Mas ele disse: Não deliro, ó potentíssimo Festo; antes digo palavras de verdade e de um são juízo.
E, DIZENDO ELE ISTO EM SUA DEFESA. O que havia no testemunho de Paulo era a mais pura verdade do que tinha acontecido até o dia de hoje, pois sua vida era uma carta aberta diante da comunidade judaica, bem como diante daqueles que o conhecia no mundo gentílico. Paulo não precisava mentir como fazem os criminosos para se defenderem das acusações que lhe arremetem, pelo contrário, o apóstolo dos gentios buscava se pautar pela verdade, até porque era sempre a verdade que pregava. DISSE FESTO EM ALTA VOZ. Enquanto Paulo pregava o evangelho de Cristo, o diabo enchia alguém de ira, e foi justamente o procurador romano Festo, ele que era um ímpio, dominado pelos demônios para investir contra o homem de Deus. Agripa sabia muito bem que tudo que Paulo falava era a mais pura verdade, porem, Festo era incrédulo e não tinha conhecimento das profecias dos judeus sobre o Messias, Jesus. ESTÁS LOUCO, PAULO. A esta altura da audiência, Paulo dominava completamente o ambiente, atraindo a atenção de todos para sua pregação poderosa sobre Cristo Jesus. Não satisfeito, o promotor desta reunião tentava desclassificar a Paulo, o tachando de louco, mas que estava enganado, uma vez que, Festo estava diante de um homem sábio, que tinha o Espírito de Deus sobre sua vida para falar coisas muito profundas. AS MUITAS LEVRAS DE FAZEM DELIRAR. Certamente, Festo já havia ouvido falar que Paulo era profundamente conhecedor das Escrituras dos hebreus. Mas agora, ao ouvi-lo falar pessoalmente não tinha dúvida que Paulo era um mestre em tudo que falava. O argumento de Festo era um contra censo, até porque, as palavras de Paulo eram coerente com quem tinha muita sabedoria e conhecimento e não de um louco. MAS ELE DISSE: NÃO DELIRO, Ó POTENTÍSSIMO FESTO. Na verdade, as coisas de Deus é loucura para os que perecem, portanto, como homem natural, Festo jamais poderia compreender a sabedoria que brotava dos lábios do apóstolo de Cristo. Somente quem tem o Espírito de Deus é quem pode compreender os mistérios do reino de Deus. Se tinha alguém louco era Festo por rejeitar a verdade de Cristo Jesus. ANTES DIGO PALAVRAS DE VERDADE. Os opositores de Paulo vinham apresentando mentiras em suas acusações contra o homem de Deus, e até certo ponto tinham o crédito de Festo, pois se fosse o contrário, Paulo já estaria solto. No entanto, o apóstolo falava a verdade de Deus e não convencia a mente doentio de Festo, isto porque, por trás de tudo isto, nós sabemos que o diabo operava, que é pai da mentira. E DE UM SÃO JUÍZO. A boca fala do que o coração está cheio, além de que a boca do justo é uma fonte de sabedoria. Agora, o coração do incrédulo é a casa do diabo com os seus demônios, por isso que os ímpios não aceitam as verdades de Deus. Paulo com maestria revelava os planos de Deus para todos, pregando a verdade de Deus por meio de Cristo Jesus, ele que é a própria verdade em essência. O que havia da parte de Paulo era a mais absoluta lucidez de quem era usado pelo Espírito Santo de Deus.

Atos 26.23

Atos 26.23 - Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios.
ISTO É, QUE O CRISTO. Agripa sabia do que Paulo estava pregando, pois ele como judeus e seguidor do judaísmo, conhecia bem as profecias do Velho Testamento sobre o Cristo de Deus. Quando Paulo fala sobre Cristo, para os judeus era a mesma coisa que falar a respeito do Messias, pois muitas profecias falavam sobre os sofrimentos do Messias para redimir o seu povo. Cristo fala de sua missão como o Profeta de Deus, como Sacerdote eterno segundo Melquisedeque e como Rei da descendência de Davi. DEVIA PADECER. São muitas as profecias que falam sobre o Cristo de Deus que viria para realizar o sacrifício de expiação pelos pecados do seu povo. Para realizar a redenção da humanidade, o Cristo de Deus devia pagar um alto preço com derramamento de sangue, porque estava escrito que não há redenção sem sangue. Assim sendo, tudo que o Cordeiro de Deus teve que passar já era previsto por Deus. E SENDO O PRIMEIRO. Por isso que Cristo é chamado às primícias dos que dormem, conforme 1 Coríntios 15:20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. A ressurreição de Cristo foi diferente de qualquer outra, pois os que ressuscitaram de entre os mortos, conforme os casos citados na bíblia, voltaram a morrer, porem, Cristo ressuscitou para nunca mais provar a morte. DA RESSURREIÇÃO DENTRE OS MORTOS. Por que Cristo é à primícias dos que morrem? Porque ele é a própria ressurreição e a vida, João 11:25-27 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. Fazia parte das crenças dos hebreus que o Cristo morreria, mais ressuscitaria dos mortos. DEVIA ANUNCIAR A LUZ. Antes da vinda do Cristo de Deus, o que prevalecia era as trevas sobre o mundo, em que as pessoas não sabiam do que lhes acontecia após a morte física. Todavia, a ressurreição de Cristo mostrou a luz da vida, em que aqueles que vivem para Deus e com Cristo são eternos, o corpo volta ao pó, até o dia do arrebatamento dos santos ou do juízo final para os ímpios, mas a alma é eterna sim. A ESTE POVO. O apóstolo se refere aos judeus, eles que primeiro do que as demais nações do mundo conheciam as promessas de Deus quanto à nova aliança de Cristo. E a prova disto é que Cristo foi enviado para os que eram seus, e exerceu seu ministério entre os filhos de Israel, dando provas irrefutáveis de que era o Messias prometido de Deus e que estava no mundo para salvar a todos, principalmente os judeus. E AOS GENTIOS. Mas, como os judeus rejeitaram ao seu Salvador, João 1:10-11 – Veio para o que era seu, mais os seus não o receberam, mas a todos quanto os receberam deu-lhes o poder de se fazerem filhos de Deus, aos que creem em seu nome. A porta da graça se abril para todas as demais nações do mundo, os que os judeus chamavam de gentios. E Paulo era um agente do Espírito de Deus para levar estas boas novas de Cristo ao mundo, por isso que era o apóstolo de Cristo enviado para todos os gentios.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...