segunda-feira, 5 de julho de 2021

Atos 20:31

Atos 20:31 - Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
PORTANTO, VIGIAI. Esta exortação da parte de Paulo pode vir como sinal para os que estavam presentes nesta reunião, que alguém dentre eles mesmos poderiam ser tentados a se desviarem da verdade, no sentido de passarem a pregar heresias para a igreja de Cristo. Mas também, pode ser que o apóstolo estivesse alertando os seus amigos de ministério para que não consagrassem ou ordenassem qualquer um para o ministério, porém, somente aqueles que comprovassem a chamada de Cristo Jesus. LEMBRANDO-VOS DE QUE. Os ouvintes de Paulo precisavam ter a mente boa, no sentido de não permitirem qualquer ataque da amnésia para apagar de suas memórias os muitos ensinos transmitidos pelo missionário. Agora, era o momento de cobrar dos seus filhos na fé a lição de casa, no sentido de porem em prática o que tinha aprendido deste homem de Deus, Paulo, portanto, cobrava ação por parte de todos eles. DURANTE TRÊS ANOS. Este tempo pode ser apenas sobre as atividades de Paulo na cidade de Éfeso, mas há quem diga que corresponda ao período em que ele gastou nos trabalhos e atividades na Ásia Menor. O que Paulo pretendia de fato lembrar aos líderes cristãos era de que ele gastou seu tempo promovendo o ensino adequado para que todos estivessem bem informados destas coisas, agora, ele trás a lembrança, para que não caísse no esquecimento, que três anos não são três dias, era muito tempo.. NÃO CESSEI. O apóstolo dos gentios não estava fazendo turismo naquela região não brincava em serviço, mas se dedicava de corpo e alma inteiramente em suas atividades para preparar os obreiros para a obra de Deus. Na realidade, quando Paulo chegava em uma nova localidade, ele cuidava de evangelizar os seu moradores e quando alguém se convertia, ele procurava preparar um obreiro local para a obra de Cristo. NOITE E DIA. A forma intensa com que o missionário se envolvia nos trabalhos do evangelho era algo que o consumia, ao ponto dele não descansar, nem de noite nem de dia nas suas atividades evangelizadoras e discipuladoras. Paulo tinha presa em levar as boas novas do evangelho a muitos campos missionários, bem como pregar as doutrinas cristãs para edificar o povo de Deus, e ele fazia isso com muita garra. DE ADMOESTAR COM LÁGRIMAS. O amor fraternal que movia a vida e o ministério de Paulo era muito intenso, ao ponto dele demonstrar suas preocupações com o rebanho do Senhor. O seu zelo pelas ovelhas de Cristo era tamanho, que ele chegava a chorar por saber que depois de sua partida poderia acontecer muitas coisas para desviar os convertidos a Cristo. O que Paulo demonstra nesta sua colocação era que ele não exortava o povo de Deus como que mandando em todos, mas com carinho e amor. A CADA UM DE VÓS. Essa expressão pode significar que o apóstolo costumava ir de casa em casa para ensinar as doutrinas cristãs aos obreiros da ceara do Mestre, mantendo comunhão individual com cada um deles. No entanto, não fica descartada a possibilidade de que houvesse as reuniões semanais ou mensais com escola de obreiros para que na mesma ocasião todos fossem devidamente instruídos por Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...