Apocalipse 2:3-4 - E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
E SOFRESTE. Como a igreja de Cristo em Éfeso era muito importante na grande região da Ásia Menor, então, o império das trevas se utilizava dos mais variados métodos para perseguir os servos de Deus naquele lugar. As autoridades que representavam o império romano em Éfeso eram violentas e mandavam prender e até matar os líderes cristãos que manifestassem qualquer tipo de resistência às ordens do império. Bastava alguém se converter ao cristianismo para ser castigado de forma severa e preso.
E TENS PACIÊNCIA. Mais uma vez o Senhor Jesus Cristo fala sobre a paciência dos servos de Cristo naquele lugar, uma vez que, os remidos de Cristo em Éfeso já haviam sido provados de todos os modos, mas não negavam a fé em Cristo Jesus, o Filho de Deus. Havia neste mesmo tempo a deliberação dos líderes cristãos para que todos suportassem as provações com resignação, sem resistirem e revidarem aos inimigos.
E TRABALHASTE. Podemos afirmar que os servos de Cristo em Éfeso foram bastante importantes para a conquista da Ásia Menor para o reino de Cristo Jesus. Assim como a igreja de Filipos era a porta de entrada para a Europa, do mesmo modo, a cidade de Éfeso era também a porta de entrada do evangelho para toda a Ásia Menor. Paulo fez desta cidade sua base missionária para evangelizar toda esta região com o evangelho.
PELO MEU NOME. Em Israel, o próprio Senhor Jesus cuidou em fazer seu nome ser bem conhecido dos seus compatriotas judeus, bem como haviam os apóstolos do Senhor Jesus pregando sobre o nome de Cristo. Mas no mundo gentílico o Cristo de Deus não era bem conhecido, e precisava que os obreiros e servos do Senhor Jesus tornassem conhecido o Messias de Deus, que também é o Emanuel, Jesus de Nazaré. Trabalhar pelo nome de Cristo é pregar o evangelho Cristocêntrico para todos.
E NÃO TE CANSASTE. Todos os servos de Cristo sabem que haverá galardão certo para todos aqueles que fizerem legitimamente a obra do reino de Deus. A igreja primitiva tinha esperança que o Cristo de Deus voltaria a qualquer momento para galardoar aos seus escolhidos. Apocalipse 22:12 - Eis que sedo venho, e trago comido o meu galardão para dar a cada um, segundo a sua obra, esta é uma das promessas de Cristo.
TENHO, POREM, CONTRA TI. Como a igreja de Cristo em qualquer lugar do mundo é composta de seres humanos, então, não poderia ser jamais perfeita, sem apresentar nenhum defeito. E como a igreja é Dele, o Cristo de Deus tem que corrigir os seus defeitos, porque ele vem buscar uma igreja pura, sem mácula, por isso que, quando necessário, o Senhor Jesus aponta os erros do seu povo, e aplica a devida disciplina.
QUE DEIXASTE O TEU PRIMEIRO AMOR. Há quem diga, que o Senhor Jesus esteja falando sobre o seu primeiro mandamento, ensinado por Ele, que era “amar a Deus acima de qualquer coisa”. Mas também existem aqueles que falam do amor fraternal que os irmãos de Éfeso tinham uns pelos outros. No entanto, pelo que se vinha falando, é correto se pensar que o Senhor Jesus está se reportando ao primeiro amor pela obra de evangelização que esta igreja tinha antes, mas que havia esfriado agora.
Comentário Expositivo do Novo Testamento - Neste perfil, fazemos a exposição exegética de cada versículo, frases e palavras, com detalhes. Este comentário não é um tratado teológico para acadêmicos, mas sim para os leitores amantes da palavra de Deus. Usamos uma linguagem bem compreensível para quem ainda não é profundo no conhecimento bíblico. Qualquer membro do corpo de Cristo tem a capacidade de aprender com os ensinos simples deste Comentário Expositivo do Novo Testamento.
sábado, 22 de junho de 2019
Apocalipse 2:2
Apocalipse 2:2 - Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Essa declaração do Senhor Jesus nos fala de sua Onisciência, e testifica de que ele é efetivamente Deus. De princípio, podemos dizer que esta mensagem de Cristo foi direcionada ao líder principal da igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, mas também se pode conjecturar que Cristo também fala para sua igreja naquela cidade. Por fim, não ficam de fora todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo. Cristo Jesus sabe exatamente do que fazemos por seu reino.
E O TEU TRABALHO. Não há dúvida que o Filho de Deus acompanha de perto todas as atividades daqueles que se esforçam em fazer o serviço do seu reino aqui na terra, é por isso que este livro diz que ele tem os olhos como chamas de fogo, e isso nos ensina do seu pleno conhecimento de tudo que envolve nossas atividades em prol do seu reino. Todos aqueles que fazem a obra de Cristo serão recompensados por Ele.
E A TUA PACIÊNCIA. Uma das características marcantes de um cristão verdadeiro é a sua paciência em esperar no trabalhar de Deus em seu favor. Nem mesmo as contrariedades e as adversidades desta vida cheia de altos e baixos nos tira do rumo, porque temos fé e esperança que no final das contas, o Senhor Jesus nos conduzirá ao triunfo. Vale a pena esperar em Deus com paciência e com resignação sempre.
E QUE NÃO PODES SOFRER OS MAUS. Todo homem de Deus é zeloso pela obra de Deus, e quando ver que as coisas erradas estão se infiltrando na casa de Deus, ele toda a devida providência em favor do que é certo e correto. O líder de uma igreja local deve sempre ficar esperto, no sentido de não permitir que pessoas erradas ocupem cargos e funções de confiança na igreja de Cristo. As coisas de Deus são sérias e puras.
E QUE PUSESTES A PROVA. Neste mesmo tempo, não estavam mais vivos os apóstolos originais do Senhor Jesus, somente João era que permanecia vivo, como promessa da parte de Cristo de que ele morreria de morte natural. Porem, muitos outros se intitulavam de apóstolos, querendo dar continuidade a este ofício, que de acordo com as tradições do cristianismo, teve seu fim no primeiro século de nossa era Crista.
OS QUE DEZEM SER APÓSTOLOS, E NÃO SÃO. De acordo com aquilo que era regra no início do cristianismo, para alguém ser um apóstolo de Cristo, tinha que ter servido pessoalmente ao Senhor Jesus, ou ter sido chamado diretamente por ele para tal ofício, como foi o caso do apóstolo Paulo. Os demais que eram obreiros da obra de Deus eram consagrados a profetas, evangelistas, mestres, pastores doutores e etc.
E TU OS ACHASTE MENTIROSOS. Já no final do primeiro século de nossa era cristã, o cargo de Apóstolo era o ofício eclesiástico mais elevado que se possa imaginar. Antes de ser preso, João era o único apóstolo vivo, e que provavelmente era o líder da igreja cristã desta igreja de Éfeso. Certamente, depois da prisão de João, pode ter aparecido alguém naquela igreja se dizendo ser Apóstolo, porem, não era, porque o último deles era justamente João, que neste momento estava preso na Ilha de Patmos.
CONHEÇO AS TUAS OBRAS. Essa declaração do Senhor Jesus nos fala de sua Onisciência, e testifica de que ele é efetivamente Deus. De princípio, podemos dizer que esta mensagem de Cristo foi direcionada ao líder principal da igreja de Cristo que estava na cidade de Éfeso, mas também se pode conjecturar que Cristo também fala para sua igreja naquela cidade. Por fim, não ficam de fora todos aqueles que vivem com Cristo e para Cristo. Cristo Jesus sabe exatamente do que fazemos por seu reino.
E O TEU TRABALHO. Não há dúvida que o Filho de Deus acompanha de perto todas as atividades daqueles que se esforçam em fazer o serviço do seu reino aqui na terra, é por isso que este livro diz que ele tem os olhos como chamas de fogo, e isso nos ensina do seu pleno conhecimento de tudo que envolve nossas atividades em prol do seu reino. Todos aqueles que fazem a obra de Cristo serão recompensados por Ele.
E A TUA PACIÊNCIA. Uma das características marcantes de um cristão verdadeiro é a sua paciência em esperar no trabalhar de Deus em seu favor. Nem mesmo as contrariedades e as adversidades desta vida cheia de altos e baixos nos tira do rumo, porque temos fé e esperança que no final das contas, o Senhor Jesus nos conduzirá ao triunfo. Vale a pena esperar em Deus com paciência e com resignação sempre.
E QUE NÃO PODES SOFRER OS MAUS. Todo homem de Deus é zeloso pela obra de Deus, e quando ver que as coisas erradas estão se infiltrando na casa de Deus, ele toda a devida providência em favor do que é certo e correto. O líder de uma igreja local deve sempre ficar esperto, no sentido de não permitir que pessoas erradas ocupem cargos e funções de confiança na igreja de Cristo. As coisas de Deus são sérias e puras.
E QUE PUSESTES A PROVA. Neste mesmo tempo, não estavam mais vivos os apóstolos originais do Senhor Jesus, somente João era que permanecia vivo, como promessa da parte de Cristo de que ele morreria de morte natural. Porem, muitos outros se intitulavam de apóstolos, querendo dar continuidade a este ofício, que de acordo com as tradições do cristianismo, teve seu fim no primeiro século de nossa era Crista.
OS QUE DEZEM SER APÓSTOLOS, E NÃO SÃO. De acordo com aquilo que era regra no início do cristianismo, para alguém ser um apóstolo de Cristo, tinha que ter servido pessoalmente ao Senhor Jesus, ou ter sido chamado diretamente por ele para tal ofício, como foi o caso do apóstolo Paulo. Os demais que eram obreiros da obra de Deus eram consagrados a profetas, evangelistas, mestres, pastores doutores e etc.
E TU OS ACHASTE MENTIROSOS. Já no final do primeiro século de nossa era cristã, o cargo de Apóstolo era o ofício eclesiástico mais elevado que se possa imaginar. Antes de ser preso, João era o único apóstolo vivo, e que provavelmente era o líder da igreja cristã desta igreja de Éfeso. Certamente, depois da prisão de João, pode ter aparecido alguém naquela igreja se dizendo ser Apóstolo, porem, não era, porque o último deles era justamente João, que neste momento estava preso na Ilha de Patmos.
Apocalipse 2:1
Apocalipse 2:1 - Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro.
ESCREVE. Ainda no primeiro capítulo deste livro, o Jesus glorificado manda que João escreva, conforme 1:19 - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer. Portanto, o livro do apocalipse é uma Escritura fundamental para a igreja de Cristo, porque trata dos assuntos escatológicos mais importantes no cronograma das realizações futuras de Deus, com a igreja de Cristo, bem como com a humanidade. João escreveu o que Cristo lhe revelou sobre as verdades de Deus.
AO ANJO. Uma das designações mais claras sobre o nome “anjo” é mensageiro, e assim sendo, é provável que esta palavra se refira ao mensageiro da igreja de Cristo que estava em Éfeso. Neste momento de perseguição contra os líderes do cristianismo, falar o nome do líder local era colocar sua vida em risco, portanto, João chama o líder local de mensageiro, e quando a carta chegasse, a igreja sabia quem era.
DA IGREJA. A tradição cristã nos faz saber que João era vigiado por dois soldados romanos, e que sua carta seria levada até a comunidade cristã de Éfeso, pelas autoridades romanas, assim sendo, se João colocasse o nome do destinatário, consequentemente o seu amigo de ministério seria preso e morto pelas autoridades romanas, que neste tempo, estava prendendo e matando os líderes do cristianismo.
QUE ESTÁ EM ÉFESO. A cidade de Éfeso era a mais próxima de onde João estava preso, que era a Ilha de Patmos. Podemos afirmar que esta cidade era na realidade o centro cultural, religioso, comercial e político da Ásia Menor deste mesmo tempo. Há quem diga que depois da destruição de Jerusalém, o apóstolo João tenha escolhido esta cidade como igreja de apoio ao seu ministério, onde era o seu líder local, quando foi preso pelas autoridades romanas. João foi preservado da morte pela palavra de Cristo.
ISTO DIZ AQUELE. Este é o próprio Cristo glorificado que fala diretamente com o escritor deste livro escatológico, Cristo Jesus, o Filho de Deus, autor das revelações do conteúdo deste livro profético do Novo Testamento. Aprendemos com esta colocação feita por João que a mensagem do livro do Apocalipse não tem a autoria humana do próprio João, seu escritor, mas é uma revelação exclusiva da parte de Cristo Jesus.
QUE TEM A SUA DESTRA AS SETE ESTRELAS. As sete estrelas nos falam dos sete mensageiros que eram os líderes das igrejas locais para as quais as cartas estavam sendo enviadas. A palavra de Deus diz que somos astros no mundo, e outra vez, o próprio Cristo afirmou que os seus representantes são luz do mundo. Aqueles líderes locais eram sustentados pelas mãos de Cristo, recebendo proteção do Filho de Deus.
QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OUTRO. Já estes castiçais de ouro, são as sete igrejas da Ásia Menor para as quais as sete cartas estavam sendo enviadas. Esta é uma simbologia para representar o brilho da igreja em meio ao mundo de trevas, porque a igreja de Cristo é aqui na terra a mais perfeita representação da luz de Cristo. E o mais importante é que Cristo Jesus está sempre no meio de sua igreja, porque Ele prometeu que estaria com os seus remidos até a consumação dos séculos.
ESCREVE. Ainda no primeiro capítulo deste livro, o Jesus glorificado manda que João escreva, conforme 1:19 - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer. Portanto, o livro do apocalipse é uma Escritura fundamental para a igreja de Cristo, porque trata dos assuntos escatológicos mais importantes no cronograma das realizações futuras de Deus, com a igreja de Cristo, bem como com a humanidade. João escreveu o que Cristo lhe revelou sobre as verdades de Deus.
AO ANJO. Uma das designações mais claras sobre o nome “anjo” é mensageiro, e assim sendo, é provável que esta palavra se refira ao mensageiro da igreja de Cristo que estava em Éfeso. Neste momento de perseguição contra os líderes do cristianismo, falar o nome do líder local era colocar sua vida em risco, portanto, João chama o líder local de mensageiro, e quando a carta chegasse, a igreja sabia quem era.
DA IGREJA. A tradição cristã nos faz saber que João era vigiado por dois soldados romanos, e que sua carta seria levada até a comunidade cristã de Éfeso, pelas autoridades romanas, assim sendo, se João colocasse o nome do destinatário, consequentemente o seu amigo de ministério seria preso e morto pelas autoridades romanas, que neste tempo, estava prendendo e matando os líderes do cristianismo.
QUE ESTÁ EM ÉFESO. A cidade de Éfeso era a mais próxima de onde João estava preso, que era a Ilha de Patmos. Podemos afirmar que esta cidade era na realidade o centro cultural, religioso, comercial e político da Ásia Menor deste mesmo tempo. Há quem diga que depois da destruição de Jerusalém, o apóstolo João tenha escolhido esta cidade como igreja de apoio ao seu ministério, onde era o seu líder local, quando foi preso pelas autoridades romanas. João foi preservado da morte pela palavra de Cristo.
ISTO DIZ AQUELE. Este é o próprio Cristo glorificado que fala diretamente com o escritor deste livro escatológico, Cristo Jesus, o Filho de Deus, autor das revelações do conteúdo deste livro profético do Novo Testamento. Aprendemos com esta colocação feita por João que a mensagem do livro do Apocalipse não tem a autoria humana do próprio João, seu escritor, mas é uma revelação exclusiva da parte de Cristo Jesus.
QUE TEM A SUA DESTRA AS SETE ESTRELAS. As sete estrelas nos falam dos sete mensageiros que eram os líderes das igrejas locais para as quais as cartas estavam sendo enviadas. A palavra de Deus diz que somos astros no mundo, e outra vez, o próprio Cristo afirmou que os seus representantes são luz do mundo. Aqueles líderes locais eram sustentados pelas mãos de Cristo, recebendo proteção do Filho de Deus.
QUE ANDA NO MEIO DOS SETE CASTIÇAIS DE OUTRO. Já estes castiçais de ouro, são as sete igrejas da Ásia Menor para as quais as sete cartas estavam sendo enviadas. Esta é uma simbologia para representar o brilho da igreja em meio ao mundo de trevas, porque a igreja de Cristo é aqui na terra a mais perfeita representação da luz de Cristo. E o mais importante é que Cristo Jesus está sempre no meio de sua igreja, porque Ele prometeu que estaria com os seus remidos até a consumação dos séculos.
sexta-feira, 21 de junho de 2019
Apocalipse 1.20
Apocalipse 1.20 - Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais são as sete igrejas.
EIS O MISTÉRIO DAS SETE ESTRELAS. Estas estrelas nos falam de seres angelicais que estão a serviço de Cristo e do seu reino. Durante a grande tribulação será notória a participação destes seres celestiais em cumprirem tarefas determinadas pelo Rei e Senhor Jesus Cristo. Como também há quem diga que estas sete estrelas se refiram aos sete espíritos que estão diante do trono de Deus, citados no verso quatro deste mesmo capítulo do Apocalipse. Seja como for, o certo e que estes seres espirituais estão em posição de obedecerem aos comandos do Cristo de Deus. É preciso lembrar que há uma alteração interpretativa errada, quando se diz que estes seres espirituais são pastores ou líderes religiosos. Quando se fala de anjo, significa dizer: Mensageiro.
QUE VISTE NA MINHA DESTRA. Eles estão à destra de Cristo porque receberam autoridades delegadas para cumprirem ordens. O escritor em sua visão dos mistérios do reino de Cristo teve o privilégio de ver estes seres celestiais à disposição do Cristo glorificado em posição de executarem tarefas importantes no cumprimento das determinações do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Cristo Jesus, O Filho de Deus. Os anjos de Cristo terão funções importantes neste período da grande tribulação da qual falam as profecias do livro do Apocalipse. De acordo com o que o conteúdo do livro fala das três etapas da grande tribulação, estes anjos poderoso de Cristo estarão em plena ação em cumprirem suas funções delegadas pelo Cristo de Deus, é tanto que estão a destra de Cristo, para cumprirem suas ordens e executarem sua vontade.
E DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO. Esta é uma linguagem tomada do judaísmo, mas que representa uma realidade espiritual para o período do cumprimento das profecias escatológicas do tempo do fim. As predições do Apocalipse se cumprirão em um tempo em que o judaísmo estará em evidência, porque a igreja já não estará mais na terra. Neste mesmo tempo, e durante o milênio, as atenções do mundo estarão voltadas para o Israel de Deus. O ouro neste texto sagrado fala da importância dos fatos que estão a se desenvolverem no livro das revelações, chamado o Apocalipse.
AS SETE ESTRELAS SÃO SETE ANJOS DAS SETE IGREJAS. Neste ponto fica mais claro ainda de que estas estrelas são seres espirituais e não seres humanos, como querem os idolatras do cristianismo, ao dizerem que são pastores ou líderes religiosos. As sete igrejas são: Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Todas na Ásia Menor, nas principais cidades deste círculo geográfico na Ásia Menor.
E OS SETE CASTIÇAIS SÃO AS SETE IGREJAS. As sete igrejas da Ásia Menor representam os sete períodos que vem atravessando a igreja remida do Cristo de Deus. Quem conhece a história do cristianismo sabe que desde o tempo de Cristo até estes últimos dias, a igreja de Cristo é quem resplandece na terra como luz do mundo. Essa colocação não fala de que o cristianismo estava dividido em sete igrejas distintas, mas que o livro fala a respeito de sete características das comunidades cristãs da época.
EIS O MISTÉRIO DAS SETE ESTRELAS. Estas estrelas nos falam de seres angelicais que estão a serviço de Cristo e do seu reino. Durante a grande tribulação será notória a participação destes seres celestiais em cumprirem tarefas determinadas pelo Rei e Senhor Jesus Cristo. Como também há quem diga que estas sete estrelas se refiram aos sete espíritos que estão diante do trono de Deus, citados no verso quatro deste mesmo capítulo do Apocalipse. Seja como for, o certo e que estes seres espirituais estão em posição de obedecerem aos comandos do Cristo de Deus. É preciso lembrar que há uma alteração interpretativa errada, quando se diz que estes seres espirituais são pastores ou líderes religiosos. Quando se fala de anjo, significa dizer: Mensageiro.
QUE VISTE NA MINHA DESTRA. Eles estão à destra de Cristo porque receberam autoridades delegadas para cumprirem ordens. O escritor em sua visão dos mistérios do reino de Cristo teve o privilégio de ver estes seres celestiais à disposição do Cristo glorificado em posição de executarem tarefas importantes no cumprimento das determinações do Rei dos reis e Senhor dos senhores, Cristo Jesus, O Filho de Deus. Os anjos de Cristo terão funções importantes neste período da grande tribulação da qual falam as profecias do livro do Apocalipse. De acordo com o que o conteúdo do livro fala das três etapas da grande tribulação, estes anjos poderoso de Cristo estarão em plena ação em cumprirem suas funções delegadas pelo Cristo de Deus, é tanto que estão a destra de Cristo, para cumprirem suas ordens e executarem sua vontade.
E DOS SETE CASTIÇAIS DE OURO. Esta é uma linguagem tomada do judaísmo, mas que representa uma realidade espiritual para o período do cumprimento das profecias escatológicas do tempo do fim. As predições do Apocalipse se cumprirão em um tempo em que o judaísmo estará em evidência, porque a igreja já não estará mais na terra. Neste mesmo tempo, e durante o milênio, as atenções do mundo estarão voltadas para o Israel de Deus. O ouro neste texto sagrado fala da importância dos fatos que estão a se desenvolverem no livro das revelações, chamado o Apocalipse.
AS SETE ESTRELAS SÃO SETE ANJOS DAS SETE IGREJAS. Neste ponto fica mais claro ainda de que estas estrelas são seres espirituais e não seres humanos, como querem os idolatras do cristianismo, ao dizerem que são pastores ou líderes religiosos. As sete igrejas são: Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia. Todas na Ásia Menor, nas principais cidades deste círculo geográfico na Ásia Menor.
E OS SETE CASTIÇAIS SÃO AS SETE IGREJAS. As sete igrejas da Ásia Menor representam os sete períodos que vem atravessando a igreja remida do Cristo de Deus. Quem conhece a história do cristianismo sabe que desde o tempo de Cristo até estes últimos dias, a igreja de Cristo é quem resplandece na terra como luz do mundo. Essa colocação não fala de que o cristianismo estava dividido em sete igrejas distintas, mas que o livro fala a respeito de sete características das comunidades cristãs da época.
Apocalipse 1:19
Apocalipse 1:19 - Escreve, pois, as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de suceder.
ESCREVE, POIS. O escritor João(se é o apóstolo), que neste livro também é conhecido como o vidente, teve uma participação importante na autoria dos escritos do Novo Testamento. Ele escreveu longamente sobre a biografia de Jesus Cristo no seu evangelho, em que com muito cuidado apresenta os sinais do Filho de Deus, como prova de que ele era o Messias prometido. Além do mais ele teve o privilégio dado por Deus de escrever outras três cartas, chamadas cartas pastorais, ou epístolas universais, em que trata dos ensinos que ele transmitiu pessoalmente ou por escrito a igreja primitiva. A ordem que o Cristo de Deus deu ao escritor enfraquece a tese dos ascéticos que defendem, de que a bíblia é uma obra de homens, e fortalece o lema de que a bíblia contem de fato a palavra de Deus, e não é fruto da mente dos homens.
AS COISAS QUE TENS VISTO. Há quem diga que esta indicação de Cristo ao seu servo João se refira ao conteúdo do seu evangelho e suas três cartas pastorais, que falam justamente de tudo aquilo que o apóstolo presenciou durante a vida e ministério do Senhor Jesus, além é claro do que vinha acontecendo com o desenvolvimento da igreja primitiva, que ainda estava em andamento. No entanto, o argumento mais forte é dos que defendem que se trata do que o apóstolo estava vendo em sua visão de momento e dos eventos futuros que ainda haverão de acontecerem, mas que já estava sendo desvendados pelas visões dadas ao vidente pelo Cristo glorificado. Seja como for, certo é que o vidente João tinha visto muita coisa acontecer e nos conta em detalhes.
AS QUE SÃO. Grande marte ou a maioria dos comentaristas bíblicos assumem a defesa de que estas “coisas que são” sobre as quais se refere o autor, dizem respeito ao tempo que estava se dando as revelações. E principalmente, dizem respeito aos eventos próprios da introdução do livro do Apocalipse, que são os seus cinco primeiros capítulos. Estas “coisas que são” estavam se dando naquele momento da vida do escritor João que em experiência profunda de espiritualidade, tinha contato com o Cristo glorificado e suas revelações dos mistérios do reino de Deus. Observa-se que nestes primeiros capítulos o apóstolo estava em contato com o que estava acontecendo entre ele e Cristo e o que de fato estava ocorrendo com sua igreja.
E AS QUE DEPOIS DESTAS. Neste ponto, o autor faz referência ao conteúdo de maior porte do seu livro do Apocalipse, que são justamente os eventos escatológicos das profecias futurísticas do seu livro das revelações. A partir do capítulo seis até o seu final nos falam de coisas que hão de acontecerem no futuro escatológico da terra.
HÃO DE SUCEDER. Mas, a maioria das profecias deste livro do Apocalipse ainda hão de se cumprirem, principalmente depois do arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, no tocante ao período terrível da grande tribulação. A história futura da humanidade terão capítulos tristes de destruição por conta de sua rebelião contra o Deus Criador.
ESCREVE, POIS. O escritor João(se é o apóstolo), que neste livro também é conhecido como o vidente, teve uma participação importante na autoria dos escritos do Novo Testamento. Ele escreveu longamente sobre a biografia de Jesus Cristo no seu evangelho, em que com muito cuidado apresenta os sinais do Filho de Deus, como prova de que ele era o Messias prometido. Além do mais ele teve o privilégio dado por Deus de escrever outras três cartas, chamadas cartas pastorais, ou epístolas universais, em que trata dos ensinos que ele transmitiu pessoalmente ou por escrito a igreja primitiva. A ordem que o Cristo de Deus deu ao escritor enfraquece a tese dos ascéticos que defendem, de que a bíblia é uma obra de homens, e fortalece o lema de que a bíblia contem de fato a palavra de Deus, e não é fruto da mente dos homens.
AS COISAS QUE TENS VISTO. Há quem diga que esta indicação de Cristo ao seu servo João se refira ao conteúdo do seu evangelho e suas três cartas pastorais, que falam justamente de tudo aquilo que o apóstolo presenciou durante a vida e ministério do Senhor Jesus, além é claro do que vinha acontecendo com o desenvolvimento da igreja primitiva, que ainda estava em andamento. No entanto, o argumento mais forte é dos que defendem que se trata do que o apóstolo estava vendo em sua visão de momento e dos eventos futuros que ainda haverão de acontecerem, mas que já estava sendo desvendados pelas visões dadas ao vidente pelo Cristo glorificado. Seja como for, certo é que o vidente João tinha visto muita coisa acontecer e nos conta em detalhes.
AS QUE SÃO. Grande marte ou a maioria dos comentaristas bíblicos assumem a defesa de que estas “coisas que são” sobre as quais se refere o autor, dizem respeito ao tempo que estava se dando as revelações. E principalmente, dizem respeito aos eventos próprios da introdução do livro do Apocalipse, que são os seus cinco primeiros capítulos. Estas “coisas que são” estavam se dando naquele momento da vida do escritor João que em experiência profunda de espiritualidade, tinha contato com o Cristo glorificado e suas revelações dos mistérios do reino de Deus. Observa-se que nestes primeiros capítulos o apóstolo estava em contato com o que estava acontecendo entre ele e Cristo e o que de fato estava ocorrendo com sua igreja.
E AS QUE DEPOIS DESTAS. Neste ponto, o autor faz referência ao conteúdo de maior porte do seu livro do Apocalipse, que são justamente os eventos escatológicos das profecias futurísticas do seu livro das revelações. A partir do capítulo seis até o seu final nos falam de coisas que hão de acontecerem no futuro escatológico da terra.
HÃO DE SUCEDER. Mas, a maioria das profecias deste livro do Apocalipse ainda hão de se cumprirem, principalmente depois do arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, no tocante ao período terrível da grande tribulação. A história futura da humanidade terão capítulos tristes de destruição por conta de sua rebelião contra o Deus Criador.
Apocalipse 1:18
Apocalipse 1:18 - E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.
E O QUE VIVO. São várias as referências bíblicas que nos falam de Cristo como sendo o Senhor da vida. Por exemplo: João 1:4 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Ainda em João 11:25 - Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Como Criador (João 1:1-3), o Cristo de Deus é de fato a fonte da vida, com isso subtende de que todas as demais formas de vidas têm a sua origem Nele. Até mesmo aqueles que já morreram no Senhor hão de voltar a viver novamente no dia do arrebatamento da igreja pelo poder vivificador do Cristo de Deus que é a vida. É Nele que se emanará a verdadeira vida, chamada de vida eterna, uma vez que aqueles que forem por ele chamados, não morrerão jamais.
FUI MORTO. O Cristo glorificado faz lembrar ao apóstolo João de que Ele é o mesmo que foi morto na cruz do Calvário, em morte de expiação e propiciação. Antes mesmo da sua vinda como sendo o Messias de Deus, já estava predito sobre a morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele foi morto em nosso lugar Isaias 53:4-5 - Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isso foi o sacrifício voluntário de Cristo para nos salvar.
MAIS EIS AQUI ESTOU VIVO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. A ressurreição de Cristo teve uma importância fundamental como prova de que Ele era de fato o Emanuel de Deus, o Messias mesmo. Na história de Israel, apareceram muitos outros dizendo que eram o Messias, porem, todos morreram e não ressuscitaram. Com Jesus de Nazaré foi diferente, ele foi morto como sendo o Cordeiro da expiação, e ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado de entre os mortos seria mais um dos profetas que surgiram na história de Israel, que teria morrido como herói, e nada mais. Mas sua ressurreição foi um grande sinal e uma prova incontestável de que realmente ele era o Messias de Deus, já prometido.
E TENHO AS CHAVES DA MORTE. O evangelho nos fala sobre a descida de Cristo ao Hades no intervalo entre a sua morte e ressurreição e a tradição do cristianismo nos ensina de que ele tomou a chave do inferno das mãos de satanás. Neste ponto, o autor escreve sobre a morte como sendo o que o evangelho chama de inferno ou lugar dos mortos sem Deus e sem Cristo. Com isso entendemos que o inimigo de Deus e das nossas almas é um derrotado pelo fato de que não tem nem mesmo a chave de sua própria casa que é o inferno. Portanto, Cristo é Senhor da vida e da morte igualmente.
E DO HADES. A palavra Hades é a mesma coisa que inferno, segunda morte ou Geenas eterna. Hades no Velho Testamento é o mesmo que inferno no Novo Testamento.
E O QUE VIVO. São várias as referências bíblicas que nos falam de Cristo como sendo o Senhor da vida. Por exemplo: João 1:4 - Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens. Ainda em João 11:25 - Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá. Como Criador (João 1:1-3), o Cristo de Deus é de fato a fonte da vida, com isso subtende de que todas as demais formas de vidas têm a sua origem Nele. Até mesmo aqueles que já morreram no Senhor hão de voltar a viver novamente no dia do arrebatamento da igreja pelo poder vivificador do Cristo de Deus que é a vida. É Nele que se emanará a verdadeira vida, chamada de vida eterna, uma vez que aqueles que forem por ele chamados, não morrerão jamais.
FUI MORTO. O Cristo glorificado faz lembrar ao apóstolo João de que Ele é o mesmo que foi morto na cruz do Calvário, em morte de expiação e propiciação. Antes mesmo da sua vinda como sendo o Messias de Deus, já estava predito sobre a morte expiatória do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Ele foi morto em nosso lugar Isaias 53:4-5 - Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isso foi o sacrifício voluntário de Cristo para nos salvar.
MAIS EIS AQUI ESTOU VIVO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS. A ressurreição de Cristo teve uma importância fundamental como prova de que Ele era de fato o Emanuel de Deus, o Messias mesmo. Na história de Israel, apareceram muitos outros dizendo que eram o Messias, porem, todos morreram e não ressuscitaram. Com Jesus de Nazaré foi diferente, ele foi morto como sendo o Cordeiro da expiação, e ao terceiro dia ressuscitou para nunca mais morrer. Se Jesus não tivesse ressuscitado de entre os mortos seria mais um dos profetas que surgiram na história de Israel, que teria morrido como herói, e nada mais. Mas sua ressurreição foi um grande sinal e uma prova incontestável de que realmente ele era o Messias de Deus, já prometido.
E TENHO AS CHAVES DA MORTE. O evangelho nos fala sobre a descida de Cristo ao Hades no intervalo entre a sua morte e ressurreição e a tradição do cristianismo nos ensina de que ele tomou a chave do inferno das mãos de satanás. Neste ponto, o autor escreve sobre a morte como sendo o que o evangelho chama de inferno ou lugar dos mortos sem Deus e sem Cristo. Com isso entendemos que o inimigo de Deus e das nossas almas é um derrotado pelo fato de que não tem nem mesmo a chave de sua própria casa que é o inferno. Portanto, Cristo é Senhor da vida e da morte igualmente.
E DO HADES. A palavra Hades é a mesma coisa que inferno, segunda morte ou Geenas eterna. Hades no Velho Testamento é o mesmo que inferno no Novo Testamento.
Apocalipse 1:17
Apocalipse 1:17 - Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último.
QUANDO O VI. O livro do apocalipse é uma visão profética dos fatos escatológicos que hão de acontecerem numa perspectiva de futuro. De forma que, a maior parte do seu conteúdo (para a época em que foi escrito, e ainda nos dias de hoje) são visões de Jesus Cristo, que ele deu ao vidente João sobre o futuro, de suas ações no planeta terra. O fato literário é que até então, o escritor estava apenas ouvindo a voz como de muitas águas, da personagem que falava com ele naquele momento. Mas, neste ponto ele relata de que passou a comtemplar com o seu sentido da visão o Cristo glorificado, como Ele está hoje e sempre, ainda que o autor passe a descrevê-lo usando muita linguagem simbólica, dadas as circunstâncias em que ele se encontrava em Patmos.
CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO. Ao ver o Filho de Deus em seu estado glorificado, João teve uma reação de transe espiritual profundo. Como se diria em uma linguagem popular; ele teve um troço ou um desmaio, dado o choque que o vidente teve da visão beatifica do Cristo glorificado. O fato de o autor ter caído aos pés de Cristo, isso nos fala de uma atitude de reverência e adoração do vidente ao Cristo de Deus, porque na verdade ele reconheceu o senhorio de Cristo imediatamente, pela posição que Ele ocupa diante de Deus e de toda a criação. O escritor não estava morto, ele diz que ficou como morto, e isso nos revela o seu estado emocional em que ele ficou diante da magnitude da sua visão. João estava absolutamente admirado do que estava vendo.
E ELE PÔS SOBRE MIM A SUA DESTRA. Vendo o Cristo de Deus a situação de fragilidade do velho João diante dos seus pés, Ele tomou uma atitude imediata em fortalecer e confortar o seu servo. O autor nos faz saber que o Cristo glorificado lhe tocou com a sua mão, e certamente neste momento, deve ter saído virtude do próprio Senhor Jesus Cristo, que passou a fortalecer e animar o seu amigo João. Nos evangelhos da biografia de Cristo encontramos várias referências sobre o toque milagroso e poderoso do Filho de Deus em realizar e prodigalizar seus feitos maravilhosos e neste momento não foi diferente, com seu toque ungido o Filho de Deus estava transmitindo força ao fraco e frágil João, que estava agora debilitado.
DIZENDO-ME: NÃO TEMAS. Além de tocar com sua destra no frágil homem que ali estava, o Cristo glorificado lhe dirigiu palavras de ânimo e de encorajamento. Esta é uma das frases mais confortantes que nós encontramos na palavra de Deus, principalmente quando elas nos vêm nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Geralmente quando estamos passando por problemas o Espírito de Deus nos fala ao coração estas palavras de encorajamento para prosseguirmos em nossa caminhada.
EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. Esta frase se referindo ao Filho de Deus nos fala de sua primazia e de que todas as coisas tem sua finalidade em Cristo Jesus. Cristo é proeminente em tudo e em todos e Ele é o Senhor dos eventos escatológicos futuros.
QUANDO O VI. O livro do apocalipse é uma visão profética dos fatos escatológicos que hão de acontecerem numa perspectiva de futuro. De forma que, a maior parte do seu conteúdo (para a época em que foi escrito, e ainda nos dias de hoje) são visões de Jesus Cristo, que ele deu ao vidente João sobre o futuro, de suas ações no planeta terra. O fato literário é que até então, o escritor estava apenas ouvindo a voz como de muitas águas, da personagem que falava com ele naquele momento. Mas, neste ponto ele relata de que passou a comtemplar com o seu sentido da visão o Cristo glorificado, como Ele está hoje e sempre, ainda que o autor passe a descrevê-lo usando muita linguagem simbólica, dadas as circunstâncias em que ele se encontrava em Patmos.
CAÍ A SEUS PÉS COMO MORTO. Ao ver o Filho de Deus em seu estado glorificado, João teve uma reação de transe espiritual profundo. Como se diria em uma linguagem popular; ele teve um troço ou um desmaio, dado o choque que o vidente teve da visão beatifica do Cristo glorificado. O fato de o autor ter caído aos pés de Cristo, isso nos fala de uma atitude de reverência e adoração do vidente ao Cristo de Deus, porque na verdade ele reconheceu o senhorio de Cristo imediatamente, pela posição que Ele ocupa diante de Deus e de toda a criação. O escritor não estava morto, ele diz que ficou como morto, e isso nos revela o seu estado emocional em que ele ficou diante da magnitude da sua visão. João estava absolutamente admirado do que estava vendo.
E ELE PÔS SOBRE MIM A SUA DESTRA. Vendo o Cristo de Deus a situação de fragilidade do velho João diante dos seus pés, Ele tomou uma atitude imediata em fortalecer e confortar o seu servo. O autor nos faz saber que o Cristo glorificado lhe tocou com a sua mão, e certamente neste momento, deve ter saído virtude do próprio Senhor Jesus Cristo, que passou a fortalecer e animar o seu amigo João. Nos evangelhos da biografia de Cristo encontramos várias referências sobre o toque milagroso e poderoso do Filho de Deus em realizar e prodigalizar seus feitos maravilhosos e neste momento não foi diferente, com seu toque ungido o Filho de Deus estava transmitindo força ao fraco e frágil João, que estava agora debilitado.
DIZENDO-ME: NÃO TEMAS. Além de tocar com sua destra no frágil homem que ali estava, o Cristo glorificado lhe dirigiu palavras de ânimo e de encorajamento. Esta é uma das frases mais confortantes que nós encontramos na palavra de Deus, principalmente quando elas nos vêm nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Geralmente quando estamos passando por problemas o Espírito de Deus nos fala ao coração estas palavras de encorajamento para prosseguirmos em nossa caminhada.
EU SOU O PRIMEIRO E O ÚLTIMO. Esta frase se referindo ao Filho de Deus nos fala de sua primazia e de que todas as coisas tem sua finalidade em Cristo Jesus. Cristo é proeminente em tudo e em todos e Ele é o Senhor dos eventos escatológicos futuros.
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