terça-feira, 18 de abril de 2017

Hebreus 7:25

Hebreus 7:25 - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
PORTANTO. PODE TAMBÉM. Os sacerdotes da antiga aliança eram imperfeitos em seus ofícios, é tanto que, o sumo sacerdote, uma vez no ano, entrava no Santo dos Santos, mas antes de oferecer sacrifício pelo povo, oferecia primeiro sacrifício pelos seus próprios pecados, passava uma semana se purificando e depois é que estava apto para entrar na presença de Deus. Porem, o sacerdócio de Cristo é perfeito, porque ele não pecou, não falou, e pode perfeitamente interceder em favor dos seus remidos diante de Deus.

SALVAR. Além de Cristo se apresentar diante do trono da graça de Deus para interceder pelos seus remidos, ele pode muito bem salvar a todos que o buscam de todo o coração. E esta salvação como resultado da intervenção de Cristo diante de Deus pelos seus remidos, é muito mais do que a mudança de endereço no tocante ao destino dos remidos, porque implica no aperfeiçoamento dos salvos rumo a presença de Deus.

PERFEITAMENTE OS QUE. Desta forma, todos aqueles que, já dentro do tempo da nova dispensação da graça, se chegam pela fé ao Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, começa uma longa caminhada em direção a poder também ter acesso ao Santo dos Santos. Cristo como nosso Mediador está nos conduzindo diretamente à presença de Deus, isso porque, o véu do antigo sistema religioso foi removido e o caminho está aberto de volta a Deus. Seguir este caminho, nesta direção é buscar a santificação e o desenvolvimento espiritual.

POR ELE. Agora, ninguém vai chegar ao Santo dos Santos, por méritos pessoas, como era no caso da legislação de Moisés. Nem muito menos por meio de um sistema sacerdotal de ilimitados supostos mediadores. Somente por intermédio de Cristo, que é o pioneiro deste caminho é que os remidos podem desfrutar de plena comunhão com Deus e podem chegar como bem-aventurados na presença majestosa do Deus Santo e justo.

SE CHEGAM A DEUS. Como é que alguém pode se chegar à presença de Deus? Durante o tempo da lei, somente o sumo sacerdote, uma vez por ano entrava no Santo dos Santos, na presença de Deus. Depois que Jesus inaugurou à nova dispensação da graça, e Deus o constituiu Sacerdote, todos aqueles que o aceitam como Senhor e Salvador, por meio do único Mediador, Jesus Cristo, os remidos também são feitos sacerdotes diante do Pai.

VIVENDO SEMPRE. Como o Cristo de Deus, Jesus de Nazaré, veio com a missão de ser o Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, a sua vida foi de fato a mais nobre demonstração de como se exerce plenamente um sacerdócio em favor dos pecadores. Depois de sua ascensão para se assentar a destra de Deus, muito mais, porque ele tem acesso direto à presença de Deus para sempre interceder pelos seus remidos.

PARA INTERCEDER POR ELES. O ofício sumo sacerdotal de Cristo diante da presença de Deus pelos seus remidos tem uma importância incalculável. Sempre que os servos de Cristo buscam por meio da meditação, oração e suplica o perdão ou a ajuda dos céus, Cristo entra em ação imediatamente diante de Deus para interceder pelos seus remidos. Por isso que se diz que, os céus estão abertos para os que vivem para Cristo Jesus.

Hebreus 7:23-24

Hebreus 7:23-24 - E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer. Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
E NA VERDADE, AQUELES. Geralmente os pregadores e escritores desta época em que a carta aos Hebreus foi escrita usavam a palavra “verdade” para chamar a atenção de realidades que poderiam ter efeitos importantes na vida dos ouvintes ou leitores. “Aqueles” dizem respeito aos sacerdotes da tribo de Levi, os levitas, que foram postos por Moisés como serviçais do Tabernáculo e posteriormente dos templos de Jerusalém.

FORAM FEITOS SACERDOTES EM GRANDE NÚMERO. Uma tribo inteira foi separada para servir no Tabernáculo, ficando de princípio Aarão como sumo sacerdote. Já no primeiro templo de Jerusalém foram separados para sumos sacerdotes em torno de dezoito e no segundo templo mais de trezentos, é tanto que os serviços dos sacerdotes eram divididos por turmas ou ordens. Mas na nova dispensação temos apenas Cristo Jesus.

PORQUE PELA MORTE FORAM IMPEDIDOS. Desde a queda da raça humana que a morte sempre foi à última e fatal pedra de tropeço na vida dos homens. Não seria diferente com cada um daqueles que foram feitos sacerdotes da tribo de Levi, postos como líderes do povo judeu. Por mais importante que fosse o sacerdote ou sumo sacerdote, quando chegava o tempo de partir desta vida para a outra, seu ofício sacerdotal era interrompido.

DE PERMANECER. Ao que tudo indica, o ofício de sumo sacerdote era vitalício, ou seja, era um cargo eclesiástico para a vida toda. No entanto, chegava ao seu fim, porque era impedido de permanecer por conta da morte física ou biológica. Com a interrupção do ofício sacerdotal, outro tinha que assumir no lugar do que foi engolido pela morte, o que tornava em um ponto fraco da função sacerdotal da tribo de Levi ou da família de Aarão.

MAS ESTE. “Este” se refere ao Sumo Sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque, ele que é o descendente de Abraão e de Davi, o Profeta anunciado pelo próprio Moisés, o Messias enviado de Deus Pai e ungido para implantar uma nova dispensação. Também o Emanuel, ou seja, Deus entre os homens, porque era o Cristo de Deus, que se manifestou para realizar a redenção da humanidade, e como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo efetuou a expiação e propiciação pelos pecadores.

PORQUE PERMANECE ETERNAMENTE. Como Melquisedeque era uma tipologia do sacerdócio de Cristo, havia uma crença em Israel de que este sacerdote do Deus Altíssimo não morreu, mas foi transladado. Com Cristo foi manifesto de que ele é Sumo Sacerdote eternamente, porque venceu a morte, quando ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e se assentou a destra do trono da graça, onde intercede pela sua igreja remida.

TEM UM SACERDÓCIO PERPÉTUO. Até mesmo o sacerdócio de Melquisedeque, que era uma representação do Sumo Sacerdote ideal, Jesus Cristo, cessou, seja pela morte física, não se sabe, ou até mesmo pela sua transladação. Da mesma forma, os sacerdotes da tribo de Levi cessavam pela morte. Mas no caso de Jesus, o seu sacerdócio é perpétuo, porque a morte não mais tem poder sobre ele, isso porque, ele venceu a morte.

Hebreus 7:21-22

Hebreus 7:21-22 – (Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque). De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
MAS ESTE COM JURAMENTO. No texto anterior, o autor faz uma crítica ao sistema aarônico de sacerdócio, que ele tinha suas falhas como uma instituição humana, mesmo que tivesse o apoio da lei e que fosse aceito por Deus. Agora, o sacerdócio de Cristo não tem imperfeições, porque está de acordo com o plano de Deus. É tanto que, antes mesmo de prometer, Deus mostrou o modelo ideal de sacerdócio que foi Melquisedeque. Muito tempo depois, prometeu e em Cristo fez cumprir sua palavra prometida.

POR AQUELE QUE LHE DISSE: JUROU O SENHOR. Quem foi que disse? Não foi simplesmente o salmista! O salmista foi apenas usado pelo Espírito de Deus para proferir a promessa, mas foi Deus quem falou. Depois a promessa em forma de profecia teve a garantia do Deus que não pode mentir, de que era fiel em cumprir a promessa, quando se interpôs com juramento. Como dizem os brasileiros prego batido ponta virada.

E NÃO SE ARREPENDERÁ. Todas quantas profecias faladas por Deus e escritas nas Sagradas Escrituras a respeito de Cristo, foram feitas antes mesmo de se cumprirem. E uma delas foi justamente sobre o seu sacerdócio. E esta promessa da parte de Deus não tinha como voltar atrás, porque foi feita com juramento da parte do Criador, e depois porque ela era irrevogável, quando se diz que o Senhor não iria jamais se arrepender.

TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE. Primeiro, que o Cristo de Deus seria Sacerdote. A vida e o ministério do Filho de Deus foi o cumprimento de fato desta profecia falada por Deus por meio do salmista, porque ele se interpôs entre Deus e os homens. Segundo, que o seu sacerdócio seria eterno. Começou em seu ministério entre os homens, e nem a morte descontinuou, uma vez que, ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer.

SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE. Todos os sacerdotes que durante a dispensação da lei foram constituídos pelos filhos de Israel, assim foram de acordo com a ordem de Levi, e os sumos sacerdotes da linhagem de Aarão. Mas Cristo foi diferente, porque foi constituído por Deus, segundo a ordem de Melquisedeque, e não segundo a ordem de Levi nem de Arão. Melquisedeque que era sacerdote do Deus altíssimo.

DE TANTO MELHOR ALIANÇA. O escritor já havia declarado para seus leitores de que em havendo a mudança do sacerdote, também se fazia necessário à mudança da lei. Como Cristo foi constituído por Deus Sumo Sacerdote, precisava de uma mudança radical em toda a lei. Com isso, foi firmada uma nova aliança, não só com o Israel de Deus, mas com toda a humanidade, em que Cristo é o Sumo Sacerdote eterno confirmado por Deus.

JESUS FOI FEITO FIADOR. A aliança foi de Deus com a humanidade em que o fiador foi Jesus de Nazaré, o Filho de Deus, ele que também é o Sacerdote entre Deus e os homens. Este fiador também era, conforme os tempos em que esta carta foi escrita, o mediador do pacto ou aliança. Ou ainda era o intercessor entre duas partes para que o pacto ou acordo fosse realizado e esse conceito esta de acordo com o ofício de Cristo.

domingo, 16 de abril de 2017

Hebreus 7:20

Hebreus 7:20 - E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes).
E VISTO COMO. Em seu trabalho comparativo entre o sacerdócio segundo a lei e a superioridade do sacerdócio de Cristo, o autor busca tirar proveito das fraquezas e falhas do antigo pacto, para mostrar que a nova aliança é perfeitamente de acordo com as Sagradas Escrituras. O sacerdócio conforme a lei de Moisés era de fato algo humano, apesar de ter a aprovação de Deus. Diferente do sacerdócio de Cristo, que teve a intervenção direta de Deus, além de ser Cristo constituído por Deus Sumo Sacerdote.

NÃO É SEM PRESTAR. Os sacerdotes da tribo de Levi era uma ordem de Moisés, até porque de acordo com a lei, tudo era regra considerada inquebrável pelos homens, e quem tentasse burlar as exigências sofria as penalidades. De forma que, não tinha da parte de Deus um juramento, mas era a própria lei que estabelecia que, o sacerdote deveria ser posto, segundo a lei, da tribo de Levi, e o sumo sacerdote da família de Arão.

JURAMENTOS. No caso do sacerdócio de Cristo, houve um juramento da parte de Deus, conforme se verifica no Salmos 110:4 - Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Este juramento da parte de Deus é a garantia de que a profecia teria o seu fiel cumprimento. Além do mais, o fato de que Deus não se arrependeria de tal juramento, isso nos fala de imutabilidade da promessa feita. Também nos ensina sobre o compromisso de Deus neste negócio.

PORQUE CERTAMENTE AQUELES. O autor se reporta sobre os filhos de Levi que foram designados para uma sucessão de sacerdotes, que enquanto durasse a lei, seriam postos frente aos serviços religiosos, primeiro do Tabernáculo, depois dos templos que foram construídos em Israel. Com a mudança da velha dispensação por uma nova, se fazia necessário um novo modo de operacionalização principalmente do sumo sacerdote.

SEM JURAMENTOS. O escritor revela que não houve da parte de Deus um juramento de que o sacerdócio da tribo de Levi seria para sempre ou eternamente. Até porque, o sacerdócio segundo a ordem de Levi, seria para administrar as coisas da lei de Moisés, com a mudança da legislação de Moisés para a legislação de Cristo que é o evangelho, cessaria também o sacerdócio da antiga ordem, que eram os descendentes de Levi.

FORAM FEITOS. Certamente o autor fala dos termos da lei que estabeleciam as ordens de se estabelecer o sacerdócio segundo os descendentes de Levi, como também os rituais e cerimônias do próprio ato de consagração dos sacerdotes e do sumo sacerdote, que era da família de Arão. Quando Arão foi feito sumo sacerdote por Moisés, houve inquietação da parte de muitos dos filhos de Israel, de que Moisés estava monopolizando tudo.

SACERDOTES. Esse é mais um ponto de vulnerabilidade do sacerdócio levítico, em que o escritor percebe em tudo que envolvia a consagração dos líderes religiosos dos antigos hebreus. Mostrando aos seus leitores de que a sacerdócio de Cristo tinha o aval de Deus, ele foi constituído por Deus, e houve um juramento como garantia de cumprimento. Não foi Moisés, não foi Arão, não foi Levi, mas foi Deus quem fez o juramento sobre Cristo.

sábado, 15 de abril de 2017

Hebreus 7:19

Hebreus 7:19 - (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
POIS A LEI. O autor escreve sobre a lei de Moisés. Lei esta que da parte de Deus era boa para abençoar o povo de Israel como nação, porque se os hebreus tivessem guardado como deviam os mandamentos da lei de Moisés, certamente teriam sido ricamente abençoados pelas mãos de Deus. A lei continha todo tipo de ordenanças no que concerne a legislação para uma nação, desde os mandamentos civis, como também estatutos de ordens sociais e penais, e acima de tudo divinos para o povo fazer a vontade de Deus.

NENHUMA COISA. O que falhou não foi à parte que cabe a Deus. Todavia, aquilo que os filhos de Israel deveriam cumprir, teve efeito contrário, porque os hebreus não se adequaram as ordenanças da legislação de Moisés. E assim, em vez da lei abençoar o povo com as bênçãos nela contidas, também tinham as maldições para quem fosse infiel. Como o povo não teve condições de obedecer às exigências da lei veio os prejuízos.

APERFEIÇOOU. A lei por si só, não tinha mágica de abençoar ou amaldiçoar, porque o resultada estava naquilo que os filhos de Israel fizessem com os mandamentos da legislação de Moisés. Em vez dos hebreus se aperfeiçoarem com os estatutos da lei de Moisés, teve efeito contrário, e a prova disto foi o resultado colhido. Os cativeiros daquela nação foi o efeito da semeadora e colheita do que se plantou de errado.

E DESTA SORTE É INTRODUZIDA. Como Deus tem sempre uma provisão melhor para o seu povo, ele pôs em ação o plano superior, que era o cumprimento de suas promessas quanto à vinda do seu Messias e a implantação de uma nova dispensação da graça. Agora, já dentro da nova dispensação da graça de Deus, o homem não é abençoado pelos méritos pessoais, mas sim, pelo exercício pleno de sua fé e pela graça de Deus.

UMA MELHOR ESPERANÇA. A esperança para quem tentava obedecer à legislação de Moisés era tudo com provisões para esta vida presenta da terra, portanto, com resultados provisórios, logo vinha à desobediência e tudo caia por terra. A esperança proposta na nova dispensação de Deus com a humanidade por Cristo é com resultados positivos para esta vida, sim, mas também com melhores promessas para a vida eterna, com a promessa de salvação, que resultará em vida feliz, abundante, plena e abençoada.

PELA QUAL CHEGAMOS. Conforme a mensagem do evangelho, a dispensação da lei se tornou uma instituição falida, inútil e inviável, isso porque não abriu o caminho de acesso direto do homem para com Deus. Enquanto que, a dispensação da graça de Deus por meio de Cristo, com todas as suas propostas e promessas, tem total e irrestrita condição de levar o homem de volta aos braços de Deus, com acesso ao trono da graça.

A DEUS. O homem foi criador a imagem e semelhança do seu Criador para desfrutar absoluta comunhão com o Onipotente, Onisciente e Onipresente Deus de Israel. Com a queda da raça humana esta comunhão ficou maculada pela desobediência dos filhos dos homens ao seu Criador. Mas Deus que nunca perde em seus projetos, por meio do seu Filho, o Emanuel, ele próprio pôs em prática suas realizações pela dispensação da graça.

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Hebreus 7:17-18

Hebreus 7:17-18 - Porque dele assim se testifica: Tu és Sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade.
PORQUE DELE ASSIM SE TESTIFICA. “Dele” se refere ao Senhor Jesus, que antes mesmo de sua vinda, como sendo o Messias prometido por Deus nas Sagradas Escrituras, já estava previsto e predestinado a ser Sumo Sacerdote de Deus pelos homens. O salmista usado por Deus, pela revelação do Espírito Santo, já testificava sobre o ofício sacerdotal do Cristo de Deus e a própria vida e ministério de Jesus também testificaram sobre ele.

TU ÉS SACERDOTE. Naturalmente que, para qualquer judeu seguidor das regras fixas do judaísmo, isso era inconcebível, que da tribo de Judá fosse constituído alguém como sacerdote, e principalmente sumo sacerdote, porque a regra era da tribo de Levi, e ser sumo sacerdote, só se fosse da linhagem de Arão. Mas, os hebreus que estavam lendo esta carta, não poderiam se esquecer da profecia messiânica de (Salmos 110:4).

ETERNAMENTE. Quem dos sacerdotes da tribo de Levi teve condições de cumprir o requisito “eternamente”? A resposta é nenhum! Até porque todos eles morreram como qualquer pessoa humana. Cristo, sim, atendeu a este requisito, porque ele morreu, por causa dos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu e está eternamente a destra de Deus e intercedendo por nós como nosso Sumo Sacerdote.

SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE. Por que segundo a ordem de Melquisedeque? Porque Melquisedeque não pertenceu à tribo de Levi, nem tem como se provar que Levi tenha pertencido à família de Melquisedeque, até porque não se fala que Melquisedeque fosse família do patriarca Abraão. Além do mais, nem na bíblia nem na história fala sobre as origens nem sobre a o fim da vida de Melquisedeque, sacerdote do Deus Altíssimo.

PORQUE O PRECEDENTE MANDAMENTO. Não há dúvida que esta colocação feita pelo escritor, diz respeito à lei de Moisés por completa e não somente os preceitos da legislação de Moisés que determinavam sobre que, o sacerdócio deveria ser exercido pelos descendentes de Levi, e que o sumo sacerdote deveria ser da linhagem de Arão. Certamente esta expressão do autor deve ter causado um choque de ideias nos leitores.

É AB-ROGADO. Dizer para um judeu que a lei de Moisés foi ab-rogada, era coisa muito difícil, até porque, os cristãos legalistas de Jerusalém, nos começos do cristianismo, aceitaram apenas que Cristo veio fazer uma pequena reforma no judaísmo, com a implantação do cristianismo. Neste ponto, alguns comentaristas bíblicos defendem que esta carta foi escrita por Paulo, e não por qualquer um outro dos apóstolos de Cristo, posto que, os apóstolos de Jerusalém, tentavam conciliar o judaísmo com o cristianismo.

POR CAUSA DA SUA FRAQUEZA E INUTILIDADE. Um outro ponto polêmico, era dizer para um judeu que, a lei de Moisés era fraca e que havia se tornado inútil. Até os anos setenta, quando Jerusalém foi destruída, dificilmente qualquer um dos apóstolos legalistas da igreja mãe de Jerusalém teria coragem de dizer estas palavras contra a lei de Moisés. Quem ler a epístola de Tiago percebe sua tendência para a lei e não da graça.

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Hebreus 7:15-16

Hebreus 7:15-16 - E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote. Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
E MUITO MAIS MANIFESTO É AINDA. Já era conhecido de todo o Israel, que um dia Deus levantaria um Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e os leitores desta carta, como hebreus que eram sabiam desta verdade, e quantos deles, antes mesmo da vinda do Messias não esperavam este Sumo Sacerdote? Todos tinham conhecimento que nenhum dos sacerdotes da linhagem de Levi tiveram condições de ser este sacerdote.

SE À SEMELHANÇA DE MELQUISEDEQUE. Porque que o Cristo seria semelhante ao sacerdócio de Melquisedeque? Porque ele, além de ser Sacerdote, também seria rei, como foi o caso de Melquisedeque. Além de ser Sacerdote, teria que também pertencer à tribo de Judá, porque o Cristo também tinha que ser da descendência de Davi. Além do mais deveria ser um sacerdote justo, e o evangelho diz que Cristo é Justiça nossa. Sacerdote de Paz, Já antes de vir a terra, ele já era chamado de Príncipe da paz.

SE LEVANTAR OUTRO SACERDOTE. A implantação da nova dispensação da graça de Deus e fé em Cristo previa a mudança da lei e do sacerdócio. Quando o Salmista, usado pelo Espírito de Deus, falou que o Messias seria Sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, ao mesmo tempo ele estava anunciado a mudança do sacerdote, que não seria do modo tradicional, da casa de Levi, mas seria um Rei Sacerdote de Deus.

QUE NÃO FOI FEITO SEGUNDO A LEI. Esta lei, se refere à legislação de Moisés, que determinava que, o sacerdócio deveria ser constituído da tribo de Levi, e que o sumo sacerdote da linhagem de Arão. O sacerdócio de Cristo entrou na contra mão do que já era uma tradição e uma lei em Israel, porque não seguiu os padrões tradicionais dos hebreus, mas foi em comprimento as profecias messiânicas que já estavam previstas.

DO MANDAMENTO CARNAL. Sobre esta frase, podemos dizer pelo menos duas coisas. A primeira é que, o mandamento carnal, diz respeito à lei que determinava que os sacerdotes deveriam ser da família biológica de Levi. E a segunda, é que por interpretação, a dispensação da lei era baseada em promessas para esta vida presente, com duração temporária, terrena, atendendo aos interesses das coisas deste mundo.

MAS SEGUNDO A VIRTUDE. Agora, o outro Sacerdote que se levantou segundo a ordem de Melquisedeque, assim o foi pelo poder de Deus, porque virtude, neste texto, significa poder. Quando Deus prometeu que levantaria o seu Cristo como Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, ele também disponibilizou seu poder para que a profecia se cumprisse, conforme os seus desígnios e de acordo com a sua vontade.

DA VIDA INCORRUPTÍVEL. Sacerdote eternamente. Como que os filhos de Levi poderiam cumprir este requisito, se todos eles morreram e não reviveram? Agora, o Cristo de Deus, esse sim, se encaixou perfeitamente neste requisito, “eternamente”, porque ele ressuscitou de entre os mortos, foi visto pelos seus, passou quarenta dias com os seus apóstolos e discípulos, subiu ao céu, se assentou a destra de Deus como Sumo Sacerdote.

Atos 28.30-31

Atos 28.30-31 - E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo. Pregando o rein...