domingo, 4 de julho de 2021

Atos 20:26-27

Atos 20:26-27 - Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
PORTANTO, NO DIA DE HOJE. Essa reunião de Paulo com os seus liderados foi de uma importância muito grande para o apóstolo, porque ele traz a lembrança dos seus amigos coisas que ele a muito desejava lhes falar, mais que ainda não havia revelado. Como pai na fé que era dos membras desta reunião, o apóstolo abre seu coração e com muita coragem fala sério com todos eles, como se um desabafo viesse a toma do mais profundo do seu coração, o que fica bem claro nesta mensagem. VOS PROTESTO. Parece até que Paulo estivesse com raiva ou que suas emoções viessem a flor da pele ao se expressar tão fortemente para seu ouvintes. Não temos como fazer uma leitura do estado emocional em que se encontrava o apóstolo neste momento, mas podemos conjecturar que ele falava pelo menos de forma forte para os seus ouvintes, tentando passar para todos eles que sua mensagem era verdadeira. QUE ESTOU LIMPO. Talvez se passasse na mente de Paulo aquela passagem de Ezequiel 33:7-8 - A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte. Se eu disser ao ímpio: Ó ímpio, certamente morrerás; e tu não falares, para dissuadir ao ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniquidade, porém o seu sangue eu o requererei da tua mão. Paulo havia pregado a verdade de Deus de forma completa. DO SANGUE DE TODOS. Sangue neste caso fala da vida, mais também da alma de uma pessoa, e com isso, era como se o apóstolo estivesse afirmando para os seus ouvintes que tinha feito sua parte, e agora lavava suas mãos como inocente, uma vez que não escondeu deles nenhum ensino que os torvavam melhores. O fato é que além de ser um autêntico pregador do evangelho, Paulo também era um bom doutrinador. PORQUE NUNCA DEIXEI. O apóstolo dos gentios se gastou e se deixou gastar em suas atividades em prol da igreja de Cristo, por isso que com segurança podemos afirmar que ele se deu a se mesmo para a edificação do corpo de Cristo, que é a igreja remida do Senhor Jesus. Havia na alma deste homem de Deus uma disposição corajosa em que o fazia dia e noite um desbravador a serviço do reino de Cristo. Paulo deixa um exemplo de vida para todos os obreiros da seara do Senhor Jesus neste mundo. DE ANUNCIAR. Desde os primeiros instantes que pisou naquela região de Éfeso e em toda a Ásia Menor, que este missionário do reino de Cristo, chamado Paulo, se dispôs de corpo, alma e espírito em pregar as boas novas do reino dos céu. Além disto, ele se ocupava cotidianamente em pregar as doutrinas fundamentais do cristianismo para fortalecer a igreja de Cristo por todos os lugares por onde passava. O CONSELHO DE DEUS. Essa expressão nos fala de tudo que Deus planejou mesmo antes da manifestação do seu Messias sobre este mundo, por isso que nós encontramos ainda no Velho Testamento tantas profecias que dizia respeito ao projeto de Deus de uma nova aliança com a humanidade. Cristo veio e implantou o conselho de Deus, o que nos podemos encontrar no evangelho das boas novas de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...