sexta-feira, 2 de julho de 2021

Atos 20:3

Atos 20:3 - E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela Macedônia.
E, PASSANDO ALI TRÊS MESES. Este missionário do reino de Cristo já não dava mais conta de suas atividades em torno da obra de Deus, pois sua responsabilidade com as igrejas aumentava cada vez mais. O desejo do apóstolo dos gentios era demorar mais na Grécia, até porque aquela região precisava de mais um apoio nas atividades evangelísticas, porem, nem sempre as coisas aconteciam como Paulo bem desejava. Na realidade, a esta altura dos acontecimentos, Paulo estava sendo muito perseguido. E SENDO-LHE PELOS JUDEUS. Podemos perceber que em todos os lugares aonde Paulo chegava com as boas novas do evangelho poderoso do Senhor Jesus, os Judeus se postavam como pedra de tropeço em seu ministério. Porque, como de costume, o apóstolo gostava de pregar para seus conterrâneos judeus, com isso, muitos se convertiam ao cristianismo, e os líderes do tradicional judaísmo nada deste ocorrido. POSTAS CILADAS. Há algum tempo atrás, os judeus tentaram prejudicar a Paulo nesta mesma região, sendo o apóstolo salvo do julgamento injusto dos judeus por Gálio, o procônsul. Agora, os judeus não mais tentavam investir contra Paulo por meio das autoridades romanas, porem, por meio de armadilhas. Não era de agora que os judeus tentavam se apropriar da vida de Paulo, mais Deus estava sempre o protegendo. COMO TIVESSE DE NAVEGAR. Não temos como saber de como os judeus tinham descoberto o plano de Paulo em fazer viagem para a Síria, provavelmente, eles tinham algum elemento de confiança dentro da comunidade cristã, por meio de quem obtiveram tal informação. Certamente, os judeus haviam armado a cilada contra Paulo na cidade de Cencréia, onde ficava o próximo porto de partida para a cidade da Síria. PARA A SÍRIA. Se Paulo tivesse seguido a rota que de princípio havia planejado, talvez nem tivesse chegado à Síria, porque os seus algozes inimigos o teriam apanhado no porto de Cencréia, praticando um injusto assassinato do apóstolo dos gentios. Mais uma vez chegamos à conclusão que as providências de Deus estavam agindo poderosamente em favor do homem de Deus, porque o Senhor o havia prometido. Aprendemos com isso que os planos de Deus são superiores e que eles se cumprem. DETERMINOU VOLTAR. O escritor Lucas não nos faz saber como que Paulo descobriu os planos malignos dos judeus para tirar-lhe a vida, se Deus lhe deu algum aviso, por sonho ou por visão, ou ainda por meio da profecia. Quem sabe algum informante tenha trazido até ao apóstolo o aviso da trama dos judeus. O que nos é revelado neste texto é que o próprio Paulo determinou não mais viajar pela rota em direção à Síria. PELA MACEDÔNIA. Na Macedônia, estavam os companheiros de ministério de Paulo realizando uma campanha de ação social para os irmãos pobres de Jerusalém, com isso, Paulo se juntou com eles para levar pessoalmente, juntamente com seus amigos esta ajuda para as igrejas da Judéia. Há quem diga que, se Paulo fosse pela Síria, teria feito uma coleta muito maior de donativo para os carentes de Jerusalém, o que não foi possível, por conta da cilada dos judeus, mais por fim, tudo deu certo, e glórias a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...