terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:12-13

Atos 14:12-13 - E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
E CHAMAVAM A JÚPITER A BARNABÉ. O que nós encontramos nestes dois versículos são práticas totalmente falsas que se alicerçavam no politeísmo, voltado completamente para a idolatria, o que é absolutamente reprovada pelas Sangradas Escrituras. Já quem diga que os moradores de Listra chegaram a conclusão de que Barnabé era identificado com júpiter porque ele era o mais idoso e mais belo de vista. E MERCÚRIO A PAULO. O tal do mercúrio que era a segunda divindade falsa dos moradores de Listra era considerado pelas crenças populares como o deus da arte de falar, que segundo a mitologia daquela época era ele o inspirador dos bons oradores, dos homens mais eloquentes, dos que tinham facilidade para ler e escrever, dos que se voltavam para o estudo das ciências do saber, da cultura, bem como sábios da época. PORQUE ESTE ERA O QUE FALAVA. Diferente de Barnabé, porque Barnabé era de boa aparência, um homem de grande estatura, que sempre se comportava com um sorriso no rosto, mas Paulo era um tanto feio de aparência, era um baixinho entroncado, um pouco calvo, de nariz grande e de olhos grandes, mas que tinha uma facilidade extraordinária de pregar, de falar para as multidões e falar do evangelho de Cristo. E O SACERDOTE DE JÚPITER. A figura do sacerdote sempre foi predominante em todas as religiões e culturas mais antigas, como nos dias de hoje. No judaísmo, havia o sumo sacerdote, que era da família de Arão, e os muitos sacerdotes comuns que faziam parte da tribo de Levi. Como este júpiter, que também era o mesmo Zeus era a principal divindade dos moradores de Listra com sua religião tinha que ter sacerdote. CUJO TEMPLO ESTAVA EM FRENTE À CIDADE. Não sabemos por que o templo que era dedicado a júpiter ficava fora da cidade, porque geralmente os templos pagãos eram erigidos na praça principal de cada cidade daquela época, como acontece com o império religioso de Roma nas principais cidades do mundo. Neste templo eram feitos todos os rituais de adoração e veneração a júpiter como acontece nos templos pagãos. TRAZENDO PARA A ENTRADA DA PORTA TOUROS E GRINALDAS. Percebe-se o quanto os homens que não se conduzem pela verdade são tendenciosos a prática da idolatria, em que neste caso, chegaram a pensar que os missionários fossem deuses. Tanto no judaísmo como mais religiões mais antigas o touro ou bezerro sempre foram utilizados em sacrifícios. As grinaldas eram os enfeites usados nos aninais sacrificados aos ídolos. QUERIAM COM A MULTIDÃO SACRIFICAR-LHES. Por que os moradores de Listra estavam agindo desta forma com Paulo e Barnabé? Lucas escreveu um pouco antes que os idólatras daquela cidade achavam que Barnabé era júpiter e Paulo era mercúrio. Aquelas pessoas, seguindo os costumes da idolatria, com a adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas queriam fazer com Paulo e com Barnabé, o que eles faziam com suas autoridades políticas e com seus deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...