sexta-feira, 7 de outubro de 2016

1 Timóteo 3:11

1 Timóteo 3:11 - Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
DA MESMA SORTE. Neste texto, o autor está repassando instruções ao seu cooperador no ministério Timóteo de quem ele deveria fazer a consagração para o cargo ou função de diácono. No texto anterior ele havia dado as regras sobre como deveriam ser os diáconos. Mas agora, ele passar a ensinar a seu amigo Timóteo sobre as esposas dos diáconos de como elas também deveriam se portar como esposas de alguém que serve a Cristo na igreja como diácono. Hoje, estas coisas estão muito mudadas.

AS ESPOSAS. Há quem defenda de que as esposas dos diáconos também seriam diaconisas, e isso baseados nas mesmas recomendações que foram feitas aos diáconos seriam referentes a elas também, como na frase anterior. Verdade é que pelo menos essas esposas dos diáconos deveriam ser servas de Deus como no caso dos esposos que serviam ao reino de Deus e também a igreja remida de Cristo, por meio do diaconato. O apóstolo esperava que as esposas dos diáconos fossem cooperadoras com seus esposos.

SEJAM HONESTAS. Esta mesma recomendação foi feita aos diáconos para que eles fossem honestos. Esta é uma forma do escritor recomendar a Timóteo que só consagrasse o diácono para este serviço na igreja amada de Cristo, se suas respectivas esposas fossem pessoas transparentes de alma, coração e espírito para com Deus e a igreja também. Ser honesta, neste caso, era viver de forma sincera no serviço da igreja remida de Cristo.

NÃO MALDIZENTES. Não ser maldizente, neste caso, é a mulher que não vive reclamando do seu esposo por questões tolas, que em nada edificam. As mulheres são acusadas desde tempos antigos de serem falazes e de gostarem de reclamar de tudo, o que para a esposa de um servo de Cristo, que servia a igreja do Senhor, não seria coisa recomendável. Uma interpretação mais honesta é que a esposa do diácono seja calma.

SÓBRIAS. Esta mesma recomendação foi dirigida ao bispo, porque se faz necessário que aquelas pessoas que servem a Deus tenham equilíbrio em suas ações e palavras. Ser uma pessoa sóbria é agir pela razão e não pela emoção, e isso aponta em direção também do domínio próprio, ou autocontrole daquilo que se faz e que se diz. De fato, toda mulher que serve a Deus deve ser alguém que pensa bem antes de falar ou agir.

E FIÉIS. Espera-se que a esposa de um diácono ou como dizem alguns, a diaconisa, seja uma pessoa compromissada com o reino de Deus, alguém que se dedique plenamente as coisas que são de cima, e não as coisas desta esfera terrena. Não se admitia que a esposa de um servo de Cristo, no caso o diácono, fosse alguém de vida dupla, uma hora servindo a Cristo na igreja e outra hora, se desviando dos caminhos do evangelho.

EM TUDO. Uma mulher de Deus e esposa de um servo de Deus tem que ter um testemunho que engrandeça o nome do Senhor. Espera-se que uma serva de Deus seja fiel em seu relacionamento conjugal para com o seu esposo. E o escritor também recomenda que as santas mulheres de Deus fossem fieis as normas e doutrinas cristãs.

1 Timóteo 3:9-10

1 Timóteo 3:9-10 - Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
GUARDANDO. O pretenso postulante ao posto de diácono na igreja de Cristo deve ser visto como um depósito de coisas boas, tendo na realidade o bom testemunho de todos, dá família, da igreja e também da sociedade de um modo geral. O diácono deve ser alguém cheio de virtudes, dos dons espirituais e de uma vida digna diante do Senhor, e acima de tudo, um homem que tem a capacidade de guardar as recomendações e mandamentos da nova dispensação da graça de Deus para a igreja remida de Cristo.

O MISTÉRIO DA FÉ. Na antiga dispensação da lei, o que se devia guardar era o mistério da obediência aos mandamentos da legislação mosaica, em que os seguidores do judaísmo eram obrigados a guardarem, caso contrário, seriam amaldiçoados. Na dispensação da graça de Deus para com a igreja amada de Cristo, se deve guardar é o mistério da fé, porque é a fé que leva o ser humano de volta aos braços de Deus. A fé neste caso, é o conjunto de crenças nas doutrinas e nos ensinos do evangelho das boas novas.

NUMA CONSCIÊNCIA PURA. No texto anterior, o autor escreve sobre que o diácono deve estar livre da torpe ganância, como sendo algo pejorativo na vida de todo aqueles que desejasse servir ao reino de Deus no diaconato. Verdade é que todo aqueles que buscar servir a igreja de Cristo e fazer parte do ministério deve se expurgar de tudo aquilo que se constitui de peso na consciência, a fim de que serva dignamente ao Senhor.

E TAMBÉM ESTES. O texto traz instruções a Timóteo sobre aqueles que deveriam estar aptos para servir a igreja remida de Cristo como diácono. De princípio, esta função foi estabelecida para que se cuidasse do serviço social na igreja. Mas que nos dias atuais tem se desenvolvido para o serviço em geral das igrejas locais. Na maioria das denominações, este é o primeiro passo para quem deseja ingressar no ministério.

SEJAM PRIMEIRO PROVADOS. Paulo recomenda ao seu cooperador Timóteo, que para ser um diácono, não é qualquer um, mas que os pretendentes a este cargo ou função, devem primeiro ser provados. Não está claro que tipo de prova deve ser submetido o diácono, mas há quem diga que esta prova deva ser a experiência em primeiro servir a Cristo e ao seu reino, para então depois, está realmente apto para servir a igreja.

DEPOIS SIRVAM. No livro de Atos dos apóstolos, quando foram instituídos os primeiro diáconos, a recomendação era de que eles deveriam ser cheios do Espírito Santo e terem o bom testemunho de vida, perante a igreja e principalmente diante de Deus. Entende-se que ser diácono é ser servo de Cristo e de sua igreja, até porque, servir a igreja é servir ao próprio Cristo, porque a igreja representa o corpo de Cristo na terra.

SE FOREM IRREPREENSÍVEIS. Isso não significa dizer que o diácono seja perfeito, até porque não há ser humano perfeito, até porque, quando alguém aqui na terra alcança um avançado grau de santidade, Cristo o transporta para o céu ou paraíso. Mas, espera-se que o postulante ao diaconato seja alguém que se esforça ao máximo para renunciar as coisas desta vida e as concupiscências da carne, a fim de, servir a Deus em espírito.

1 Timóteo 3:8

1 Timóteo 3:8 - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância.
DA MESMA SORTE. Até então, o autor vinha escrevendo suas recomendações para aqueles que desejavam ser bispo e exercer o episcopado, que era justamente aquela autoridade eclesiástica que supervisionava uma determinada área geográfica contendo muitas igrejas. Mas a partir de agora, suas recomendações serão voltadas para aqueles que desejavam ser diáconos das igrejas locais. E as mesmas exortações que o apóstolo repassou para os bispos, ele agora também exige dos que se dispunha a servirem a igreja.

OS DIÁCONOS. Aprendemos nesta porção do Novo Testamento que esta função dentro da igreja já existia desde os primórdios da igreja primitiva. O diácono é aquele que serve ao reino de Deus e que também serve a igreja de Cristo, como cooperador no ministério. Esse é uma função muito importante dentro da ordem ministerial, porque quem serve a igreja de Cristo, está servindo diretamente ao próprio Cristo, porque a igreja é o corpo de Cristo aqui na terra, onde cada um dos remidos representam seus membros.

SEJAM HONESTOS. Essa é uma expressão que representa a fidelidade dos diáconos em servirem a Deus e a igreja de Cristo de forma digna e honesta. Ser honesto neste caso é ser transparente, no sentido de não permitir que o fingimento tome conta das atitudes dos diáconos, ao ponto de realizarem o serviço da igreja com dupla personalidade. O que Paulo estava recomendando era de que os diáconos fossem sinceros no serviço deles.

NÃO DE LÍNGUA DOBRE. Além de ter atitudes sinceras, o escritor recomendava a Timóteo de que ele só consagrasse para o serviço de diácono aquele que falava a verdade. Também a exortação recai sobre aqueles que usavam de duas palavras, dependendo das circunstâncias hora falavam sim, mas que em outro momento diziam não para a mesma questão. O diácono tem que ser um homem de uma só palavra, sim, sim ou não, não.

NÃO DADO A MUITO VINHO. O vinho sempre foi usado em larga escala por todas as demais nações do mundo. Os judeus sempre a usaram de forma moderada. E a igreja primitiva usava o vinho de forma moderada e como medicamento e não para alimentar um vício. Paulo diz isso em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

NÃO COBIÇOSO. A cobiça sempre foi combatida pela palavra de Deus, como algo que só prejudica ao ser humano. O escritor recomenda aos seus leitores que os diáconos não cobiçasse altos cargos da igreja, mas que esperasse em Deus. Também que o diácono não fosse um homem cobiçoso pelas coisas materiais, porque isso o impedia de buscar o reino de Deus e as coisas que são de cima. A cobiça não ajuda em nada, só atrapalha.

DE TORPE GANÂNCIA. A cobiça e a ganância são companheiras e onde uma está alimenta a outra. Enquanto a cobiça tira a espiritualidade dos servos de Deus, a ganância faz com que, ele prejudique aos companheiros, para tentar alcançar seus objetivos. Quem almeja servir a Cristo, servindo a igreja como diácono, deve ter paciência e esperar que Deus o exalte, sendo no tempo de Deus, chamado para tal ofício, que é um grande privilégio.

1 Timóteo 3:6-7

1 Timóteo 3:6-7 - Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.
NÃO NEÓFITO. Essa é uma expressão somente usada neste texto em todo o Novo Testamento para representar os novos convertidos. O que o experiente apóstolo estava dizendo para seu companheiro de ministério era de que, para ser um bispo ou supervisor da obra de Deus, tal pessoa deveria ser alguém que já tivesse um certo tempo de experiência na obra de Deus. Paulo não proíbe, mas recomenda que os novos convertidos ainda não estão aptos para exercerem grandes responsabilidades na obra de Deus.

PARA QUE, ENSOBERBECENDO. A falta de experiência é que poderia fazer com que tal obreiro viesse a cair na soberba de se achar mais capacitado do que os mais experimentados na obra de Deus. No tempo da igreja primitiva, os novos convertidos entravam na igreja com uma empolgação tão grande, que os tornavam zelosos ao extremo, ao ponto de tornar alguns em fariseus dentro da comunidade cristã.

NÃO CAIA NA CONDENAÇÃO DO DIABO. O que o autor está tentando explicar para seu filho na fé e cooperador no ministério, Timóteo, era de que a falta de experiência por parte de alguns novos convertidos, poderia torna-los presas fáceis das tentações do inimigo. O diabo sempre foi especialista em interferir negativamente na vida do ser humano para tentar prejudicar os planos de Deus na vida das pessoas.

CONVÉM TAMBÉM QUE TENHA BOM TESTEMUNHO. Além das recomendações anteriores feitas pelo escritor, aquele que desejasse ser um bispo ou supervisor na obra de Deus deveria ser um homem de testemunho limpo diante da igreja, perante sua família e também no meio da sociedade em geral. Tem lideranças cristãs, que na igreja é uma bênção, mas para a sociedade, ele não passa de um hipócrita e falsário.

DOS QUE ESTÃO DE FORA. Estes são todos aqueles que ainda não faziam parte da igreja remida de Cristo. Quando o autor afirma que eles estão de fora, é porte não fazem parte do reino de Cristo, e que, portanto, não faziam parte do povo de Deus. A liderança cristã tem o dever de ter um bom testemunho também perante a sociedade de um modo geral, e a recomendação do autor, é porque tem alguns que não dão importância a isso.

PARA QUE NÃO CAIA EM AFRONTA. É muito fácil ser um discípulo de Cristo dentro da igreja ou apenas durante as horas de culto ou celebração, até porque neste momento todos pensam de uma mesma forma e adoram ao mesmo Deus. Mas, o teste que alguém é fiel de verdade ao reino de Deus é dar um bom testemunho de servo de Deus em todos os momentos de sua vida, nos negócios do dia a dia e na convivência com todos.

E NO LAÇO DO DIABO. Assim como Deus tem os seus servos, com quem nós convivemos na igreja, também o diabo tem seus instrumentos, como seres humanos que ele usa para justamente nos afrontar. E se a liderança cristã não tiver um bom testemunho perante toda a sociedade, o inimigo vai usar aqueles que são influenciados por ele para afrontar o ministro do evangelho. O bom testemunho perante todos fecha a porta para as afrontas.

1 Timóteo 3:4-5

1 Timóteo 3:4-5 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?).
QUE GOVERNE BEM. O líder cristão tem que ser um administrador nado, isso porque ele deve ser alguém organizado em tudo que faz. Na vida secular ou nas coisas naturais desta vida, se exige que os executivos sejam pessoas que saibam administrar bem os negócios de uma empresa. Imagine o que se deve exigir de alguém que precisa administrar bem o seu lar e também e principalmente a igreja de Cristo. Por isso que a palavra de Deus diz que, não se deve fazer a obra de Deus relaxadamente, mais com zelo e cuidado.

A SUA PRÓPRIA CASA. Se alguém quer saber se uma pessoa é cuidadosa, organizada ou zelosa nas coisas que faz, basta olhar para sua residência ou conjuntura familiar. Não deve ser diferente com um líder cristão, porque se ele cuida bem de seu lar e de sua família, consequentemente ele deve ser também um bom administrador das coisas de Deus. Mas se o seu lar é desorganizado e bagunçado, na igreja não é diferente.

TENDO SEUS FILHOS. A igreja é uma grande família para o líder cristão, em que ele trata a todos como se fossem seus filhos e filhas. Portanto, no tempo da igreja primitiva se exigia que o líder cristão fosse uma pessoa que tivesse controle sobre seus filhos e filhas, caso contrário ele não servia pra ser um administrador da igreja de Deus, principalmente aqueles que eram encarregados de cuidarem de muitas igrejas locais, os bispos.

EM SUJEIÇÃO. Essa expressão bíblica usada pelo apóstolo nos ensina sobre que o líder cristão deveria ter seus filhos e filhas andando nos caminhos do Senhor, e não desviados da igreja. Nos dias de hoje, já não mais se faz esta observação para aqueles que são consagrados ou ordenados para o ministério. Era requisito indispensável para fazer parte do ministério, ter a família completa servindo ao Senhor e andando em seus caminhos.

COM TODA MODÉSTIA. Alguns acham que esta frase diz respeito aos filhos do líder cristão, que eles sejam criados respeitando as autoridades da igreja, para que sirvam de exemplo para os demais. Porem, outros indicam que é o líder cristão que deve criar seus filhos com todo o respeito a eles, dando assim o bom exemplo de líder e de chefe de família. Seja como for, tanto o líder cristão, quanto sua família deve dar bons exemplos.

PORQUE, SE ALGUÉM NÃO SABE GOVERNAR A PRÓPRIA CASA. Essa é uma frase autoexplicativa, porque ela é uma indagação e ao mesmo tempo uma resposta. Neste caso, governar bem a própria casa é criar os filhos e filhas na doutrina do evangelho de Cristo, dando o bom exemplo de um bom chefe de família. Como que o líder cristão vai ensinar para os outros a palavra de Deus, se os seus filhos não lhe obedecem em casa?

TERÁ CUIDADO DA IGREJA DE DEUS. O líder cristão é um espelho, em termos de testemunho para a maioria dos que fazem parte da igreja de Cristo. Desta forma, ele tem a obrigação de passar para a igreja, por meio dos seus ensinos e exemplo de vida, um testemunho que mostre o bom caminho a ser seguido. Se ele mostra para a igreja que cuida bem dos seus familiares, os membros do corpo de Cristo são edificados com isso.

1 Timóteo 3:3

1 Timóteo 3:3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento.
NÃO DADO AO VINHO. A cultura judaica estimulava a que os homens fossem degustadores de vinho, mesmo de maneira moderada. Já os cristãos primitivos também defendiam de que, não era errado que o homem usasse o vinho como algo que era bom para a saúde do corpo físico, e não como para alimentar um vício. Isso foi recomendado pelo próprio Paulo em 1 Timóteo 5:23 Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.

NÃO ESPANCADOR. É fato que, o ministro do evangelho de Cristo seja um doutrinador na igreja do Senhor Jesus. Porem, o uso da exortação, que seja feita em forma de conselho e com muito amor. Até porque o evangelho é democrático e não autoritário como no tempo da lei. Ser um líder espancador é usar a palavra para espancar a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho precisa entender que, ele foi dado à igreja para edificar o povo de Deus e que jamais a igreja foi dada a ele como propriedade particular.

NÃO COBIÇOSO. Essa colocação feita pelo autor engloba muito mais do que dinheiro, mas diz respeito a agir com a igreja como se dono dela fosse. O ministro do evangelho não pode cobiçar a igreja como se fosse dono do rebanho de Cristo. Além do mais, o líder cristão não pode nem deve usar a igreja para tirar proveito financeiro da mesma. O evangelho não é profissão, nem empreendimento econômico que deve dar lucro.

DE TORPE GANÂNCIA. Certamente o apóstolo está, nesta parte de sua carta, combatendo o comercio da fé, bem como recomendando para que o ministro do evangelho não se torne um mercenário da palavra de Deus. O apóstolo Paulo não dependia da igreja financeiramente para fazer a obra de Deus, mas ele trabalhava com as próprias mãos para se sustentar. Cristo conhece cada um, e sabe quem é mercenário do evangelho.

MAS MODERADO. Até então, o escritor vinha escrevendo sobre o que não deveria ser um ministro do evangelho. Mas agora, ele começa a dizer sobre as qualidades que deve nortear a vida e os procedimentos de um homem de Deus. Ser moderado neste caso é viver uma vida equilibrada, demostrando para a sociedade e para a igreja de Cristo que é um bispo que tem domínio próprio, e que age pela razão e não pela emoção;

NÃO CONTENCIOSO. Essa expressão representa aquele que é contra as contendas ou debates sem proveito ou edificação. Existem lideranças religiosas que adora uma discursão mais calorosa, com debates acirrados sobre assuntos polêmicos de paradoxos. O escritor recomenda que o supervisor das igreja de Cristo deve a qualquer custo evitar as facções sobre assuntos polêmicas ou contendas de palavras.

NÃO AVARENTO. Um verdadeiro líder da igreja de Cristo não pode fazer do seu ministério uma profissão para tirar proveito financeiro do evangelho de Cristo. Paulo, por meio dos seus escritos, combate o comercio da fé, como sendo algo negativo para um homem de Deus. Para o apóstolo, ser um mercenário do evangelho é fazer a obra de Deus por dinheiro, quando se sabe que, tudo que fizermos para Deus, que seja por amor.

1 Timóteo 3:2

1 Timóteo 3:2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar.
CONVÉM POIS, QUE. A partir de então, o autor passar a citar as qualidades de que deveriam ter todos àqueles que desejassem ser um supervisor na seara do Senhor. Quando o judaísmo foi fundado, o corpo ministerial ficou bem definido por Moisés. Com o cristianismo não poderia ser diferente, os apóstolo, primeiro foram chamados pelo Senhor, e depois, eles mesmo cuidaram em estabelecer regras para quem desejasse fazer parte do ministério, tais como Pastores, evangelistas, bispos, presbíteros, diáconos e etc.

O BISPO. Logo de início, na história da igreja primitiva, os apóstolos quem ficaram responsáveis por essa função eclesiástica, dentro da comunidade cristã, principalmente aqueles que passaram a ser fundadores de igrejas. E Paulo foi o mais importante deles, porque foi comissionado por Cristo a levar o evangelho ao mundo gentílico. De fato, existiam as lideranças locais, mas, o bispo era um supervisor de uma determinada área geográfica, tomando conta e administrando um determinado número de igrejas.

SEJA IRREPREENSÍVEL. Temos então a primeira qualidade que deveria ser notada na vida de um homem de Deus que era designado para a obra de Deus, a fim de que este fosse um supervisor de igrejas. Ser irrepreensível neste caso, era viver de tal maneiro, conforme a palavra do evangelho, que não deixasse margem para que as pessoas não o repreendesse de práticas de erros ou pecados, tanto pela igreja, quanto pelos incrédulos.

MARIDO DE UMA MULHER. A cultura oriental e principalmente no oriente médio, era permitido pela sociedade que o homem tivesse mais de uma mulher, dependendo de sua condição financeira e social. Não porem, para aqueles que desejassem ser um supervisor de igrejas ou alguém que fizesse parte do ministério. Não era permitido que, os praticantes da bigamia fossem consagrados ou ordenados ao ministério.

VIGILANTES, SÓBRIO. Neste caso, o bispo ser vigilante significava viver constantemente cuidando em ver o estado espiritual das igrejas por ele supervisionadas. O apóstolo Paulo cuidava pessoalmente das igrejas por ele fundadas, e quando não podia, por se encontrar preso, ele assim o fazia por meio dos seus cooperadores. Ser sóbrio é agir sempre com prudência e sabedoria para resolver com cautela os problemas que surgissem nas igrejas.

HONESTO, HOSPITALEIRO. Se fazia mais que necessário que o bispo fosse um homem honesto no sentido de não praticar injustiça por meio dos seus atos e ações. O bispo era o tipo de ministro que tinha que resolver os problemas ministeriais que surgissem nas igrejas onde ele era o supervisor. Também devia ser hospitaleiro, para cuidar dos cristãos dispersos que eram perseguidos pelas autoridades por confessarem o nome de Cristo.

APTO PARA ENSINAR. O bispo tinha que ser alguém preparado e um profundo conhecedor das doutrinas cristãs, uma vez que, ele sempre estava se locomovendo de cidade em cidade para visitar as igrejas sob sua supervisão, e, portanto, aonde chegasse sempre surgiria a oportunidade de pregar a palavra de Deus. Não bastava ser uma autoridade eclesiástica, tinha que ser alguém que tivesse o dom de ensinar a palavra.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...