sábado, 3 de julho de 2021

Atos 20:13-14

Atos 20:13-14 - Nós, porém, subindo ao navio, navegamos até Assôs, onde devíamos receber a Paulo, porque assim o ordenara, indo ele por terra. E, logo que se ajuntou conosco em Assôs, o recebemos, e fomos a Mitilene.
NÓS, POREM, SUBINDO AO NAVIO. O Dr. Lucas retoma sua narrativa, em que ele se inclui nos fatos, conforme Atos 20:5-6 - Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade. E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias. Havia um planejamento da parte de Paulo e sua equipe de missionários em todas as suas viagens, até porque o apóstolo dos gentios, neste momento de seu ministério era muito importante para a igreja. NAVEGAMOS ATÉ ASSÔS. Enquanto Lucas e os demais missionários, que faziam parte da equipe de Paulo seguiam de navio, o grande apóstolo dos gentios seguia por terra, até se encontrarem por fim na cidade de Assôs. Há quem diga que Paulo aproveitava sua viagem por terra para pregar o evangelho por onde passava. A cidade de Assôs era uma cidade antiga, que foi fundada por povos de Lesbos e que depois foi dominada pelos Lídios, bem como pelos persas. Construída sobre uma grande e alta rocha. ONDE DEVERÍAMOS RECEBER A PAULO. Neste momento de seu ministério, o apóstolo Paulo se preparava para fazer sua última viagem à cidade de Jerusalém, onde de lá seria deportado para Roma. Lucas, bem como os demais que estavam com ele, chegaram primeiro na cidade de Assôs, e ficaram, não sabemos quantos dias esperando a chegada de Paulo, ele que pregava o evangelho por onde passava. PORQUE ASSIM O ORDENARA. Percebe-se nesta colocação de Lucas que Paulo era o comandante da equipe, até porque ele, no mundo gentílico era a principal liderança da igreja de Cristo. Portanto, dentro do planejamento do líder, a cidade de Assôs estava na lista de parada da comissão que cuidava da evangelização liderada por Paulo. Havia por parte de Paulo certos propósitos que não temos como descobrir. INDO ELE POR TERRA. Geralmente, neste momento do ministério de Paulo, quando ele partia de uma cidade para chegar a outra, as principais lideranças da igreja local o acompanhavam, por isso que Paulo dissidio que era melhor ele ir por terra, em vez de viajar de navio. O apóstolo desejava aproveitar um pouco mais da companhia dos irmãos da igreja na Ásia, até para repassar mais instruções aos seus liderados. E LOGO QUE SE AJUNTOU CONOSCO EM ASSÔS. Finalmente, as duas comitivas se juntam para que novos planos sejam traçados e toda a equipe liderada por Paulo pudesse tomar o rumo certo na viagem de volta a Jerusalém. Não temos como saber quanto tempo os missionários ficaram na cidade de Assôs, porem, o tempo suficiente para pregar o evangelho e depois partirem para a próxima cidade de Mitilene. O RECEBEMOS, E FOMOS A MITILENE. Não há dúvida que a comitiva da qual fazia parte o Dr. Lucas chegou primeiro na cidade de Assôs, onde ficaram prontamente esperando a chegado do apóstolo dos gentios. Mitilene era uma cidade marítima muito conhecida naquela região, porque fazia parte da rota entre a Ásia Menor e a Europa. Realmente, foi desta cidade que Paulo tomava rumo à cidade de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...