segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Tiago 4:2-3.

Tiago 4:2-3 - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
COBIÇAIS, E NADA TENDES. O autor aponta sua artilharia de frases exortativas contra aqueles dos seus leitores que estavam agindo com segundas intenções, nas práticas religiosas, e nisso, o escritor não poupa palavras duras para denunciar aqueles que desejavam alcançarem seus intentos malévolos. Essa cobiça sobre a qual o apóstolo se refere não diz respeito às coisas financeiras e econômicas, mas sim, as intenções de se alcançar posições e destaque perante a comunidade religiosa, judaica ou cristã.

MATAIS E SOIS INVEJOSOS, E NADA PODEIS ALCANÇAR. É bem provável que este “matar” não se refira à morte física, mas sim a morte espiritual, que os inimigos da verdade buscam aplicar contra aqueles que representam obstáculos para os seus intentos maldosos. Há quem diga que Tiago esteja desabafando um pouco contra aqueles que tinham inveja de sua posição de destaque na igreja mãe de Jerusalém, onde ele era neste tempo o seu líder principal, apoiado pelo grupo dos doze.

COMBATEIS E GUERREAIS, E NADA TENDES. Não se sabe ao certo, contra quem o autor detona suas afirmativas, mas, é certo se cogitar que suas palavras são de defesa pessoal, e contra seus opositores dentro da própria igreja da qual ele era o líder. Desde os tempos da igreja primitiva, e até os dias de hoje, que verdadeiras guerras e terríveis combates são travados dentro da comunidade cristã, em busca de posições e destaques. Neste campo de batalha, quem sai perdendo é a igreja e a obra de Deus.

PORQUE NÃO PEDIS. O escritor fala sobre buscar aquilo que se pretende por meio da oração a Deus. Aqueles que faziam guerras e combates para tentarem alcançar os seus projetos pessoas, quanto à obra de Deus, não estavam agindo corretamente, porque em vez de buscarem a presença de Deus para que o Senhor os honrassem, eles estavam pleiteando seus intentos, usando as suas influencias para chegarem às posições que almejavam. O ideal é que o homem busque a Deus, que tudo faz pelos seus servos.

PEDIS, E NÃO RECEBEREIS. Agora, o autor se dirige aqueles que buscam ao Senhor para alcançarem seus intentos, porem, assim o fazem de forma errada. Nem toda oração será respondida conforme o que se pede, isso porque, depende do que a pessoa está pedindo, e de que forma a pessoa esta buscando, e para que esta se buscando tal solicitação. O que mais tem são orações cheias de hipocrisia, porque a intenção do que ora, não é legítima perante Deus, ele que conhece todas as coisas.

PORQUE PEDIS MAL. Pedir mal é fazer orações carregadas de segundas intenções e não de acordo com a vontade de Deus. Oração pontilhada de palavras bonitas não convence o coração de Deus. O Senhor está atento naquilo “para o que o buscamos”.

PARA O GASTARDES EM VOSSOS DELEITES. O egoísmo humano tem chegado de forma forte dentro dos corações daqueles que dizem-se servos de Deus, e o interesse pessoal tem prevalecido sobre o interesse pelas coisas do reino de Deus. Muitos que ocupam posições de destaque perante a igreja estão construindo seus próprios reinos.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Tiago 4:1

Tiago 4:1 - De onde vêm às guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
DE ONDE VÊM. O escritor começa mais um tópico de sua epístola exortando aos seus leitores de como se devem resistir as paixões e os desejos pessoas, apontando os problemas que há e mostrando também as soluções a serem tomadas, isto é, se eles quiserem fazer a vontade de Deus. Neste caso, o autor aponta para dentro de cada um daqueles que haveriam de ler a sua mensagem, revelando a fonte das dificuldades que eles estavam tendo em renunciarem as suas próprias concupiscências.

AS GUERRAS. Além dos judeus estarem enfrentando a opressão do império romano, porque Israel vinha a muito tempo sendo dominado pelos romanos, eles viviam enfurecidos contra todos aqueles que seguiam a nova religião fundada por Cristo, o cristianismo. Eles tentaram acabar com o cristianismo no seu nascedouro, quando investiram contra a vida do Messias de Deus, porem, não conseguiram, porque Jesus ressuscitou, subiu ao céu, e instituiu a sua igreja como guardiã da nova aliança.

E PELEJAS ENTRE VÓS? Agora, depois da ressurreição de Jesus de Nazaré, que reviveu para nunca mais morrer, os judeus viviam pelejando para deter a marcha da igreja, com a expansão do evangelho em todo o mundo. Os judaizantes estavam sendo usados pelo diabo com os seus demônios para tentarem prejudicar o crescimento da igreja, por isso que eles usavam a influencia que tinham diante do império romano para pelejarem contra os líderes da igreja primitiva e todos os seguidores de Cristo.

PORVENTURA NÃO VÊM DISTO, A SABER. Só lembrando que; esta epístola foi escrita por Tiago, líder da igreja cristã de Jerusalém, a todos os judeus da dispersão, sejam eles seguidores do judaísmo ou do cristianismo. Neste ponto, o apóstolo abre o coração e a mente dos seus leitores para lhes expor suas mais profundas intenções, apesar de que suas práticas os denunciavam por si só, como carnais. E que eles estavam usando de maneira errada o que defendiam como sabedoria ou inteligência.

DOS VOSSOS DELEITES. O fato dos judaizantes lutarem contra os cristãos para barrarem o avanço do evangelho em todo o mundo, isso por si só já demonstrava o quanto estavam fora dos planos de Deus, para atenderem simplesmente os seus apetites egoísticos e os deleites da carnalidade. Os seres humanos de um modo geral foram afetados negativamente com os efeitos da queda, em seu caráter.

QUE OS VOSSOS MEMBROS. Desta forma, as consequências do pecado na vida do homem leva-o a ser dominado por sentimentos contrários a vontade de Deus. Quando alguém se submete aos planos de Deus, o que prevalece é a santidade do espírito, mas, quando isso não acontece, o seu corpo por inteiro passa a ser comandado por desejos terrenos, que os leva a ser meramente humano e não espiritual.

GUERREIAM. Além das lutas externas, que os leitores desta carta vinham enfrentando contra os romanos, contra os seguidores do cristianismo também, eles tinham suas batalhas interiores, isso porque sabiam de que, a nova dispensação era da vontade de Deus, mas as forças carnais guerreavam para defenderem sua religião, o judaísmo.

Tiago 3:18

Tiago 3:18 - Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
ORA. Tiago, como líder principal da igreja de Jerusalém, ele tinha um papel preponderante, no equilíbrio e no estabelecimento da paz entre a nova comunidade cristã e os judaizantes, zelosos da legislação mosaica. E no exercício deste papel fundamental é que ele busca aconselhar a paz entre os dois grupos, que estavam em plenos conflitos por interesses religiosos. O autor busca estabelecer o bom censo e a tolerância entre os seguidores do judaísmo e os gentios convertidos ao cristianismo.

O FRUTO. O escritor esperava resultados melhores na convivência entre judeus e cristãos a partir de então, até porque grandes prejuízos já haviam acontecidos entre ambos os lados, principalmente com o levante dos judeus contra o fundador da nova religião. Paulo diz que; os judeus, como ramos de uma plana natural foram cortados, por conta da dureza de seus coraçãos, em rejeitarem o seu Cristo, e em lugar deles foram enxertados novos ramos, representando a igreja composta pelos gentios.

DA JUSTIÇA. Era natural que os judeus neste tempo, e dai em diante, sofressem as consequências pelos seus próprios atos de injustiças praticados contra o seu Messias, e com isso, é que, agora estavam sendo postos de lados. E isso para que a justiça de Deus se completasse na nova comunidade eleita, a igreja dos remidos de Cristo. Deus não estava sendo injusto com os judeus, mas estava sendo benevolente com todos aqueles, quer judeus ou gentios, que aceitavam a obra perfeita realizada por Cristo.

SEMEIA-SE. Se os judaizantes pretendiam continuar defendendo sua religião, que assim o fizessem, mas dentro de uma normalidade, que não prejudicassem o desenvolvimento do cristianismo, nem em Israel, nem na Palestina nem do mundo. Por outro lado, se os convertidos ao cristianismo desejassem semear as boas novas do evangelho, cumprindo assim o ide imperativo de Cristo, deveriam assim fazer, mas sem guardarem ódio, nem rancor, nem vingança contra os seguidores da lei, os judeus.

NA PAZ. O autor conclama seus compatriotas judeus a se desarmarem de suas guerras contra os cristãos, até porque todos adoravam a um mesmo Deus. Neste tempo, os judaizantes haviam abandonado a paz, pelos levantes e perseguições aos que confessassem o nome de Cristo, como sendo o Messias de Deus. Já os cristãos, boa parte deles, chegavam mesmo a provocarem aos opositores do evangelho, como que para deliberarem sobre a própria morte, como se quisessem morrer como mártir.

PARA OS QUE. Para o escritor, tanto judeus como cristãos, deveriam contribuir para que a harmonia prevalecesse no mundo. Os judeus já haviam atraído para si mesmo a rejeição, quando não receberam o seu próprio Messias, e a igreja tinha uma missão importante de dar continuidade à evangelização de todo o mundo. De forma que, cada um exercesse seu papel, mas dentro da paz e da harmonia e não da guerra.

EXERCITAM A PAZ. Os seguidores do cristianismo tinham um papel preponderante na nova dispensação, porque era a igreja quem tinha consigo a missão de semear a reconciliação efetuada por Cristo, entre Deus e os homens. Com isso, os cristãos não deveriam aceitar as provocações de ninguém, mas sim buscar a paz com todos.

Tiago 3:17

Tiago 3:17 - Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
MAS A SABEDORIA. Para os seres humanos naturais, a sabedoria é o acumulo de conhecimentos, misturando-se a isso as muitas experiências de vida que um homem pode adquirir durante a sua passagem aqui na terra. Por isso que as pessoas chamam de inteligentes, aqueles que mais buscam estudarem e exercerem tais conhecimentos na procura por experiência de vida. No entanto, a verdadeira sabedoria é um dom que vem de Deus para a vida daqueles que o servem, de todo coração, alma e espírito.

QUE VEM DO ALTO É. Quando se diz que a verdadeira sabedoria vem do alto é porque ela não se adquire nas universidades, faculdades, nem nas ciências humanas, nem nas experiências de vida. Mas sim, é que ela vem descendo do trono de Deus, mediante a presença do Espírito Santo de Deus na vida de uma pessoa. Deus é a fonte primária desta verdadeira sabedoria, portanto, quem desejar adquirir o conhecimento dos mistérios dos céus, tem que buscar o reino de Deus em primeiro lugar.

PRIMEIRAMENTE PURA, DEPOIS PACÍFICA. Ela é pura porque vem carregada da verdade e da transparência, até porque se ela vem de Deus, não poderia ser diferente, o Senhor é santo e ama a santidade, de forma que, tudo que procede dele também é a mais pura luz. Depois, a sabedoria que vem de Deus, mediante o Espírito do Senhor é pacífica, ela proporciona paz entre todos os homens, principalmente aqueles que dizem que amam a Deus, que são os judeus e os cristãos também.

MODERADA, TRATÁVEL. Ao que tudo indica, o autor percebe que tudo estava acontecendo muito rápido, e os líderes tanto do judaísmo quanto do cristianismo estavam tomando suas decisões muito apressadamente, quando na verdade era um momento de cautela e moderação. Tudo devia ser tratado de forma sábia e inteligente, no sentido de esperar os planos de Deus. De fato era um novo tempo, e a história se confirmou, mas que tudo acontecesse dentro do cronograma de Deus.

CHEIA DE MISERICÓRDIA E DE BONS FRUTOS. O ódio não ajudava em nada, nem para os judeus que resistiam à implantação de uma nova dispensação, nem tão pouco para os cristãos, que estavam aprendendo com a lei de Cristo, que se fundamentava no amor ao próximo. Por isso que todos precisavam agir com misericórdia, bondade e compreensão, demonstrando por meio dos bons frutos, que o amor vence a intolerância, e que uma boa convivência, mesmo em lados opostos, pode ser possível.

SEM PARCIALIDADE. A prática da misericórdia e de boas ações não pode ter acepção de pessoas, até porque, este mesmo escritor usou boa parte do seu escrito para combater a prática da acepção de pessoa, dentro das comunidades religiosas, bem como em textos anteriores, escreveu sobre o faccionismo, como algo diabólico.

E SEM HIPOCRISIA. Quando se diz que a sabedoria que vem do alto é “pura” é porque ela não tem lugar para a falsidade. É bem provável que o escritor percebia comportamentos dúbios nos grupos religiosos, que disputavam a primazia na época.

Tiago 3:15-16

Tiago 3:15-16 - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica. Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
ESSA NÃO É A SABEDORIA. O autor continua com suas críticas contra aqueles que alimentavam o ódio contra os judeus, até porque ele era um judeu, e além do mais ele estava escrevendo para os judeus da dispersão. A defesa do escritor era para que não houvesse um racha entre os judeus convertidos ao cristianismo e os gentios que agora faziam parte da igreja de Cristo. Na leitura do escritor, não haviam duas igrejas, mas sim, uma só, compostas de judeus e gentios convertidos pelo evangelho de Cristo.

QUE VEM DO ALTO. O sentimento de facção que norteava alguns dos que faziam parte do judaísmo e do cristianismo, não estava de acordo com a sabedoria que vem de Deus, porque sua origem vem de outas fontes, sobre as quais o autor expõe logo em seguida. Para o apóstolo, dividir a igreja em dois seguimentos do cristianismo, não representava a vontade de Deus, mais sim dos homens, que defendiam seus próprios interesses e não os interesses do reino dos céus, nem do coração do Pai.

MAS É TERRENA, ANIMAL. Durante o ministério do Senhor Jesus, os judeus alimentaram o ódio contra o Messias de Deus e, portanto, contra o reino de Deus, porque não aceitaram Jesus de Nazaré como sendo o Emanuel de Deus. Se agora, os líderes do cristianismo fossem revidar contra os judeus estavam agindo, não com a sabedoria que vem do alto, mas sim, com a sabedoria humana, seguindo simplesmente a intuição e os sentimentos do homem terreno e com a irracionalidade.

E DIABÓLICA. No entendimento de Tiago, essa guerra religiosa que havia entre os seguidores do judaísmo e do cristianismo, não era de Deus, mas sim humana, por questões de interesses de grupos dominantes, era também irracional, porque não levava a nada de positivo, senão de negativo, e por fim era influenciada pelo diabo. Para o autor, o racha só podia ter uma origem maléfica, porque naquela época as pessoas viviam se digladiando umas contra as outras, por questões religiosas.

PORQUE ONDE HÁ INVEJA. Por um lado, os seguidores da legislação mosaica se vangloriavam de pertencerem à antiga aliança de Deus com Abraão, Isaque e Jacó, e com isso se achavam as pessoas melhores do mundo, desprezando os demais povos. Por outro lado, os que se convertiam ao cristianismo, menosprezavam os judeus porque se diziam fazer parte do novo Israel de Deus, e que a nova dispensação era superior à antiga. E isso inflamava o sentimento de inveja entre os dois grupos.

E ESPÍRITO FACCIOSO. A falta da sabedoria que vem do alto, e a prevalência das atitudes meramente humanas, irracionais e diabólicas, não contribuíam em nada para unirem judeus e cristãos, pelo contrário os dividia cada vez mais, por meio de facções.

AÍ HÁ PERTURBAÇÃO E TODA A OBRA PERVERSA. O cristianismo nasceu, cresceu e se desenvolveu em um ambiente de muita pressão. Os cristãos anunciavam uma nova religião fundada por Cristo, enquanto que, os judeus tentavam manter o judaísmo de pé a qualquer preço, mesmo que para tanto, perseguissem e matassem pessoas.

Tiago 3:14

Tiago 3:14 - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
MAS. O escritor Tiago, juntamente com a maioria dos apóstolos de Jerusalém, concentraram suas atividades em Israel até os anos setenta, quando o imperador romano Tito mandou incendiar a cidade de Jerusalém expressando o seu ódio contra os judeus e os cristãos. Já o apóstolo Pedro, ficou meio que dividido entre a igreja mãe de Jerusalém o as igrejas gentílicas. No entanto, o apóstolo Paulo, que foi classificado e reconhecido como o apóstolo dos gentios, trabalhou mais nos campos missionários transculturais.

SE TENDES AMARGA INVEJA. No tempo em que essa epístola foi escrita havia efetivamente verdadeiros embates entre os vários grupos religiosos da época, em que os judaizantes lutavam para deter o crescimento do cristianismo. E dentro do próprio cristianismo haviam as várias correntes teológicas que se confrontavam entre si, pelos pontos de vistas dos seus líderes. Tiago defendia a ortodoxia, Paulo defendia uma teologia mais liberal, e Pedro, ora estava de um lado, ora do outro.

E SENTIMENTO FACCIOSO. De forma que, por conta dos pontos de vistas conflitantes, sentimentos facciosos estavam sendo pulverizados no seio das comunidades religiosas. Pelo contexto da epístola de Tiago se percebe que este escritor buscava conciliar os elementos comuns entre o judaísmo e o cristianismo. Já Paulo desassociava uma religião da outra, pregando que a velha dispensação era coisa do passado, e que uma nova dispensação da graça estava em vigor, tendo sido implantada por Cristo Jesus.

EM VOSSOS CORAÇÕES. Há quem diga que o escritor Tiago desabafa neste ponto, em criticar aqueles que pregavam total desapego as tradições do judaísmo, por defenderem que a antiga aliança de Deus com os judeus era coisa do passado. De fato, a legislação mosaica não mais precisava ser guardada pela igreja de Cristo, mas, nem por isso ela deixou de existir para os judeus, que não se converteram ao cristianismo. Até os dias de hoje, existem aqueles que vivem de acordo com a lei de Moisés.

NÃO VOS GLORIEIS. Na época da antiga dispensação da lei, os judeus se vangloriavam de serem a única nação do mundo em que mantinha aliança de fidelidade com o Deus Criador, e isso era fato, com exceção de alguns prosélitos gentios que se convertiam ao judaísmo. Na nova dispensação da graça, implantada por Cristo eram os cristãos ou a igreja de Cristo quem tinha agora, este privilégio. Porem, para o autor, não era motivo de se gloriar, em detrimento dos demais, principalmente contra os judeus.

NEM MINTAIS. Como se sabe, Tiago era o líder da igreja cristã em Jerusalém, e como tal, ele seguia mais uma linha de pensamento mais ortodoxa do cristianismo, não se sabe ao certo se para manter a paz com os judaizantes ou por convicção pessoal. O certo é que, ele não aceitava que os cristãos atacassem as tradições religiosas do judaísmo.

CONTRA A VERDADE. Para o autor desta epístola, a verdade é que o cristianismo é filho do judaísmo, a nova dispensação depende da antiga, o Novo Testamento é a continuidade do Velho Testamento e que ambas as religiões estão ligadas uma a outra. E negar estas verdades é ir contra as realidades das santas Escrituras do ponto de vista de Tiago.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Tiago 3:13

Tiago 3:13 - Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
QUEM DENTRE VÓS É SÁBIO. O apóstolo começa uma nova seção mostrando aos seus leitores de que é falta de sabedoria, quem age de forma desbocada em palavras vãs e torpes, mas que a verdadeira sabedoria vem do alto, descendo do Pai das luzes, ele que é a própria sabedoria em essência. O escritor não fala sobre nomes, mas aponta sobre quem dentre os seus leitores eram os verdadeiros sábios, e podemos fazer uma leitura do pensamento do apóstolo de que o sábio é aquele que fala o que é certo.

E ENTENDIDO. Uma pessoa pode acumular enorme quantidade de conhecimentos e ter na vida muitas experiências por já ter passado por muitas situações, mas isso não quer dizer que essa pessoa tenha o verdadeiro entendimento das coisas. Faz-se necessário juntar a sabedoria e o bom entendimento para agir corretamente por meio das ações, pensamentos e palavras. O entendido é aquele que pensa e medita no que vai falar, e não aquele que só vai pensar depois de falar, isso é falta de entendimento.

MOSTRE. Verdade é que existem muitas pessoas esforçada em estudar, pesquisar sobre as coisas mais significantes e até certo ponto acumular muito conhecimento e experiência, porem, quando se trata de transmitir seus conhecimentos adquiridos, usa isso de forma erra, para tirar proveito próprio, e não para o bem do seu próximo. Como si diz: falar bem e de forma correta é o dom, e somente aquele que tem o Espírito de Deus e que fala pela sabedoria que vem do alto é que acerta no seu falar.

PELO SEU BOM TRATO. Não adiante ter um bom discurso, e na prática demonstrar o contrário do que se diz, porque simplesmente conhecimento sem fazer o que se diz. Os pregadores que fazem seus discursos carregados de frases emocionais precisam descer do púlpito e por meio de suas ações demonstrarem que ama de verdade os seus ouvintes. Simplesmente a eloquência em demonstração de sabedoria humana ou científica, não significa nada, se estas palavras não puderem ser postas em prática.

SUAS OBRAS. Mais uma vez em sua carta, o autor traz a toma a questão polêmica das obras da lei, pondo um contra ponto entre a antiga dispensação e na nova, inaugurada pelo evangelho da graça de Deus. Os judeus acusavam os cristãos de serem mais teóricos do que práticos, enquanto que os cristãos rechaçavam os judaizantes de que eles precisavam abandonar as obras da lei e seguir a fé. Como Tiago era um mediador entre uns e outros, ele precisava reconciliar uma e outra coisa.

EM MANSIDÃO. Para o escritor, o mais importante mesmo era uma boa convivência entre os seguidores do judaísmo e do cristianismo, e para tanto, ambas as partes precisavam se comportar com mansidão, a fim de não se destruírem uns aos outros. O cristianismo é de fato a religião da reconciliação e não da retaliação ou da guerra.

DE SABEDORIA. O bom censo e a boa convivência se estabelecem pela mansidão de sabedoria. Os seguidores do judaísmo precisavam compreender que o cristianismo já fazia parte das promessas de Deus antes mesmo do Messias aparecer. E ao mesmo tempo, os cristãos precisavam igualmente entender que a lei sérvio de aio.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...