sexta-feira, 2 de julho de 2021

Atos 20:1-2

Atos 20:1-2 - E, depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a Macedônia. E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
E, DEPOIS QUE CESSOUO O ALVOROSO. No capítulo anterior, Lucas afirma que por esse tempo, houve problemas com o cristianismo, e isso por conta das perseguições, Atos 19:23 - E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho. Por mais ou menos três anos, que o apóstolo dos gentios vinha pregando o evangelho das boas novas de Cristo aos moradores de Éfeso, até que culminou neste citado alvoroço. Todavia, o escrivão da cidade conseguiu acalmar os ânimos de todos. PAULO CHAMOU A SI OS DISÍPULOS. Deus preservou a Paulo de ter que passar um grande constrangimento no teatro público, e até certo ponto, o Senhor o guardou de grande perigo, uma vez que não encontraram a Paulo. Com toda a experiência que já tinha os caminhos das missões, o apóstolo dos gentios sentiu no seu coração que era hora de sair de Éfeso, não porem, antes de fazer uma grande convocação com a igreja. E ABRAÇANDO-OS. Os trabalhos estavam indo muito bem na cidade de Éfeso, muitas vidas sendo entregue nas mãos de Cristo para desfrutarem das bênçãos celestiais, as campanhas de evangelização estavam em pleno vapor. Porem, Paulo faz uma reunião com os seguidores de Cristo para se despedir de todos eles. Não havia motivos para reclamação, senão de agradecer o acolhimento que o apóstolo recebeu da igreja. SAIU PARA A MACEDÔNIA. A Macedônia era um dos maiores países daquele continente europeu, desta mesma época, e que serviu de porta para que o apóstolo dos gentios levasse as boas novas de Cristo na Europa. Era limitada ao sul pelo Egito, ao norte pela Dalmácia, Mísua e Trácia, ao oriente se limitava com o Golfo do mar Egeu e ao ocidente pelo mar Jônico. Paulo sentiu o desejo de retornar a Macedônia. E HAVENDO ANDADO POR AQUELAS TERRAS. É dado por certo que haviam muitas igrejas fundadas por aquela região, onde o apostolo tinha feito suas campanhas evangelísticas e ganhado muitas vidas para o reino de Cristo. Era um momento oportuno para que o missionário revesse os seus filhos na fé e confirmasse as igrejas por ele fundadas. Paulo tinha uma preocupação positiva com o rebanho de Cristo. EXORTANDO-OS COM MUITAS PALAVRAS. O tempo era difícil, por isso que se fala em um não pequeno alvoroço ao caminho, porque os judeus estavam enfurecidos por ver que o cristianismo estava crescendo e perseguiam as igrejas. Mas, a visita de Paulo nesta região da Macedônia lhe deu a chance de confirmar a fé dos irmãos e fazer uma campanha de discipulado cristão em todas as igrejas, isso era uma necessidade. A evangelização é importante, mais também o ensinamento da palavra de edificação. VEIO À GRÉCIA. Lucas fala a respeito do retorno de Paulo a grande região da Acaia, que compreendia a própria Grécia, mais que também abrangia outros lugares também, o escritor destacou a Grécia pela sua importância. É provável que nesta viagem o apóstolo tenha visitado a cidade de Corinto, Filipos, Cencréia, Beréia, Atenas e outras tantas. Era um momento de consagrar obreiros e confirmar os ministérios locais deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...