terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:15

Atos 14:15 - E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles.
E DIZENDO: SENHORES, POR QUE FAZEIS ESSAS COISAS? Sobre o que se refere o apóstolo Paulo em sua pregação? A resposta está em Atos 14:13 - E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes. Neste momento, Paulo como um bom orador que era, tinha a oportunidade de ensinar grandes verdades sobre o monoteísmo, que ele seguia desde criança por meio do judaísmo e do cristianismo. NÓS TAMBÉM SOMOS HOMENS COMO VÓS. Os moradores de Listra queriam transformar Paulo e Barnabé em mais dois dos seus ídolos, Atos 14:11-12 - E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós. E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava. SUJEITOS AS MESMAS PAIXÕES. Os pagãos, ou seja, aqueles que não vivem de acordo com a palavra de Deus, não sabem distinguir o que é certou ou errado, quanto às práticas religiosas, porque simplesmente seguem o que seus líderes religiosos os mandam fazer. Com isso, adoram e veneram seus ídolos, geralmente os mortos, que quando viveram neste mundo não tiveram uma vida digna na vontade de Deus. E VOS ANUNCIAMOS QUE VOS CONVERTAIS. Em sua pregação, Paulo exorta aos seus ouvintes que eles precisavam mudar de vida, porque não estavam agradando ao Criador de todas as coisas. As pessoas que adoram e veneram os ídolos e as imagens de esculturas precisam se converter para serem aceito perante o Deus único e verdadeiro. O judaísmo e o cristianismo ensinam o monoteísmo e não o politeísmo. DESSAS VAIDADES. Os ídolos, as imagens de esculturas, as falsas divindades dos idólatras, os chamados santos canonizados pelo império religioso de Roma e toda forma de idolatria não passa de vaidade. É perca de tempo, e pratica pecado, quem adora ou venera os ídolos e as imagens de esculturas, porque eles são deuses mortos que não tem conhecimento do que acontece na terra, porque não são oniscientes. AO DEUS VIVO. Paulo manda que seus ouvintes se convertessem da idolatria ao Deus vivo, que tem conhecimento absoluto de tudo que acontece, porque Ele é Onisciente, como também ele está presente quanto alguém invoca o seu nome. Os idólatras adoram e veneram aos deuses mortos, que não veem, não ouvem, nem fazem nada pelos seus devotos. Somente o Deus vivo e verdadeiro é digno de nossa adoração. QUE FEZ O CÉU, E A TERRA, E O MAR, E TUDO QUE NELES HÁ. Paulo fala a respeito do Deus Criador de todas as coisas. Este é o Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente, a quem devemos a nossa irrestrita adoração e confiança, porque ele é o arquiteto de todas as coisas que já existiu, que existe nos dias de hoje e que ainda passarão a existir no futuro, porque os atos criativos de Deus nunca há de cessar para todo o sempre. O monoteísmo é defendido pelo judaísmo bem como pelo cristianismo verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...