terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:10-11

Atos 14:10-11 - Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
E DISSE EM VOZ ALTA. No versículo anterior o escritor afirma que Paulo percebeu que aquele paralítico tinha fé o suficiente para ser curado. Mas também podemos afirmar que Paulo também estava turbinado de fé em seu coração para que fizesse alguma coisa em favor daquele pobre coitado homem. O versículo onze fala a respeito de multidões que estavam presenciando tal acontecimento, portanto, não temos como saber a altura da voz de Paulo, mas conjecturamos que todos puderam ouvir sua voz. LEVANTA-TE DIREITO SOBRE TEUS PÉS. Agora, notamos que o servo de Deus estava cheio de autoridade e poder do Espírito Santo para que suas palavras pudesse alcançar a alma daquele homem, ao ponto dele acreditar nas palavras de Paulo. Lucas escreveu um pouco antes que aquele coxo era leso dos pés, o qual nunca tinha andado, além do mais, ele era paralítico desde o ventre de sua mãe, o caso não era fácil de se resolver. E ELE SALTOU E ANDOU. Acreditamos que este era o maior desejo daquele homem que durante toda a sua vida viu os outros saltando, andando e correndo e ele nunca pode fazer isso. O poder do Espírito Santo e a sua virtude encheu aquele homem de fé, ele tomou alento, juntou todas as suas forças e de um pulo só ficou de pé diante de todos e começou a andar normalmente. Quando Deus quer fazer milagre Ele faz. E AS MULTIDÕES, VENDO O QUE PAULO FIZERA. Não temos como saber o motivo porque que neste momento tinha tanta gente acompanhando a Paulo e a Barnabé, porem, o escritor fala de multidões, porque certamente havia um grande número de espectadores. Na verdade, foi Deus que realizou este milagre, mas, Paulo foi o homem usado pelo Espírito Santo para que tudo acontecesse e Cristo fosse glorificado. LEVANTARAM A SUA VOZ, DIZENDO EM LÍNGUA LICAÔNICA. Diante dos fatos sobrenaturais, os seres humanos ficam como que fora de se, sem compreenderem como tais coisas acontecem, por isso que o texto diz que a multidão ficou a gritar de admiração. É provável que Paulo e Barnabé falassem o grego, que neste tempo havia se espalhado em todo o domínio romano, mas os moradores falavam em seu idioma. FIZERAM-SE OS DEUSES A SEMELHANÇA DE HOMENS. Estes homens que assim gritavam não eram judeus, porque os filhos de Israel foram ensinados sobre a fé monoteísta em um único Deus verdadeiro, Criador dos céus e da terra. Mas os gentios, ou pagãos, seguindo suas crenças politeístas acreditavam em um grande número de deuses falsos. Portanto, a multidão queria mesmo era idolatrar os missionários. E DESCERAM ATÉ NÓS. Os pagãos idólatras daquela época acreditavam que seus deuses imaginários moravam no espaço sideral, inclusive muitos destes deuses dos politeístas eram identificados com os planetas. Os moradores daquela região, Listra e Derbe, bem como em toda a Licaônia acreditavam em Júpiter e em Mercúrio como seus deuses, e os tinham como suas lendas. Portanto, acharam que Paulo e Barnabé eram os seus deuses que haviam descido na semelhança de homens (Atos 14: 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...