sexta-feira, 2 de julho de 2021

Atos 20:10

Atos 20:10 - Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
PAULO, PORÉM. O contesto nos faz saber que Paulo continua sendo o personagem central deste evento, ele que recebia em seus ombros a responsabilidade de, supostamente causar um problema, mais que também lhe cabia o direito de resolver esta causa tão difícil. O apóstolo dos gentios tomou conhecimento do fato, que era grave, e imediatamente buscou resolver o problema. A sua fé era madura o suficiente para pedir a Deus uma resposta imediata sobre a morte de Êutico. DESCENDO. Não temos como saber se alguém já chegou diante de Paulo o julgando como culpado pela morte do jovem Êutico. Também não temos como descobrir se o próprio Paulo viu com os seus olhos o momento em que Êutico despencou do terceiro andar onde estava. O que podemos ver neste texto é que o homem de Deus tomou de imediato uma atitude correta. É provável que o pregador estivesse também no terceiro andar, onde se encontrava o Êutico, por isso ele desceu. INCLINOU-SE. Este era um momento desafiador para o servo de Cristo, até porque a sua própria consciência pode estar se sentindo culpada pela morte daquele jovem, que só estava naquele lugar para ouvir a pregação de Paulo. Essa atitude do apóstolo Paulo foi para de fato ter contado direto com o corpo de Êutico e saber como era que ele estava, se havia sinais de morte profunda, ou se havia possibilidade de vida nele. SOBRE ELE. Não temos como saber se neste momento, Paulo se lembrou do caso que aconteceu com o profeta Elizeu, ele que fez este mesmo gesto com o filho da mulher Sunamita, conforme 2 Reis 4:32-34 - E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama. Então entrou ele, e fechou a porta sobre eles ambos, e orou ao SENHOR. E subiu à cama e deitou-se sobre o menino, e, pondo a sua boca sobre a boca dele, e os seus olhos sobre os olhos dele, e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. E DISSE NÃO VOS PERTUBEIS. É muito provável que entre a multidão muitos estivessem tristes com este acontecimento, uma vez que, algo que seria para o bem, poderia se transformar em uma tragédia. Como homem de Deus que era, o apóstolo dos gentios trazia uma palavra de ânimo, porque ele sabia que Deus ia resolver tudo. QUE A SUA ALMA. Certamente, o Espírito de Deus deu a Paulo a certeza de que o milagre poderia acontecer naquele momento, por isso que o pregador da palavra de Deus transmitia sua palavra de segurança para a igreja ali presente. Tendo ele, pois, sentido que os sinais vitais ainda estavam sobre o corpo de Êutico, então, o servo de Deus anunciava que a vida estava sobre o corpo do jovem, ele que não estava morto. NELE ESTÁ. O Deus Todo-Poderoso estava no comando dos acontecimentos, e Ele não permitiria que este acidente transtornasse a sua igreja, até porque os incrédulos poderiam acusar a Paulo pelo morte de Êutico. O Senhor não permitiu que a morte saísse vencendo neste momento, e o nome de Cristo foi glorificado, até mesmo em uma situação adversa, isso porque Deus sempre honra a nossa fé nEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...