terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:16-17

Atos 14:16-17 - O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos. E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
O QUAL NOS TEMPOS PASSADOS. Ainda que indiretamente, Paulo trata de um tema interessante que é justamente das antigas dispensações. Um estudo panorâmico de todas as Escrituras nos faz perceber que o Criador de todas as coisas sempre agiu de uma forma ou de outra com os seres humanos, isso dentro de um determinado espaço de tempo. Paulo sabia que estava dentro de uma nova dispensação da graça de Deus, mas que desde o princípio da raça humana, o Senhor se manifestou aos homens. DEIXOU ANDAR TODAS AS NAÇÕES. Até o patriarca Abraão, o Deus único e verdadeiro fez diversas alianças com pessoas e famílias e não com nações específicas. Mas, a partir de Abraão, amigo de Deus, que o Senhor programando a execução de uma aliança nacionalista com os filhos de Israel. A conquista da terra de Canaã, em cumprimento das promessas, Deus estabeleceu a dispensação da lei de Moisés. EM SEUS PRÓPRIOS CAMINHOS. Mas, com relação às demais nações do mundo, o Deus Onipotente foi deixando que os demais povos vivessem em seus próprios caminhos buscando suas próprias formas de adoração. Os gentios sempre foram atraídos pelo politeísmo, com adoração e veneração aos ídolos e as imagens de esculturas. Os pagãos de todo o mundo nunca tiveram compromisso com Deus. E CONTUDO, NÃO SE DEIXOU A SI MESMO SEM TESTEMUNHO. Vejamos o que Paulo escreveu em sua carta aos Romanos 1:20 - Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis. Basta olhar para a criação que o ser humano honeste descobre um arquiteto, Criador. BENEFICIANDO-VOS LÁ DO CÉU. Tudo de bom que há no mundo provêm do Deus de amor, bondade e misericórdia, basta que o homem reconheça isso, em todos os benefícios recebidos da parte do Criador. Sempre houve um conceito errado na mente dos gentios, de um Deus inatingível, morando, nos mais altos céus, porem, em suas palavra Paulo deixa bem claro que este Deus chega até os homens com suas bênçãos. DANDO-VOS CHUVAS E TEMPOS FRUTÍFEROS. A história das demais nações do mundo, os gentios ou pagãos, demonstra que os demais povos da terra criaram suas próprias divindades, atribuindo a cada uma delas os fenômenos da natureza. Em sua pregação, Paulo desmonta tais crenças, defendendo e afirmando que é o Deus dos céus que manda a chuva, que por sua vez rega a terra e dela vem todas às provisões. ENCHENDO DE MANDAMENTO E DE ALEGRIA OS VOSSOS CORAÇÕES. Paulo deixa bem claro que um dos elementos mais importantes para a sobrevivência dos seres humanos, que é o alimento, provém dos benefícios de Deus para todos. O politeísmo, ou seja, a idolatria dos ídolos e das imagens de esculturas é uma das coisas mais abomináveis diante de Deus, porque tenta roubar a glória do Deus único e verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...