terça-feira, 1 de junho de 2021

Atos 14:4-5

Atos 14:4-5 - E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos. E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem.
E DIVIDIU-SE A MULTIDÃO DA CIDADE. Por conta da evangelização dos missionários na cidade de Icônio, muitos dos seus moradores se converteram ao cristianismo, mesmo contrariando ao judaísmo que há muito tempo prevalecia naquela província. Porem, os líderes da sinagoga não se conformaram em ver que estavam perdendo muitos dos seus adeptos para a nova religião anunciada por Paulo e Barnabé, por isso que protagonizaram um movimento contrário para deter o avanço do evangelho. UNS ERAM PELOS JUDEUS. A confusão estava estabelecida, uma vez que, os judeus conseguiram convencer a muitos dos moradores de Icônio que eles estavam com a razão e não os missionários de Cristo. Para os líderes do judaísmo, não era justo que há tanto tempo eles vinham fazendo a cabeça das pessoas, e de repente apareceram estes pregadores e estavam conquistando as multidões. Muitos ficaram com os judeus. E OUTROS ERAM PELOS APÓSTOLOS. Dentro deste livro de Atos dos Apóstolos é a primeira vez que alguém, fora do grupo dos doze é chamado de Apóstolo. No que diz respeito ao ofício apostólico, somente os doze originais ficaram assim classificados, sendo Judas substituído por Matias. Quanto a Barnabé, talvez seja por ele representar oficialmente os apóstolos de Jerusalém. Já quanto a Paulo, Ele viu a Cristo pessoalmente na estrada de Damasco, sendo chamado para ser apóstolos dos gentios. E HAVENDO UM MOTIM. Os líderes do judaísmo na cidade de Icônio estavam revoltados pelo fato que os missionários em tão pouco tempo tenham conquistado tantas pessoas para o cristianismo, que eles estavam fazendo de tudo para tentarem deter o avanço do evangelho naquela cidade. Movidos de inveja, os representantes do judaísmo rapidamente se movimentaram tramando contra os missionários da igreja. TANTO DOS JUDEUS COMO DOS GENTIOS. Nós sabemos que os motivos eram de ordem religiosa, porque o crescimento do cristianismo na cidade de Icônio estava contrariando interesses dos que antes dominavam ao bel prazer à vida religiosa dos seus habitantes, que neste caso, parece-nos que eram os líderes do judaísmo. Estes judeus eram os ortodoxos da lei de Moisés e estes gentios eram os seus prosélitos. COM OS SEUS PRINCIPAIS. Os líderes do judaísmo vendo que pelo argumento teológico não tinham como contornar a situação, então, montaram um tumulto social para que as autoridades romanas fossem convocadas a agir contra os missionários de Cristo. Estes principais do povo eram autoridades do império político de Roma, bem como os que faziam parte da elite social das chamadas cidade coloniais romanas. PARA OS INSULTAREM E APEDREJAREM. A verdade é que o evangelho já havia alcançado os seus objetivos naquela cidade, porque muita gente já havia se convertido para Cristo. Deus estava no controle e permitia tudo isso para que os missionários partissem para um novo campo missionário. O plano maléfico dos inimigos do reino de Cristo não poderia dar certo, por isso que os missionários fugiram daquela armadilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...